Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Atriz que interpretou a “bebê-sol” em Teletubbies se tornou mãe?

Fora de Contexto

Atriz que interpretou a “bebê-sol” em Teletubbies se tornou mãe?

Atriz que interpretou a “bebê-sol” em Teletubbies se tornou mãe?

Uma única frase publicada numa rede social social pode provocar um frenesi mundial. Duvidam? Então, reparem bem no que aconteceu alguns dias atrás.

No dia 20 de julho de 2019, uma usuária chamada “Lu_Lams_”, no Twitter, publicou a seguinte frase: “The teletubbies sun baby has a baby” (“A bebê-sol de Teletubbies tem um bebê”, em português). A usuária também publicou duas imagens. Uma era da “bebê-sol”, e a outra mostrava uma mulher segurando um bebê no colo.

Seu tuíte viralizou rapidamente. Para vocês terem uma ideia já foram mais de 88 mil compartilhamentos e 200 mil curtidas.

O tuíte da usuária “Lu_Lams_” viralizou rapidamente.

É importante ressaltar nesse ponto, que o “rosto do sol” na série original dos “Teletubbies”, era realmente de uma bebezinha. Entretanto, será que essa história é verdadeira? A bebê cujo rosto aparecia na série, cresceu e teve seu próprio bebê? Será que a imagem foi tirada do seu contexto original? Será que é uma montagem? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Uma Rápida Introdução aos Teletubbies

Se você nasceu antes ou durante a década de 1990 provalmente vai se lembrar dos “Teletubbies”. Agora, se você nunca ouviu falar sobre eles, vai precisar dessa rápida introdução.

Os “Teletubbies” foi uma série infantil de televisão muito popular no mundo todo. Inicialmente exibida pela emissora britânica BBC (entre 1997 e 2001), ela também foi exibida aqui no Brasil pela Rede Globo (a partir de 1999). Na série havia quatro personagens: Tinky-Winky, Dipsy, Laa Laa and Po. Eles eram basicamente interpretados por atores fantasiados. Também havia uma espécie de “bebê-sol”, cujo rosto era de uma bebê de verdade.

Ainda que de forma implícita, visto que a série era destinada a bebês e crianças em idade pré-escolar, os personagens representavam a diversidade racial.

A série infantil “Teletubbies” foi muito popular no mundo todo.

A popularidade também veio atrelada a uma certa polêmica devido a suspeita que um dos personagens, o Tinky Winky, fosse homossexual. Diversos setores conservadores da sociedade civil ao redor do mundo manifestaram preocupação devido a cor roxa do personagem, sua antena em formato triangular e o fato que ele carregava uma bolsa tipicamente feminina.

No entanto, em 1999, uma porta-voz da BBC disse que o personagem era “simplesmente um doce bebê tecnológico com uma bolsa mágica. Representantes da Itsy-Bitsy Entertainment, que possuía os direitos dos Teletubbies, nos Estados Unidos, também descartaram a hipótese que o personagem fosse homossexual.

Verdadeiro ou Falso?

A foto disseminada pela usuária “Lu_Lams_” foi tirada de seu contexto original!

Divulgada em 2015, a foto mostra a então estudante de dança Jessica Smith, 19 anos, juntamente com uma bebê chamada Berry, de 1 ano e 6 meses. De acordo com o IMDB, quando tinha apenas 9 meses de idade, Jessica interpretou a “bebê-sol” dos “Teletubbies”. Ela apareceu em 365 episódios, mas recebeu apenas £250 (pouco mais de R$ 1.100 pela cotação atual) e uma caixa de brinquedos pela sua participação.

Naquela época, a alegação era que “ninguém” previa que a série seria um sucesso.

A então estudante de dança Jessica Smith, 19 anos, juntamente com uma bebê chamada Berry, de 1 ano e 6 meses.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Jess revelou sua participação como a “bebê-sol” para o mundo somente em 2014, ou seja, quase duas décadas após a estreia da série!

Foto de Jessica Smith divulgada em sua conta no Twitter, em 2016.

Entretanto, a bebê que aparece na foto não é dela, mas de sua sucessora! Isso porque foi anunciada a volta da série em 2015, na mesma época que a foto foi divulgada. Portanto, desde aquela época já se sabia que aquela bebê não era de Jessica Smith, que atualmente tem 24 anos.

A Viralização da História

Diversos usuários no Twitter (incluindo o apresentador britânico Greg James), sites brasileiros (a exemplo do Mixturando/Meio Norte) e contas no Facebook (a exemplo da página “Cerebros” e da página oficial do “BuzzFeed Brasil”) divulgaram essa história como se fosse verdadeira. Essa divulgação em massa ajudou consideravelmente a alimentar a propagação da mentira.

A informação falsa já foi compartilhada mais de 42 mil vezes a partir da página “Cerebros”, no Facebook.

A situação ficou tão fora de controle, que ontem (22) a conta oficial dos “Teletubbies”, no Twitter, se viu obrigada a desmentir essa história. Algum tempo depois, a usuária “Lu_Lams_” e o próprio “Greg James” divulgaram o engano que cometeram. Contudo, a disseminação da verdade, como sempre, é muito mais lenta e menos abrangente que a mentira.

A conta oficial dos “Teletubbies”, no Twitter, se viu obrigada a desmentir essa história.

É interessante destacar, que a página oficial do “BuzzFeed Brasil”, no Facebook, divulgou essa informação falsa ao meio-dia de hoje (23). Aparentemente, no entanto, não houve uma checagem prévia. Após alguns minutos, a publicação recebeu uma edição corrigindo a informação. Felizmente, o número inicial de compartilhamentos contendo a informação incorreta foi baixo.

A página oficial do “BuzzFeed Brasil”, no Facebook, divulgou essa informação falsa ao meio-dia de hoje (23).

Após alguns minutos, a publicação recebeu uma edição corrigindo a informação. Felizmente, o número inicial de compartilhamentos contendo a informação incorreta foi baixo.

Já a página “Cerebros”, no entanto, continua disseminando a mentira (ao menos até o fechamento deste artigo). Mais de 42 mil usuários no Facebook já compartilharam a informação falsa.

Conclusão

A foto divulgada pela usuária “Lu_Lams_” foi tirada de seu contexto original! Na foto aparecem a então estudante de dança Jessica Smith, 19 anos, juntamente com uma bebê chamada Berry, de 1 ano e 6 meses. Aos nove meses de idade, Jessica era a “bebê-sol” da série original dos “Teletubbies”. Contudo, a bebê que aparece na foto não é dela. Berry foi escolhida como a sucessora de Jessica no relançamento da série, que foi anunciado em 2015.

A conta de Jessica Smith, no Twitter, não é atualizada desde 2017. Desde então, não há muitas informações sobre sua vida. Sabemos apenas que ela estava estudando Dança na Canterbury Christ Church University, na Inglaterra. De qualquer forma, ela não teria tornado mãe desde então, uma vez que a própria conta oficial dos Teletubbies nega essa informação. Isso não quer dizer, é claro, que ela não pudesse ou não vá se tornar mãe no futuro. Afinal de contas, ela tem o direito de fazer o quiser, não é mesmo?

Continue lendo
6 Comentários

6 Comments

  1. Anderson Luiz

    23 de julho de 2019 em 17:41

    Ela não teria 23 anos ao invés de 24? Porque se fosse 24 ela teria nascido em 95. Como na matéria diz que ela “interpretou” o bebê-sol aos 9 meses de idade, sendo que Teletubbies estreou em Março de 97, então não bate a conta..

    • Marco Faustino

      23 de julho de 2019 em 18:38

      Olá Anderson, a Jessica Smith nasceu em 1995. Em 2014, ela tinha 19 anos (https://www.eonline.com/news/609065/meet-the-teletubbies-sun-baby-19-year-old-jess-smith-reveals-herself-as-the-smiling-face-who-looked-over-teletubbyland). Existe uma certa dúvida sobre o mês de aniversário dela. Algumas fontes alegam que ela é do signo de Virgem (23/08 a 23/09), então ela ainda teria 23 anos. Já outras alegam que ela teria atualmente 24 anos. Na dúvida coloquei 24 anos. Caso eu consiga confirmar o mês atualizo o artigo.

      De fato, os Teletubbies estrearam em março de 1997, mas é importante ressaltar que as gravações ocorreram antes disso.

    • Maria

      23 de julho de 2019 em 18:52

      @Anderson Luiz, provavelmente talvez seja porque o seriado não foi gravado “ao vivo”, mas, sim, com meses e até anos de antecedência antes de ir oficialmente ao ar. Nem teria como, pois nesses seriados, com certeza, é semelhante às etapas para a produção de um filme, ou seja é um processo: idealização, direção, desenvolvimento do roteiro, planejamento, pré-produção, gravação, pós-produção, trailer, divulgação, distribuição e por aí vai… 😉

  2. Maria

    23 de julho de 2019 em 18:19

    @Marco Faustino, é como você disse antes: a MENTIRA, o POLÊMICO, o BIZARRO, o SENSACIONALISMO BARATO etc dão dinheiro (clicks, vizualizações, compartilhamentos etc), porém é um caminho curto e arriscado pois, caso seja descoberto, o autor e envolvidos caem em desgraça e descrédito rapidinho. Já a VERDADE é lenta, não tem muita graça etc, porém, acredito que o seu crescimento, a informação de qualidade e a construção árdua de sua credibilidade são constantes, certos e estáveis. É uma oportunidade e um mercado que se abre para vocês, especialmente agora no mundo da desinformação na Internet. Espero que vocês saibam aproveitá-la e esplorá-la ao máximo. 😉

  3. mauro

    24 de julho de 2019 em 4:20

    Fake news da fake news

    A série teletubbies NUNCA teve nada a haver com diversidade racial, muito menos com bobagem de homossexualismo ! Uma coisa é vcs desvendarem uma notícia falsa, a outra é criarem mais fake news em cima da própria fake news !

    A série parou de veicular pq era uma bomba, uma verdadeira porcaria. Apenas por isso ! Não prestava sequer para crianças da mais tenra idade e isso nada tem a haver com besteirol racial ou de homossexualismo, mas pelo quadro em si que era pavoroso, para não dizer imbecilizante.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo