A Maldição do Superman é real?

Share Button

Texto que circula pela web afirma que todos os atores que protagonizaram o homem de aço sofreram de uma maldição terrível! Mas será que isso é verdade?

O artigo apareceu na web há vários anos e sempre volta a circular. De acordo com a notícia, todos os atores que interpretaram o Superman no cinema e na TV, além de várias pessoas envolvidas com o personagem, teriam sofrido algum tipo de problema de saúde (alguns teriam até morrido) depois do lançamento de algum filme da franquia.

superman

 

Alguns exemplos dessa teoria macabra da maldição do Superman:

  • Christopher Reeve (Superman I, II, III e IV) – Caiu de um cavalo e ficou tetraplégico.
  • Kirk Alyn (Superman de 1948) – Nunca mais conseguiu nenhum papel
  • George Reeves (Série de TV e filmes da década de 50) – Suposto suicídio, com um tiro na cabeça (ou teria se jogado pela janela, achando que podia voar de verdade)
  • Bud Collyer (Dublou série de desenho animado) – Morte por derrame

Além dessas fatalidades, outras teriam acontecido com profissionais que trabalharam diretamente com alguma produção relacionada ao Homem de Aço. Seja na TV, nos quadrinhos ou no cinema:

  • Margot Kidder (Lois Lane nos filmes com Christopher Reeve) – Nunca mais conseguiu nenhum papel depois dos filmes e entrou em depressão
  • Richard Pryor (Superman III) – Morreu de infarte
  • Joe Shuster e Jerry Siegel (criadores do Superman) – Teriam vendido sua criação por poucos dólares e morreram na miséria

 

Verdadeiro ou falso?

Essa história de maldição é falsa!

Ao analisar essa suposta maldição detalhadamente, podemos chegar á conclusão de que esse tipo de afirmação só serve mesmo para reforçar o mito do Superman. Temos tendência a reforçar apenas as fatalidades que ocorreram com alguns profissionais envolvidos com a franquia, mas nos esquecemos de colocar na ponta do lápis as centenas de outras pessoas relacionadas à produção do Super-homem que nada sofreram.

Estatisticamente, tem mais gente que não sofreu nenhum arranhão do que as que sofreram algo.

Refutando a maldição

Vamos tentar explicar a verdade por trás de algumas das supostas fatalidades que teriam ocorrido com quem trabalhou com o (e no) Superman:

Os criadores morreram na miséria

Em 1930, Joe Shuster e Jerry Siegel eram apenas dois dos muitos jovens que tentavam ganhar a vida com quadrinhos nos Estados Unidos. Vários deles venderam suas criações a preço de banana às editoras nas quais trabalhavam sem participação nos lucros. Eles venderam o personagem Superman (que era, a princípio um vilão) à editora em que trabalhavam por $130, mas em 1975, entraram com uma ação contra a DC Comics e cada um passou a receber um salário vitalício. Apesar de não ficarem milionários, ambos não morreram na miséria!

Joe Shuster e Jerry Siegel ! (foto: Reprodução/Internet)

Joe Shuster e Jerry Siegel, criadores do primeiro Superman! (foto: Reprodução/Internet)

 

Kirk Alyn

Ao contrário do que a lenda afirma, o ator Kirk Alyn – que fez o papel do Superman em 1948 e 1950 – participou de muitos outros filmes para o cinema e para a TV (pelo menos, 11 produções até 1983!). O fato é que quem faz um papel tão importante como o Super-Homem realmente fica marcado para o resto da vida!

Kirk Alyn como Superman! (foto: Reprodução/DC Wikia)

Kirk Alyn como Superman! (foto: Reprodução/DC Wikia)

 

George Reeves

Muitas publicações na web insistem que o ator George Reeves estava desanimado depois de saber que série de TV As Aventuras de Superman seria cancelada, mas a verdade é que o programa era um enorme sucesso! Quando Reeves morreu, já havia sido encomendada mais uma temporada da série e a produção ia começar naquele mesmo ano. A Kellogg’s, principal patrocinador do show, tinha aumentado o orçamento do programa.

Quanto ao rumor de que Reeves teria “enlouquecido” e morrido ao pular de uma janela (por achar que podia voar), isso também é farsa! Na verdade, ele morreu de um ferimento à bala na cabeça no dia 16 de junho de 1959. A versão final da polícia alega que o ator se suicidou, mas evidências (e amigos próximos) insistiam na possibilidade de assassinato. Sua morte, segundo seus amigos, poderia estar ligada ao romance que Reeves manteve, durante anos, com Toni Mannix – esposa de um executivo da Metro-Goldwyn-Mayer. A hipótese de assassinato nunca foi provada.

George Reeves! (foto: Divulgação)

George Reeves! (foto: Divulgação/Caped Wonder)

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

 

Bud Collyer

Bud Collyer interpretou o Superman por 11 anos (de 1940 a 1951) no rádio. Depois do sucesso de Superman, Collyer continuou com uma carreira bem sucedida como apresentador de um game show na TV. Ele morreu em 1969 de insuficiência cardíaca aos 61 anos. Sua morte ocorreu 18 anos depois. Será que a maldição iria esperar tantos anos assim?

Bud Collyer (Divulgação)

Bud Collyer (Divulgação)

 

Bob Holiday

Bob Holiday interpretou o Superman na Broadway em 1966 e hoje constrói casas no resort Pocono na cidade de Hawley, na Pensilvânia. Não atua mais, mas é um empresário muito bem sucedido.

Bob Holiday (foto: Divulgação)

Bob Holiday (foto: Divulgação)

 

Dean Cain

Esse foi o Super-Homem da série de TV Lois & Clark de 1993 a 1997. Ao contrário do que a lenda da maldição do Superman afirma, depois do final da série tanto ele quanto sua parceira de elenco Terri Hatcher (Lois Lane) fizeram – e continuam fazendo vários papéis em filmes para o cinema e principalmente para a TV. Parece que a “maldição” não interferiu em suas carreiras.

Dean Cain e Terri Hatcher interpretaram Lois Lane e Suoerman! (foto: Divulgação)

Dean Cain e Terri Hatcher interpretaram Lois Lane e Superman! (foto: Divulgação)

 

Os que nada sofreram

Ainda há outros atores que interpretaram o Homem de Aço nas telonas (e nas telinhas) que nada sofreram – além do fardo que terão que carregar pelo resto das suas carreiras por terem feito um personagem tão forte (em todos os sentidos) como é o Superman.

Tom Welling, por exemplo, foi um dos sucessos mais recentes da TV interpretando o jovem Super-Homem. Apesar da série Smallville ficar meio arrastada nas ultimas temporadas, é inegável a contribuição da produção para o personagem e para o ator (Tom participou de alguns filmes antes e depois de Smallville).

Tom Welling fez o jovem Clark Kent em Smallville e ainda não sofreu com a falsa maldição! (foto: Divulgação)

Tom Welling fez o jovem Clark Kent em Smallville e ainda não sofreu com a falsa maldição! (foto: Divulgação)

Ainda falando de Smallville, os atores Margot Kidder (que fez a Lois Lane no cinema) e Christopher Reeve fizeram participações especiais em dois episódios da série que se passava na cidade fictícia de “Pequenópolis”.

 

Christopher Reeve

Um dos atores mais icônicos do Superman e que definiu muita coisa do personagem foi, sem dúvida alguma, Christopher Reeve. Oito anos depois de estrelar o ultimo dos quatro filmes como o kryptoniano imortal, Reeve ficou tetraplégico depois de cair de um cavalo em sua fazenda. Faleceu em 2004, mas deixou como legado a Christopher Reeve Paralysis Foundation, fundação que visa melhorar a vida de pessoas portadoras de algum tipo de paralisia. Aliás, Christopher Reeve contribuiu muito em pesquisas com células-tronco para a reconstrução de lesões na coluna.

Christopher Reeve foi um dos atores mais marcantes no papel do homem de aço! (foto: Divulgação)

Christopher Reeve foi um dos atores mais marcantes no papel do homem de aço! (foto: Divulgação)

 

Conclusão

Ao que tudo indica, toda essa história de maldição do Superman deve ter surgido mesmo por causa desse acidente com o ator Christopher Reeve. O resto foi somente coincidência e invencionices!

Veja também: Atores que fizeram o Superman (em inglês)

 

Share Button
Cinema / TV, Falso, Lendas Urbanas
, , , , , , , , ,
  • “Apesar de NÃO ficarem milionários”, certo?

    • Gilmar Lopes

      Isso mesmo! Percebi o erro hoje de manhã e já alterei. Obrigado!

      • e a maldiçao do batman? sempre que lança um filme do batman, vem um louco nos cinemas e usa armas para matar a todos, e fala que foi o batman ou um vilao do batman que pediu para fazer isso, essa maldiçao se chama, maldiçao dos loucos

        • Gilmar Lopes

          Boa sugestão

  • Textos como esse da “maldição do Super-homem” sendo repassados por e-mail e blogs me leva a concluir que praticamente todos os usuários de Internet são retardados.

    • Lucho

      Que nem eu,claro.

      • Noffa. Olha só um que vestiu a carapuça. Retardado!

  • Pingback: A Maldição do Superman é real? | tv e futebol online()

  • Antônia

    No texto: «Kirk Alyn (Superman de 1948) – Nunca mais conseguiu nenhum papel» FALSO: http://www.imdb.com/name/nm0001906/

    • Antônia

      Mais coisas falsas «Margot Kidder (Lois Lane nos filmes com Christopher Reeve) – Nunca mais conseguiu nenhum papel depois dos filmes e entrou em depressão» PROVA: http://www.imdb.com/name/nm0452288/

  • Pingback: Blog do Lucho()

  • Marcos Barreto

    A série de televisão do “Homem de Aço” durou até 1958. A morte de Reeves foi em 59.

  • marcelo

    Claro que maldição não existe mas Dean cain nunca mais fez um filme de sucesso!isso é fato! Se fez,então foi um sucesso tão pifio que não conta pra nada!mas é sempre bom esse tipo de texto! Parabéns!

  • Pra mim o verdadeiro Superman,sempre será, Chistopher Reeve,foi o único que conseguiu convencê,com sua interpretação, brilhante.Se a DC Comics,foi esperta o bastante colocaria o ator Tom Welling,para ser o novo Superman o segundo Homem de aço…

  • A maldição existe, veja minha foto que fez a premonição do acidente do ator com o cavalo, esta em :

    http://morreuator.blogspot.com.br

    • Gilmar Lopes

      Não entendi a relação entre a foto e o ator!

    • Que bosta hein!!

      Isso que dá quando se dá computador para reprovados da APAE.