Connect with us

E-farsas

James Gunn processou Trump em U$1 bilhão por uso do Superman?

Cinema / TV

James Gunn processou Trump em U$1 bilhão por uso do Superman?

James Gunn processou Trump em U$1 bilhão por uso do Superman?

Diretor de Superman teria processado o presidente dos Estados Unidos em um bilhão de dólares por uso indevido da imagem do super-herói, mas será que isso é verdade?

A notícia surgiu nas redes sociais na primeira quinzena de junho de 2025, sendo disseminada também em sites e blogs especializados em cultura Pop. De acordo com o que se espalhou, o diretor e roteirista do filme Superman, James Gunn, teria processado uma ação bilionária contra o presidente Donald Trump pelo uso indevido de um pôster da produção que estreou nos cinemas no dia 10 de julho de 2025. O presidente norte-americano teria sido acionado pelos advogados do cineasta após postar uma montagem com seu rosto sobreposta no corpo do Homem de Aço, no perfil oficial da Casa Branca.

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões compartilhadas nas redes sociais em julho de 2025: “BOMBA: JAMES GUNN PROCESSA CASA BRANCA E DONALD TRUMP EM US$ 1 BILHÃO POR USO INDEVIDO DE IMAGEM DE ‘SUPERMAN” (foto: Reprodução/Instagram)

Verdade ou mentira?

No dia da estreia do filme Superman, 10 de julho de 2025, a Casa Branca publicou em seu perfil oficial no Twitter uma montagem feita a partir de um pôster de divulgação da película, mas com o rosto de Donald Trump colado no lugar do ator David Corenswet. A publicação, que teve mais de 53 milhões de visualizações, foi feita juntamente com os dizeres:

“O símbolo da esperança. Verdade. Justiça. O estilo americano. Superman Trump” (Reprodução/Twitter)

A postagem certamente não deve ter agradado o diretor do longa-metragem, visto que ele já deu várias declarações contra a gestão do presidente dos Estados Unidos, mostrando seu ponto de vista diversas vezes dentro do enredo do filme. No entanto, não há nenhuma prova de que ele tenha processado Trump.

Resumo em vídeo

Assista ao resumo desta checagem em vídeo:

@efarsas

James Gunn processou Trump em 1 bilhão? superman fakenews

♬ som original – Gilmar Lopes – Gilmar Lopes

Esse rumor surgiu de um site de língua inglesa chamado USA Midia, que não apresenta nenhuma prova de que isso tenha acontecido de fato.  

Além da falta de dados, é importante ressaltar que se o caso fosse real, não seria James Gunn o autor do processo, mas a Warner Bros. juntamente com a DC Studios, que são as empresas detentoras dos direitos da produção. 

Conclusão

Não é verdade que James Gunn esteja processando Donald Trump em U$ 1 bilhão pelo uso indevido da imagem do Superman!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Cinema / TV

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top