Uma águia congelou até a morte, derreteu, quebrou e sobraram apenas as patas?
Recentemente, em nosso grupo no Facebook fomos questionados sobre uma foto muito estranha publicada por uma página no Facebook (arquivo), pretensamente destinada ao compartilhamento de conteúdo científico, chamada “Ciência do Universo”.
Eis a descrição que acompanhava a foto:
“Uma águia que congelou após uma descida súbita de temperatura. Quando o sol começou a aparecer, ela começou a derreter e quebrou“
Cabe destacar que não houve a menção de quaisquer fontes, ou seja, não foi divulgado nenhum link de onde essa foto pudesse ter sido tirada.
Entretanto, será que essa foto é realmente verdadeira? Será que esse terrível evento aconteceu com a pobre águia? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Falso! Embora não haja indícios de manipulação digital, isso não quer dizer que a foto não tenha fortes indícios de ser encenada! Ah? Como assim? Não entendi! Bem, para a absoluta maioria das pessoas são apenas duas patas com grandes garras presas a um tronco/galho de árvore, certo? Contudo, aqueles que possuem um olhar bem mais criterioso ou lidam/estudam diariamente com tais animais perceberam algo muito peculiar. As patas estão trocadas, ou seja, a pata direita é a pata esquerda, e a pata esquerda é a pata direita. O segundo dígito (dedo) deveria estar na parte mais interna, não na parte externa.
Portanto, considerando que estejamos diante de patas verdadeiras, isso sugere que alguém pode ter se deparado com as patas de uma águia morta (ou até desmembrado uma águia morta), e as colocou naquela posição para tirar uma foto e, muito possivelmente, inventar essa história. No entanto, a pessoa não se atentou para esse “pequeno” detalhe que descontruíria toda a sua narrativa.
E Quanto a História de que a Águia Congelou Até a Morte, Derreteu e Quebrou?
Não há nenhuma prova que isso tenha acontecido! Repararam que não há nenhuma outra foto do corpo ou quaisquer vídeos mostrando mais detalhes? Só existe essa foto!
Aparentemente, essa história começou a ser disseminada/ganhou força por um perfil no Reddit chamado “Nature is Metal” no dia 13 de maio de 2020 (arquivo). O usuário alegou que uma pessoa estava caminhando em algum lugar de Ontário, no Canadá, e se deparou com essa cena.
Num dos comentários, esse usuário disse que apenas viu uma determinada publicação no Facebook que dizia: “Pergunta rápida, que po*** é essa?“, mas que não foi dado nenhum contexto, apenas que teria ocorrido em Ontário.
Estranhamente, no entanto, encontramos apenas uma outra publicação, também no dia 13 de maio, de uma página chamada “Natures Gnarly“. Novamente, a publicação não citava o autor da foto, tampouco fornecia qualquer elemento que sustentasse essa narrativa.
Ainda no dia 13 de maio, o “Nature is Metal” disseminou essa foto através de seu perfil no Twitter, que possui cerca de 250 mil seguidores. Já a publicação obteve cerca de 800 compartilhamentos e 4,5 mil curtidas!
Em nenhum momento foi citado esse detalhe sobre as patas do animal, ou seja, que elas estavam trocadas.
A Percepção do Erro
Curiosamente, o “Nature is Metal” voltou a falar sobre esse assunto no dia 16 de maio, numa página homônima na internet! Dessa vez, o usuário percebeu o erro que havia cometido, ou seja, em não reparar na posição das garras/patas do animal!
No entanto, já era tarde demais! Essa história viralizou sem qualquer tipo de freio até chegar ao nosso conhecimento.
Conclusão
Falso! Embora não haja indícios de manipulação digital, isso não quer dizer que a foto não tenha fortes indícios de ser encenada! Isso porque as patas estão trocadas, ou seja, a pata direita é a pata esquerda, e a pata esquerda é a pata direita. O segundo dígito (dedo) deveria estar na parte mais interna, não na parte externa. Essa é uma posição totalmente não natural.
Portanto, isso sugere que alguém pode ter se deparado com as patas de uma águia morta (ou até desmembrado uma águia morta), e as colocou naquela posição para tirar uma foto e, muito possivelmente, inventar essa história. No entanto, a pessoa não se atentou para esse “pequeno” detalhe que descontruíria toda a sua narrativa.
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.