Connect with us

E-farsas

Será verdade que pneus possuem indicação de velocidade máxima suportada?

Veículos

Será verdade que pneus possuem indicação de velocidade máxima suportada?

Será verdade que pneus possuem indicação de velocidade máxima suportada?

Recentemente, em nosso grupo no Facebook fomos questionados a respeito de peculiar informação veiculada por uma página, na mesma plataforma, denominada “Sou Curioso” (arquivo), no dia 24 de julho de 2019.

A publicação basicamente dizia que uma letra, na lateral dos pneus utilizados por automóveis, indicava a velocidade máxima suportada. Tal informação gerou muitas dúvidas. Confira abaixo:

Publicação da página “Sou Curioso”.

Conforme vocês podem notar, a publicação já obteve mais de 50 mil compartilhamentos, ou seja, viralizou no Facebook.

Entretanto, será que essa informação é verdadeira? Será mesmo que a letra, naquela posição, possui tal finalidade? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Verdadeiro! Para atestar essa informação, consultamos o site da “Goodyear”, uma das maiores e mais renomadas fabricantes de pneus do mundo! De acordo com uma tabela publicada no site podemos notar que, comumente, a letra é chamada de “índice de velocidade”.

A classificação de velocidade indica a velocidade máxima de operação de um pneu, quando devidamente inflado. No entanto, o índice de velocidade não é uma recomendação para exceder os limites de velocidade, e não indica o desempenho dos pneus em curvas.

Foto mostrando outro exemplo além da publicação da página “Sou Curioso”.

Outro detalhe é que se pneus com classificações de velocidade diferentes forem instalados em um veículo, eles devem ser instalados com pares semelhantes no mesmo eixo. A capacidade de velocidade do veículo se tornará limitada aos pneus com índice de velocidade mais baixo.

Para completar, é recomendável, em geral, escolher um pneu com uma classificação de velocidade igual ou maior do que o pneu do equipamento original. De qualquer maneira, nada de sair por aí bancando “Velozes & Furiosos”, combinado?

Enfim, confira a tabela abaixo:

De acordo com a tabela acima, as informações veiculadas pela publicação da página “Sou Curioso” são verdadeiras. As velocidades estão em km/h.

E o Número Ao Lado da Letra?

Provavelmente, vocês devem ter notado que existe um número ao lado do índice de velocidade. Esse número é comumente chamado de “índice de carga”! Ele representa, de maneira não literal, um determinado peso suportado pelo pneu, quando inflado corretamente. Quanto maior o número do índice de carga do pneu, maior a capacidade de carga.

Infográfico mostrando o índice de carga e outras informações básicas na lateral do pneu.

Portanto, escolher um pneu com um índice de carga inferior às especificações do manual do carro significa que o pneu não carregará a capacidade de carga do original. Simples assim.

Confira a tabela abaixo:

Os números representam, de maneira não literal, a carga máxima suportada, em quilogramas, por um determinado pneu.

Índice de Carga de Caminhão Leve

Segundo o site da Goodyear, os pneus de caminhão leve têm dois índices de carga no costado (lateral) do pneu, ao contrário dos pneus de passeio, que possuem apenas um. Isso ocorre porque os pneus de caminhões leves são frequentemente usados em veículos com duas rodas traseiras. Por exemplo, um pneu de caminhão leve com um índice de carga de 120/116 significa uma capacidade de carga para um único pneu de 1400 kg e uma capacidade de carga de 1250 kg para dois pneus.

A razão pela qual a capacidade de dois pneus é menor que um único pneu é garantir que o veículo possa continuar a carregar a carga se um pneu falhar.

Conclusão

As informações referentes as velocidades máximas suportadas por pneus, através de uma publicação da página “Sou Curioso”, no Facebook, são verdadeiras! A classificação de velocidade indica a velocidade máxima de operação de um pneu, quando devidamente inflado.

No entanto, o índice de velocidade não é uma recomendação para exceder os limites de velocidade, e não indica o desempenho dos pneus em curvas. Assim sendo, recomendamos fortemente a leitura completa do artigo para maiores informações de segurança!

Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Comentários

Mais Checagens em Veículos

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top