7 Notícias sobre acidentes causadas por carregador de celular!

Share Button

Relembre conosco 7 notícias que circulam pela web sobre acidentes que teriam acontecido pelo uso do aparelho de celular enquanto ele estava carregando!

Não é de hoje que notícias de acidentes (alguns até fatais) envolvendo o uso do smartphone enquanto ele estava carregando. Vira e mexe, algum site site especializado em espalhar fake news pega uma foto de acidente aleatória na web e inventa que a vítima (ou as vítimas) teriam se machucado por cismar em usar o celular com ele ligado na tomada.

No entanto, já mostramos aqui no E-farsas diversas vezes que essas notícias são falsas, e você vai relembrar algumas delas a seguir:

1 – Você costuma dormir com o celular ligado na tomada?

Essa fake news parece ser a precursora de todas as outras sobre acidentes envolvendo o uso do celular ligado na tomada!

Em julho de 2012, explicamos a verdade a respeito de algumas fotos que se espalharam de uma cama incendiada e uma mão machucada terem alguma relação com o uso do aparelho de celular ligado na tomada. Explicamos na ocasião que a notícia era falsa e não havia nenhuma relação entre as fotos!

Acidente com celulares!

Acidente com celular! Notícia falsa!

2 – Celular explodiu a boca de um rapaz

Essa é de março de 2016. De acordo com o texto bastante compartilhado na época, um rapaz teria se ferido gravemente na boca ao utilizar o smartphone enquanto ele estava carregando na tomada! Tem até vídeo dele deitado em uma cama de hospital…

Acontece que, conforme apuramos na ocasião, descobrimos que o moço do vídeo explodiu a própria boca com uma bomba, em uma tentativa de suicídio!   

Celular teria explodido no rosto do rapaz, mas a verdade é que ele tentou se matar! (foto: Reprodução/Facebook)

3- Homem tem o rosto desfigurado por celular ligado na tomada!

Outra foto compartilhada nos grupos de WhatsApp em setembro de 2016 mostra um homem com a metade do rosto estourada e o áudio que acompanha a imagem diz que ele estava falando ao celular com ele carregando!

Após uma rápida pesquisa na web, descobrimos que o homem da foto, na verdade, teve metade do rosto destruída por um tiro de calibre 12, no Rio de Janeiro.

Fake news afirmava que o rapaz teve metade do rosto desfigurada ao usar o celular ligado na tomada! (foto: Reprodução/WhatsApp)

4 – O uso de celular causou uma explosão em posto de gasolina?

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

Essa circulou em outubro de 2017. Segundo o texto que acompanha um vídeo de um carro explodindo em um posto de gasolina, o acidente teria acontecido porque um dos ocupantes do veículo não teria respeitado o aviso de “Proibido Celular”, afixado nas paredes do posto de gasolina, e o uso do aparelho ligado no carregador do veículo teria causado a explosão!

Explicamos, então, que o vídeo é de uma explosão real, mas o acidente não tem nada a ver com o uso de aparelhos de celular.

O veículo que explodiu havia recebido o kit GNV menos de um mês antes do acidente e o proprietário da empresa que fez a instalação do equipamento foi chamado para depor na delegacia. Uma mulher de 27 anos morreu na hora e outras 3 pessoas ficaram feridas!

Veículo teria explodido porque um dos ocupantes estaria usando o celular durante do abastecimento! (foto: Reprodução/Facebook)

5 – Uma família morreu eletrocutada ao usar um celular carregando?

Também em outubro de 2017, pesquisamos a verdade a respeito de algumas fotos de membros de uma mesma família que teria morrido por terem usado um smartphone enquanto ele estava carregando na tomada.

A verdade é que a mãe, a filha e o neto morreram após encostarem em um varal que estava energizado. O fio do varal encostou em um fio desencapado que estava preso por um prego na parede!

Família teria morrido após usar o celular enquanto eles estava carregando! Na verdade, eles encostaram em um fio desencapado! (foto: Reprodução/WhatsApp)

6 – Garoto morre ao dormir com o celular carregando! Será?

Em junho de 2016, pesquisamos a verdade a respeito de uma notícia muito compartilhada nas redes sociais naquela ocasião. A notícia, acompanhada de fotos do corpo carbonizado de um rapaz, afirma que ele teria morrido após levar um forte choque elétrico. O acidente fatal teria ocorrido depois que o garoto pegou no sono, ouvindo músicas pelos fones de ouvidos ligados ao aparelho de celular que estava carregando na tomada!

Só que, conforme apuramos, o rapaz havia morrido em junho de 2016, na Tailândia e, diferente do que se espalhou, a vítima não morreu por causa de um aparelho de celular. Na verdade, ele estava usando fones grandes, ligados ao seu computador, em um dia chuvoso quando um forte raio atingiu a residência!

Rapaz teria morrido ao utilizar o smartphone enquanto estava carregando, mas a verdade é que ele recebeu a descarga de um raio vindo de seu computador! (foto: Reprodução/WhatsApp)

7 – Celular explode e rapaz perde seus dedos

Em janeiro de 2015, o E-farsas foi atrás de tentar descobrir se a notícia (acompanhada de fotos) de um de um rapaz com os dedos todos esfacelados era verdadeira mesmo e se o acidente teria sido causado pelo uso do aparelho enquanto este estava carregando como estavam afirmando nas redes sociais!

A verdade é que o rapaz que aparece na foto é um indonésio que se feriu, em 2013, ao brincar com fogos de artifício. De acordo com o jornal Tribun-Timur, o acidente ocorreu no dia 13 de julho de 2013 em Macáçar, na Indonésia!

Celular teria explodido as mãos de um rapaz! A verdade é que ele perdeu parte dos dedos brincando com fogos de artifício? (foto: Reprodução/Facebook)

E você, viu alguma notícia na web de acidentes que teriam sido causados pelo uso de smartphones ligados no carregador? Deixe aí nos comentários!

Share Button
Falso, Retrospectiva, Tecnologia
, , , , , , , , ,