today-is-a-good-day
21 C
São Paulo
quinta-feira, abril 25, 2024

Bolsonaro recusou Opala de luxo de presente da Câmara Municipal, em 1990?

- Publicidade -

É verdade que Jair Bolsonaro recusou um Opala de luxo da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 1990, quando ainda era vereador pelo Rio de Janeiro?    

A notícia surgiu nas redes sociais na terceira semana de julho de 2018 e mostra um recorte de jornal datado de 1990, afirmando que o então vereador Jair Messias Bolsonaro teria recusado um carro de luxo da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Segundo o texto do jornal antigo, em 1990, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro ofereceu para os vereadores 42 Opalas novos, carro que na época era considerado de luxo, mas ele recusou a mordomia!

Será que isso é verdade ou mentira?

Jair Bolsonaro recusou presente de luxo da Câmara dos Deputados, em 1990? (foto: reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Uma busca no acervo do Jornal do Brasil e verificamos que, no dia 16 de março de 1990, uma notícia publicada naquele jornal afirmava que a Câmara Municipal do Rio de Janeiro havia publicado no Diário Oficial da União a compra de 42 veículos Opalas para o uso dos vereadores da cidade.

A reportagem assinada por Florência Costa afirma também que Bolsonaro foi um dos que recusaram (não foi o único) o uso do veículo por morar próximo à Câmara!

O processo de compra dos veículos foi questionado por vários políticos devido à alegada falta de transparência dos critérios escolhidos!

Os automóveis não foram dados de presente aos vereadores, mas ficaram à disposição dos parlamentares até o final de seus mandatos (1993, no caso).

Conclusão

Segundo o Jornal do Brasil, Bolsonaro foi um dos vereadores que recusaram o uso dos Opalas comprados pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 1990!   

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

138 COMENTÁRIOS

    • Difícil assumir que, de fato, Bolsonaro teve tal atitude. Falta pra vcs do E-farsas mais imparcialidade e falar do jeito certo. Nem quando o cara faz algo bacana, nem quando é preciso aplaudir uma atitude desse político a mídia faz de forma autêntica e limpa. Adoro esse site, mas sei que ele tem uma pitada esquerdista. Segue o jogo

        • TEM WUE APLAUDIR SIM!!!!…. POIS ESTAVAM VCS ACOSRUNADOS COM CORRUPCAO E ESCANDALOS E BOLSONARO NAO E’ DIFERENTE DE AGORA. ELE SEMPRE FOI O QUE ERA NO PASSADO. UM VERDADEIRO CIDADAI DO BEM. E’ FAZER BOM GOVERNO E’ SIM OBRIGACAO QUE MUITOS NAI CUMPRIRAM. RECONHECAM AS GRANDES PESSOAS E GRANDES HOMENS PUBLICOS!!!!….

        • Coisa que nenhum outro fez.
          Só ele tem essa obrigação? Que diga-se, de passagem, está fazendo muito bem.
          Coloquem uma imagem melhor do jornal para que todos possam ler bem e tirar suas próprias conclusões. Conclusões estas que vcs não deram. Foram EVAZIVOS!
          Afinal, é mentira que ele recusou? NÃO. É VERDADE que ele recusou. Ponto

      • Sabe Davi ! Esse e-farsa, é realmente uma farsa, pois tenta com sua atitude macular algo que verdadeiramente ocorreu, se os carros foram comprados licitamente ou não, não importa, se foram doados ou só utilizados para o uso em serviço, não importa, o que importa, se nosso hoje Presidente da Republica Federativa do Brasil o Cap. Jair Messias Bolsonaro, foi o único que rejeitou a proposta, não importa, o que importa mesmo é que ele não compactuou ou compactua com coisas que sejam indecentes que fujam os princípios éticos e morais e isso esses CANALHAS não aceitam, pois toda essa imprensa é comprada.

          • Mas para afirmar isso vocês fizeram um rodeio, tentaram tirar o mérito de toda forma, só pra no finalzinho lá no rodapé afirmar ser verdade.

          • Me desculpe mas a explicação de vocês salienta que os opalas não foram doados e sim colocados à disposição dos vereadores. Isso é o que ocorre até hoje. O que se dá é o uso do automóvel e o erário público paga. Vocês não foram objetivos na explicação.

          • Kkkkkk vc ainda coloca as palavras no contexto errado , pois a frase deveria ser o único vereador que recusou e não um dos vereadores. A reportagem só fala de um que recusou o Jair radical.

          • Dá uma lida na reportagem do jornal. Lá diz claramente que “outros vereadores também recusaram o automóvel”.

          • Eu li seu artigo e digo: vocês usam as manchetes para manchar a reputação de uma pessoa pq acreditam que o brasileiro não lhe as notícias. E na maioria das vezes não lêem mesmo.
            Ao invés de e-farsas, deveriam se chamar e-engodo.

          • A informação está apenas na última linha. Poderia colocar no início: Verdade, Bolsonaro recusou carro.

            Da forma como foi redigindo o texto, da a entender que se trata de uma fake news até a penúltima linha.

            Será que é verdade se repete a todo momento no texto.

        • Parabens pelo seu cpmentario Renato!
          E’ isso mesmoo que vc falou
          Vc tem razao quando dis que o E-farsa e’ realmente uma farsa
          QUANDO E’CONTRA O ” MOLUSCO” E’ FARSA
          QUANDO E’ AFAVOR DO BOLSONARO TB E’ FARSA?
          FAZ-ME RIR! KKKKKKLL

        • “… não compactuou ou compactua com coisas que sejam indecentes que fujam os princípios éticos e morais”?
          E sobre o auxílio moradia, mesmo tendo ele imóvel próprio, e que ele mesmo deixou claro que não abria mão disso e que usava o dinheiro “para comer gente?

          • Nao sou petista mais que bolsonaro falou que nao abriria mão do seus 163 mil reais ele falou mesmo e mais, penso que Lula deveria estarpreso, mais assim como muita gente eu votei nele e sou muito digno e honesto pra ter uma moita de capim oferecido por esse presidente arrogante desses puxa-sacos aì por ter votado em outra pessoa e ainda a reforma da previdencia saiu agora quero ver a politica.

          • Se teve outros vereadores que recusaram é, pq era um Opala! Se fosse um Kadett, teriam aceito! E Bolsonaro teria sido o único a recusar! Assim como já fez outras vezes!

      • Estou com uma triste impressão que os políticos crápulas, nojentos e corruptos é que têm a admiração de uma pequena parte de brasileiros.

      • Davi , interpretei da mesma forma. Eles redigiram de tal forma q na busca do Google ,ele não rejeitou o uso do carro, qd na vdd , ele RECUSOU SIM. E-farsas , seja mais imparcial pra ñ perder a credibilidade.

    • Se vc pesquisar no próprio site do senado verá que ele teve muitas PLs que foram recusadas, e não venham dizer que foram recheadas porque não eram boas. NÃO ERAM BOAS PARA OS DEUSES DO CONGRESSO. Já que eles só aprovam o que lhes favorecem. Bolsonaro criou sim PLs, só que a aprovação depende dos demais deputados. Não sou eu quem está criando essa informação. Pesquisem ao invés de sair vendendo o peixe que compram desse siteszinhos de merda e blogs. Uma das propostas foi essa: https://youtu.be/52ojEDNZyB0

    • Faltou a reportagem citar os nomes dos supostos vereadores que tbm receitaram o carro… Isso me cheira diminuir uma atitude digna do Bolsonaro, atitude essa que deveria ser uma obrigação moral de todos nós.

      • Acho (só acho) que se é um direito do sujeito usar um carro, ele deve usar e caso ele não queira usar não o torna mais ou menos digno! Eu por exemplo, como microempresário individual, tenho direito ao auxílio emergencial! No entanto, abri mão por achar que não preciso no momento. Sou mais digno por isso?

    • E-farsas não tem nada de imparcial. Já estão igual a globo querendo manipular as informações. Sendo assim não passam de outro site lixo.

        • Você sabe quem defende?!?
          Vai se orientar a respeito de Amoedo.
          Banqueiro, recebe para financiar essa utopia de socialismo, machismo, feminismo, destruismo da vida normal patrocinado por George Soros. Acorda

          • Verdade,ainda teve a cara de pau em fazer um vídeo afirmando que nunca foi Banqueiro,mas sim Bancário,aquela fala mansa não me engana ,ele um tremendo enganador.

          • Mulher criticando feminismo… é o fim do mundo, mesmo. Deve ser outra analfabeta funcional que não sabe o que o feminismo significa.

            Vá estudar, vá.

          • Qual é o problema de uma mulher ser consciente e criticar o feminismo?
            O feminismo não respeita a opinião de uma mulher?
            Só aí já dá pra perceber que é tudo bem estranho,parece até que é uma ditadura imposta pelas mulheres.

          • Voce critica tudo involvido com Soros, mais nao comenta o apoio direto e indereto dos irmaos Koch and da familia Mercer. O que voce nao entende e a illusao do “sonho americano” que ahora esta sendo vendido com “sonho capitalista”: Se voce e pobre, e porque voce e burro ou preguicoso ou o governo nao deixa. Enquato isto, nos USA, Singapura, Korea do Sul, Japao os 3% mais ricos ficam mais ricos todos meses. Acorda, abra os olhos.

        • Você tem como provar isso?acho engraçado nenhum politico teve a coragem de falar porque não tem prova e você teve,deveria mostrar as provas.outra coisa joão amoedo é santinho?pede pra ele falar sobre os bilhões que os bancos que ele trabalhou e é acionista deviam e tiveram suas dividas perdoadas ,não acha estranho se enriquecer assim? pesquise.

        • Toma vergonha o cara! Ele é uns dos pouco corretos e honesto no mundo da politica, recomhecido como honesto até por bandido !! Lava tua boca pra de bolsonaro..

        • Diz o modinha que vota no candidato que enriqueceu (400 milhões) de forma honesta. Não foi nunca patrocinado por George Soros e outros fomentadores do vil comunismo mundo afora. Tanto o dinheiro é legimamente do Ameboedo que ele deixa aplicado em fundos que rendem miséria, comparados com os locais onde quem realmente tem tanto dinheiro aplica. Me explica você, alienado.

        • O amoedo , deixe de ser sinico, você deve ser muito correto,pra acusa-lo de lavar dinheiro, faça a denúncia no MP,você é um Lula, de terno e gravata, esses comentários tolos, só mostra quem você é de verdade. Por isso vc está como um nada nas eleições .bolssonaro em você.

        • Se você esta falando dos 200 mil da JBS sugiro que pesquise um pouco mais..

          Bolsonaro tinha negociado com o partido 200 mil do fundo partidario ao qual ele tinha direito.
          Enviaram 200 mil da JBS para ele.
          Detalhe: Na época não existia problema em empresas passarem dinheiro para o partido!
          Mas Bolsonaro viu que algo não cheirava bem e devolveu o dinheiro que, repito, não era do fundo partidário e sim da JBS depositado pelo PARTIDO.

          Jair então devolvido esse dinheiro, e exigiu que fosse lhe enviado o dinheiro ao qual ele tinha direito! Do fundo partidário! Não da JBS!
          E se você for no portal da transparência verá que até lá os 200 mil do fundo partidário!

    • Sim, mas se fosse um Lula, um Zé Dirceu e outros, pediriam um pra ele, um pra mulher e outro para a amante. Detalhe: isso foi em 1990, quando Bolsonaro ainda era vereador.

    • Que os demais não tiveram. Resumindo, ele cumpre com as obrigações. Enquanto o teu ex presidente comprou um gatinho particular 🤦🏽‍♀️

  1. Jair Bolsonaro não é só um canditado que nas vésperas das eleições, beija criancinhas e idosos para angariar votos.
    Ele sempre agiu com honestidade e decência e por isso ele tem o meu voto.

    • “Sempre agiu com honestidade e decência…” e por mais de 10 anos se elegeu pelo PP, o partido mais mencionado pela Lava Jato, mais até que o PT. Qual a desculpa dele? “Não sabia”. O Barba também “não sabia”. A Dona Presidenta também “não sabia”.

      • Ele pertenceu ao partido mais corrupto assim como pertence ao congresso mais corrupto e à classe política mais corrupta.
        Mas isto te garante e te dá absoluta certeza em afirmar que ELE também seja um corrupto?
        Você é homem e trabalha numa loja de produtos femininos. Então você é obrigatoriamente uma mulher?

      • Então tem que tirar o chapéu pro cara…Se o partido é o mais citado e o cara não, é sinal que o cara tem coragem moral e personalidade para não se corromper em meio a podridão, vou acaba de me ajudar a votar nesse cara aí. .bolsonaro 17

          • Eu™ 18 de setembro de 2018 em 10:08
            Mulher criticando feminismo… é o fim do mundo, mesmo. Deve ser outra analfabeta funcional que não sabe o que o feminismo significa.

            Vá estudar, vá.

            Qual é o problema de uma mulher criticar o feminismo?
            O feminismo não respeita a liberdade de opinião de uma mulher?
            Então ele é opressor?

      • Teu Bosta Amoedo tá defendendo o imposto em cima da energia solar. Que bela merda hein! Ao invés de ajuda a torna-la acessível a toda a população, por ser ecológica e econômica. Vcs são uma fralde. E quanto ao Bolsonaro, ele sai do partido quando vê irregularidades. Já o teu fica apoiando, escondendo e defendendo. Queres comparar o comportamento de ambos? Pelo amor de D…

  2. Até o E-farsas está preocupado com o Bolsonaro? Kkkk
    Procuram e não acham e quando acham é coisa boa, aí tentam desmerecer o ato.
    #bolsonaro2018, é melhor Jair se acostumando.kkk

  3. A honestidade vem de berço. O que vemos hoje são políticos honestos e brigando pelo povo……Só nas vésperas de eleição. Passado isso, tudo como dantes no quartel de Abrantes.
    Fora esquerdalha corrupta, e nisso enquadro PP, MDB, PSDB, PSD, DEM, PT, e por aí afora

  4. Realmente, “expoente” da honestidade!
    Mas que bando de TAPADO!
    https://youtu.be/D62y7u04-U8
    Uma única notícia de algo que é meia verdade, pois os carros não foram “doados”, foram cedidos para uso oficial e os bolsominios se engajam na luta de defender o corrupto e cagão. Dissonância Cognitiva tem cura viu pessoal? Busquem tratamento que ainda dá tempo!
    https://www.brasil247.com/images/cache/1000×357/crop/images%7Ccms-image-000564763.jpg
    https://www.gazetadopovo.com.br/eleicoes/2018/8-pontos-para-entender-a-polemica-sobre-os-imoveis-da-familia-bolsonaro-9xs64kbd1art6gdbts5c5xjnb
    https://youtu.be/gI0jOFEw81I
    😉

    • Cara, teu problema com o Bolsonaro é unicamente pessoal. Vc tem problemas emocionais. Certamente é pedofilo, ou estuprador, ou traficante, ou mesmo um vagabundo que gosta de ganhar fácil ao invés de batalhar na vida…boa coisa vc não é. Eu aposto em pedofilia. Só quem não gosta do Bolsonaro é quem tem o rabo preso, como essa galera aqui que é responsável por esse site.

  5. Ele não recusou…
    Apenas falou que era dispensável.
    Igual quando vc ganha um presente de aniversário e diz que era dispensável.
    Mas, vc não recusa para não ser indelicado.
    Os carros foram comprados e a disposição dele.
    Inclusive Bolsonaro já falou que não era contra mordomias no cargo:
    “Fui ser deputado federal para não andar de ônibus, fusca, van, morar bem e pensar no bem do povo e da minha família. Ser pobre e miserável não é o que o vereador merece, mas também não precisa passar ao largo dos problemas do município”, disse, ao ser perguntado por um vendedor ambulante se o transporte não seria melhor caso os políticos utilizassem o serviço.”
    Inclusive para colocar parentes em cargos comissionados.

  6. Realmente, “expoente” da honestidade!
    Mas que bando de TAPADO!
    https://youtu.be/D62y7u04-U8
    Uma única notícia de algo que é meia verdade, pois os carros não foram “doados”, foram cedidos para uso oficial e os bolsominios se engajam na luta de defender o corrupto e cagão. Dissonância Cognitiva tem cura viu pessoal? Busquem tratamento que ainda dá tempo!
    https://www.brasil247.com/images/cache/1000×357/crop/images%7Ccms-image-000564763.jpg
    https://www.gazetadopovo.com.br/eleicoes/2018/8-pontos-para-entender-a-polemica-sobre-os-imoveis-da-familia-bolsonaro-9xs64kbd1art6gdbts5c5xjnb
    https://youtu.be/gI0jOFEw81I

    • Não creio em pessoas que não tem coragem de identificarem-se com suas opniões e escondem-se atrás de peseudônimos com o “EU”. Mau caratismo não tem cura, pior due “dissonância cognitiva”

  7. Isto vem provar que o candidato vem tendo o mesmo comportamento ao longa de sua carreira política e não somente porque é candidato a presidente.

    • Sou um torcedor. Mas fico pensando se ele tivesse feito pelo menos um projeto por ano . Teria feito mais de 20 projetos. Mas parece que tem só 2.
      Tá certo que não é fácil ser deputado e fazer seus projetos ser aprovado.
      Vou continuar torcendo mas será que presidente não é mais difícil ainda.
      Desculpem minha ingenuidade.

      • Verdadeiro,deve ser bem difícil realizar projetos. Vejo,por exemplo,o da castração química para estupradores,aonde o PT, PSOl,etc…votaram contra.
        Esqueci,quem é que não gosta das mulheres?

  8. Eu acho que o Vereador Bolsonaro nem de longe poderia imaginar que, 28 anos depois, sua atitude honesta e coerente estaria confirmando suas próprias palavras de que ser honesto é uma obrigação, hoje estamos aqui, vendo ele ser coroado por isso, prestes a se tornar o presidente da república!
    Bolsonaro 2018.

  9. Não creio em pessoas que não tem coragem de identificarem-se com suas opniões e escondem-se atrás de peseudônimos com o “EU”. Mau caratismo não tem cura, pior due “dissonância cognitiva”

    • Olha o palavriado rapaz… desta forma voce tem que convencer alguém a votar no seu candidato e não falando essas asneiras. Por isso que todo mundo tira sarro da cara de vocês.

    • Esse é o tipo de gente que também tem direito a votar no pais. Isso que estraga. Uma pessoa desinformada, provavelmente criada na rua e sem educação. Vai aprender a usar argumentos seu analfabeto.

  10. Qual é o problema de uma mulher ser consciente e criticar o feminismo?
    O feminismo não respeita a opinião de uma mulher?
    Só aí já dá pra perceber que é tudo bem estranho,parece até que é uma ditadura imposta pelas mulheres.

  11. Esse site emparelhado e ideológica é muito hipócrita mesmo! Faz questão de salientar que não foi só o Bolsonaro. Lista aí o nome dos demais! Outro detalhe…pode ter tido outros, mas o presidente estará entre os que recusaram a mordomia. Outro detalhe, foi cedido, mas era necessário gastar nosso dinheiro com isso?? Eles não tem seus meios de transporte? E antes, como se locomoviam? Seus hipócritas fdp! Estamos de olho em vcs, seus merda! Vcs são um lixo! E outra, vcs estão espalhando tbm fake news. Combatendo fake com fake, e quando desmente uma suposta fake, não expõe a realidade. Limitar-se apenas em desmentir. Tá aí, quem são vcs! Estamos juntando os fatos para expor. Nos aguardem, seus falsários!

    • E o auxílio alimentação que ele usava pra “comer gente”? também é fake? Se você não notou este site é justamente para desmentir fake news, então PARA QUEM VOCÊ ESTÁ DIRIGINDO SEUS XINGAMENTOS?

  12. E-FARSAS tinha que ser imparcial , ou então muda para “E-FARSAS” , ou É-FARSAS , ou E-FARSAS SQN . Essa tendencia esquerdista prejudica a credibilidade do site . Quando é verdade contra o Bolsonaro a resposta É SIM !!! , quando é verdade a favor do Bolsonaro a resposta é : blá , blá , blá , blá , blá , blá sim . Exemplo : É verdade que o Bolsonaro recusou um Opala quando era vereador ? Reposta Imparcial : SIM . Resposta Esquerdopata : Outros vereadores que eu não sei o nome também recusaram o Opala , o Opala era para ser devolvido no final do mandato , uns políticos que eu não sei o nome reclamaram da compra dos Opalas , blá ,blá , blá , blá … Segundo reportagem do Jornal Do Brasil sim .

  13. …Será que você agiu assim mesmo como está afirmando, enquanto a GANGUE PETISTA por mais de 13 anos nos ASSALTAVA???

    DETALHE importante: conforme link da reportagem, não há menção a nenhum outro vereador que tenha formalmente recusado o veículo Opala GM… apenas o vereador Jair Bolsonaro é citado pelo jornalista, que, ainda complementa: Vereador Bolsonaro se desloca em MOTO e mora próximo à Câmara…

  14. Não vi e-farsa nenhuma. O que conta é que ele recusou. Eu reparo que o e-farsas NUNCA menciona com tanta ênfase mentiras da esquerda. Se ele foi um dos que recusou, não houve farsa nem contraditório. Estamos interessados é no fato dele se mostrar honesto.

  15. esse site é de esquerda não tem imparcialidade, Bolsonaro é “um dos que não aceitou” ele foi o único, cite o nome dos outros que recusaram o carro

  16. Ele recusou o uso. Mas, se tivesse sendo dado de presente, o rei da mamata iria aceitar com maior prazer. Usar essa informação para fazer uma imagem de homem imaculado é de um tremendo mau caratismo da parte dele e dos seus apoiadores

    • Não meça as pessoas pela sua régua moral. Nunca vi um corrupto trabalhar pelo país e em 2 anos de mandato não haver qualquer escândalo de corrupção.

      • Tem outros crimes que são iguais ou até piores que a corrupção. Aliás, esse papinho de que não há escândalo de corrupção é meio que uma balela, pois o Governo tem feito de tudo para bloquear as investigações sobre desvios, rachadinhas e etc.

  17. Sr. Colunista, o senhor não informou no conteúdo da sua mensagem que o fato é VERDADEIRO. Por que?????? Medo de admitir que honestidade e caráter vem de berço?

    • “Conclusão
      Segundo o Jornal do Brasil, Bolsonaro foi um dos vereadores que recusaram o uso dos Opalas comprados pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 1990! “

      • Parabéns! Por que o site tem o nome de “e-farsas.com”, ea minha impressão é que essa notícia era falsa. Você pondo a conclusão fica mais claro e nos mostra que o “e-farsa.com” é uma farsa.
        Um bom jornalismo se faz com isenção e honestidade, trazendo somente a notícia, sem interpretação, afinal de contas ao ler a notícia, a opinião e interpretação são MINHAS.

          • Eu cheguei no e-farsas por causa da manchete dúbia. Se não, eu jamais entraria no seu artigo. Prezo muito pela honestidade, coerência e imparcialidade, afinal, o leitor sou eu e a OPINIÃO tem que ser MINHA.
            Fica com Deus e adeus.

  18. Só acho que o fato não merecia esse desmentido, pois ele realmente recusou o veículo e dizer que não foi dado e sim disponibilizado é uma falácia, pois neste país ao final do mandato com certeza alguém ficou com os veículos. Agora, ser honesto neste maldito país é ser idiota??

  19. O QUE ESTÁ SENDO QUESTIONADO PELOS INTERNAUTAS NÃO É SE FOI OU NÃO UM PRESENTE. E NEM A HONESTIDADE DOS OUTROS PARLAMENTARES. MAS SIM, A HONESTIDADE DO NOSSO PRESIDENTE.
    É ISTO QUE ESTÁ EM CHEQUE. E NÃO, AS DEMAIS OCORRÊNCIAS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui