Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeo mostra a Praia de Botafogo com as águas cristalinas! Efeito da quarentena?

Fora de Contexto

Vídeo mostra a Praia de Botafogo com as águas cristalinas! Efeito da quarentena?

Vídeo mostra a Praia de Botafogo com as águas cristalinas! Efeito da quarentena?

Ontem (17), uma determinada usuária brasileira, no Facebook, disseminou três vídeos que mostravam a Praia de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro, com águas cristalinas (arquivo)! A usuária alegou não ter sido a responsável pela filmagem, mas, ainda assim, escreveu na publicação:

Essa praia era um mangue podre. Olha a cor da água agora após 60 dias de quarentena no RJ… Mais uma prova que o maior vírus pro planeta somos nós. @ Praia De Botafogo, Rio De Janeiro

Confira abaixo a publicação:

Publicação que vem sendo disseminada no Facebook.

Assim como um dos vídeos que foram disseminados pela usuária:

 

A reação dos demais usuários, é claro, foi de imensa alegria e espanto! Não é à toa que a publicação já obteve mais de 7,5 mil compartilhamentos, e os vídeos, somados, já tiveram mais de 100 mil visualizações em menos de 18 horas!

A reação dos demais usuários, é claro, foi de imensa alegria e espanto!

Entretanto, será que os vídeos são verdadeiros e retratam a Praia de Botafogo? As águas da Praia de Botafogo ficaram cristalinas devido a quarentena? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Embora os vídeos sejam verdadeiros e retratem a Praia de Botafogo, as águas não estão cristalinas necessariamente devido a quarentena! As pessoas passaram a acreditar que, qualquer coisa “diferente” tem relação direta com a quarentena e, consequentemente, com a redução da atividade humana.

A Matéria Publicada no Site do Jornal “O Globo”

Uma matéria publicada no site do jornal “O Globo”, cerca de um mês atrás, já dizia, naquela época, que o o mar limpo nada tinha a ver com a quarentena: na verdade, era uma conjunção de fenômenos meteorológicos e astronômicos (arquivo). A entrada de uma frente fria na semana anterior e a sobrelevação da maré por causa da lua cheia – a chamada maré de sizígia – estavam por trás da água limpa, especialmente na Baía de Guanabara.

Lembrando, nesse ponto, que a Praia de Botafogo é uma das 44 praias da Baía de Guanabara.

Matéria no site do jornal “O Globo”.

Houve uma sobrelevação extraordinária do nível do mar que se somou à entrada de frente fria. Ultimamente, as frentes frias seguem a tendência de virem do mar, provocando ventos em direção ao continente. Esses fatores fazem com que na boca da Baía entre uma quantidade grande de água limpa, promovendo uma renovação no seu interior. Por isso, isso essa transparência em praias como a do Flamengo e de Icaraí, em Niterói, que mostra a força que a natureza tem na recuperação dos ecossistemas costeiros.

A quarentena nada tem a ver com isso. O que ela faz é permitir a reflexão diante desse fenômeno: se fizermos a nossa parte, se poluirmos menos, podemos ter praias assim, maravilhosas“, disse o oceanógrafo David Zee, professor da Uerj.

Ainda segundo o oceanógrafo, o esgoto e o lixo são os principais causadores da poluição nas praias e, caso chovesse forte, havia risco de a água do mar voltar a ficar turva por causa da sujeira que chega à Baía pelos rios e canais.

Sem Relação com o Isolamento Social

Claudia Hamache, outra oceanógrafa da Uerj, disse:

Estamos em dias sem chuvas, com aporte menor de sujeira vindo para o mar. E isso se associa ao período de maré bem alta, que está trazendo água bem limpa de fora da Baía de Guanabara. As fotos que temos visto foram tiradas com a maré enchendo, quando há menos lixo“, disse Claudia.

O Artigo Publicado pelo Site “Brasil de Fato RJ”

No dia 11 de maio, cerca de uma semana atrás, um site chamado “Brasil de Fato” publicou um artigo questionando se as águas claras da Baía de Guanabara tinham sido ou não efeito da quarentena (arquivo). Nesse sentido, o site consultou o ecologista  Sérgio Ricardo, um dos fundadores do Movimento Baía Viva. Embora ele tenha até tenha citado uma redução do fluxo industrial, ele novamente citou a maré de sizígia.

Esse fenômeno ocorre de 15 em 15 dias. Nele, a baía passa por um processo interno de ‘autodepuração’, ‘autolavagem’: entram bilhões de litros de água do mar e circulam a oeste e a leste até chegar ao arquipélago de Paquetá que serve como uma espécie de alavanca para empurrar para o alto mar grande parte dos poluentes, lixo, esgoto e óleo“, explicou.

De acordo com Sérgio Ricardo, o fenômeno da hidrodinâmica não ocorre mais vezes ao ano por conta do desmatamento e dos grandes aterros que ocuparam a Baía de Guanabara, que causaram uma perda de 80 km de extensão de espelho d´água no passado.

Consultamos a AMAB (Associação dos Moradores e Amigos de Botafogo)

Entramos em contato com a AMAB — Associação dos Moradores e Amigos de Botafogo — para saber o que eles estavam achando de toda essa história. Afinal de contas, nada melhor do que aqueles que moram na Praia de Botafogo, e lidam diariamente com os seus problemas, para nos dizer o que anda acontecendo por lá.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Em resposta, Regina Chiaradia, presidente da AMAB, disse não acreditar que a cristalinidade da água tivesse a ver com a questão da quarentena.

A poluição da Praia de Botafogo é essencialmente dos esgotos domésticos, tem a ver com chuvas e com a abertura ou não das duas comportas dos rios Bercó e Banana Podre instaladas na praia

De acordo com o site “AECweb”, obras de saneamento na Baía de Guanabara, visando sua despoluição, devem ser concluídas até 2023. Assim sendo, aproveitamos e perguntamos também sobre o lendário projeto de despoluição da Baía de Guanabara, que foi concebido lá na década de 90, e que se arrasta até hoje. Contudo, Regina nos disse que não vê mais nada sendo feito sobre esse assunto.

Atualização #1 : 19/05 às 9h30

Na manhã hoje (19), Regina Chiaradia, presidente da AMAB, nos enviou uma foto denunciando a abertura das duas comportas dos rios Bercó e Banana Podre. Segundo Regina, essa abertura ocorreu ontem (18). Assim sendo, a foto mostra claramente uma triste realidade que acontece, periodicamente, na praia de Botafogo.

Confira a foto, abaixo:

Esse assunto também gerou muita repercussão na página da AMAB, no Facebook. Diversos usuários relataram que já presenciaram a cristalinidade das águas da praia de Botafogo, assim como de alguns outros pontos da Baía de Guanabara em anos anteriores.

Segundo um usuário chamado Fernando Cattan, a foto abaixo teria sido tirada em 2018, na “mureta da Urca”:

Segundo um usuário chamado Fernando Cattan, a foto abaixo teria sido tirada em 2018, na “mureta da Urca”.

Um outro usuário chamado Sandro Antonucci relatou:

Galera, eu sei que vocês adoram uma teoria da conspiração mas eu trabalhei 10 anos ali, no mar, com embarcações, e já vi várias vezes. Umas 5 vezes ao ano. Mais frequente no inverno ou entrada de frente fria, mas, depois que chove, abrem as comportas em baixo da churrascaria Fogo de Chão e suja tudo. Quem trabalha ali consegue prever as melhores condições para entrar na água para raspar e consertar os barcos e as poitas

Um Vídeo Publicado por um Outro Usuário

Um outro usuário chamado Atilio Flegner publicou um vídeo, que teria sido gravado ontem (18), para mostrar a poluição das águas da Praia de Botafogo.

Lembram que as comportas tinham sido abertas? Pois bem, Confiram abaixo um trecho desse vídeo, sem o áudio original, apenas para vocês terem uma noção:

 

Isso demonstra, de forma clara, como a cristalinidade das águas da praia de Botafogo é um fenômeno sazonal, e não tem necessariamente relação com o atual período de quarentena! Isso também não quer dizer, em hipótese alguma, que a água esteja realmente limpa, tampouco que a praia esteja própria para banho.

Conclusão

Fora de Contexto! Embora os vídeos sejam verdadeiros e retratem a Praia de Botafogo, as águas não estão cristalinas necessariamente devido a quarentena! As pessoas passaram a acreditar que, qualquer coisa “diferente” tem relação direta com a quarentena e, consequentemente, com a redução da atividade humana.

Contudo o pior vírus não é o ser humano, mas a desinformação por ele gerada e, posteriormente,  o compartilhamento massivo dessa desinformação.

Continue lendo

Colaborador do E-farsas desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais. Na dúvida, não compartilhe. Reflita, faça uma busca reversa por imagens e pesquise por outras fontes.

22 Comentários

22 Comments

  1. Luciana

    18 de maio de 2020 em 12:08

    E os barcos que ficavam ancorados lá?Sumiram??Nesse vídeo eles não aparecem…

  2. Maria

    18 de maio de 2020 em 12:12

    Verdade seja dita: as praias e baías do RJ são IMUNDAS. 😐 Isso ficou claro nas Olimpíadas Rio 2016, teve repercussão internacional, um meme de um site humorístico e JAMAIS entraria em tais praias. Além do mais, águas “cristalinas” não quer dizer que está “limpa”. Bactérias, vírus, substâncias tóxicas etc só podem ser vistas/verificadas com MICROSCÓPIOS e/ou EXAMES LABORATORIAIS. 😐

  3. Lincoln

    18 de maio de 2020 em 16:09

    Pelo amor de Deus ! Lógico que também tem haver com o isolamento, barcos não podem navegar e pessoas não estão podendo frequentar sendo assim pode não ser só esse o motivo mas que ajudou muito isso ajudou , sempre passei por ali em várias estações e sempre a vi surja e fiquei feliz ao ver o vídeo !

    • Marco Faustino

      18 de maio de 2020 em 18:00

      Esse é o problema, Lincoln. As pessoas acham que só porque elas não viram acontecer, algo assim nunca aconteceu antes. Nunca repararam, nunca quiseram reparar ou não olharam com a frequência que acharam que olharam. Ignoram completamente a forma como a Praia de Botafogo é contaminada (predominantemente pelo esgoto doméstico). Isso fica evidente nos comentários da página da AMAB, no Facebook (https://www.facebook.com/amabotafogo/): diversas pessoas dizendo que já viram isso acontecer antes, outras dizendo que foram até a praia e as águas estavam imundas, e teve até uma pessoa dizendo que há 10 dias as águas estavam puro lixo, ou seja, isso reforça a sazonalidade com que isso acontece.

      E isso ainda não é o pior. Tem gente que olha a água cristalina e acha que está limpa, que pode nadar normalmente. Contudo, muito provavelmente, ainda está altamente contaminada.

      • EDUARDO

        18 de maio de 2020 em 20:07

        Cara na moral vc copila um monte de artigo para provar o que já existe e bla bla bla. Gerando duelo de corrente impositiva tá na cara que a praia está melhor que antes eu moro na urca e medito da varanda. Olhar essa Baía diferente é a coisa mais linda que não via desde garoto.

        • Marco Faustino

          18 de maio de 2020 em 21:55

          Sério, Eduardo? Espero que entrevistem você da próxima vez e que você possa falar sobre sua linda infância, como o mundo está diferente para você, e por qual razão todos devem ouvi-lo e considerar sua experiência de vida como fator decisivo sobre o que é ou não verdade. Afinal de contas, para que serve a análise técnica daqueles que estudam há décadas a Baía de Guanabara? Nada, né? Pura bobagem. Sua experiência de vida na Urca é o suficiente. Parabéns.

  4. Carlos

    18 de maio de 2020 em 19:27

    Não vejo imparcialidade na matéria.

    • Marco Faustino

      18 de maio de 2020 em 19:48

      Olá Carlos,

      “Não tem nada a ver com a quarentena… Conforme publicamos em 1998, os ciclos de maré diários têm influência na qualidade das águas na baía. Estamos em ciclos de maré cheia, e a gravação certamente foi feita em um momento de maré alta e águas mais claras. Somente isso”, explica Rodolfo Paranhos, coordenador do Laboratório de Hidrobiologia da UFRJ, que há 20 anos acompanha a qualidade das águas da Baía.

      “Eu já observei isso dezenas de vezes, até na filmagem do [documentário] Baía Urbana, quando eu fiz as filmagens na Praça XV, quando filmei as arraias, foi logo depois daquela ressaca que derrubou a ciclovia [em 2016]. Fui na praça XV e filmei embaixo das barcas. Então não muito a ver com a quarentena, na verdade, não tem nada a ver com a quarentena”, explica o biólogo e documentarista Ricardo Gomes, que por mais de 20 anos mergulha na Baía de Guanabara.

      Fonte: https://www.oeco.org.br/noticias/baia-de-guanabara-com-aguas-cristalinas-nao-e-por-causa-da-quarentena/

      —————————————————————————————————————-
      Não vimos nenhum especialista dizendo que as águas ficaram cristalinas devido a quarentena. Se encontrar nos avise 🙂

    • Ademar Gumento

      18 de maio de 2020 em 19:51

      E eu não vejo argumentos em seu comentário, e nem isso te impediu de comentar.

  5. Carlos

    18 de maio de 2020 em 20:41

    No Balanço Geral,da Rede Record foi noticiado que não tem ligação direta, e não que não tem ligação nenhuma. Portanto, nos leva a crer que a quarentena tem relação sim. E podemos observar que não é só o esgoto dos prédios que poluem a praia,mesmo pq todos estão em casa,o que era pra deixar a praia mais suja ainda.O comercio do local, que encontra-se fechado deve ter relação sim. Pior cego é aquele que não quer ver. Nunca vi alguém postar videos parecidos antes, justamente na quarentena resolveram filmar? É simples, galera, pq somente agora a praia ficou realmente desse jeito.

  6. Jorge Rios

    19 de maio de 2020 em 0:28

    Claro que NÃO tem nada a ver com a quarentena.. Afinal as pessoas continuam a defecar e os esgotos sanitários continuam com a mesma trajetória … Ver minha PALESTRA sobre EMISSÁRIOS SUBMARINOS E SUBFLUVIAIS no meu blog http://www.prof-rios.blogspot.com.br ou na página do CLUBE DE ENGENHARIA RJ

  7. Pingback: Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro, ficou limpa por causa da quarentena #boato

  8. Otaviano

    19 de maio de 2020 em 14:54

    To achando que a Globo tb comprou esse site que jáfoi bom. Virou politicagem!!! Agora esse site é só mais um span na minha caixa de emails!

    • Gilmar Lopes

      19 de maio de 2020 em 15:26

      Quem dera vender esse site pra alguém… 🙂

    • Corongão

      19 de maio de 2020 em 17:36

      Para os “bolsominions”, não basta cair no fake, tem que persistir no erro apesar das evidências em contrário. Isso que é ser gado até debaixo d’água.

    • Doutor Nozelo

      19 de maio de 2020 em 18:04

      Achismo é irrelevante. E você não foi capaz de refutar SEQUER UMA EVIDÊNCIA apresentada pelo site, apenas chorou e reclamou, em uma clara demonstração de mimimi. Vá se tratar! Se bem que burrice não é doença… não vai rolar.

    • Luiz

      19 de maio de 2020 em 18:10

      Quem não sabe entender e não consegue compreender só resta um caminho. “Pega seu banquinho e vai saindo devagarinho”.

  9. Marcus

    19 de maio de 2020 em 22:18

    Só uma observação, moro perto da praia de Pau Amarelo / Paulista-PE

    Um amigo meu que mora lá fez um vídeo dentro da água (recentemente) as águas estão cristalinas.

    Eu moro aqui na região, sei que essa praia nem dá vontade de entrar, mas agora a diferença está muito grande.

    A areia tanto o fundo da praia não é areia branquinha, mas a água está cristalina.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo