Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O alerta do Instituto do Câncer da Indonésia para cuidados na menstruação é verdadeiro ou falso?

Correntes

O alerta do Instituto do Câncer da Indonésia para cuidados na menstruação é verdadeiro ou falso?

O alerta do Instituto do Câncer da Indonésia para cuidados na menstruação é verdadeiro ou falso?

Será que o alerta vindo do Instituto de Extensão do Câncer da Indonésia (LPKI) com 4 recomendações para mulheres em período menstrual é verdadeiro ou falso?

O texto ganhou força em compartilhamentos em diversas páginas no Facebook, como essa chamada Falando a Verdade Sistema Religioso político e Financeiro, na segunda quinzena de dezembro de 2018.

De acordo com o alerta, o Instituto de Extensão do Câncer da Indonésia (LPKI) teria disparado uma circular com 4 regras aparentemente simples, mas que seriam de vital importância para as mulheres que estão passando pelo período menstrual. Dentre as dicas, o alerta pede para que as mulheres menstruadas evitem beber água gelada, lavar os cabelos com shampoo ou comer pepino sob o risco de causar câncer de útero!!!

O texto vem acompanhado do que parece ser uma cirurgia em uma barriga volumosa, dando a entender que a operação teria sido feita em uma mulher que não obedeceu a essas dicas.

Será que esse alerta é real?

Reprodução do texto espalhado no Facebook: MULHERES TENHAM CUIDADO!!!
Se uma mulher está vendo seu período menstrual, por favor, não faça essas 4 coisas;
Quer dizer:
1. Não beba água gelada, água com gás ou coma coco durante a menstruação.
2. Não aplique xampu na cabeça porque os poros da cabeça estão abertos durante a menstruação e podem causar dor de cabeça, é muito perigoso e esse efeito pode ser sentido quando você é jovem e depois quando fica mais velho.
3. Não coma pepino durante a menstruação porque a seiva presente no pepino pode bloquear a menstruação (perda de sangue) na parede uterina e pode causar esterilidade.
4. Também durante a menstruação,
Seu corpo não deve ser atingido ou atingido por objetos duros, especialmente o abdome, pois pode causar vômitos e o útero pode ser ferido. E estas são as “ORIGENS DO CÂNCER DE ÚTERO, QUÍMICOS E ESTERILIDADE”
Pesquisas mostram que beber gelo durante a menstruação pode fazer com que o sangue menstrual permaneça na parede uterina, após 5-10 anos pode causar “CÂNCER DE ÚTERO OU TUMOR”.
Por favor, esta informação é distribuída para muitas mulheres; mães, esposas, filhas ou namoradas. Mostre preocupação pelos outros. Ame sua mulher. Há beleza em compartilhar … salvar uma mulher, você pode obter uma recompensa inesperada? Isso seria útil para as mulheres.
Compartilhe esta mensagem com qualquer mulher que você conheça. (Se você é homem e recebe esta mensagem, por favor ajude as mulheres ao seu redor), Câncer de útero ou esterilidade não será sua parte … Fonte: LPKI (Instituto de Extensão do Câncer da Indonésia)

Verdade ou mentira?

Apesar desse alerta ganhar notoriedade através de compartilhamentos no Facebook e nos grupos de WhatsApp em dezembro de 2018, encontramos versões desse mesmo texto em outros idiomas circulando desde abril. O texto circulou até no idioma bengali, em páginas verificadas como a da Bikrampur Munshiganj Society, o que dá muito mais credibilidade ao assunto.

Além disso, o alerta diz ter surgido de um aviso da LPKI (Instituto de Extensão do Câncer da Indonésia). É óbvio que o autor desse texto usou o nome de uma instituição para tentar dar mais credibilidade ao assunto. No entanto, o instituto citado não existe!

Analisando o texto

O alerta sem nenhuma assinatura e/ou provas já começa assim:

“Não beba água gelada, água com gás ou coma coco durante a menstruação”

Não há nenhuma prova científica (ou não encontramos) de que água gelada, com ou sem gás, cause câncer de útero! Se essa fosse uma informação relevante, seria fácil de se achar algo a respeito…

Na China, por exemplo, era amplamente difundido que as mulheres deveriam evitar consumir alimentos gelados durante o período menstrual, mas a crença (que nunca foi confirmada) era a de que o gelo aumentaria a cólica menstrual e nada tem a ver com aumento na incidência de câncer no útero e/ou nos ovários.

Além disso, a água (ou qualquer outro alimento ingerido) não chega congelado no estômago devido à temperatura corporal e, mesmo que chegasse, o útero não está ligado a esse órgão. O que torna a afirmação mais fantasiosa e improvável ainda.

