Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

As fotos de alunos sem roupa em universidades públicas são reais?

Fora de Contexto

As fotos de alunos sem roupa em universidades públicas são reais?

As fotos de alunos sem roupa em universidades públicas são reais?

Será que a colagem de 3 fotos de alunos caminhando sem roupas em um campus de universidade é verdadeira ou falsa? Descubra aqui no E-farsas!

Após anúncio do Governo de corte de verbas para universidades que promovam “balbúrdia”, uma colagem de 3 fotos de alunos pelados e caminhando pelados pelo campus se espalharam na web.

Algumas pessoas começaram a compartilhar o assunto para justificar e apoiar o Governo, numa tentativa de “acabar com a bagunça promovida no ambiente acadêmico”. Somente em uma publicação dessas fotos feita pelo deputado José Medeiros no Twitter, o post onde o parlamentar chama o que está acontecendo de “fusaca” teve mais de 1.700 curtidas!

Será que essas imagens são reais? São fotos recentes de casos ocorridos no Brasil? Qual o contexto dessas fotos?

Fotos mostram estudantes caminhando nus em campus de universidade! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Em primeiro lugar, as imagens são reais e foram tiradas aqui no Brasil, dentro de universidades. No entanto, elas não são recentes!

Na primeira e maior foto das três que estão sendo compartilhadas em conjunto, vemos um grupo de alunos com faixas e megafones. Algumas das moças (duas delas) lideram o grupo com os seios à mostra, enquanto que alguns alunos aparecem só de cueca. Essa foto foi tirada em novembro de 2009, na Universidade de Brasília (UnB), quando cerca de 100 alunos realizaram uma manifestação de apoio a Geisy Arruda, uma estudante de Turismo que chegou a ser expulsa da Universidade Bandeirante (Uniban) – em São Bernardo do Campo (SP) – por assistir aulas usando um vestido curto.

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

“Pela liberdade de expressão e o fim da opressão machista”, diziam alguns cartazes usados no protesto dos estudantes da UnB.

A Uniban havia anunciado a expulsão de Geisy Arruda alegando “flagrante falta de respeito aos princípios éticos, à dignidade acadêmica e à moralidade“, mas a onda de protestos gerada pela decisão da universidade foi tão intensa que a instituição readmitiu a estudante alguns dias depois.

A terceira foto, que mostra alunos pelados em uma sala de reuniões também faz parte da mesma manifestação na UnB, realizada em 2009!

Quanto à segunda foto, mostrando cinco pessoas nuas, de frente para uma parede e com dizeres escritos em suas nádegas, trata-se de também de uma manifestação realizada por alunos na UnB, mas em outubro de 2014. Um pequeno grupo de estudantes da Universidade de Brasília protestou contra os seguranças do campus, que teriam repreendido com força um estudante que estava fazendo uma performance nu na área externa da UnB.

De acordo com o Correio Braziliense, o protesto durou por volta de 10 minutos e reuniu cerca de 20 alunos. Além disso, o jornal também lembrou que antes desse “peladaço”, os alunos só haviam feito coisa parecida em 2009 (no caso da manifestação solidária à Geisy Arruda).

A direção da UnB disse ao Correio Braziliense que os seguranças que trabalham para a instituição não agiram com violência em nenhum momento (apesar de vídeos mostrarem o contrário) e que o aluno que foi “convidado a se retirar da frente da Universidade” era inscrito em outra faculdade, mas que ele iria se apresentar na UnB no dia seguinte.

Conclusão

As três fotos compartilhadas nas redes sociais de alunos sem roupas são reais e foram tiradas na UnB durante protestos em 2009 e em 2014!  

Continue lendo
39 Comentários

39 Comments

  1. Maria

    6 de maio de 2019 em 2:24

    @Gilmar Lopes, falta você decidir/concluir se o que foi postado no cabeçalho: “Essa é a razão dos cortes de verbas públicas pelo MEC…” é verdadeiro, justificável, compatível e/ou coerente com o conjunto das fotos e com o contexto atual de que o Ministro do MEC, Abraham Weintraub, disse a respeito sobre “balbúrdia”. Abraços.

