Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Bar resiste entre duas igrejas! O bar do Araújo existe mesmo?

Construções

Bar resiste entre duas igrejas! O bar do Araújo existe mesmo?

Imagem mostra um bar funcionando no meio de duas igrejas. Será que o bar do Araújo existe mesmo e ainda resiste bravamente entre a Universal e a Deus é Amor?

As imagens não são novas. Circulam pelas redes sociais há alguns anos, mas se tornaram populares em maio de 2015. Nelas podemos ver um bar que parece funcionar normalmente, tendo como vizinhas duas igrejas evangélicas: A Deus é Amor de um lado e a Universal, do outro!

O fato acabou virando uma brincadeira na internet, transformando o estabelecimento em um “símbolo da resistência dos botequeiros de plantão”!

Vários sites e blogs – além de milhares de publicações nas redes sociais – mostraram a descoberta inusitada e curiosa. Só que, a cada postagem, a cidade onde o tal bar do Araújo estaria instalado era diferente: Jaguaribana (CE), Terra Rica (PR), além de diversas cidades baianas e isso, é claro, aumentou ainda mais a quantidade de leitores que duvidava da veracidade das imagens.

Afinal, o bar do Araújo existe mesmo? E se ele existe, qual é o seu endereço?

Símbolo de resistência! Bar do Araújo estaria funcionando no meio de duas igrejas. Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Símbolo de resistência! Bar do Araújo estaria funcionando no meio de duas igrejas. Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

O famoso Bar do Araújo existe mesmo! Ou melhor, existiu

Uma das pistas que tivemos para tentar solucionar a veracidade desse “mistério” foi procurar no site da Igreja Pentecostal Deus é Amor por todos os possíveis endereços de igrejas nas várias cidades citadas pelos boatos. Um processo demorado que não rendeu nenhum fruto.

O próximo passo foi tentar alguma coisa no YouTube e, após algumas pistas pouco animadoras, como essa:

 

Acabamos encontrando esse vídeo bem bacana do canal Darth Fazer, explicando que o bar do Araújo fica (ou ficava) em Palmas, no Tocantins:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

 

Infelizmente, o Bar do Araújo já não funciona mais! Foi fechado!

De posse dessa preciosa informação, fomos ao site da Igreja Universal do Reino de Deus, onde buscamos os endereços de todas as suas igrejas de Palmas. O endereço onde o Bar do Araújo funcionava é Avenida G, número 470, no Jardim Aureny III (obrigado, Silvio Ferraz, pela ajuda).

Podemos ver no Google Maps – através do Street View –  que a fachada dos três salões possui a mesma cor e as janelas e portas se parecem muito com as da foto do bar do Araújo, cercado pelas igrejas, que circulou em maio de 2015:

bar_araujo2

Reprodução/Google Maps

Acontece que as fotografias do Google são antigas e naquela época os salões comerciais ainda não haviam sido alugados. No entanto, o pessoal do BuzzFeed Brasil entrou em contato através do telefone mostrado no banner que aparece na foto do Google e conversou com um homem chamado Gilson, que disse ajudar o dono a alugar o local. Gilson explicou que o bar do Araújo funcionava ali, mas que foi fechado em setembro de 2014.

Atualização 06/06/2015

No dia 04 de julho de 2015, a equipe de reportagem da rádio CBN Tocantins descobriu a identidade do dono do Bar do Araújo! Joaquim Araújo é um comerciante que acabou tendo que mudar seu estabelecimento de endereço, em dezembro de 2014, por causa da queda no faturamento do bar, mas disse ao repórter Gleydsson Nunes que a mudança não tem nada a ver com as igrejas vizinhas.

Esse é o Araújo, do bar do Araújo! (foto: Gleydsson /CBN Tocantins)

Esse é o Araújo, do bar do Araújo! (foto: Gleydsson Nunes/CBN Tocantins)

Segundo o próprio Sr. Araújo, quando ele abriu o bar naquele salão, em julho de 2014, não havia nenhuma igreja ao seu lado, mas que após alguns dias a primeira igreja foi inaugurada ali como sua vizinha e quando a segunda foi aberta, em dezembro, ele se mudou. Agora, o Bar do Araújo não corre mais o risco de ter igrejas como vizinhas, pois o boteco fica em uma esquina.

Joaquim Araújo disse ao repórter que só ficou sabendo fama repentina de seu bar através dos filhos, pois ele não tem conta em nenhuma rede social!

Conclusão

O Bar do Araújo existiu mesmo em Palmas, no Tocantins, mas o salão onde ele funcionava está atualmente disponível para aluguel. As igrejas, como podemos verificar nos vídeos, continuam firmes e fortes.

Continue lendo
15 Comentários

15 Comments

  1. Jesus Cristo

    2 de junho de 2015 em 22:03

    Eu não transformei a água em vinho pra isso!

    • Johony Weslley

      22 de outubro de 2015 em 14:35

      Temos um mito

  2. Renato

    2 de junho de 2015 em 22:42

    Chega a ser cômico um bar no meio de duas igrejas. O mais legal é o senso de humor do brasileiro, mas valeu Araújo você resistiu o quanto pode.

  3. esther Figueiredo

    2 de junho de 2015 em 23:23

    Pois é… Acontece que o Bar do Araújo era o único dos três empreendimentos a pagar impostos!!!

  4. Tâ Alcarás

    3 de junho de 2015 em 0:21

    Então ele não resistiu ;(

  5. Lima

    3 de junho de 2015 em 7:53

    Pagando impostos pesadíssimos, quem aguenta!?

  6. Marcos A.

    3 de junho de 2015 em 12:04

    Como igreja não paga imposto e vende um produto apenas imaginário, dá para entender porque o boteco foi o único que não resistiu.

    • Anonymous user

      1 de fevereiro de 2016 em 14:39

      so a igreja universal não paga imposto, as igrejas boas pagam imposto, a igreja universal rouba os fieis, as normais não fazem isso

  7. Felipe c. Miranda

    3 de junho de 2015 em 12:45

    Já que o bar do Araujo sucumbiu… Podiam abrir um sex shop…

  8. Jessé

    3 de junho de 2015 em 13:08

    Pra acrescentar, seria interessante descobrir a cronologia dos acontecimentos, qual estabelecimento abriu primeiro. Se o Bar abriu já tendo as duas igrejas instaladas, ou se as igrejas abriram depois que o bar já estava funcionando.

  9. Ferreira

    3 de junho de 2015 em 14:23

    Crentes 2, Pinguços 0.

  10. Silvio

    4 de junho de 2015 em 20:21

    Vocês pegaram foi o meu link do google maps que eu tinha postado no boatos.org, e outros sites que postavam noticias falsas sobre o bar, a câmara tá na mesma posição e não tem esseendereço no site da igreja universal. Mas nâo tem problema, é bom poder ajudar o e-farsas

    • Gilmar Lopes

      4 de junho de 2015 em 20:31

      Opa! Desculpa aí. Na verdade, busquei no Google e no YouTube e os primeiros links que apareceram já publiquei (acho que teve alguma dica vinda do YouTube também, nos comentários do vídeo do motoqueiro). Quanto ao endereço no site da Universal, não creio ter explicado corretamente, mas peguei os endereços mais próximos e fui andando pelas ruas de acordo com as dicas dadas pelo motoqueiro do vídeo. Os demais links, como citado no artigo, vieram do BuzzFeed.
      Obrigado pela ajuda e desculpa se não dei os devidos créditos (sempre procuro creditar quem ajuda. Pode reparar em outros posts).
      Valeu!

  11. carlos madureira

    5 de junho de 2015 em 19:05

    estou de acordo com a esther realmente o primeiro e o terceiro não pagam imposto eles só sabem fazer lavagem cerebral para arrecadarem mais e mais, dos incautos dos fiés

  12. Marcelo Xavier

    9 de junho de 2015 em 22:16

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo