today-is-a-good-day
22.7 C
São Paulo
terça-feira, março 19, 2024

Será verdade que pneus possuem indicação de velocidade máxima suportada?

- Publicidade -

Recentemente, em nosso grupo no Facebook fomos questionados a respeito de peculiar informação veiculada por uma página, na mesma plataforma, denominada “Sou Curioso” (arquivo), no dia 24 de julho de 2019.

A publicação basicamente dizia que uma letra, na lateral dos pneus utilizados por automóveis, indicava a velocidade máxima suportada. Tal informação gerou muitas dúvidas. Confira abaixo:

Publicação da página “Sou Curioso”.

Conforme vocês podem notar, a publicação já obteve mais de 50 mil compartilhamentos, ou seja, viralizou no Facebook.

Entretanto, será que essa informação é verdadeira? Será mesmo que a letra, naquela posição, possui tal finalidade? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Verdadeiro! Para atestar essa informação, consultamos o site da “Goodyear”, uma das maiores e mais renomadas fabricantes de pneus do mundo! De acordo com uma tabela publicada no site podemos notar que, comumente, a letra é chamada de “índice de velocidade”.

A classificação de velocidade indica a velocidade máxima de operação de um pneu, quando devidamente inflado. No entanto, o índice de velocidade não é uma recomendação para exceder os limites de velocidade, e não indica o desempenho dos pneus em curvas.

Foto mostrando outro exemplo além da publicação da página “Sou Curioso”.

Outro detalhe é que se pneus com classificações de velocidade diferentes forem instalados em um veículo, eles devem ser instalados com pares semelhantes no mesmo eixo. A capacidade de velocidade do veículo se tornará limitada aos pneus com índice de velocidade mais baixo.

Para completar, é recomendável, em geral, escolher um pneu com uma classificação de velocidade igual ou maior do que o pneu do equipamento original. De qualquer maneira, nada de sair por aí bancando “Velozes & Furiosos”, combinado?

- Publicidade -

Enfim, confira a tabela abaixo:

De acordo com a tabela acima, as informações veiculadas pela publicação da página “Sou Curioso” são verdadeiras. As velocidades estão em km/h.

E o Número Ao Lado da Letra?

Provavelmente, vocês devem ter notado que existe um número ao lado do índice de velocidade. Esse número é comumente chamado de “índice de carga”! Ele representa, de maneira não literal, um determinado peso suportado pelo pneu, quando inflado corretamente. Quanto maior o número do índice de carga do pneu, maior a capacidade de carga.

Infográfico mostrando o índice de carga e outras informações básicas na lateral do pneu.

Portanto, escolher um pneu com um índice de carga inferior às especificações do manual do carro significa que o pneu não carregará a capacidade de carga do original. Simples assim.

Confira a tabela abaixo:

Os números representam, de maneira não literal, a carga máxima suportada, em quilogramas, por um determinado pneu.

Índice de Carga de Caminhão Leve

Segundo o site da Goodyear, os pneus de caminhão leve têm dois índices de carga no costado (lateral) do pneu, ao contrário dos pneus de passeio, que possuem apenas um. Isso ocorre porque os pneus de caminhões leves são frequentemente usados em veículos com duas rodas traseiras. Por exemplo, um pneu de caminhão leve com um índice de carga de 120/116 significa uma capacidade de carga para um único pneu de 1400 kg e uma capacidade de carga de 1250 kg para dois pneus.

A razão pela qual a capacidade de dois pneus é menor que um único pneu é garantir que o veículo possa continuar a carregar a carga se um pneu falhar.

Conclusão

As informações referentes as velocidades máximas suportadas por pneus, através de uma publicação da página “Sou Curioso”, no Facebook, são verdadeiras! A classificação de velocidade indica a velocidade máxima de operação de um pneu, quando devidamente inflado.

No entanto, o índice de velocidade não é uma recomendação para exceder os limites de velocidade, e não indica o desempenho dos pneus em curvas. Assim sendo, recomendamos fortemente a leitura completa do artigo para maiores informações de segurança!

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

18 COMENTÁRIOS

  1. Informações interessantes! Entretanto, como já postaram aqui, para a maioria dos brasileiros, basicamente interessam duas informações: o PREÇO e a DURABILIDADE. Quanto ao preço há várias opções, agora quando à Durabilidade é aí que o bicho pega e essa informação não vem impressa no pneu. Um pneu de boa qualidade e com destinação correta dura, em média, 50 a 70 mil Km rodados, mas isso SOMENTE SE a estrada, via, rua etc estiverem em ÓTIMAS CONDIÇÕES, o carro/móvel idem e com manutenções regulares (condições mais comumente encontradas em países de 1º mundo). Na prática, no Brasil e devido à péssimas condições de nossas estradas, tais pneus não duram mais do que 10 a 20 mil Km rodados, infelizmente! 🙁

    • Porque o Gilmar não instalou SSL, a url é HTTP e não HTTPS. Mas não tem problemas, você não efetua nenhuma transação financeira por aqui.

  2. Informações interessantes! Entretanto, como já postaram aqui, para a maioria dos brasileiros, basicamente interessam duas informações: o PREÇO e a DURABILIDADE. Quanto ao preço há várias opções, agora quando à Durabilidade é aí que o bicho pega e essa informação não vem impressa no pneu. Um pneu de boa qualidade e com destinação correta dura, em média, 50 a 70 mil Km rodados, mas isso SOMENTE SE a estrada, via, rua etc estiverem em ÓTIMAS CONDIÇÕES, o carro/móvel idem e com manutenções regulares (condições mais comumente encontradas em países de 1º mundo). Na prática, no Brasil e devido à péssimas condições de nossas estradas, tais pneus não duram mais do que 10 a 20 mil Km rodados, infelizmente! 🙁

    • Olá Maria, existe um indice de durabilidade, se chama Tread Wear, acredito que se nao aparecer em todos, a maioria tem, é uma medida americana varia de 70 a 700 e compara a durabilidade dos pneus em mesma condição de uso, assim sendo um pneu com um Tread Wear 600 duraria o dobro que um pneu com Tread Wear 300. Espero ter ajudado

      • @nilson , hummm… 😐 Tem razão, obrigada! 🙂 Entretanto, é muito SUBJETIVO isso daí, pois não há correspondência direta (a exemplo da relação índice/carga) com o número de Km rodados que o pneu aguenta. Nem mesmo a marcação de desgaste TWI (Tread Wear Indicator) dá uma ideia precisa. Essa informação eu pesquisei em alguns sites de fabricantes de pneus como, por exemplo, o da japonesa Toyo Tires série PROXES, no qual um pneu urbano, dependendo do tipo, dura em média 50 a 70 mil Km rodados (praticamente metade da vida útil do carro). Entretanto, isso lá nas vias do Japão e se você utilizar o mesmo pneu aqui no Brasil com nossas estradas esburacadas, mal conservadas e de péssima qualidade, xiiiiiiii… 😐

  3. Na verdade todo pneu informa sim a durabilidade, procure saber o tradewear do seu pneu, a informação esta gravada nele em letras miúdas… Mas esta lá, quanto maior o numero mais durável o pneu os que duram muito estão acima de 350

  4. Na verdade todo pneu informa sim a durabilidade, procure saber o tradewear do seu pneu, a informação esta gravada nele em letras miúdas… Mas esta lá, quanto maior o numero mais durável o pneu os que duram muito estão acima de 350

  5. Quanto maior o índice de carga e o índice de velocidade, maior a sua durabilidade e em consequência, maior o preço. Porém existe uma moda de pneus PIRELLI no Brasil e o selo do Inmetro serve para provar que eles não são grandes coisas. Comprei Goodyear e estou muito satisfeito.
    Não me importo a marca compro sempre a mais barata sempre respeitando o índice de carga e velocidade ideais que constam no manual do veículo e melhor performance indicada pelo selo do Inmetro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Isso vai fechar em 20 segundos