    • rafael

      6 de maio de 2019 em 12:25

      WTF?

      O titulo é “As fotos de alunos sem roupa em universidades públicas são reais?”

      Conclusão:

      “As três fotos compartilhadas nas redes sociais de alunos sem roupas são reais e foram tiradas na UnB durante protestos em 2009 e em 2014!”

      Não faz parte da proposta do site, acredito eu, dizer a você se isso é justificável ou não. Eu, por exemplo, não acho que seja.

    • Alan Souza

      6 de maio de 2019 em 13:40

      Mas essa avaliação é impossível pro Gilmar, já que o próprio ministro não apontou quais os episódios a que se refere. Avaliar isso (se as fotos são coerentes com a justificativa do ministro) fica na esfera de avaliação pessoal de cada um.

      • Bozonazi

        26 de junho de 2019 em 16:48

        Verdade e que o bozonazi só aceita balburdia no avião da fab com 39 kg de coca. Mostrar peitinho e bundinha e fichinha!

    • ELENAOMEREPRESENTA

      6 de maio de 2019 em 13:59

      Não, não é esta a razão. A razão é única e exclusivamente ideológica.
      https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/04/em-entrevista-bolsonaro-defende-troca-de-patrono-da-educacao.shtml

  2. Walber

    6 de maio de 2019 em 9:04

    Essa historia da Geisy Arruda, por sinal, já é um caso de fake news.

    • Questionador

      6 de maio de 2019 em 10:15

      Por quê?

    • Lucas

      9 de maio de 2019 em 3:53

      Pq?

  3. Monica

    6 de maio de 2019 em 15:00

    As fotos realmente são antigas, mas a atitude é bem atual. Eles continuam fazendo militância e baderna até hoje! Nossas universidades estão cheias de gente assim. E há aqueles que estudam também, aqueles que se dedicam, se formam e se tornam profissionais responsáveis. Vejam o vídeo da Sara Winter que é mais recente. Ou melhor, levantem a bunda da cadeira e vão lá com os seus próprios celulares registrar o que UMA PARCELA dos estudantes estão fazendo com as nossas universidades. Cortes na educação são sempre absurdos e inaceitáveis, tão inaceitáveis quando esses militantes arruaceiros.

    • Gilmar Lopes

      6 de maio de 2019 em 15:56

      Então, porque não usam imagens novas ao invés de antigas?

      • Helton Ferreira de Sá

        6 de maio de 2019 em 16:42

        Boa pergunta

        • Cesar Saldanha

          15 de maio de 2019 em 9:38

          Acho melhor a caladinha da Mônica responder.

          • Michael Phelps

            16 de maio de 2019 em 10:30

            Até agora, ela fez como eu… NADA.

    • ELENAOMEREPRESENTA

      6 de maio de 2019 em 16:31

      Então você quer punir TODOS pelo comportamento de ALGUNS? Inclusive o ensino fundamental, que também teve as verbas congeladas? Ou vai dizer que as crianças também são baderneiras e fazem “balbúrdia”?
      #EUAVISEI

      • Luiz

        7 de maio de 2019 em 8:37

        Favor, copiar e colar alguma critica que você fez na época do link a seguir https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/01/02/educacao-perde-r-105-bi-em-2015.htm

        • Ziul

          7 de maio de 2019 em 9:33

          Perdeu 10%. Não congelaram deliberadamente 30% de TODO o orçamento. Sifudeu.

        • ELENAOMEREPRESENTA

          7 de maio de 2019 em 9:46

          Irrelevante para a discussão. Lamento, você continua sendo falacioso.

          • Luiz

            7 de maio de 2019 em 13:42

            Sua opinião é mais inútil do que feriado no domingo.

          • ELENAOMEREPRESENTA

            7 de maio de 2019 em 14:11

            Opinião é gostar de azul ou amarelo. Os efeitos do corte de verbas do ensino, provocada pelo governo atual, é uma desgraça real. Independe de opinião. Você votou em, e atualmente defende, um imbecil. #EUAVISEI

        • Professor Vete

          7 de maio de 2019 em 10:22

          Você quer justificar um erro com outro, é isso? Só porque no passado cortaram 10% no orçamento, que tudo bem cortar 30% este ano? Não acha que deveria ser o contrário, já que cortaram no passado, aumentar esse ano? Não foi pra isso que seu presidente foi eleito? Para ser o diferente dos governos anteriores? Triste realidade bovina essa sua, gado.

        • Rita de Cássia Jardim de Oliveira.

          17 de maio de 2019 em 1:06

          A fraude não está na foto, já que são reais; mas o fake que caracteriza a mentira é dizer que nas universidades públicas há balbúrdia ( faz a entender que isto é atual e generalizado. Denigre a imagem dos universitários ( vão lá não para estudar mas para balbúrdias.

    • Devair

      7 de maio de 2019 em 8:09

      Sara WInter,pelo menos no Wikipedia,nao passa de uma oportunista(la tbm a descrevem como nazista,mas deixa pra la)
      ja sobre o “tema”protestos nus sao usados no mundo inteiro,cicloativistas por exemplo.Goste ou nao,funcionao.
      Qto a filmar alunos(em sala de aula),o que vc pede pode dar cadeia pra vc mesmo(a,supondo q é uma mulher mesmo,o que nao creio)

      • Valores tradicionais

        16 de maio de 2019 em 13:14

        Nasista que tem amigos Judeus? E foi a Israel? Esse é o cúmulo da dupla acusação.

        • Professor Vete

          16 de maio de 2019 em 14:14

          Nasista que tem amigos Judeus? E foi a Israel? Esse é o cúmulo da dupla acusação.
          Hitler era um nazista antissemita. Nem todo nazista o é. O nazismo não significa necessariamente ódio aos judeus especificamente. Estude história e evite passar vergonha como acaba de fazer.

    • João

      7 de maio de 2019 em 10:33

      Em qual universidade você estudou e se formou mesmo?

  4. BRASILPARATODOS

    7 de maio de 2019 em 12:24

    Medíocres, vivem nas custas dos impostos dos trabalhadores, que em sua maioria não conseguem dar estudo aos seu filhos, pois te em que colocar pra trabalhar logo cedo, para recolher mais impostos e manter esta cambada de mulambentos baderneiros falando besteiras nestas verdadeiras fabricas de comunistas…Vagas em escolas publicas deste tipo tem que ser direcionadas aos mais pobres e que estudaram o ensino médio em escolas também publicas, não a estes riquinhos cheios de ideologias vagas que estudaram o ensino médio em particulares…Claro, manter vagas de “excelência” (sem ideologia) para aqueles que independentemente da classe social tirarem as melhores notas.

    • As Uvas

      7 de maio de 2019 em 14:13

      Outro Raposão analfabeto que não conseguiu passar no vestibular de faculdade pública e agora desdenha… inveja é uma merda, né não?
      😀 🙂 😀 🙂

  5. Fato

    7 de maio de 2019 em 19:59

    Mas há casos mais recentes, como um “protesto” em 2018. Na RedeTV há vídeo que tb pode ser encontrado na internet.

    Independente das razões do governo é certo que há formas mais inteligentes e respeitosas de se protestas, afinal a universidade possui uma grande diversidade de pessoas e nem todas estão dispostas a se deparar com alguém nú.

    Não é a falta de limites que resolverá demandas. Pelo contrário, poderá até jogar a sociedade contra algo que seria justo, mas foi pedido de forma inadequada.

  6. Laury Andrade

    8 de maio de 2019 em 0:16

  7. Claudio Souza

    8 de maio de 2019 em 6:56

    Engraçado que as pessoas falam de gente pelada como se fosse algo ruim. Gente pelada é tudo de bom!

  8. Rebert

    8 de maio de 2019 em 14:51

    Que site tendencioso de esquerda. São reais ai tentam mudar o foco. Vocês são uma farsa isso sim.

    • Professor Vete

      8 de maio de 2019 em 16:57

      Que comentário idiota de Bozominion. Só criticou, falou um monte de bosta e não refutou uma sílaba dos argumentos do site. Você é um analfabeto funcional, isso sim.

    • Gilmar Lopes

      8 de maio de 2019 em 17:09

      Nossa! Acho que em todos esses anos de E-farsas, você foi o primeiro a dizer isso!
      Realmente, um comentário bastante inovador! Obrigado

  9. Almanakut Brasil

    8 de maio de 2019 em 17:17

    E tem outras situações muito piores pelo Brasil afora.

    E QUANDO A SOCIEDADE QUE PAGA A CONTA DA LADROAGEM E DA MAMATA RESOLVER AGIR, IRÁ SEPARAR O JOIO DO TRIGO DE VEZ E NO PAU.

    PARASITA E PEÇONHENTO QUE NÃO TIVER CONTENTE, A VENEZUELA E CUba ESTÃO À DISPOSIÇÃO.

    • ELENAOMEREPRESENTA

      9 de maio de 2019 em 10:07

      E tem outras situações muito piores pelo Brasil afora.
      E no E-farsas. Tipo seu comentário de bosta.
      E QUANDO A SOCIEDADE QUE PAGA A CONTA DA LADROAGEM E DA MAMATA RESOLVER AGIR, IRÁ SEPARAR O JOIO DO TRIGO DE VEZ E NO PAU.
      Claro, porque AGORA, com o novo governo, ACABOU A MAMATA, né? Só que não!
      http://acabouamamata.com.br/#mamatas
      PARASITA E PEÇONHENTO QUE NÃO TIVER CONTENTE, A VENEZUELA E CUba ESTÃO À DISPOSIÇÃO.
      Prefiro Nova Iorque, o novo paraíso comunista na Terra. Ps.: Parece que o jogo virou, não é mesmo? Bolsominion defendendo corrupto? Agora tem político de estimação, é? CHUPA! #EUAVISEI

  10. Caçador de Bolsoloucos

    9 de maio de 2019 em 16:17

    Acho que seria interessante as universidades saírem a público e mostrarem o que elas realmente produzem em termos científicos e as contribuições que elas já deram ao conhecimento e à sociedade. Quanto aos bolsominions asnos que só concluíram o ensino fundamental graças à progressão continuada, sem comentários.

  11. Rastreamento

    10 de maio de 2019 em 21:28

    Brasil pegando fogo poskdospkd

  12. Marcus

    31 de maio de 2019 em 22:04

    É o cúmulo do cinismo esquerdista dizer que as fotos são “farsas” pelo fato de “não serem recentes”, mesmo sendo REAIS. Só prova que a BALBÚRDIA já vem sendo feita há mais tempo do que as pessoas imaginam. Tomem vergonha na cara!

    • ELENAOMEREPRESENTA

      2 de junho de 2019 em 9:10

      É o cúmulo do cinismo esquerdista dizer que as fotos são “farsas” pelo fato de “não serem recentes”, mesmo sendo REAIS.
      É o cúmulo do analfabetismo funcional entrar aqui pra comentar tanta asneira. As fotos são reais, porém foram feitas em contextos distintos. Não são vocês, idiotas inúteis de direita, que adoram justificar as falas do seu “mico” dizendo que foram tiradas de contexto? Então…
      Só prova que a BALBÚRDIA já vem sendo feita há mais tempo do que as pessoas imaginam. Tomem vergonha na cara!
      Mais um vagabundo incapaz de entrar em uma federal, perdendo a vaga para DROGADOS E PELADOS, frustrado por tamanha incompetência, e vem destilar veneno nos comentários. Vá procurar um terreno pra capinar, vá, que é o máximo que você vai conseguir ser na vida, inútil.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo