20.2 C
São Paulo
sábado, novembro 27, 2021

Vídeo mostra a floresta respirando! Será?

- Publicidade -

Será verdade que a floresta respira quando ninguém está vendo? Vídeo gravado na Nova Escócia (Canadá) mostra que sim, mas será que ele é verdadeiro ou falso?

O vídeo foi publicado no YouTube no dia 05 de novembro de 2015 e já foi visto mais de 3 milhões de vezes em apenas uma das cópias postadas! Nele podemos ver que o solo da floresta se mexendo, indo para cima e para baixo, dando a impressão de estar respirando!

O flagrante da natureza foi publicado inicialmente por Brian Nuttall no Facebook, no dia 1º de novembro de 2015, conseguindo mais de 15 mil curtidas!

Muita gente ficou em dúvida a respeito da veracidade do vídeo. Afinal, o vídeo é um montagem ou a floresta respira mesmo?

Será que estamos diante da prova de que a floresta tem vida e respira como os humanos?

Assista ao vídeo abaixo e descubra a verdade conosco:

 

Verdadeiro ou falso?

O vídeo foi gravado em algum ponto na Nova Escócia (Canadá) e logo ficou famoso na web. Não há montagem no filminho e a explicação para o fenômeno é bem simples.

As raízes das árvores são entrelaçadas abaixo do solo próximo à superfície e quando o vento bate no tronco dessas plantas o balançar das árvores faz com que essas raízes se mexam!

- Publicidade -

planta_e_raiz

A cada ventania, as raízes ficam mais em evidência (podemos ver no vídeo que está ventando muito no local naquele momento), mas como são várias árvores dificilmente uma dessas plantas cairão. Se fosse apenas uma ou duas árvores no local, elas não resistiriam.

tree-roots-frontpage

O filme foi gravado no dia 31 de outubro, um dia depois da passagem do furacão Patricia e, mesmo a explicação sendo tão simples, as imagens são bem bacanas e alimentam a imaginação de muita gente.

O próprio Nuttall explica em sua página no Facebook que:

“Notei que as árvores não crescem com as raízes profundas, pois isso não seria necessário quando ela é cercada por uma floresta, protegido com a força de outras inúmeras árvores ao contrário de uma unica árvore encontrada sozinha em um pasto. A punição dos ventos [fez com que] as raízes afrouxassem e o chão da floresta [que é] coberto de musgo dão a impressão de estarem respirando. O chão está seco na colina e todos os cascalhos do solo deixa as raízes rasas […] não há rios subterrâneos [no local].”

Conclusão

A impressão de que o solo da floresta está respirando é causada pelas raízes das árvores que se movem próximas à superfície por causa do vento.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

  1. O vídeo é muito bacana, muito interessante mesmo.

    O e-farsas já explicou certinho a razão deste fenômeno, mas vou argumentar um pouco sobre o título “Vídeo mostra a floresta respirando! Será?”

    A floresta respira sim, não só a floresta como todas as plantas. De forma resumida as se utilizam de dois processos, o de Fotossintese durante o dia e a Respiração durante a noite.

    Mas é claro que as plantas não tem pulmão embaixo da terra kkkkkkkkkkkkk

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui