Ayrton Senna foi assassinado com um tiro?

Share Button

Vídeo levanta polêmica ao afirmar que o piloto brasileiro Ayrton Senna teria sido morto por um tiro certeiro em sua cabeça! Será que isso é verdade?

O filme, com pouco mais de oito minutos de duração, já foi visto mais de 3 milhões de vezes no Facebook e mostra detalhes sobre os segundos em que Senna bate de frente com um muro na curva Tamburello, no autódromo de Imola, na Itália. O acidente fatal aconteceu num domingo, dia 1º de maio de 1994.

De acordo com o filme, Ayrton Senna – que era piloto da equipe Williams na ocasião – teria levado um tiro momentos antes e, quando bateu, já estava morto!

Ayrton Senna teria sido assassinado com um tiro segundos antes de bater na curva Tamburello! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

Ayrton Senna teria sido assassinado com um tiro segundos antes de bater na curva Tamburello! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

O vídeo com o título “Ayrton Senna, Acidente ou Execução?” que está se espalhando pela web na última semana de outubro de 2015 é esse:

 

Será verdade?

A primeira coisa que precisamos lembrar aqui é que essa teoria da morte do piloto brasileiro antes da batida já havia sido cogitada outras vezes em ocasiões anteriores. O vídeo publicado no Facebook em 2015 é o mesmo (com algumas modificações) que havia sido postado no YouTube em setembro de 2014. Só que na época não haviam inserido a teoria do tiro. O piloto, nessa versão, teria “apenas” desmaiado (ou morrido) antes de bater:

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

 

A principal hipótese de desmaio se deve ao fato de que Ayrton Senna aparentemente não mexer as mãos momentos antes da batida fatal, mas vários sites e blogs já haviam contestado essa teoria na época, visto que a cabeça do piloto pende totalmente para o lado esquerdo e, como a curva Tamburello é contornada com uma forte guinada para a esquerda, um piloto  desmaiado relaxaria os músculos do pescoço, fazendo com que a sua cabeça fosse empurrada pela força centrípeda para a direita. Ou seja, para o lado oposto.

Além disso, outra teoria que cai por terra é a que diz que o piloto não freou antes da batida. Dados vindos da telemetria mostraram que Senna havia reduzido a velocidade de pouco mais de 300km/h para 216km/h. O jornal Folha de São Paulo também se corrigiu na ocasião (coisa rara no jornalismo online), explicando que, na verdade, Ayrton Senna freou, sim!

O tiro mágico

Agora vem a parte mais absurda: Acertar um tiro na parte mais frágil do capacete de um piloto em um carro em movimento, a mais de 300 quilômetros por hora, é uma teoria bem difícil de acreditar, hein?

Conclusão

Investigações confirmaram que Ayrton Senna morreu com o impacto a 208 km/h, que causou ferimentos na base do crânio do piloto. Além disso, autópsias também revelaram que houve esmagamento do cérebro e que houve também a ruptura da artéria temporal, causando hemorragia nas vias respiratórias e parada cardíaca.

Sugestão do leitor e amigo Edicarlos Rocha!

Share Button
Acidentes, Conspirações, Esporte
, , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

60 comentários

    • Alvaro Reis

      O de Felipe Massa se arrebentou com uma mola, fazendo, inclusive, ele desmaiar e bater!

      A teoria faz muito sentido! Principalmente porque a causa mortis foi um ferimento por material perfurocortante, o qual alegou-se tratar do eixo da suspensão que quebrou e penetrou na cabeça de Senna.

      • Ciro

        Projétil de arma de fogo é um objeto perfuro-contundente e o tipo de ferimento causado é totalmente diferente daquele causado por um objeto perfuro-cortante (como é o caso do citado eixo de suspensão), tanto quanto às bordas da perfuração causada na epiderme até as lesões causadas nos tecidos internos.

        • Alvaro Reis

          Eu só me enganei no tipo de ferimento.

          Arredondando no popular: Foi um cacete de coisa alongada que furou o crânio dele… se foi perfuro cortante ou perfuro contundente não sei!

