Connect with us

E-farsas

Água contaminada com metanol começou a sair cor-de-rosa das torneiras em Itu?

Conspirações

Água contaminada com metanol começou a sair cor-de-rosa das torneiras em Itu?

Água contaminada com metanol começou a sair cor-de-rosa das torneiras em Itu?

É verdade que a água com coloração rosa começou a sair das torneiras em Itu–SP e as autoridades estariam investigando se há contaminação por metanol?

As imagens começaram a se espalhar na primeira semana de outubro de 2025 nas redes sociais e mostram torneiras vertendo água cor-de-rosa. Segundo o que se espalhou, o caso estaria acontecendo em Itu, cidade localizada a cerca de 400 km da capital paulista, e especialistas estariam investigando possível contaminação por metanol. 

A alegação ganhou força em compartilhamentos juntamente com o aumento de denúncias de mortes causadas pela ingestão de bebidas contaminadas com metanol, mas será que isso é verdade mesmo?

Texto de uma das versões compartilhadas no Instagram: “Água rosada começou a sair das torneiras em Itu (SP), e a polícia investiga a possível presença de metanol no reservatório” (foto: Reprodução/Instagram)

Verdade ou mentira?

As imagens são reais, mas não se trata de contaminação por metanol!

No dia 30 de setembro de 2025, a Companhia Ituana de Saneamento, responsável pela distribuição de água na cidade, publicou uma nota explicando que a cor alterada no dia 30 se deveu à presença de um produto utilizado no processo de tratamento da água, mas que a situação já havia sido normalizada. A empresa também pede para que o líquido seja descartado e que iniciou uma apuração interna para determinar o que houve de errado na operação. 

Segue a nota na íntegra:

“Por conta de um incidente ocorrido na madrugada de segunda (29) para terça-feira, algumas residências da região do São Luiz / Pq. América receberam água com uma coloração rosa. A cor se deve à presença de produto utilizado no processo de tratamento da água. E uma apuração interna deve indicar o que ocorreu fora do protocolo de operação. Por precaução, orientamos que a água com coloração rosa que chegou às caixas seja descartada. Não a utilize para higiene pessoal, hidratação ou alimentação. A situação já foi normalizada na estação de tratamento e a água, dentro dos parâmetros de qualidade, deve chegar às residências ainda na manhã desta terça-feira.”

O produto em questão é o permanganato de potássio, composto químico de cor violeta utilizado no saneamento para remover diversos contaminantes presentes na água, além de ajudar no controle do crescimento de algas e bactérias. Ele também serve para remover substâncias que causam mau odor na água.

Metanol não tem cor

Diferente do que se espalhou, o metanol é incolor, sendo impossível identificá-lo na água apenas pela cor. Na bebida alcoólica, ainda é mais difícil sua detecção, pois seu cheiro e gosto são indistinguíveis dos do álcool.  

Entramos em contato com a Polícia Civil, citada nas postagens, que negou investigações nesse sentido em Itu.

Conclusão

A água rosa, distribuída no dia 30 em algumas regiões de Itu, não ganhou essa coloração devido à contaminação por metanol. A companhia de saneamento da cidade explicou que houve um incidente relacionado ao permanganato de potássio, composto químico utilizado na purificação da água!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top