today-is-a-good-day
22.4 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

As fotos da manifestação contra Bolsonaro no Largo da Batata de 2018 são do carnaval de 2017?

- Publicidade -

As fotos do carnaval de 2017 no Largo da Batata foram usadas como se fossem da manifestação contra Bolsonaro de 2018?

No dia 29 de setembro de 2018, após manifestações realizadas em várias cidades do país contra o candidato à Presidência Jair Bolsonaro. Inúmeras publicações surgiram nas redes sociais como essa que veremos aqui, mostrando que a manifestação ocorrida no Lago da Batata – na zona oeste de São Paulo – não teria conseguido juntar muita gente contrária ao Bolsonaro e, por isso, seus organizadores teriam usado uma foto do carnaval de 2017 para tentar inflar o número de participantes!

Será que a manifestação #EleNão, realizada no Largo da Batata em setembro de 2018, teve poucos participantes? A foto usada para a divulgação é do carnaval de 2017?

Reprodução de uma das postagens sobre a suposta fraude no número de participantes no Largo da Batata!

Verdade ou mentira?

De acordo com a organização do evento #EleNão, realizado no Largo da Batata, foram mais de 200 mil pessoas reunidas! A PM até o momento não divulgou os números oficiais, mas se compararmos com eventos anteriores, o número pode ser até maior!

Abaixo, uma das muitas fotos da manifestação:

(foto: reprodução – Portal R7/Ricardo Valarini)

Aqui nesse site podemos ver outras fotos e vídeos dos dois eventos, além de inúmeras publicações da cobertura jornalística sobre o #EleNão em 2018.

Aqui nesse outro site podemos ver mais fotos da manifestação. Tinha gente de montão!!!

Quanto à imagem do carnaval de 2017, ela é… do carnaval de 2017, tirada de uma matéria de 2017 quando a Prefeitura de São Paulo disse ter recebido 750 mil pessoas no local durante o carnaval.  

- Publicidade -

Segundo reportagem da BBC, a manifestação #EleNão em repúdio ao candidato a presidente Jair Bolsonaro:

“[…]foi a maior manifestação de mulheres na história do Brasil. Foi também uma das maiores manifestações contra um candidato, independentemente das mulheres.”

Conclusão

Alguém usou uma foto do carnaval de 2017 para tentar diminuir o número de participantes da manifestação contra a candidatura de Jair Bolsonaro no Largo da Batata em 2018.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

95 COMENTÁRIOS

    • Preocupante você se preocupar com ter uma bandeira na foto ou não, quando tem um candidato declaradamente entreguista se passando por patriota e a maioria caindo como trouxa nesse discurso.

      • trouxa é qm vota nos mesmos políticos de sempre, q roubam seu próprio dinheiro! Bandeira significa a luta por algo em q acredita. Vcs acreditam no comunismo. Por isso a bandeira é vermelha. Vão pra Cuba, oras… Coreia do NOrte… sei lá… mas deixem o nosso capitalismo aq!

          • Beto, liga não! Esse energúmeno do ELENAO, ex Eu™, é poliglota – é fluente em Bostejamento Labial, Psicografia de Fezes, Ciências Ocultas e Letras Apagadas. Além de Fofoqueiro, claro! Um possível drogado e brocha de nascença/ambos. Talvez seja um Sociólogo (nossa, que maneiro!!! Formado em Sociologia – o que seria isso mesmo?!), com PHD na Teoria da Existência da Terra do Nunca – O Mundo Comunista dos Socialistas Rebeldes.

          • Que legal, agora os bots de internet estão com o vocabulário mais abrangente! Bot, aproveita pra provar que as fotos são do Carnaval, até agora ninguém conseguiu.

            Que tal?

          • Errou. Discurso de ódio seria se eu mandasse você se matar. Dizer que você é um idiota e analfabeto funcional é só uma constatação. São coisas distintas.

        • Argumento deste pessoal da esquerda é emprisionante. Mas se foi Fake ou não, não importa, pois o do apoio do Bolsonaro foi muito superior e com o agravante de quem sabe fazer faz ao vivo, com vídeos e não com fotos. kkkkkkk

          • Opa, com vídeos falsos, você diz? Porque os vídeos que tão rolando aí se passando por vídeos do “Ele sim” são das manifestações de 2013, e você foi enganado mais uma vez!

            AAAAAAAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHA

            Idiota.

        • Touxa que acredita que é foto do carnaval. Kkkkkk
          É clara as imagens das BANDEIRAS VERMELHAS DO PT.
          Se fosse carnaval, iam ver mulheres semi-nuas e carros alegóricos. Kkkkkk

    • Eu tava lá e tinha uma pá de gente com bandeira do Brasil. E isso é papo furado de patriotismo de ditadura. Quem representa o país é a sua população diversa, não apenas uma bandeira ou um hino. O Brasil somos nós.

        • Essa eleição vai ser histórica.um só homem, contra varias fracções criminosas. E ganhando no 1° turno. Quero ver a cara desses fantoches esquerdistas após o resultado. Essa farra já tem DATA e HORA pra terminar kkkkkkkkkkk

        • Nossa, entendo que tenha suas posições Sr. Gilmar Lopes, mas considero o blog como um trabalho e investigação de fakes, e não é isto que estás fazendo. Estás sendo seletivo e parcial no tema político. Lamentável…

          • É que esse assunto é o que mais tem chegado até a mim, infelizmente! Procure no site e vai ver que estamos tentando publicar sobre outros candidatos!

          • Concordo ! Jornalismo tendencioso! Uma vergonha
            >Tá, mas consegue provar que as fotos da manifestação contra Bozonazi no Largo da Batata de 2018 são do Carnaval de 2017? Ou só vai chorar e acusar sem provas, como todo idiota analfabeto funcional?

          • Infelizmente vejo que o site não é imparcial.
            Que pena.
            As pessoas comentam isso nas redes
            E eu não estava acreditando
            Mas……

          • Gilmar Lopes porque você disse que é pra tentar diminuir, quais as evidenciais? Acho que foi pra aumentar, pra afirma deveria ter provas.

          • É que essa fake news foi ao contrário: Inventaram que tinham inventado que a manifestação tinha sido maior do que foi.

          • “É que essa fake news foi ao contrário: Inventaram que tinham inventado que a manifestação tinha sido maior do que foi.”

            Gilmar, não faz isso! Nem quando a fake news e a conclusão são claras esses analfabetos funcionais entendem, imagina quando complica assim! Dá no no tico e no teco deles!

      • MIMIMI FODA-SE. São 147 mi de eleitores validos e o Pré-Presidente da Republica do Brasil precisa de 67% ao seu lado para ser o Presidente da Republica do Brasil, se essas #elenão somassem 50 mi ainda nem derrubava o Mito, portanto, podem continuar, pois ele JÁ GANHOU. Ah, lembrete: Bandeiras ARCO-IRIS, ROXA e VERMELHA NÃO SÃO DO BRASIL, CONFORME A HISTORIA MOSTRA. #EleSimENo1Turno #MulheresGaysSimpatizantesSubmissosAoPT #RounetNuncaMais #SomosBolsonaro17

          • Você confia na as urnas ? A mesma urnas usada na Venezuela onde teve fraude confirmada pela a própria empresa . 2 Se as urnas eletrônicas são tão seguras , porque o Stf barrou a única forma de audita-lias . Com o dispositivo que imprimir um papel e você bota em outra urna . 3 milhares de pessoas da área de programação e .lll provaram que essa urna è completamente insegura . Se você quiser viver na próxima vemezuela è só torcer para Haddad vence as eleições . Bolsonaro vai ser a última opção possível se ele perder vai ser por culpa das urnas eletrônicas sim e com ele o Brasil perde junto . Eu tenho pena de quem não pode sair do Brasil se Haddad vencer , pois vai ficar ferrado igual a Venezuela e muitos dos que estão se auto inforcando votando em Haddad não tem dinheiro para sair . Já os artistas malditos feito Anitta. Daniela… e outros na primeira merda já vão está nos eua ou Europa em quanto boa parte dos idiotas úteis do ele não vão está aqui passando fome. Ele sim pelo o bem de todos os brasileiros incluindo os idiiotas úteis do ele não

          • Se o Bolsonaro ganhar você vai acreditar na segurança das urnas ou essa desconfiança vale pra vitória dele também?
            Um detalhe: A Smartmatic saiu da Venezuela e não é a mesma empresa que fornece as urnas brasileiras. Leia um pouco antes de afirmar qualquer besteira!

          • Vc está dizendo que é mentira… o estranho é q o Palocci já declarou que a Dilma só ganhou 2x pq as eleições foram fraudadas. E aí? Além do mais, os caras invadem sistemas do Pentágono e agora qrem dizer q urna não pode ser fraudada? kkk é mta ingenuidade acreditar nisso. Vc é qm tem de “ler” mais – odeio esse tipo de argumento baseado em capital cultural, e depois os caras ainda pagam de comuna.

          • Não Gilmar, se ele ganhar a oposição também pode alegar fraude, porém o Bolsonaro ou seus eleitores não irão se opor nem terão medo de uma investigação ou averiguação do resultado ou qualquer coisa do tipo porque quem está acostumado a enganar é o político do outro partido, aquele que está preso.

          • Dizer qualquer coisa, qualquer um pode. Palocci inclusive. O duro é PROVAR, não é mesmo? Por isso que a internet está assim, as pessoas acreditam em tudo que dizem, tudo o que veem por aí no Whatsapp, Facebosta e afins…

            Lamentável.

            Ps.: você tem retardo mental. Tem que acreditar em mim, afinal eu estou falando!

          • Falando com gente e deixando os bichinhos de estimação de lado… E aí Gilmar, tá gostando do resultado das Urnas?! Bom né!?

    • Eles não entenderam, e nunca vão entender, o significado da sua/nossa preocupação. Eles querem droga, paz, amor e mais droga. São todos perdedores de carteirinha. Coitados dos pais dessas crianças!

        • Mais um idiota que saiu de casa pra ir lá e vai ter que engolir o Bolsonaro…
          >Infelizmente é o que parece. Mas não daria para esperar nada diferente de analfabetos ignorantes que votam em fascistas. Só digo uma coisa, quando você estiver na merda, volte aqui e leia minhas palavras: EU AVISEI. 😉

          Divirta-se lambendo botas de milicos, Maria-Fuzil!

          • Pois é, Gilmar… não está sendo por falta de aviso. Só que desta vez, infelizmente, a bomba vai estourar no colo de todos, e não só no dos trouxas que caíram no golpe do TelexFree… Mas fazer o que, né? A democracia é assim mesmo, pelo menos foi até agora. Sentirei saudades.

          • Demorou pra usar uma palavra com o sufixo “ista”. Machista, racista, facista, ciclista, pecuarista, malabarista…e por aí vai. Pena não poder chamar de corrupto ou presidiário. E tente fazer um comentário sem ofender os outros.

          • Sério isso? Depois de 14 anos de pt e a gente continua na merda, hora da mudança, acorda cara. Fascista, nazita, mimimi sem fatos tirados de dentro do c*. Cansado de gente como que vc vomita esse tipo de achismo barato. Vai ler as propostas do haddad antes de falar mais merda.

          • Tá, mas vem cá, consegue provar que as fotos da manifestação contra Bolsonaro no Largo da Batata de 2018 são do carnaval de 2017? Ou vai continuar com falácias e mudando de assunto como todo idiota Bozominion que desconhece a história e acredita em todas as bostas que esse fascista de merda inventa?

      • ELENÃO, ou EU™. Você é mais um imbecil, dentre muitos, que também não estava lá, mas que acredita em merdas piores. Tento ter pena de você e de seus comentários, mas não consigo. A não ser que… você seja um tetraplégico em fase terminal, revoltado e querendo ver o circo pegar fogo. Ai sim!

    • Gilmar Lopez parabéns por seu site em ajudar as pessoas a saberem o que é notícia falsa ou verdadeira. Sempre recorro a esse site quando tenho dúvidas sobre algo, principalmente no face. Tenho dificuldade de perguntar diretamente do face para e-farsas pois não consigo encontrar já que eu não estou conectada como amigo. Mandei via E-MAIL uma notícia sobre uma comissária de bordo detonando a Daniela Mercury. Será que eu vou ter resposta? Grata.

  1. Se não houver fraudes nessas urnas eletrônicas e as urnas mostrarem o resultado que o povo realmente quer, um candidato ficha limpa e honesto(Bolsonaro). Veremos nas eleições o que foi “FAKE” ou manobra de manipulação.

    • Ou seja, se o coiso vencer, tudo bem. Se não vencer, é fraude… tá certo então, pra que eleições? Vamos todos dar o título de presidente do mundo pro senhor Bozonazi, já que não temos opção, não é mesmo? #eogolpecontinua

    • Como assim? Se liga, meu! É feio (e ilegal) acusar as pessoas sem provas! Você está sugerindo que não houve tanta gente assim na manifestação do Largo da Batata?

    • Mas consegue provar que as fotos da manifestação contra Bozonazi no Largo da Batata de 2018 são do Carnaval de 2017? Ou só vai chorar e acusar sem provas, como todo idiota analfabeto funcional?

      • Chama bolsonaro de nazista è a mesma coisa de acusa sem provas . Lembrem isso è crime . 2 Nazismo è de esquerda . Antes que você venha falar que a embaixada Alemanha disse ser de direita , isso continua sem mudar a verdade . O que se esperar de um governo de esquerda independente de qual lugar do mundo seja , querer mudar a verdade Já que não admitir que esquerdismo só è bom para causa genocidio e fome . Vocês morrem de medo de dizer o nome do nosso próximo presidente . Aceita que dói menos bolsonaro presidente 2018 . Em vez de ele não , esquerdismo não isso sim

        • Lembrem isso è crime.
          >Me processe!

          2 Nazismo è de esquerda.
          >ERROU DE NOVO!

          Antes que você venha falar que a embaixada Alemanha disse ser de direita , isso continua sem mudar a verdade.
          >Claro, afinal o comentarista do E-farsa sabe mais do que a embaixada do país que sofreu com o regime, né? Tá “serto”, só que não.

          O que se esperar de um governo de esquerda independente de qual lugar do mundo seja , querer mudar a verdade Já que não admitir que esquerdismo só è bom para causa genocidio e fome.
          >Alguma vez eu disse que apoio a esquerda? Só falei que #elenão, e que até agora ninguém conseguiu provar que as fotos são falsas.

          Vocês morrem de medo de dizer o nome do nosso próximo presidente .
          >Voldemort?

          Aceita que dói menos bolsonaro presidente 2018 .
          >Infelizmente parece que é o que vai acontecer. Só digo uma coisa, quando a situação do país estiver insustentável graças à má-gestão deste idiota fascista preconceituoso de bosta, você vai voltar aqui e ler minhas palavras: EU AVISEI!

          Em vez de ele não , esquerdismo não isso sim
          >#ELENÃO

          • Não adianta, Gustavo. CLARO que o Rodrigo, comentarista do E-Farsas que zerou o ENEM ano passado vai saber mais do que os alemães. É óbvio! Além de idiota tem o ego do tamanho do Maracanã.

        • Falas com o espelho? Seu discurso não combina com alguém culto. Reflita um pouco!

          >Tá, mas consegue provar que as fotos da manifestação contra Bozonazi no Largo da Batata de 2018 são do Carnaval de 2017? Ou só vai chorar e acusar sem provas, como todo idiota analfabeto funcional?

  2. Acho que alguém usou uma foto do carnaval de 2017 para fazer as pessoas acreditarem que os manifestantes da campanha #EleNão estavam forjando o número alto de pessoas. Mas as imagens divulgadas pelos ativistas não mentem. Foram diversas cidades e milhares de pessoas estiveram lá. Diferente daquele photoshop mal feito em prol do Bozo em Copacabana e aquela foto da vinda do Papa ao Brasil. Haahahahahahaha. #EleNão #NemMourão

  3. Essa eleição vai ser histórica.um só homem, contra varias fracções criminosas. E ganhando no 1° turno. Quero ver a cara desses fantoches esquerdistas após o resultado. Essa farra já tem DATA e HORA pra terminar kkkkkkkkkkk

  4. Fiquei um pouco decepcionada por não ter havido imparcialidade de sua parte nesse tema Gilmar Lopes. Mas continuarei sempre procurando esse site quando houver necessidade de se provar a veracidade de certo assunto.afinal política e religião causam discussão e confusão. Abcs.

  5. Gilmar, não se “avexe” como dizem os Nordestinos.

    Se esse indivíduo que estão apregoando vencer, tomará posse num dia pela manhã e na tarde desse mesmo dia estará deixando o cargo para o vice, instalando assim mais um golpe da nossa maçonaria com ajuda dos juízes, militares e congressistas que há muito tempo querem o Parlamentarismo para poder pintar e bordar no “puteiro” que se instalou, infelizmente, neste país que, alguns vira-latas, que nunca puseram os pés lá fora a não ser na Disney e na Torre Eiffel tanto querem destruir. 🙁

    Depois teremos aquela choradeira quando não conseguirem mais encher os tanques de seus carros e motos e comprar aquele celular do ano.

    Já estou com 70 de idade e não tenho mais saco de aguentar tantos imbecis.

    Sei que você não publicará meu comentário por conta de responsabilidades mas faça o mesmo que eu, ligue o foda-se automático. 😉

  6. Uma critica fora do lugar porque nao sei onde posso escrever.

    O site é muito bom, muito antigo, inclusive o layoput dele..tá parecendo de site do começo do ano 2000. O que que houve? antes dessa reformulação tava estranho, mas menos pior do que agora.

    As postagens da página principal são coladas uma na outra, nao existindo espaço entre as fotos..fica tudo mal feito, amador e ruim para ler.

    você deve pagar pra alguém fazer porque é muito famosos…entao podia pedir pra eles fazerem algo mais profissional . minha opinião apenas!

    Adoro tudo do site, menos a apresentação dele.

  7. Mas a foto do Carnaval,aparenta ter muito mais pessoas do que a foto a Real, é nítido.

    E invertem totalmente a ideia clara de que alguém usou a foto pra mostrar que tinha mais pessoas.

    Sinceramente,isenção não é com vocês.

    • Os organizadores do evento calcularam 200 mil pessoas em um único dia (embora, como expliquei, a PM não tenha confirmado o número de pessoas)! Já o Carnaval tem mais de um dia! Acho que você não entendeu o propósito do artigo! Alguém (ou “alguéns”) pegou uma foto do carnaval de 2017 e espalhou com a mentira de que estavam espalhando essa foto como sendo de 2018. Ou seja, inventaram uma mentira para dizer que os organizadores do evento estavam mentindo!

  8. estou impressionado o quanto alguns brasileiros sofreram lavagem cerebral. Quantos anos os partidos de esquerda estão no poder? e tudo que o Lula fez foi dar esmolas pro povo colocando assim o voto de cabresto. Hugo Chaves foi um Lula na vida. Deu esmola pro povo e fez o povo votar em Nicolás Maduro e a Venezuela foi a ruínas. E agora como não bastece o Lula indicar Dilma que deixou o país a merce da corrupção fazendo vista grossa, agora quer que o povo vote em Haddad, o pior prefeito de São Paulo e limitante do PT. fico pensando.. o povo é inocente ou burro? o que leva o brasileiro a amar um partido e não o Brasil? são corruptos que vendem seus votos por bolsas do governo. Não sou contra o bolsa familia, mas precisa ser para as pessoas carentes de verdade, e ter um tempo para a pessoa arrumar um emprego. O Brasil nunca irá pra frente enquanto houver pessoas dependentes do governo. E pro PT é confortável deixar tudo como está e deixar o país dominado por eles.

  9. Sério isso??! Um site que outrora era reservado para tratar de fake news se tornar num palco de pessoas idiotas (nos dois lados) se atacando e se xingando, querendo impor suas ideias e não respeitando a liberdade de expressão.
    Gente, não importa o #EleSim ou o #EleNão, o que importa é que o próximo presidente resolva nossos problemas da maior forma possível, e, mesmo que queiram, presidente não se elege no grito…
    Eu só acho que essas manifestações (e estou, novamente, falando dos dois lados) só provam que o brasileiro ou é ignorante ou é muito burro… Existem várias fake news dos dois lados, e os dois lados parecem que querem ser extremistas.
    Os candidatos colocaram seus discursos e soluções para nosso povo. Que vença quem o nosso povo decidir.
    Eu votei no Bolsonaro, mas se o Haddad ganhar, que ele tente fazer de nossa nação um lugar melhor, pois independente do homem que estará lá, maior é Deus e nosso Brasil.
    #pas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui