today-is-a-good-day
26.5 C
São Paulo
sexta-feira, abril 26, 2024

37 morreram de overdose no Colorado após legalização da maconha!

- Publicidade -

Notícia afirma que 37 usuários de maconha morreram de overdose no primeiro dia de legalização da marijuana no estado do Colorado, nos Estados Unidos. Será verdade?

A manchete apareceu na web no dia 02 de janeiro de 2014. De acordo com o texto, 37 pessoas teriam morrido por overdose de maconha no estado do Colorado (EUA) no primeiro dia de liberação da venda de maconha para fins recreativos naquele estado.

É um completo caos aqui“, afirma o Dr. Jack Shepard, chefe de cirurgia do Centro Médico St. Luke´s, em Denver. “Eu coloquei cinco estudantes universitários em sacos para corpos desde manhã e mais estão chegando a cada minuto.”, afirmou o doutor em entrevista.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Primeiro dia de liberação da maconha deixa 37 mortos no estado do Colorado! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)
Primeiro dia de liberação da maconha deixa 37 mortos no estado do Colorado! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

É claro que o fato noticiado é falso!

Em primeiro lugar, o hospital Presbiteriano St. Luke´s existe, mas não há nenhum médico chamado Dr. Jack Shepard em seu quadro de funcionários. A própria direção do hospital publicou em seu site uma nota esclarecendo o fato e dando pistas da possível origem do tal boato.

Além disso, é bom lembrar que “Dr. Jack Shepard” é o nome de um personagem da série de TV Lost.

st_lukes
Hospital explica em nota que não tem conhecimento de nenhum Dr. Jack Shapard em seu quadro de funcionários! (foto: Reprodução)

Origens

Quem inventou essa história foi o site humorístico de língua inglesa The Daily Currant (algo como “O Diário Groselha”, se fosse possível traduzir nomes próprios em inglês). O Daily Currant é um jornal satírico que brinca com fatos do dia-a-dia e esse foi mais deles.

- Publicidade -

O uso recreativo da maconha foi realmente liberado no Colorado para pessoas com mais de 21 anos de idade, desde dezembro de 2012, quando a alteração 64 entrou em vigor. Mas foi só no primeiro dia de 2014 que a marijuana pode ser legalmente vendida em lojas especialmente licenciadas naquele estado norte-americano. Jornais afirmaram que houve filas enormes nesse primeiro dia e que a venda está limitada a 21 gramas por cliente.

Overdose impossível

De acordo com várias publicações científicas na web, é impossível sofrer uma overdose de maconha. Para isso acontecer, segundo a Drug Library, a dose letal de maconha seria de algo em torno de 690 quilos de uma única vez.

A foto usada na manchete

Os humoristas do Daily Currant usaram a imagem de um usuário com overdose mesmo, só que não é de maconha.

O fato ocorreu em abril de 2011, em Melbourne, com um jovem de 20 anos que teve parada cardíaca na calçada em frente a uma boate após o consumo da droga liquida gammahydroxybutrate, ou “GHB”. O vídeo pode ser assistido na íntegra aqui!

889037-overdose

Conclusão

Não houve nenhuma morte relacionada a overdose de maconha nos Estado Unidos no primeiro dia da liberação da venda da erva no Colorado. A notícia foi uma brincadeira criada por um site humorístico.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

12 COMENTÁRIOS

  1. Quando eu vi a imagem, a primeira coisa que eu reparei foi no nome do site.

    O pessoal acredita em textos falsos escritos em português, que dirá em inglês. 🙂

    O segundo parágrafo do que você escreveu da minirretrospectiva de 2013, também valerá para a minirretrospectiva de 2014.

  2. Esse pessoal proibicionista não tem noção do ridículo. Faz de tudo para promover seu discurso proibicionista que não deu certo em lugar nenhum do mundo.

  3. Parabéns Gilmar!! Excelente trabalho!!!

    p.s: Sou muito fã de Lost, quando eu li que o médico responsável ali era “Jack Shepard” eu ri demais aqui! hahahahahaha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui