17.2 C
São Paulo
domingo, agosto 1, 2021

Singapura acabou com a corrupção após intervenção militar?

Array
- Publicidade -

É verdade que um general consertou Singapura e acabou com a corrupção após impor um regime militar no país?

A afirmação se espalhou nas redes sociais e em grupos do WhatsApp na segunda quinzena de fevereiro de 2021, logo após o apresentador Carlos Roberto Massa – o Ratinho – falar sobre isso aos seus fãs em um programa de rádio.

No dia 17 de fevereiro de 2021, o apresentador disse que “aqui deveriam fazer como em Singapura” durante uma entrevista no programa “Turma do Ratinho”, na rádio Massa FM, e trouxe à tona uma discussão sobre a implantação de regimes autoritários ser ou não a solução para os problemas de um país.

Trecho polêmico da entrevista do Ratinho: “[..] está na hora de fazer igual foi feito em Singapura. […] Entrou um general em Singapura, consertou o país e, um ano depois, fez eleições. Mas primeiro consertou, chamou todo mundo que tava denunciado e falou: ‘Vocês têm 24 horas para deixar o país senão serão fuzilados’. Limpou Singapura. Hoje Singapura é um baita de um país[…]” 

Será que Singapura foi “consertada” por um regime militar?

https://youtu.be/jXspkJLT-8A?t=6

Verdade ou mentira?        

Singapura é uma cidade-país considerada um dos maiores centros econômicos do mundo. Há 50 anos, não passava de uma ilha pobre e com poucos recursos naturais, o que não prometia um grande futuro, segundo o que diz nessa reportagem da BBC de fevereiro de 2019.

Em 1965, após se tornar um Estado autônomo, Cingapura (ou Singapura) passou a ser liderado por Lee Kuan Yew – como primeiro-ministro.

Após comandar o país com mão-de-ferro por 30 anos, Yew (que não era general como Ratinho havia afirmado) deixou o cargo, mas continuou no poder como Ministro Sênior (e depois, ocupando outros cargos).

Depois de Lee, o economista Goh Chok Tong governou Singapura de 1990 a 2004, sendo sucedido por Lee Hsien Loong. Hsien serviu como militar, mas deixou as Forças Armadas em 1984 para entrar para a política.

- Publicidade -

Lee Kuan Yew morreu em março de 2015, aos 91 anos de idade, deixando um legado de controles rígidos (como a repressão à imprensa e restrições rígidas, além de castigos corporais e excessiva interferência do Estado que permanecem em vigor até os dias de hoje).

Crescimento econômico

O governo rígido de Yew não é a única explicação para o crescimento dessa ilha-Estado de cerca de 6 milhões de habitantes. Essa reportagem de agosto de 2015 do El País explica que a evolução de Singapura se deve em grande parte à sua localização no estreito de Malaca – que é privilegiada por ser uma das rotas marítimas mais importantes do mundo.

Outro detalhe que não é colocado na conta é que o país é considerado um paraíso fiscal, e também sua estabilidade política ajuda. Afinal de contas, o mesmo partido venceu todas as eleições desde que o país foi criado.

Singapura é regida por um sistema parlamentarista e é considerada um Estado de democracia frágil, pois mesmo com eleições a cada 6 anos, todo o sistema de leis foi elaborado de forma que a oposição nunca vença.

Lá não tem corrupção?

Singapura tem uma agência de combate à corrupção chamada CPIB desde dos anos 1950. A CPIB investiga todos os inquéritos sobre corrupção e tem total autonomia para realizar prisões, analisar dados bancários de suspeitos e intimar testemunhas, além de realizar buscas e apreensões.

Apesar da impressão de que não há corrupção no país, escândalos envolvendo empresas e políticos surgem em Singapura. No entanto, como o governo decide o que pode ser publicado e o que não pode (a ilha-Estado possui leis que dão ao governo o poder de taxar como falsa qualquer reportagem e/ou declaração feita na na imprensa), notícias assim são abafadas.

Em carta enviada ao apresentador Ratinho, o jornalista Jamil Chade explica que:

“[…] Em 2019, um blogueiro foi denunciado pelo primeiro-ministro. Motivo: ele compartilhou em suas redes sociais um artigo de um jornal da Malásia que insinuava que o chefe-de-governo de Singapura poderia estar envolvido num esquema de corrupção. Obviamente, uma mentira inaceitável e impensável! Afinal, como o senhor disse, Singapura é ‘limpa’. Num ranking de 180 países, a RSF coloca Singapura na 158ª posição em termos de liberdade de imprensa e numa situação mais vergonhosa que a Venezuela.”

Conclusão

Não é verdade que um golpe militar salvou Singapura e tornou o país em uma potência mundial! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

29 COMENTÁRIOS

        • Tomara que pegue o rato maior(e pior) – aquele que foi solto e teve os “pecados perdoados”. rsrs

          É só o que resta mesmo, torcer para que arrumem um jeito de novamente prender o Lula, porque do contrário ele vai dar um COURO no teu MINTO e vai acabar com a raça de imbecis direitontos (pleonasmo intencional). Como você! Tá com medinho! HAHAHAHAHA

    • Onde tem socialismo tem fome, vai pra qualquer lugar socialista eu pago sua passagem, se quer a cultura da miséria extrema e parasitismo publico só escolher, tem argentina e venezuela novinha e bem pertinho te esperando.

    • Socialismo se maquia, usa recurso já existentes no país parasitado para parecer que graças a eles tudo vai bem, mente faz propaganda, lavagem cerebral de idosos e jovens, transforma a bandidagem em mártir, o que for maior asco eles promovem, ai quando olha bem de perto as coisas só se vê corrupção e degradação dos meios educacionais e infra estrutura, falar que só porque a Eslovênia ta tudo uma maravilha é ingenuidade, é pura maquiagem, brasil ficou 30 anos sendo maquiado como paraíso social, ” ain a fomi foi erradincadia” ah foi o que aconteceu foi triplicar miseráveis, foi só aparecer um e escrachar a podridão que caiu por terra, não adianta falar que tal lugar socialista é exemplo, ou que vai super bem, porque é obvia a mentira, você só entende o dano do socialismo quando aparece um maluco que revela a bagaçada toda.

  1. E o carinha, Lee Kuan Yew, responsável pelo feito, conseguiu isso, não dando esmolas sociais para o povo e nem tão pouco, aplicando a famosa pátria educadora de asnos, mas sim com mãos de ferro. Obrigando o povo de lá a ser educado, respeitador, esforçado, sem auto compaixão, dando estudo de qualidade, limitando a “liberdade de expressão” de alguns idiotas e, claro, sendo anti-comunista e, também claro, muito claro, com a ajuda de militares.

    • Vá morar em Singapura! Agora que o Lula voltou, é o que vai restar para imbecis néscios apedeutas idiotas de direita. Como você! Vai ter muita bota de militar lá pra lamber, o paraíso para parasitas mamadores de milicos!

      • Lula voltou pra cadeia? Não sabia! Coitado! O que vai obrar para os parasitas de esquerda agora? Nada! Terão que vazar para a Califórnia, ou para Paris! rsrs

        • Lula voltou pra cadeia?

          Seu sonho molhado, né? Aposto que sonha todas as noites com ele te currando na cela, esfregando a barba no seu cangote! Pra ficar perfeito só vai faltar o Mijair, quem sabe vocês não fazem um golden shower juntos? 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

          Não sabia! Coitado! O que vai obrar para os parasitas de esquerda agora?
          Vai sobrar rir do desespero dos direitontos gadominions bozolinos idiotas (pleonasmo intencional) como você! Até o soon-to-be ex-ministro da saúde já virou a casasca, falta pouco pra bugar ainda mais a cabeça da gadolândia que agora vai ter que defender a vacina! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

          Nada! Terão que vazar para a Califórnia, ou para Paris! rsrs

          Vamos pra lugar nenhum, já que nenhum país tá aceitando brasileiro graças à TERRÍVEL gestão genocida do seu MINTO! Senão eu iria, qualquer lugar no mundo é melhor do que essa bosta de país onde você vive! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

          • Isso me lembra quando recebemos até ameaças por avisar que a Telexfree era fraude! Muita gente perdeu tudo o que tinha acreditando em promessas vazias.
            Amigos, entendam que os políticos não estão nem um pouco interessados na gente. A luta do Bolsonaro sempre foi pela reeleição e por se perpetuar no poder, assim como dos seus antecessores.

          • Exato, Gilmar. E isso aqui ilustra bem a situação:

            “Se você fizer lockdown no NE vai me foder e perco a eleição, diz Bolsonaro”

            Todos são ladrões, porém o Bozo é ladrão E genocida.

      • Você consegue ser bem pior! Poderia ter um programa tipo o dele, o Programa do Pombinho. Defender o larápio, a esquerda, o comunismo inverso brasileiro e a bandidagem em geral, apresentar bastante funk proibidão e muita futilidade!

        • Você consegue ser bem pior!

          É preciso ser um para reconhecer outro! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

          Poderia ter um programa tipo o dele, o Programa do Pombinho.

          Boa! Vou te chamar para coapresentar! Pombinho e Gadinho, a dupla da fazenda! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

          Defender o larápio, a esquerda, o comunismo inverso brasileiro e a bandidagem em geral, apresentar bastante funk proibidão e muita futilidade!

          Perfeito! Vou me inspirar em seus comentários em que você defende o Excrementíssimo presidente e seus familiares, já que claramente você é expert em defender bandidos! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

      • Com o governo do Presidente em exercício(não com a pessoa dele, foi isso que você tentou dizer) e com os “antigos parasitas” de governos passados que não largam o osso, nem na pior das situações – a pandemia!

        • Com o governo do Presidente em exercício(não com a pessoa dele, foi isso que você tentou dizer)

          Não não, com o presidente em exercício e seus filhos, claramente envolvidos em escândalos de corrupção!

          e com os “antigos parasitas” de governos passados que não largam o osso, nem na pior das situações – a pandemia!

          Curiosamente já se passaram 2 anos e alguns meses e a desculpinha continua a mesma, né?Muda o discurso, disco riscado!

          https://i.makeagif.com/media/6-04-2019/G9fkUb.gif

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui