today-is-a-good-day
22.7 C
São Paulo
terça-feira, março 19, 2024

Vídeo de animais bêbados com marula é verdadeiro?

- Publicidade -

Um vídeo que circula a web há anos mostra vários animais bêbados depois de ingerirem uma frutinha, na África! Mas será que o filme é real mesmo?

O filminho que vamos ver a seguir é hilário mostra vários animais aparentemente embriagados depois de encherem suas panças com a marula, uma fruta típica do sul da África.

Animais bêbados com frutas fermentadas!
Animais bêbados com frutas fermentadas! Verdadeiro ou falso?

Elefantes, macacos, hipopótamos, avestruzes e vários outros bichos da floresta aparentam mesmo estarem bêbados de tanto comer a tal frutinha:

 

Será que o vídeo é verdadeiro ou falso?

Apesar de você já ter visto essa história em programas de TV de grande reputação afirmando que o que é mostrado é real, com uma rápida busca na web acabamos descobrimos que o vídeo é falso!

Dá só uma olhada na matéria equivocada que foi ao ar no Detetive Virtual do Fantástico no dia 18 de abril de 2010. Note que o apresentador Tadeu Schmidt afirma, erroneamente, que o vídeo é real:

Peraê! Se os caras falam na TV que o filme é real, então deve ser mesmo…

- Publicidade -

Nada disso, queridos leitores!  Essa história de animais bêbados com frutas fermentadas já faz parte do folclore africano há anos. Inclusive, essa lenda ajuda (até hoje) a manter o turismo e o comercio da região.

O documentário

O filme – que fez um enorme sucesso na web há alguns anos – faz parte de um documentário de 1974, chamado “Animals are beautiful people” (Animais são Pessoas Bonitas) e foi dirigido por Jamie Uys (o mesmo diretor da comédia “Os Deuses Devem Estar Loucos”).

Podemos achar até engraçado ver os bichinhos comendo a marula (Sclerocarya birrea) e ficando totalmente embriagados (iguais a nós, humanos), mas não foi bem assim que aconteceu.

A produção chegou a ganhar o respeitadíssimo Globo de Ouro em 1975, mas estudos revelaram anos mais tarde que Jamie Uys e sua equipe injetaram drogas e/ou misturaram álcool nas comidas e bebidas dos animais antes das filmagens.

Como deixar um elefante bêbado?

Elefante africano (Wikipédia)
Elefante africano (Fonte: Wikipédia)

Em um estudo publicado em 2005, pelos biólogos Steve Morris, David Humphreys e Dan Reynolds, da Universidade de Bristol – na Inglaterra –, mostra que essa lenda de elefantes bêbados na selva já existe há bem mais de um século. “Há contos de 1839 relatando elefantes delicadamente aquecendo seus cérebros com frutas fermentadas“, disse Morris em sua publicação.

A marula só libera pequenas quantidades de álcool quando está fermentando, no chão. Steve Morris observa que o paquiderme não come a marula estragada (quando ela começa a fermentar). O animal só come a fruta direto do pé, ou chacoalha a árvore para pegar a iguaria no chão e ainda madura (podemos ver não só os elefantes fazendo isso no filme como também outros animais).

Outra dúvida levantada por Morris é: Quantos litros de álcool seriam necessários para embebedar um elefante?

Através de cálculos de peso, taxas de digestão e outros fatores, os autores do estudo concluíram que com 2 litros de etanol já dá para deixar um paquiderme bêbado.

Estima-se que os frutos fermentados da marula devam possuir 7% de teor alcoólico. São necessários, então, cerca de 27 litros do suco da fruta para se produzir pouco mais de um litro de álcool. Para a produção de um litro de Amarula, por exemplo, é preciso se processar cerca de 200 frutos. Sendo assim, um elefante teria que comer mais de 1.400 frutos bem fermentados para até começar a ficar bêbado!

E não é só isso. O elefante teria de ingerir o álcool de uma vez só, segundo os autores observaram em seu estudo. Se um paquiderme beber enormes quantidades de álcool aos poucos, é bem provável que isso não surta nenhum efeito no enorme animal, uma vez que tudo é metabolizado rapidamente em seu organismo.

O mesmo vale para os demais animais que participam do “documentário”.

Steve Morris estabelece em seu estudo que “os elefantes não são susceptíveis a bebedeira, mas também que o consumo crônico de baixo nível [de álcool], sem a manifestação de efeitos comportamentais é provável.”. Ou seja, os bichões até chegam a ingerir álcool, mas não chegam a ficar bêbados.

E os outros animais?

Apesar dos estudos provarem que os elefantes não ficam bêbados, animais de pequeno porte podem, sim, ficar de porre! Pelo menos, é que afirma Scott Chen, pesquisador do Instituto Nacional de Saúde Animal Center, em Maryland – USA. Chen é co-autor de um estudo, publicado em 9 de Maio de 2006, onde macacos de laboratório tomaram coquetéis alcoólicos, e, em seguida, foram submetidos a uma série de experiências.

Scott Chen afirma que alguns macacos gostavam de tomar uma bebida depois de um dia cansativo de trabalho no laboratório. Apesar do que os estudos comprovaram em laboratório, é muito pouco provável que o comportamento se repita na selva.

Caso essa história de animais ficando bêbados comendo frutas fosse mesmo verdade, veríamos outros vídeos feitos por turistas, mas não há nenhuma outra filmagem do acontecido, a não ser essa versão de 1974, feita por Jamie Uys.

Conclusão

O vídeo é falso! Todos os animais que aparecem “de fogo” no documentário foram sedados e alcoolizados de propósito, somente para a realização das filmagens do “Animals are beautiful people”.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

9 COMENTÁRIOS

  1. Ja tinha visto este filme, Animals are beautiful people, que eh muito interessante, principalmente eu que gosto de animais, e acreditei mesmo nessa parte dos animais bebados, infelizmente, eu achava que aquela era uma materia seria e verdadeira, fiquei decepcionada com o que eles fizeram, nao gostei. Fiquei surpresa com o fato do Gilmar ir alem do que o especialista confirmou e nos mostrou a verdade, gostei de saber que eles nao ficam embriagados pela fruta, que acho, deve ser muito necessario para a alimentacao deles.

  2. “…mas estudos revelaram anos mais tarde que Jamie Uys e sua equipe injetaram drogas e/ou misturaram álcool nas comidas e bebidas dos animais antes das filmagens.”
    Que estudos são esses que revelara a suposta fraude? Não apareceu nenhuma fonte verificável aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Isso vai fechar em 20 segundos