O texto prossegue:

“Não aplique xampu na cabeça porque os poros da cabeça estão abertos durante a menstruação e podem causar dor de cabeça”

Se o estômago não está ligado diretamente ao útero, o que dizer da cabeça? Como acreditar que os “poros abertos” do couro cabeludo podem ter alguma ligação com o útero? Mais um mito, e esse é das antigas!

Os mais velhos (pergunte a sua avó) acreditavam que a mulher não podia lavar os cabelos quando estavam menstruadas, mas não há evidências de que isso cause algum mal.

Prosseguindo:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

“Não coma pepino durante a menstruação porque a seiva presente no pepino pode bloquear a menstruação (perda de sangue) na parede uterina e pode causar esterilidade.”

Em março de 2017, o doutor Drauzio Varella fez um vídeo explicando que não há nenhuma restrição na alimentação durante a menstruação. No entanto, o médico diz que alimentos que produzem gases podem causar um desconforto, mas que não fazem mal nenhum:

Lembrando que o pepino é rico em vitamina K, que ajuda a prevenir sangramentos excessivos. Portanto, não há nenhum motivo para se evitar o consumo do vegetal nesse período.

A seguir, o autor do alerta diz:

“Também durante a menstruação, Seu corpo não deve ser atingido ou atingido por objetos duros, especialmente o abdômen, pois pode causar vômitos e o útero pode ser ferido.”

Acreditem, nunca é bom ser atingida por objetos duros em nenhuma parte do corpo estando menstruada ou não! Aqui, o autor mistura algo que possa parecer plausível ao leitor para tentar empurrar junto um monte de dados falsos. É a mesma coisa que dizer “evite ser atropelada por um caminhão durante o período menstrual!”.

É claro que ser golpeado no abdômen pode até causar vômitos, mas quem ler isso pode passar a acreditar ainda mais no que veio antes no texto e as chances de repassar o texto falso aumentam.

Completando o parágrafo anterior, o autor afirma que:

“E estas são as “ORIGENS DO CÂNCER DE ÚTERO, QUÍMICOS E ESTERILIDADE”

Aqui dá para perceber claramente que o texto foi simplesmente traduzido mal e porcamente, pois essa linha não faz o menor sentido!

E, novamente, o autor não satisfeito com o “estrago”, tenta mais uma cartada:

“Pesquisas mostram que beber gelo durante a menstruação pode fazer com que o sangue menstrual permaneça na parede uterina, após 5-10 anos pode causar “CÂNCER DE ÚTERO OU TUMOR”.”

Quais são as pesquisas? Cadê os links dos artigos? E a pergunta fundamental é: Quem é que “bebe gelo”?

Essas e outras perguntas ficam sem respostas, pois o autor dessa balela só queria (ao que parece) espalhar a desinformação sem se preocupar em apresentar dados que comprovem a enorme quantidade de baboseiras ditas.

E para finalizar, o autor pede para que o texto seja compartilhado com o maior número de pessoas possível e blá, blá blá… Desde a primeira corrente alarmista que desmentimos aqui no E-farsas, em 2012, os criadores de correntes falsas como essa usam a técnica de pedir para que “o alerta seja repassado ao maior numero de pessoas”:

Raquel Arlington – Menina com Câncer

As fotos usadas nessa corrente falsa

Para quem ficou preocupado com as fotos de uma cirurgia, que acompanham o alerta, trata-se de uma operação ocorrida no México para a remoção de um cisto de ovário. De acordo com o francês Journal Anesthésie, o cisto pesava cerca de 33 quilos e exames feitos 6 meses após a cirurgia revelaram que não havia mais nada de anormal no organismo da mulher!       

Conclusão

Não há nenhuma prova de que essas “dicas” sejam válidas! A menstruação ainda é um tabu para muita gente e, apesar de não ser uma doença, o melhor remédio para questões como essa ainda é a informação!

Continue lendo
4 Comentários

4 Comments

  1. Pingback: O alerta do Instituto do Câncer da Indonésia para cuidados na menstruação é verdadeiro ou falso? | Mega News Mix

  2. Pingback: O alerta do Instituto do Câncer da Indonésia para cuidados na menstruação é verdadeiro ou falso? - Blog Ultradicas

  3. Lucho

    5 de janeiro de 2019 em 9:12

    “Falando a Verdade Sistema Religioso político e Financeiro”

    Só por esse nome da pagininha do facebosta já dava para imaginar o que viria: Merda. E foi o que realmente veio.

  4. Aline

    6 de janeiro de 2019 em 19:49

    Eu sempre ouvi da minha mãe e da minha vó que tomar coisas geladas, lavar a cabeça ou entrar na piscina enquanto estiver menstruada causava endometriose e te deixaria estéril porém eu mesma nunca liguei para isso, uma pessoa com um pouco mais de conhecimento sabe que isso é falso, além disso o câncer de útero tem origem genética na maioria dos casos, o melhor jeito é o povo pesquisar primeiro antes de espalhar desinformação pela internet

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo