14.4 C
São Paulo
sábado, maio 8, 2021

Propaganda antiga dos cigarros Winston falava sobre benefícios para as grávidas?

Array
- Publicidade -

Será verdadeira ou falsa a propaganda antiga dos cigarros Winston falando sobre os benefícios de se fumar durante a gravidez?

A imagem ganhou força nos compartilhamentos através de grupos do WhatsApp na segunda quinzena de agosto de 2018 e mostra um curioso cartaz antigo que seria de uma marca de cigarros. Na peça publicitária, a marca ressalta que o fumo auxilia na gravidez, propiciando um parto fácil, com um bebê magro e elegante!

Será que essa propaganda é verdadeira ou falsa?

Verdade ou mentira?

A primeira coisa que chama a atenção nessa história (além do absurdo de se oferecer cigarros para gestantes) é que a propaganda está em português. Mesmo sabendo-se que a marca de cigarros Winston foi criada em 1954 nos estados Unidos, ela só começou a ser comercializada no Brasil em 2014. Caso a propaganda fosse real, não estaria em português!

Uma busca reversa (veja como identificar foto montagens aqui no E-farsas) pela imagem e descobrimos que ela já circula pela web, em inglês, desde 2013 e que ela surgiu em um site que promovia concursos de fotomontagens.

Em outubro de 2013, o site Worth1000 (que posteriormente virou o Design Crowd) promoveu a sexta edição do concurso com o tema “Bad Ads (algo como “propagandas ruins”, em inglês) e a montagem do usuário Kitryne ganhou o primeiro lugar.

A imagem da moça grávida segurando um cigarro e um drink foi tirada de publicações sobre fantasias de halloween, como você pode comparar abaixo:

 

Propagandas inadequadas

- Publicidade -

Apesar da imagem ser falsa, as marcas de cigarros vendiam – no passado – a ideia de que fumar faz bem, que quem fuma é livre etc… Algumas vezes, as propagandas extrapolavam o bom senso, como ocorreu com a própria Winston que contratou os personagens do desenho animado Os Flintstones como garotos-propaganda do produto.

Nos anos 1960, Fred Flintston e Barney Rubble apareciam fumando o cigarro da marca (que era patrocinadora da atração) ao final dos episódios do desenho (que inicialmente havia sido concebido para o público adulto):

Algum tempo depois, os produtores do desenho perceberam que Os Flintstones estava fazendo multo sucesso entre as crianças e resolveram trocar as cenas do cigarro por outras com os personagens segurando balinhas coloridas. O principal patrocinador passou a ser a fabricante de sucos de uva Welsh’s, e os enredos dos episódios partiram para um rumo voltado mais para a família.

Conclusão

A imagem de uma propaganda antiga falando sobre os benefícios do cigarro Winston para as grávidas é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

6 COMENTÁRIOS

  1. As exclamações e expressões dos primeiros parágrafos parecem querer convencer o leitor de que algo é óbvio nessa montagem, mas a única evidência de tratar-se de uma manipulação é o fato de que a tal marca só é comercializada no Brasil desde 2014. Como se eu devesse saber desse detalhe de cabeça, claro. Adoro o site e p utilizo sempre que quero verificar a veracidade de uma informação, mas não fosse o absurdo sobre os Flintstones, que eu desconhecia, a matéria dessa vez ficou com um tom esnobe e trata o leitor como idiota, totalmente sem motivo.

  2. Não é falsa!! Eu vi numa revista seleções que tem tradução no Brasil e foi muito lida na época da segunda guerra mundial e posteriormente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui