18.2 C
São Paulo
quinta-feira, dezembro 1, 2022

Sandra Annenberg foi uma das passarinhas do Rá-Tim-Bum?

- Publicidade -

Circula pela rede que a jornalista Sandra Annenberg fez o papel de uma das passarinhas do programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum. Será verdade?

Em janeiro de 2012, a história apareceu na web: A jornalista e apresentadora do Jornal Hoje, na Rede Globo de televisão foi uma das patativas, personagens do infantil Castelo Rá-Tim-Bum que foi ao ar de 1994 a 1997, pela TV Cultura de televisão. Mas será que isso é real ou mais um boato da web?

No Facebook, por exemplo, algumas fotos e links apontavam para possível participação da jornalista no programa da TV Cultura:

Imagem postada no facebook sobre Annenberg e o Castelo Rá-tim-bum
Imagem postada no facebook associa Annenberg ao Castelo Rá-Tim-Bum

 

Outra das imagens postadas no facebook sobre Annenberg e o Castelo Rá-Tim-Bum
Outra das imagens postadas no facebook sobre Annenberg e o Castelo Rá-Tim-Bum

No quadro, a cada episódio um músico (passarinho) trazia um instrumento musical diferente e duas passarinhas perguntavam qual era o nome do aparelho.

Alguns blogs exibiram vídeos com trechos do Rá-Tim-Bum, com o quadro em que supostamente Annenberg teria trabalhado:

[iframe: width=”590″ height=”430″ src=”http://www.youtube.com/embed/v-r7rUNUAr4″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

Verdadeiro ou falso?

É falso! Sandra Annenberg não foi uma das passarinhas do Castelo Rá-Tim-Bum.

- Publicidade -

As atrizes que participavam do Rá-Tim-Bum como as duas “passarinhas musicais” são Gabriela Lacerda e Ciça Meirelles.

Segundo o site Memória Globo, A jornalista, que trabalha na Rede Globo de Televisão desde 1991, estava em ascensão na emissora e no começo de 1993 já substituía os apresentadores do Jornal da Globo e do Jornal Hoje. Em abril do mesmo ano, passou a fazer parte do trio de apresentadores do dominical Fantástico – juntamente com Celso Freitas e Fátima Bernardes.

Em 1994, ganhou os prêmios Antena de Ouro e Supercap de Ouro e, a partir de 1996, Annenberg passa a ser a editora-executiva e apresentadora do Jornal Hoje.

O seriado Castelo Rá-Tim-Bum foi ao ar em 1994, ano em que a jornalista estava apresentando um dos programas de maior audiência da Rede Globo. É pouco provável que Sandra Annenberg – que estava em uma das melhores fases de sua carreira – fosse cedida a outras emissoras para fazer uma “pontinha”, substituindo uma das passarinhas do programa Castelo Rá-Tim-Bum.

Plantando um Boato

Além das redes sociais e de alguns blogs, o Wikipédia também contribuiu para disseminar a falsa informação.  Como a “enciclopédia livre” é livre, qualquer um pode inserir, excluir ou modificar informações nela contida.

Perceba que, de fato, na página referente à Sandra Annenberg havia um parágrafo mencionando a possível participação da jornalista no Castelo Rá-Tim-Bum:

Biografia de Sandra Annemberg com informações falsas no Wikipédia!
Biografia de Sandra Annenberg com informações falsas no Wikipédia!

Porém, no dia 10 de janeiro de 2010, a biografia da apresentadora foi atualizada e o trecho falso que fazia referencia à sua participação no programa infantil foi retirado, como podemos ver atualmente na Wikipédia.

Comerciais na TV

Antes da fama, Sandra Annenberg fez alguns comerciais e participou de outros programas de TV. Em 1987, por exemplo, Sandra mostrou seu carisma no comercial da rede de lanchonetes Mcdonalds:

[iframe: width=”590″ height=”430″ src=”http://www.youtube.com/embed/_HjKhoq5XiI” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Sandra Annenberg é casada com o repórter Ernesto Paglia com quem tem uma filha, de 8 anos de idade.

Conclusão

História falsa! Sandra Annenberg nunca foi uma das patativas do Castelo Rá-Tim-Bum.

Sites pesquisados

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

18 COMENTÁRIOS

  1. Desde o começo já sabia que isso era lorota, pois lembro dela na Globo em 1994… Ser Humano é muito birro, se a Globo de surpresa num sabado começara a passar uma dramatização de A Guerra dos Mundos, (usando cenas de filmes manjados com algum efeitinho auqi e ali) ainda hoje vai ter muito mane acreditando que os marcianos estão invadindo a Terra…
    Orson Welles ainda vive… e a grande parte das pessoas são uns pamonhas!

  2. Alô, Gilmar!
    A Wikipedia mantém atualmente (17/01/2012) duas páginas de Sandra Annenberg. Em uma delas, a que você informou, o texto sobre a participação no programa infantil foi retirado, mas na outra, a referência continua lá.
    Fiquei intrigado porque na pesquisa que fiz na própria Wikipedia foi retornada a página falsa. Fiz comparações e descobri que essa página falsa usa o nome Annemberg (com m) e a outra usa o nome Annenberg (com n). Seria o caso de algum colaborador da Wikipedia propor a remoção da página falsa.
    Para quem quiser comparar, eis os links:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sandra_Annemberg
    e
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sandra_Annenberg
    A primeira é falsa e a segunda, verdadeira.

    Perceba que os títulos são iguais, Annenberg (com n), mas as URLs são diferentes. Está aí a pegadinha.

  3. Nossa, como nego viaja, querem mesmo saber quem eram?

    Gabriela Lacerda – Passarinha 1
    Ciça Meirelles – Passarinha 2

    Parem de imaginar coisas, ela até chegou a trabalhar na Rede Cultura, fez teleteatro, mas não estes papeis.

  4. Sandra Annemberg fez papel humorístico, não citado aqui, pela TV Bandeirantes, no sitcom “Bronco”, sendo a sobrinha do Ronald Golias… há muito tempo atrás.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui