16.7 C
São Paulo
terça-feira, abril 20, 2021

Peixe com “lábios e dentes humanos” foi encontrado na Malásia! Será verdade?

- Publicidade -

No início de julho de 2020, um usuário malaio no Twitter publicou duas fotos, que posteriormente viralizaram e viraram notícia no mundo todo.

Retratando aquilo que foi apelidado de “peixe com dentes e lábios humanos”, diversos veículos de imprensa estrangeiros (1,2,3,4) e brasileiros (1,2,3) abordaram o caso de forma bem superficial.

Trecho publicado no site do tabloide britânico “Metro”.

Trecho do artigo publicado no site da revista “IstoÉ”.

Já o site CNET, num texto escrito por Jackson Ryan, editor de Ciências do referido site, alegou que o peixe não era real.

Já o site CNET, num texto escrito por Jackson Ryan, editor de Ciências do referido site, alegou que o peixe não era real.

Isso porque foi consultado um ecólogo marinho chamado David Booth da Universidade de Tecnologia de Sidney, na Austrália, que declarou:

O peixe-porco na Grande Barreira de Corais ataca mergulhadores que se aproximam de seu ninho. Seus dentes são muito fortes e podem arrancar um dedo! Seus dentes são grandes, mas não parecidos com os dos seres humanos, então sim, as fotos parecem falsas!

O texto da CNET também dizia que a imagem havia sido levemente editada, mas não deu mais detalhes sobre isso. Como conclusão foi mencionado que:

O peixe com lábios e dentes humanos não é real, e é sempre uma boa ideia verificar com o seu amigo ictiólogo se você tiver alguma dúvida

A Universidade de Tecnologia de Sidney, inclusive, utilizou o Twitter para exaltar a participação de David Booth.

A Universidade de Tecnologia de Sidney, inclusive, utilizou o Twtter para exaltar a participação de David Booth.

- Publicidade -

Entretanto, será que o peixe da foto não é real, assim como o site da CNET disse? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Provavelmente verdadeiro! Embora recaiam algumas suspeitas sobre esse caso (em relação a quem tirou a foto e quando), o peixe é real e pertence a espécie Rhinecanthus verrucosus. Essa espécie também é chamada de peixe-porco de barriga preta devido a uma mancha escura que possui na região da barriga, sendo nativa de águas tropicais do Indo-Pacífico.

Distribuição geográfica da espécie Rhinecanthus verrucosus

Espécime de Rhinecanthus verrucosus.

Diga-se passagem o Rhinecanthus é um dos gêneros do peixe-porco, que possuem diferenças bem expressivas entre si, principalmente em relação a dentição. Portanto, digitar apenas “peixe-porco” em mecanismos de busca pode levar uma pessoa a acreditar que não se trata de um peixe verdadeiro.

Reparem abaixo na dentição da espécie Rhinecanthus aculeatus. É muito parecida com o que vemos nas fotos que viralizaram nas redes sociais.

Imagem retirada de um estudo chamado “Taxonomy of fishes of the family Balistidae in India“.

Temos absoluta certeza que se trata de um peixe da espécie Rhinecanthus verrucosus, visto que isso coincide perfeitamente com as características da espécie, assim como sua distribuição geográfica.

Além disso, uma vez que se trata do mesmo gênero, é muito provável que a dentição da Rhinecanthus verrucosus seja bem semelhante a da Rhinecanthus aculeatus. A quantidade de dentes que vemos na foto também está de acordo com o esperado para a espécie, ou seja, cerca de 8 dentes proeminentes nas maxilas superiores e inferiores.

Evidentemente, fomos atrás de ictiólogos, assim o site CNET recomendou, para tentar esclarecer esse caso.

A Análise de Amanda Gomes, Bióloga, Ictióloga e Doutoranda em Oceanografia pelo Instututo Oceanográfico da USP

Para dar uma opinião sobre esse peixe consultamos a Amanda Alves Gomes, bióloga, ictióloga, e doutoranda em Oceanografia pelo Instututo Oceanográfico da USP, Laboratório de Diversidade, Ecologia e Evolução de Peixes – DEEP Lab. Inicialmente, eis o que ela nos disse:

Embora pareça montagem, esse peixe tem dentes que se assemelham a dentes humanos mesmo. É um peixe do gênero Rhinecanthus. Não sei dar um veredito final, pois como falei, os dentes são mais pontudos, então não descarto a foto ter sido alterada. Mas, por outro lado, esses bichos, tem capacidade de rasgar redes de pesca e coisas duras, então alguns indivíduos podem apresentar um certo desgaste

Então, Amanda repassou o caso para seus orientadores. Um dos seus orientadores, o Dr. Marcelo Roberto Souto de Melo, que também é biólogo e ictiólogo, e chefe desse laboratório, também acredita que a foto seja verdadeira. Ao questionarmos se a espécie seria mesmo a Rhinecanthus verrucosus, ela disse:

O peixe da foto é um Rinecanthus verrucosus sim. Infelizmente, aparentemente, todos os trabalhos de dentição ou osteologia são direcionados para o Rinecanthus aculeatus. Não achei nada do verrucosus. Então, não dá para afirmar que é exatamente igual, mas com certeza é muito semelhante, pois ambos são do mesmo gênero. Então, a proximidade é grande

Em relação aos lábios, Amanda disse que eles podem estar um pouquinho mais inchados do que normal. Provavelmente, machucado ou com alguma doença.

Um Erro de Comparação

Segundo Amanda, o artigo da CNET utilizou o esqueleto de uma outro gênero de peixe-porco, o Balistes, cuja dentição é bem diferente do Rinecanthus. Além disso, na segunda foto publicada pelo usuário no Twitter, é possível ver que os dentes estão levemente desalinhados, ou seja, a foto frontal pode dar uma falsa impressão que os dentes estejam perfeitamente alinhados.

Portanto, o palpite de Amanda é que a foto é verdadeira. Os dentes podem estar um pouco desgastados, justamente pelo hábito desses bichos, se assemelhando aos dentes humanos.

A Análise do Prof. Dr. Andre Luiz Netto-Ferreira, Ictiólogo e Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Também consultamos o Prof. Dr. Andre Luiz Netto-Ferreira, Ictiólogo e Professor da UFRGS.

Inicialmente, eis o que ele nos disse:

Existem vários peixes que têm dentes como os nossos incisivos que cortam plantas ou ouriços ou mesmo que parecem nossos molares. Olhando aqui, não duvido que essa espécie tenha esses dentes, minha dúvida é quanto à quantidade de dentes

Então, Andre Netto-Ferreira consultou a biblioteca de sua universidade numa tentativa de buscar mais informações sobre esse peixe.

Ele não encontrou muitas infomações sobre essa espécie de peixe, mas questionamos se seria um espécime de Rinecanthus verrucosus e se a dentição seria semelhante a Rinecanthus aculeatus. Segundo ele, se a dentição não for igual, ela seria muito parecida, assim como a Amanda havia nos informado.

De qualquer forma, também acho difícil que tenha havido manipulação. O que acontece é que as pessoas não conhecem a diversidade enorme de cores e formas que os peixes têm. São mais de 35.000 espécies. Mais que de mamíferos e aves. Então tem espaço pra cada coisa estranha que a gente não acredita

Uma Terceira Análise

Consultamos uma outra bióloga brasileira sobre essa foto. Contudo, não tivemos nenhuma resposta se poderíamos citar seu nome neste artigo até o fechamento dele. Segundo ela, os peixes da família Balistidae são conhecidos, dentre outras coisas, pelas distintas bocas circulares pequenas, porém com grande força, usadas na obtenção de alimentos que vão desde algas até moluscos com conchas duras. Seus dentes geralmente são achatados e afiados nas pontas, o que os deixa muito parecidos com os nossos incisivos.

Dessa forma, ela acreditava que a foto pudesse ser verdadeira, mas, ao mesmo tempo, acreditava que a foto pudesse ter sido um pouco editada. O brilho e o contraste, por exemplo, poderiam deixar a parte dos labios mais rosada, e cobrindo boa parte da altura dos dentes

A Análise do Fotógrafo e Especialista em Imagens Eduard de Kam

Para tentar descobrir se houve alguma manipulação digital entramos em contato com um fotógrafo holandês, especialista forense em imagens, chamado Eduard de Kam. Entre outras coisas, Eduard de Kam já auxiliou o júri do renomado concurso “World Press Photo” na verificação de manipulações digitais das fotos que são enviadas.

Eis o que ele nos respondeu:

É quase impossível ter certeza quando tudo o que você tem é uma imagem da Internet de baixa resolução. Contudo, não consigo encontrar nenhum problema óbvio dentro da imagem. Há uma boa e contínua escala de tons. Portanto, aceitaria a imagem como ‘real’, exceto que você encontre outras provas contrárias

Portanto, estamos diante de um cenário, onde tudo indica ser bem provável que a foto seja verdadeira ao contrário do que foi mencionado pela CNET. Num texto publicado pelo site “Global News”, eles não encontraram nenhuma imagem que servisse de base para uma eventual manipulação através do Photoshop.

Tentamos Contato com o Usuário Muhamad Asrhaf

Tentamos entrar em contato com o usuário responsável pela disseminação da foto no Twitter, visto que queríamos ter acesso a foto original e, consequentemente, analisá-la de forma mais adequada. No entanto, não tivemos nenhuma resposta até o fechamento deste artigo.

Conclusão

Provavelmente verdadeiro! Embora recaiam algumas suspeitas sobre esse caso, o peixe é real e pertence a espécie Rhinecanthus verrucosus. Essa espécie também é chamada de peixe-porco de barriga preta devido a uma mancha escura que possui na região da barriga, sendo nativa de águas tropicais do Indo-Pacífico.

Em contato com ictiólogos brasileiros, todos aqueles que foram consultados acreditam que a foto possa ser verdadeira, visto que as características apresentadas (quantidade e formato dos dentes, anatomia e cor) coincidem com a espécie ou pelo menos seriam bem parecidas entre indivíduos do gênero Rinecanthus.

Em contato com o especialista em imagens Eduard de Kam, ele nos disse que não havia encontrado nenhum problema óbvio dentro da imagem e, portanto, aceitaria a imagem como ‘real’, exceto que surgissem outras provas contrárias. Portanto, caso algum fato novo apareça, e mude totalmente o panorama atual, publicaremos uma atualização, combinado?

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui