Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeo mostra um drone incendiando de forma criminosa uma floresta?

Fora de Contexto

Vídeo mostra um drone incendiando de forma criminosa uma floresta?

Vídeo mostra um drone incendiando de forma criminosa uma floresta?

Desde o fim de agosto de 2020, circula nas rede sociais um vídeo, cuja alegação mais recente é que se trataria de um drone incendiando de forma criminosa uma floresta!

Uma das publicações que encontramos no Facebook, em português, indicava que o incêndio estava sendo feito de forma maliciosa para arrecadar dinheiro (arquivo).

Publicação alegando que um drone estava maliciosamente incendiando uma floresta.

Também encontramos outras publicações que se disseminaram de forma muito parecida, no Facebook e no Twitter, como se as redes sociais estivessem escondendo esse vídeo das pessoas, ou seja, como se ninguém pudesse saber da verdade (1, 2).

Confira abaixo algumas dessas publicações:

Publicação no Twitter alegando que diversas plataformas não queriam que as pessoas vissem esse vídeo.

Inúmeras publicações no Facebook alegando que diversas plataformas não queriam que as pessoas vissem esse vídeo.

Assim como o vídeo em questão:

 

Entretanto, será que estamos diante de uma ação criminosa? O vídeo mostra um drone incendiando uma floresta? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Embora o vídeo seja verdadeiro, não trata de um drone, tampouco a ação é criminosa! Na verdade, estamos diante de um helicóptero combatendo um incêndio com uma técnica meramente chamada de “fogo contra fogo” ou “contra-fogo”.

Essa técnica é amplamente conhecida e vem sendo usada nos Estados Unidos, por meio de helicóptero especialmente adaptado para essa finalidade, desde 1975. Quando o calor e a fumaça impedem o trabalho das equipes, ainda mais se o terreno possuir uma vegetação densa, se a propagação de incêndio estiver muito rápida, entre outras condições nada favoráveis ao ataque direto às chamas, é possível que entre em cena o chamado “helitorch um helicóptero corta-fogo que é exatamente aquilo que estamos vendo no vídeo.

Outro detalhe interessante é que considerando a origem do vídeo (daqui a pouco iremos comentar sobre isso) nada indica que ele tenha sido gravado no Brasil.

E Como Funciona o “Fogo Contra Fogo”?

É basicamente criada uma linha de fogo que irá avançar contra o incêndio e, embora uma parte da vegetação será sacrificada nesse processo, isso conseguirá controlar o incêndio que estiver vindo em sua direção. Quando os dois incêndios se encontrarem o fogo irá se extinguir por falta de vegetação combustível. É interessante destacar que isso é considerado um recurso extremo, dada a probabilidade que a linha de fogo se torne incontrolável, e que complique ainda mais a situação.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Em alguns casos esse contra-fogo também pode ser usado para “sugar o oxigênio” da “coluna de convecção” do fogo, que é a coluna ascendente de gases, fumaça, cinzas volantes, partículas e outros detritos produzidos por um incêndio, que explodem e iniciam novos focos de incêndios.

Enfim, existem helicópteros adaptados para esse tipo de situação, que também é possível ser feito através de drones. Se fosse um drone, no entanto, a imagem estaria mais estabilizada.

No Youtube podemos facilmente encontrar inúmeros vídeos mostrando a aplicação dessa técnica:

Qual a Origem do Vídeo?

O vídeo, objeto de nossa checagem, foi inicialmente publicado por uma página chamada “Fireman 323”, no Facebook, no dia 21 de agosto de 2020 (arquivo).

No dia seguinte, esse vídeo também foi replicado numa conta de mesmo nome no Instagram! Tanto a página quanto a conta no Instagram fazem referência aos bombeiros do Estado da Califórnia (323 é o código de área da Califórnia), nos Estados Unidos.

O vídeo, objeto de nossa checagem, foi inicialmente publicado por uma página chamada “Fireman 323”, no Facebook, no dia 21 de agosto de 2020.

As publicações não mencionam, de maneira clara e objetiva, quando e onde o vídeo foi gravado. Contudo, o responsável por disseminar o vídeo, assim o fez deixando claro que se tratava de um helicóptero, e que a aeronave não estava incendiando de forma criminosa a floresta. Muito pelo contrário, ela estava ajudando a combater as chamas!

Considerando os demais vídeos e fotos publicadas, nada indica que o vídeo tenha sido gravado no Brasil.

Conclusão

Fora de Contexto! Embora o vídeo seja verdadeiro, não trata de um drone, tampouco a ação é criminosa! Na verdade, estamos diante de um helicóptero combatendo um incêndio com uma técnica meramente chamada de “fogo contra fogo” ou “contra-fogo”.

Outro detalhe interessante é que considerando a origem do vídeo (daqui a pouco iremos comentar sobre isso) nada indica que ele tenha sido gravado no Brasil.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

6 Comentários

6 Comments

  1. Alexandre Mendes

    16 de setembro de 2020 em 9:56

    “nada indica que ele tenha sido gravado no Brasil” mas por que o “nada indica”? Nãoé obivio que se a publicação original é em inglês então isso já não basta para indicar que não é no Brasil e muito menos no pantanal? Por que essa finalização de materia com possivel duvida?

    • Capitão Óbvio

      16 de setembro de 2020 em 18:17

      “Não é obivio que se a publicação original é em inglês então isso já não basta para indicar que não é no Brasil e muito menos no pantanal?”
      Não. Por isso o “tudo indica”

  2. Marechal Obívio Lino Cente

    16 de setembro de 2020 em 19:57

    “nada indica que ele tenha sido gravado no Brasil” Por que dessa afirmativa? Gringos não podem gravar por aqui e nem tão pouco , falarem em inglês, ou em outro idioma qualquer? Sendo assim… isso não basta para provar nada.

    • Não.

      16 de setembro de 2020 em 22:42

      Não.

  3. Não.

    16 de setembro de 2020 em 21:02

    Não.

  4. Pingback: Ecoterroristas usam drone para causar incêndios na Califórnia (EUA) #boato

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo