Será verdadeira ou falsa a propaganda antiga dos cigarros Winston falando sobre os benefícios de se fumar durante a gravidez?
A imagem ganhou força nos compartilhamentos através de grupos do WhatsApp na segunda quinzena de agosto de 2018 e mostra um curioso cartaz antigo que seria de uma marca de cigarros. Na peça publicitária, a marca ressalta que o fumo auxilia na gravidez, propiciando um parto fácil, com um bebê magro e elegante!
Será que essa propaganda é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
A primeira coisa que chama a atenção nessa história (além do absurdo de se oferecer cigarros para gestantes) é que a propaganda está em português. Mesmo sabendo-se que a marca de cigarros Winston foi criada em 1954 nos estados Unidos, ela só começou a ser comercializada no Brasil em 2014. Caso a propaganda fosse real, não estaria em português!
Uma busca reversa (veja como identificar foto montagens aqui no E-farsas) pela imagem e descobrimos que ela já circula pela web, em inglês, desde 2013 e que ela surgiu em um site que promovia concursos de fotomontagens.
Em outubro de 2013, o site Worth1000 (que posteriormente virou o Design Crowd) promoveu a sexta edição do concurso com o tema “Bad Ads“ (algo como “propagandas ruins”, em inglês) e a montagem do usuário Kitryne ganhou o primeiro lugar.
A imagem da moça grávida segurando um cigarro e um drink foi tirada de publicações sobre fantasias de halloween, como você pode comparar abaixo:
Propagandas inadequadas
Apesar da imagem ser falsa, as marcas de cigarros vendiam – no passado – a ideia de que fumar faz bem, que quem fuma é livre etc… Algumas vezes, as propagandas extrapolavam o bom senso, como ocorreu com a própria Winston que contratou os personagens do desenho animado Os Flintstones como garotos-propaganda do produto.
Nos anos 1960, Fred Flintston e Barney Rubble apareciam fumando o cigarro da marca (que era patrocinadora da atração) ao final dos episódios do desenho (que inicialmente havia sido concebido para o público adulto):
Algum tempo depois, os produtores do desenho perceberam que Os Flintstones estava fazendo multo sucesso entre as crianças e resolveram trocar as cenas do cigarro por outras com os personagens segurando balinhas coloridas. O principal patrocinador passou a ser a fabricante de sucos de uva Welsh’s, e os enredos dos episódios partiram para um rumo voltado mais para a família.
Conclusão
A imagem de uma propaganda antiga falando sobre os benefícios do cigarro Winston para as grávidas é falsa!
As exclamações e expressões dos primeiros parágrafos parecem querer convencer o leitor de que algo é óbvio nessa montagem, mas a única evidência de tratar-se de uma manipulação é o fato de que a tal marca só é comercializada no Brasil desde 2014. Como se eu devesse saber desse detalhe de cabeça, claro. Adoro o site e p utilizo sempre que quero verificar a veracidade de uma informação, mas não fosse o absurdo sobre os Flintstones, que eu desconhecia, a matéria dessa vez ficou com um tom esnobe e trata o leitor como idiota, totalmente sem motivo.
Que pena se você sentiu-se como idiota. Eu não vesti essa carapuça. Pra mim foi uma postagem como outra qualquer do E-Farsas!
Só uma correção, o cigarro Winston era vendido no Brasil na década de 80 como é possível ver em alguns blocos comerciais postados no YouTube https://youtu.be/Qa3oAwQ_tMI
Não sei se ele vende ininterruptamente, mas ele já é antigo.
Não é falsa!! Eu vi numa revista seleções que tem tradução no Brasil e foi muito lida na época da segunda guerra mundial e posteriormente.
https://www.mommyish.com/13-diy-pregnant-halloween-costumes/
Você entrou nesse site?