A lista de pessoas que “morreram por saber demais” é verdadeira?
Por
Vídeo mostra inventores e pesquisadores que teriam morrido de forma misteriosa após descobertas revolucionárias, como a cura para o câncer! Será verdade?
O que Stanley Meyer, Yoram Kaufman, Mark A. Smith, Jacob Grinberg e outros 5 homens citados em um vídeo têm em comum? De acordo com o que foi compartilhado na web na primeira quinzena de dezembro, todos eles teriam morrido de forma misteriosa logo após suas descobertas revolucionárias.
Stanley Meyer, por exemplo, teria morrido logo após mostrar ao mundo o seu carro movido à água, enfurecendo toda a indústria do petróleo. Yoram Kaufman teria sido encontrado morto após divulgar ao mundo que havia descoberto água em Marte.
O vídeo prossegue mostrando outros casos intrigantes, como de um médico que teria descoberto a cura para o câncer e “perdido a vida” para que sua pesquisa continuasse em segredo, como parte de uma série de conspirações feitas pelas grandes indústrias, mas será que essa lista é real mesmo?
@curiosidadesreaisof Pessoas que pagaram um alto preço por saber demais 🤐 . . #foryoupage #casosmisteriosos #curiosidades #stanleymeyer #drnicolaugonzalez #philipsschneider #cientistas #entregatiktok #aprendanotiktok #fy
Verdade ou mentira?
1 – Stanley Meyer – Carro movido a água
O vídeo começa alegando que Stanley Meyer teria morrido misteriosamente logo após ter inventado o carro movido a água, o que não é exatamente verdade. O norte-americano Stanley Allen Meyer ficou conhecido na década de 1990 pela sua criação: um equipamento que ele chamou de “célula de combustível de água”, mas que era, na verdade, apenas uma máquina que separava o hidrogênio da água por meio da eletrólise.

Stanley Meyer e seu carro supostamente movido a água (foto: reprodução/WhatsApp)
O inventor proibiu que pesquisadores e cientistas analisassem sua invenção, além de não conseguir entregar um protótipo funcional para nenhuma das empresas para as quais ele havia firmado contrato. Em 1996, um tribunal de Ohio julgou seu invento fraudulento, pois a energia gasta para gerar a eletrólise era muito maior que a gerada pelo hidrogênio. Ele foi condenado a devolver cerca de 25 mil dólares para dois investidores.
No dia 20 de março de 1998, dois anos após ter sido comprovado que seu invento não funcionava, Meyer morreu durante um jantar em um restaurante. Apesar de seu irmão alegar que ele teria sido envenenado, uma investigação policial, apoiada em exames de legistas, concluiu que Stanley Meyer, que tinha pressão alta, morreu de aneurisma cerebral.
Suas patentes caíram em domínio público e estão disponíveis para serem usadas sem restrições ou pagamento de royalties e nenhum fabricante ou montadora de veículos usou seu invento em nenhum novo motor!
2 – Yoram Kaufman – Água em Marte
Kaufman foi um importante cientista do Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA e sua pesquisa contribuiu para uma melhor compreensão do aquecimento global. Pioneiro no estudo de aerossóis e como eles afetam o clima, ele faleceu em maio de 2006, semanas após ser atropelado por um carro enquanto andava de bicicleta.
Esse brilhante cientista liderou vários projetos da NASA e confirmou o que a comunidade científica já sabia há décadas sobre a existência de água em Marte. Não houve nada de suspeito na morte de Kaufman e suas descobertas não foram escondidas.
3 – Nicholas Gonzalez – Cura do câncer
Criador do “protocolo de Gonzalez”, esse ex-médico defendia que as enzimas pancreáticas eram a principal defesa do organismo contra o câncer. Colocado à prova pela comunidade médica, seu método se provou ineficaz, ele foi acusado de charlatanismo e fraudador e, em 1994, Gonzalez foi preso. Ele foi colocado em liberdade condicional por dois anos pelo Conselho Médico do Estado de Nova York por “afastar-se da prática médica”.
Um ensaio clínico feito com pacientes em fase terminal com câncer pancreático mostrou que os pacientes tratados pelo método do então doutor Nicholas Gonzalez acabaram morreram muito mais cedo do que aqueles tratados com quimioterapia convencional. Além disso, os pacientes tratados com quimioterapia relataram uma melhor qualidade de vida.
Em 1997, um tribunal de Nova York considerou Gonzalez negligente em relação ao tratamento do câncer, tendo que pagar US$ 2,5 milhões em indenização para uma paciente que ele alegou erroneamente ter curado do câncer. Anos mais tarde, em 2000, ele foi considerado responsável pela morte de um paciente com linfoma de Hodgkin e condenado a pagar US$ 282.000 em danos por usar seu método ao invés dos tratamentos convencionais. Esses foram apenas dois dos diversos processos que ele teve que responder.
Gonzalez morreu de ataque cardíaco em julho de 2015, aos 67 anos. Diferente da teoria conspiratória espalhada, sua morte não teve nada de suspeita e ocorreu mais de 15 anos do seu “auge” na “cura do câncer”.
4 – Mark A. Smith – Cura do Alzheimer
Renomado pesquisador da doença de Alzheimer, conhecido por desafiar a teoria dominante do amiloide e focar no papel do estresse oxidativo, mitocondrial e reentrada do ciclo celular, Mark Smith não descobriu a cura para a doença, mas suas contribuições impulsionam as pesquisas na área até hoje. Infelizmente, esse gênio sofreu um trágico atropelamento em frente a sua casa, falecendo pouco tempo depois. O motorista fugiu do local sem prestar ajuda.

Renomado pesquisador da doença de Alzheimer não descobriu a cura para a doença, mas contribuiu muito para a comunidade científica! (foto: Reprodução/Wikipedia)
5 – Francisco Suárez – Cura do câncer
Chamado de “doutor” no vídeo, o homem de foto foi o escrito Frank Suárez, que apesar de não ser formado em Medicina, ganhava dinheiro vendendo “conselhos de saúde”, além de suplementos alimentares pra lá de duvidosos direcionados à perda de peso. Não há nenhuma prova de que ele tenha descoberto a cura do câncer e sua morte também não teve nada de suspeita.
Frank Suárez morreu em fevereiro de 2021, após cair do nono andar do prédio onde morava em Hato Rey, Porto Rico. A polícia do estado investigou o caso e concluiu oficialmente que a causa da morte foi suicídio. Relatórios comprovaram que Suárez estava passando por um quadro de depressão e havia interrompido o uso de medicamentos antidepressivos antes de sua morte, informação confirmada por familiares às autoridades.
6 – Jacob Grinberg – Telepatia
Jacobo Grinberg Zylberbaum foi um psicólogo mexicano que dedicou sua vida ao estudo do xamanismo e da telepatia. Apesar de ficar conhecido na década de 1990, suas teorias nunca foram comprovadas. Segundo seus familiares, Grinberg costumava desaparecer por semanas, sem dar explicações ou receber ligações, sempre voltando para casa. Em dezembro de 1994, ele saiu e nunca mais voltou, dando margem para inúmeras teorias conspiratórias sobre seu desaparecimento.

Jacob Grinberg costumava desaparecer por algumas semanas (foto: Reprodução/Wikipedia)
7 – Philips Schneider – Descobriu extraterrestres
Philips Schneider ficou famoso após espalhar que havia trabalhado como especialista em explosivos, ajudando a construir bases subterrâneas secretas para o governo dos EUA em Dulce, no Novo México, em 1979. Em 1995, ele passou a dar entrevistas e a apresentar palestras sobre seu encontro com seres alienígenas que viviam no subsolo. Ele dizia ser um dos três sobreviventes de uma épica batalha entre humanos e extraterrestres em 1979 e que somente ele podia dar detalhes sobre isso.
Misturando conspirações envolvendo o Governo dos Estados Unidos, discos voadores e alienígenas, Schneider nunca conseguiu comprovar nada do que dizia e foi encontrado morto em sua casa em 1997, com um tubo de borracha enrolado em seu pescoço. Sua morte, investigada como suicídio, levantou uma série de teorias conspiratórias, mas nada foi comprovado.

Joep Lange (Foto: Reprodução/Wikipedia)
8 – Joep Lange – Cura da AIDS
Joseph Marie Albert “Joep” Lange foi um importante médico neerlandês na área do HIV. Presidente da Sociedade Internacional da AIDS, ele liderou a organização que promove conferências internacionais e divulgando novas pesquisas sobre a AIDS até 2004. Como já mostramos aqui no E-farsas, Lange estava entre as vítimas da queda do Boeing 777, que caiu na Ucrânia em 2014. Ele e outros colegas estavam indo para uma conferência sobre HIV quando o acidente fatal aconteceu. Não haviam descoberto a cura da AIDS.
9 – Li Wenliang – COVID
O doutor Li Wenliang foi um oftalmologista chinês e é considerada a primeira pessoa a alertar a população sobre os perigos da COVID-19. Intimado pela polícia chinesa em janeiro de 2020, ele foi obrigado a declarar que seus alertas sobre a doença “eram infundados”. Ele foi liberado somente após assinar uma declaração “confessando” que havia inventado os perigos da doença. No mês seguinte, ele foi internado com COVID, falecendo dias depois.
Conclusão
Não há nada de conspiratório e/ou de suspeito nas mortes das nove pessoas mostradas no vídeo!
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!








