5 boatos e teorias absurdas sobre o bloqueio do WhatsApp!

Share Button

Quais foram os boatos mais curiosos e mirabolantes inventados no dia em que o WhatsApp saiu do ar no Brasil? Descubra aqui!

No dia 17 de dezembro de 2015, o aplicativo WhatsApp ficou fora do ar por algumas horas em cumprimento a uma medida judicial, dando origem a uma série de teorias e boatos infundados sobre a interrupção desse serviço de troca de mensagens instantâneas no Brasil. Algumas dessas teorias são criadas “na base da zoera”, mas muita gente acaba acreditando e passando adiante e o estrago acaba tomando proporções inimagináveis!

Veja cinco dos melhores boatos aqui e descubra porque não devemos acreditar cegamente em tudo que circula nas redes sociais:

Áudio se espalha no WhatsApp sobre um iminente golpe de estado! Será verdade?

Boatos se espalham nas redes sociais sobre a paralisação do WhatsApp!

1 – Decisão judicial mandou limpar banco de dados

A imagem abaixo mostra um trecho da decisão judicial, expedida em São Bernardo do Campo, solicitando a interrupção do WhatsApp no Brasil por 48 horas. O boato que circula juntamente com essa imagem afirma que o documento (que foi expedido na cidade onde mora o ex-presidente Lula) solicita a limpeza de todos os dados de todas as conversas [inclusive de políticos] que ficavam armazenadas nos servidores da empresa. Com isso, o texto dá a entender que essa paralisação do WhatsApp seria uma jogada apenas para apagar provas de alguns políticos que estariam envolvidos em escândalos de corrupção:

1-boato_whatsapp

A verdade é que o documento pede para que seja feita uma limpeza de cache nos servidores do WhatsApp e isso NÃO apaga dados gravados nos bancos de dados da empresa. A limpeza de cache (que são arquivos temporários) foi solicitada para evitar que sites e serviços vinculados ao WhatsApp não consigam acessa-lo via proxy transparente. Os provedores mantém esses arquivos de cache para agilizar – entre outras coisas – as conexões entre usuários e servidores!

Como o pedido da paralisação do WhatsApp foi feito por causa de uma investigação (que corre em sigilo), a ordem de apagar dados seria contraproducente para investigações!

2 – WhatsApp foi derrubado pelo concorrente

A imagem abaixo mostra um dos muitos boatos que se espalharam pelas redes sociais no dia 17 de dezembro de 2015. O alerta afirma que a Oi Telemóvel teria inventado esse bloqueio do WhatsApp no Brasil para fortalecer a sua base de clientes no concorrente, Telegram!

2-boato_whatsapp

A verdade é que não dá para levar a sério uma denúncia que nem é assinada, né?

Pra começar, o Telegram é um aplicativo criado pelos irmãos fundadores da rede social russa VK e nada tem a ver com o grupo OI (erradamente chamada de “Oi Telemóvel” no boato).

No entanto, esse aplicativo acabou se dando bem com a interrupção dos serviços de mensagens instantâneas do seu concorrente. Em poucas horas com o WhatsApp fora do ar, o Telegram conquistou cerca de 1,5 milhão de novos usuários brasileiros! Um número alto, mas muito menor do que 60 milhões!

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

É bom lembrar que todo bom boato é aquele que volta a circular de tempos em tempos e esse não é diferente. Em março de 2015, essa mesma “notícia” havia se espalhado pelo Facebook!

3 – Bloqueio para evitar divulgação de prisão de Lula

O alerta abaixo apareceu no Twitter no dia 16 de dezembro afirmando que o bloqueio do WhatsApp foi um plano orquestrado pelo Governo Federal para evitar a propagação da notícia da prisão do ex-presidente Lula (que, segundo o texto, irá acontecer no dia 18 de dezembro de 2015):

3-boato_whatsapp

A verdade é que o WhatsApp foi bloqueado por causa um descumprimento judicial ordenado na metade do ano de 2015 e nada tem a ver com prisões de políticos (pelo menos, não pelo que se sabe). Além disso, não vai ser por falta de WhatsApp que ficaremos sem notícias. Como vimos acontecer, mais de um milhão de usuários que ficaram algumas horas sem WhatsApp se mudaram rapidamente para outro mensageiro. Seria bem complicado esconder uma prisão como essa!

4 – Bloqueio foi armado pelas empresas de telefonia

Esse boato pareceu no Facebook no dia 17 de dezembro de 2015 e afirmava (sem apresentar provas, é claro) que o bloqueio do WhatsApp teria sido um plano criado pelas empresas de telefonia com o propósito de mostrar ao governo o quanto que ele está perdendo em arrecadação de impostos com ligações telefônicas. O texto ainda pede para que os usuários não façam ligações através dos celulares para que as operadoras não tenham exito em seu plano malígino:

4-boato_whatsapp

A verdade é que o governo continua recebendo seus impostos das operadoras independente se foram feitas ligações de voz ou de dados. É claro que o valor de uma ligação telefônica é muito maior do que o de a mesma ligação feita via dados, mas isso é mais culpa das operadoras que podiam passar a priorizar a disponibilização de oferta de dados ao serviço de voz e, dessa forma, lucrarem mais (e pagarem mais impostos sobre esses lucros).

Essa ideia da criação de um cartel apenas para “mostrar ao governo” é muito improvável (tanto é que quem inventou isso não apresentou nenhuma prova). Como o ônus da prova cabe ao acusador e não conseguimos provar que algo não existe, estamos no aguardo de algum documento que confirme esse boato. Até lá, essa história é falsa!

Além disso, nem é preciso que o WhatsApp saia do ar para que as empresas de telefonia mostrem ao governo se esse aplicativo dá prejuízo ou não, basta um histórico dos últimos anos para se chegar aos números desejados. Mesmo assim, não é garantia de que o governo dê atenção para isso agora!

5 – Bloqueio foi feito para evitar spoliers do Star Wars

Essa é claramente um brincadeira: O WhatsApp teria sido tirado do ar para evitar que os usuários divulguem spoilers da estreia no cinema do sétimo episódio da franquia Star Wars:

5-boato_whatsapp

Como o filme estreou no mesmo dia da paralisação do WhatsApp, muitos usuários no Twitter começaram a espalhar a brincadeira que associava os dois acontecimentos. Uma busca pelo termo “WhatsApp Spoilers de Star Wars” no Twitter mostra que o assunto rendeu!

Conclusão

Esses foram apenas 5 dos muitos boatos envolvendo a paralisação do WhatsApp por causa de uma decisão judicial. E você, viu algum outro boato desse tipo na internet, manda pra nós!

Share Button
Conspirações, Falso, Humor, Política, Tecnologia, Voltando a Circular
, , , , , , , , , , , , , , , , ,
  • Snorlax Deitão

    Ontem (16/12), no primeiro compartilhamento que eu cliquei sobre isto no Facebook, de um link de matéria do site da Folha, estava dizendo lá na matéria que era treta Whatsapp X Empresas Telefônicas, tipo Táxi X Uber. Mas fui lá dar uma olha e os caras já modificaram o texto.

    • Eu™

      É porque como eles precisavam dar a notícia e até o momento da publicação não haviam liberado o motivo (graças ao sigilo do processo), ASSUMIRAM que o pedido do bloqueio havia sido solicitado graças a esse motivo. Vários sites reportaram isso e depois que as informações foram chegando, as notícias foram sendo atualizados.

      Jornalismo 101.

  • Cesar da Silva

    É verdade que o governo criou um site concorrente do E-Farsas?
    http://www.brasil.gov.br/fatos-e-boatos

  • O brasileiro ta emburrecendo demais… A proliferação de boatos e noticias falsas esta se tornando insuportavel.

    • Marcos A.

      A burrice sempre existiu, acontece que com a facilidade de informação apenas expandiu isso mais rapidamente.

    • Exatamente. O saudoso professor Pierluigi Piazzi dizia que a TV foi a Fosfoetanolamina (quer dizer, Talidomida) intelectual do século XX. E a Internet está sendo a Talidomida intelectual do século XXI.

      Inclusive tem pesquisas que mostram que usar o Facebook tem o mesmo efeito para o cérebro que usar drogas. Aí marquinhos, não só eu quem disse isso, viu?

  • PQP essa do star wars foi de doer kkkkkk

  • Xanda

    O pior de tudo são as correntes que proliferam: “repasse pra não sei quantos se não não atualiza e terá de ser pago”ou o áudio: “não repassem nada pq vai travar tudo…” assim fica confuso… repassar ou não, eis a questão…

  • Ainda acho que é para evitar spoilers de Star Wars.

    • Cesar da Silva

      Antes do bloqueio d”o atizap”, já havia um post do G1 contando o filme todo. Quem é filho de quem, quem apareceu onde, como e porquê.

  • Bloqueio de apenas 12 horas e já causou esse escarcéu? E com direito a teorias da conspiração cretinas?

    Não é a toa que existem clínicas para tratamento de dependência de Internet.

  • Lee

    Às vezes fico tentando imaginar o que faz um ser humano perder tempo criando ess tipo de boato..o que uma pessoa ganharia com isso, jesuis?

  • A Verdade vai ser revelada agora: O Bloqueio Ocorreu porque o Rubinho Barrichello, descobriu que irão pedir o Impeachment de Fernando Collor de Mello.

  • Joel

    De qualquer forma, a medida é ilegal e fere diretamente o Marco Civil da Internet.
    As melhores dicas para whatsapp http://www.whatsappear.com.br/aplicativo/

  • A solução não é bloquear, mas sim educar.

    • A solução é criar vergonha na cara e assumir que é um viciado eletrônico.

  • deise angelo

    seja qual for o motivo deixou a gente na mão .hoje estamos tão acostumados como whats que ficamos perdidos

    • Não querida. Você está.

      Que tal você criar vergonha nesta porcaria desta tua cara e assumir que você é uma viciada eletrônica? Sabia que o HC da USP possui tratamento para quem é dependente em Internet?

  • Mario Junior

    E um descaso com a população brasileira.

    • Eu™

      Claro, afinal Whatsapp é item de primeira necessidade, né?

  • Lucas

    O bloqueio do Whatsapp nunca cumpri com o tempo estipulado pelos juízes

  • Standardzilla

    O pior de tudo é: Tem gente que acredita!

  • Whatsapp

    A proliferação de boatos e noticias falsas esta se tornando insuportavel. A solução não é bloquear, mas sim educar. Obrigado

  • Jailson Sousa

    O bloqueio do whatsapp é quase como um golpe na pessoas, estamos tão acostumando com essa rede social, que viralisou como um meio de comunicação muito eficiente, para mim tem seus ponto positivos e seus pontos negativos.

  • Alice

    Hahahahaha, Star wars foi demais! Pelo menos uma vez no ano circula boatos pelo whatsapp de que vai haver um bloqueio. kkkkk

  • Pingback: Deputada Maria do Rosário exigiu explicações pelos 10 bandidos mortos pela Polícia? – ?()