      • Alan Souza

        O capacete não “arrebentou”. Ficou danificado, mas não “arrebentou”, as fotos mostram bem isso. Se tivesse “arrebentado” Massa estaria morto. Multiplique o peso da mola pela velocidade que ela bateu no capacete, e verá que foi na verdade quase um milagre ele ter sobrevivido…

        • elton vieira

          A verdade eh que senna realmente levou um tiro de sniper certeiro e fez com que ele perdesse os sentidos e bateu na tamburelo agora que a verdade esta vindo a tona muitas pessoas ainda nao acreditam acham que foi a barra de direcao que quebrou ??? Os cartolas da f1 nao gostavam do ayrton principalmente quando o ayrton um dia antes ele por conta propria foi investigar a morte do ratzenberguer apartir dai os cartolas da f1 ficaram irados loucos pr causa disso e no dia seguinte senna morreu eh muita coincidencia….

          • Olha o jeito como o maldito incluído digital escreve e vocês veem o porquê ele acredita no que escreveu.

            Foi popularizar Internet, deu nisso.

          • Elton vieira

            Aii lucho voce deve acreditar muito no papai noel ou no coelhinho da pascoa da pra percebeber que o senna perde os sentidos antes da batida e a aquela fumaca branca foi o que ???

  1. washington araujo

    Eu acho que foi um ILuminatti que atirou nele…pode apostar…
    Assisti o vídeo e convenhamos, se alguém quisesse matar um piloto, existem formas mais fáceis do que dar um tiro na cabeça do piloto em um carro a quase 300km/h

  2. Ivan Carlos Custódio

    Teoria digamos quase impossível!! Mas a questão é: O que é aquela coisa branca tipo fumaça que aparece tanto na volta do treino quanto na da batida? Aparentemente uma falha na imagem, que naquela época não era lá essas coisas.. Mas o que seria, uma construção?

  3. willian

    Meu Deus do céu, não pode ser verdade que um video desse está circulando por ai. Acho que isso nem precisava ser desmentido, credo !
    Aliás, Gilmar ótimo trabalho !

  4. Cinthia

    Olha,sinceramente não creio que tenha sido algum tiro… mas que acho que ele tenha sofrido um mal subito, isso eu acho sim, a cabeça dele estava balançando demais, parecia inquieto ou ate mesmo desacordado, e o resto a gente ja sabe como aconteceu…

  5. Cindy

    Eu sempre venho ao site descobrir o q é verdade ou mentira. Mas esse caso?! Nem preciso ler! Pq a pessoa q acha que é verdade uma morte tão nítida quando a do Ayrton, pode se considerar um débil mental mesmo.

  6. Pedro

    Força Centrípeda: ela só existe enquanto o piloto estiver fazendo força/girando o volante p a esquerda … veja em qualquer vídeo da época q a roda fica reta milisegundo antes da cabeça pender p a esquerda … adeus força centrípeda … adeus acelerador … oi forte redução por um motor com alta taxa de compressão … tão forte q parece freio !
    Certeza q, pessoalmente, retiro de todos os vídeos: ele apagou !
    Dúvida: apagou sozinho ou por fator externo ?
    Buraco no capacete: tb é condizente com o de uma bala de fuzil entrando em algo transitando em alta velocidade naquele angulo.

    Todos estamos vendo os mesmos vídeos … q cada um tire a sua conclusão!

  7. Força Centrípeda: ela só existe enquanto o piloto estiver fazendo força/girando o volante p a esquerda … veja em qualquer vídeo da época q a roda fica reta milisegundo antes da cabeça pender p a esquerda … adeus força centrípeda …
    FREIOU ?? … desmaiou ? …. adeus acelerador … olá para uma forte redução por um motor com alta taxa de compressão … tão forte q parece freio !

    TIRO MILAGROSO: convenhamos, qualquer iniciante em tiro sabe q não importa a velocidade se o objeto vem em linha reta contra o atirador … não há movimento lateral ou angular … linha reta é mirar e atirar … se o objeto não se mover lateralmente a bala vai atingir ele … estando há 360km/h ou a 2500km/h (supersônico) … vai mudar o “peso” do impacto.
    Entre o “pontinho” branco q aparece nos treinos e a “fumaça” da corrida existe uma diferença de alguns metros p a esquerda (visão da camera do carro) … o q é condizente com um reposicionamento de um “sniper” p melhor angulo FRONTAL ao alvo. Creio q houve um tiro no treino … e outro na corrida. Se “bobear” e as árvores do outro lado ainda estiverem no autodromo, não é impossível q ainda encontrem o projétil do treino ainda agarrado em alguma delas depois de todos esses anos!!!

    Buraco no capacete: tb é condizente com o de uma bala de fuzil entrando em algo transitando em alta velocidade naquele angulo … entra “fino” … vai alargando até o diametro da bala (lembrando q a bala está girando) e termina subitamente. Uma bala de fuzil é “longa”, comprida … bem diferente de balas de revolver ou espingarda.

    Certeza q, pessoalmente, retiro de todos os vídeos: ele apagou !
    Dúvida: apagou sozinho ou por fator externo ?

    Todos estamos vendo os mesmos vídeos … q cada um tire a sua conclusão!

    • JOSE PASQUAL BRUNO

      Atirar em um carro de fórmula 1 a 300 km por hora é um feito em tanto, certo? Sim, se os carros estiverem CRUZANDO você. Se o carro está vindo em sua direção, o tiro é muito mais fácil, concorda? o Carro se movimenta pouco horizontalmente em relação ao ponto de vista do atirador quando se vai em direção do mesmo.

      • Sniperzão de Taipas

        SE o atirador estiver EXATAMENTE na frente do alvo, inclusive EXATAMENTE na mesma ALTURA, sim, seria fácil menos difícil. O que, definitivamente, não foi o caso.

  8. Anderson

    Esse video onboard ele é verdadeiro, assim não sou de acreditar nessas teorias, mas prestem bem atenção somente na fumaça e no trajeto do projetil, da para ver o deslocamento. Mas pode ser uma montagem.

    • pedro

      Nathalia,
      vc tem razão quanto a ele não ter feito a curva, no entanto, observe q ele começou a fazer a curva … não termina … mas começou … e este “começou” (mesmo em milisegundo) produz vários resultados físicos importantes a 300km/h, dentre eles ouso destacar:
      – ação de uma força centripeda naquele momento,
      – mudança na trajetória de entrada/penetração de um objeto (pode ser ou não uma bala de fuzil) que tocasse o capacete dele no instante imediatamente seguinte a ele iniciar a curva … novamente, o q condiz com a marca de “rasgado” q o capacete tem … algo de tamanho e comprimento semelhante a uma bala de fuzil entrou ali e foi “rasgando” e sendo girada como uma hélice … entrou cortando e “explodindo” tudo q tocou.

      Uma boa idéia para estudar as dúvidas é “brincar” com carrinho e barbantes … criar o cenário e revisitá-lo várias vezes.

      E para o rasgo no capacete , por exemplo, faça uma queda de água larga, daquelas que parecem uma parede … e passe por ela um objeto do diametro e comprimento de um bala de fuzil … passe com a mão … vc verá q movimento da água criará um “rasgo” do ponto de contato objeto x água em diante … imagine o capacete como a água … “rasgado” pelos 300km/h de movimento.

      Novamente, todos estamos vendo os vídeos e todos temos imaginação e acesso a informações técnicas via internet … testem suas conclusões … talvez se assustem/impressionem como eu … estou estupefato com as “coincidências” técnicas do evento com um tiro de fuzil.

      • Gilmar

        Vc não sabe nem o que é força centrípeta, amigo. Ele não fez a curva e isso é fato, não mini curva, não fez não foi registrada força de torção no volante, OU SEJA, ele não fez. Isso foi a quebra da barra de direção, simples e prático. Ass: Professor Física da UFC

  9. carlos

    nunca acredito em versões dadas por mídias, elas sempre mentem, interessante como uma peça que soltou do carro numa batida, faz um furo certinho no capacete que é projetado para suportar esse tipo de impacto, e outra, a peça se soltou do carro e veio milagrosamente com um força contrária e corretamente retinha no capacete.com certeza a teoria da mídia é mentirosa.
    se foi tiro não sei, mas se perceberem o vídeo, milésimos de segundo antes dele perder a consciência, a cabeça vem para esquerda repentinamente, como se sofresse um impacto de algo que veio da direita, e logo depois a cabeça abaixa como se ele ja estivesse perdido a consciência. e então vai reto pro muro. com certeza foi algo que aconteceu com ele , e não com o carro , como a mídia mentirosa fala.

  10. Gutoacr

    Vi o video e parece que foi um atirador msm,… estando em um ponto estrategico e considerando que carros de F1 percorrem um trajeto muito uniformes,… não importa a velocidade a margem de acerto é de 50% para acertar e 50% para errar,… e por pouco não errou. Mesmo se o atirador errasse, ele o faria nas voltas seguintes…

  11. Júnior Mesquita

    O e-farsas diz que o movimento da cabeça de Ayrton foi ocasionada pela força centrípeta, ok, tudo bem!
    Mas o vídeo do treino classificatório no mesmo trecho da pista, Senna não faz esse movimento, e olha que ele vinha mais veloz, pois ele fez a pole.

    • Vinicius

      O piloto ao realizar uma curva para esquerda, ele faz força com os braços e com o corpo para a esquerda, MUITA força, por isso o treinamento físico de um piloto.
      Se estou fazendo força para a esquerda e a barra de direção quebra abruptamente, com a força exercida pelo meu corpo para o lado esquerdo, certamente meu corpo irá pender para o lado esquerdo.

      A reação de um piloto ao perder o carro em uma curva, não é necessariamente freiar e sim tirar o pé para que o carro retorne a ganhar aderência.

      a 200 KM/h tudo ocorre em frações de segundo e a quebra de uma barra de direção tira qualquer possibilidade de reação por parte do piloto.

  12. Fernando

    Senhores, foi um tiro! Não precisa ser um extraterrestre pra acertar aquele tiro, bastava ser bom.
    Senna vinha numa reta em relação ao suposto atirador, estava praticamente na mesma altura em
    relação ao atirador, os carro não andam em zigue-zague. É como se Senna estive parado e se aproximando.
    Além disso, eram mais de 50 voltas pro atirador tentar acertá-lo. Era difícil, sim; Poderia errar, claro!
    Sabe-se lá depois de quantas tentativas. Mas acertou.

  13. Phillipe

    pessoal..não estou defendendo nenhuma tese,,,mas sou militar do exercito a 12 anos, sirvo no 12 batalhão de infantaria BH,,um tiro de fuzil (calibre 7,62mm) realmente não foi,,quem já atirou sabe, apesar de o projétil fazer uma pequena cavidade ao entrar ele causa um estrago tremendo ao sair, isso se deve pela rotação do mesmo ao sair da arma e entrar em contato com qualquer superfície,,fuzil não foi mesmo, a cabeça dele teria um buraco enorme na saída do projétil, se alguém falar que o atirador usou um calibre menor também não fará sentido,,quanto menor o calibre, menor o contato com o ar, menor a rotação e maior a sua dissipação, ou seja,,kkkkkkkkk nem o melhor atirador do mundo acertaria esse piloto com um calibre abaixo de um 7,62mm,,,e pessoa não acreditem em filme de Hollywood,,uma arma ( no caso fuzil citado no caso) de fogo não causa aquela fumaça absurda….os estragos no capacete não são de um projétil,,,espero ter ajudado,,abrçs a todos

    • Eduardo

      Phillipe,

      Ótimos esclarecimentos realmente!

      Levando apenas uma questão: Não foi divulgada qualquer imagem da cabeça de Senna após o fato, certo?

      Portanto, não fazemos a menor ideia de como ficou. Podendo, neste caso, ter o estrago que comentasses na saída.

      O que acha?

  14. Henrique

    com certeza fuzil não foi mesmo…detalhe..atiradores de elite jamais são vistos fazendo seus “trabalhos”, fuzil não sai aquela quantidade de fumaça, um fuzil de atirador com certeza teria um supressor de ruídos “silenciador” ou seja, ai que não sairia fumaça mesmo,,lembrando que para se acertar um tiro desses ele teria que ter usado uma arma com calibre acima de 7,62,, menos do que isso não existe ser humano no mundo capaz de tal proeza,,e se ele fosse atingindo por 7,62 na cabeça não existe legista no mundo que conseguiria omitir isso,,,tiro de fuzil entra fazendo um buraquinho mas quando ele sai ele faz um buraco absurdo,,não preciso falar tb que um fuzil vararia o capacete, o cranio o cockpit do carro e ainda continuaria o seu curso..não estou do lado de ninguém,,mas com arma de fogo ele não foi morto nao, vlw,,,,ops,,cara teu site é fantástico,

  15. Eu

    Por que vocês só falam em tiro de fuzil??? Não pode existir a possibilidade de ter sido um foguete (estilo aqueles usados no São João, fogos de artificio…) ter falhado e ter ido cair na pista, mas bateu no capacete de Senna e ter deixado ele desacordado!!! Lembrando que o carro vinha a mais de 200Km/h, o impacto com certeza vai gerar algum efeito…
    Lembrando que os capacetes daquele tempo não tem a mesma tecnologia de hoje, não se tinha preocupação com segurança em geral.
    Fica para o pessoal do C.S.I brasil explicar como também a fumaça que depois que corrida continuou não teve mais fumaça naquela área.

  16. Sérgio Roberto Marques

    INFELIZMENTE, NOSSO, QUERIDO, SENNA, FOI VÍTIMA DE CONSPIRAÇÃO. ASSIM COMO BRUCE LEE E OUTROS QUE PERDERAM A VIDA, POR INVEJAS, E POR SEREM OBSTÁCULOS NO CAMINHO DOS PODEROSOS DO MUNDO . É CLARAMENTE VISÍVEL QUE ESTAVA ALÍ ENTRE AS ÁRVORES UM ATIRADOR DE ELITE ,QUE NO MOMENTO EM QUE SENNA VINHA, DEU LHE UM TIRO CERTEIRO E INFALÍVEL . SENNA ERA UM CAMPEÃO, IMBATÍVEL E NÃO TINHA PARA NINGUÉM ALÉM DELE, E COMO ELE NÃO DEIXAVA NINGUÉM GANHAR , VIRAM ELE COMO UMA GRANDE AMEAÇA , ENTÃO TIVERAM QUE ELIMINA LO, PARA QUE OS OUTROS VIESSEM À GANHAR, COMO FOI O CASO DO SCHUMACHER, QUE NÃO PAROU MAIS DE GANHAR, SUPERANDO O AYRTON SENNA. INFELIZMENTE O NOSSO QUERIDO SENNA JAMAIS MERECIA ISSO ,PELO EXEMPLO E CARÁTER DE PESSOA QUE ELE ERA, FOI UMA VÍTIMA DESSES MALDITOS QUE SEM DÓ E PIEDADE FAZEM O QUE TIVER QUE FAZER POR DINHEIRO E PODER. MAS CLARO QUE QUEM FEZ ISSO ESCAPOU DAS MÃOS DOS HOMENS , MAS DE DEUS JAMAIS ESCAPARÁ. UM DIA TUDO ISSO SERÁ ESCLARECIDO E OS CULPADOS VÃO PAGAR CARO.

  17. Vinicius

    O piloto ao realizar uma curva para esquerda, ele faz força com os braços e com o corpo para a esquerda, MUITA força, por isso o treinamento físico de um piloto.
    Se estou fazendo força para a esquerda e a barra de direção quebra abruptamente, com a força exercida pelo meu corpo para o lado esquerdo, certamente meu corpo irá pender para o lado esquerdo.

    A reação de um piloto ao perder o carro em uma curva, não é necessariamente freiar e sim tirar o pé para que o carro retorne a ganhar aderência.

    a 200 KM/h tudo ocorre em frações de segundo e a quebra de uma barra de direção tira qualquer possibilidade de reação por parte do piloto.

    E sim, ele estava no meio da curva!

  18. Samauri Steiner

    O carro diminuiu a velocidade não pela frenagem, mas pela falta de aceleração, dizer que ele pendeu a cabeça para o lado por causa da força centrífuga da curva que ele NÃO fez é no mínimo uma piada. Uma coisa é certa, é visível que ele está “apagado” antes de colidir, mas pode ser por diversos motivos, os quais nunca saberemos.

  19. JonPoyer

    Quem sabe não foi envenenado? colocaram alguma espécie de alucinógeno, calmante, algo que não faz efeito na hora, alguma substancia que não deixa rastros, cujo efeitos é de minutos, horas…podendo ter sido colocado no café da manha, planejado minuciosamente, cujo efeito fosse perder os sentidos na hora que chegasse ao organismo, planejado pra o efeito acontecer no decorrer da corrida;

  20. André Bardelli

    Parem de conspirar pessoal.
    Isso não existe.
    Isso de falar que foi ILLUMINATIS não cola.
    Eles são apenas os seres humanos mais ricos do planeta, mas não faz sentido matar no esporte. Procurem se informar mais. Por ser teoria, não é real.
    Nós não aceitamos os acontecimentos e sempre vamos achar um culpado para a morte de nossos queridos.
    Richie Vallens foi uma explosão no passado e disseram que foi morto por ILLUMINATIS. Princesa Daian, Elvis, Michael Jackson…mas pessoal.. não existe isso. Por fama, qualquer um vai falar que eestá sendo perseguido oro por ILLUMINATIS. Michael Jackson usou deste argumento para ganhar mais fama do que já tinha e para despistar a maratona de shows depois de velho. Vallens morreu po causa de um avião zuado. Diana e Paul Walker foram fatalidades. No caso do Senna, ele bateu o carro é se foi. Os motivos ninguém sabe, mas indo contra esta conspiração… Senna com sua magia dava lucro ao esporte. Sua morte seria uma baixa violenta em relação finanças para a FIA e até para os tais ILLUMINATIS. Matar o Senna seria loucura até pra eles. Então não faz sentido uma morte planejada. A fórmula 1 teve um dono por anos (Schumacher) e isto no foi bom para os bolsos da FIA. Competitividade gera dinheiro. Monopólio gera déficit. TODOS se cansaram se ver o Shumacher ganhar. Brasil não investiria mais pesado, a FIA perderia grana e visibilidade na América do sul. As conspirações são passíveis de contestação, algumas parecem reais, mas não se pode provar. Na lógica do dinheiro, nem o maior ILLUMINATI desejaria a morte de Senna. Assim como não matam o Messi no futebol. Fora política e religião, qualquer eventualidade em esporte que envolva morte de atleta é uma fatalidade. Ninguém vai matar alguém que gera lucro. É a mesma coisa que rasgar dinheiro.
    Orientem- se mais sobre a realidade é deixem de acreditar em fantasias. Estão comparando nosso mundo com o filme anjos e demônios. Aquilo é filme. Na realidade não chega nem a 10% do que Hollywood fez. Senna morreu porque era a hora. Não precisa ser perito em balas, físico ou médium. Basta ter os pés no chão.

  21. Laerte Favero

    Para mim esta claro o que aconteceu: o eixo ou barra da direção ou volante quebrou, a ponta de baixo caiu e foi lançada violentamente contra sua cabeça, afinal, ela foi de encontro ao asfalto, sendo que o carro estava em alta velocidade. Por isso a cabeça dele não foi para o lado direito do carro, como era de se esperar. Pergunta: porque a solda foi malfeita ?(conclusão tirada, depois de assistir o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-CS_9IIt3HE)

  22. Leonardo

    Nunca as imagens completas on board vão ser liberadas, porque não vai aparecer suspensão nenhuma aí a verdadeira farça acaba. Tiraram o brasileiro de circulação. Ou vcs acham que ninguém é assassinado no mundo?. Quanta besteira de gente defendendo essa tese mal explicada de barra de direção!!! Quantos presidentes foram mortos no Brasil? Quantas pessoas são assassinadas e o caso abafado pelas autoridades? Porque com o Senna iria ser diferente? Porque ele era o Senna do Brasil? Bando de gente burra que não enxerga um palmo do nariz!!! Essa falta de raciocínio explica porque essa nação é constantemente enganada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite esse numeros *