Connect with us

E-farsas

General dos EUA disse que a CIA interferiu nas eleições brasileiras?

Conspirações

General dos EUA disse que a CIA interferiu nas eleições brasileiras?

General dos EUA disse que a CIA interferiu nas eleições brasileiras?

Militar de alta patente norte-americano teria provado que o serviço de inteligência do seu país usou recursos para derrubar o governo brasileiro! Será verdade?

A alegação surgiu nas redes sociais no final de outubro de 2025, sendo bastante compartilhada também em grupos de WhatsApp. Nela podemos ver a foto de um senhor fardado falando em um microfone e o texto que a acompanha afirma que esse militar é um general que teria denunciado que a CIA (serviço de inteligência norte-americano) utilizou recursos dos Estados Unidos para interferir nas eleições brasileiras, além de ajudar a derrubar o nosso governo!

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Texto de uma das versões compartilhadas no Twitter: “General dos EUA diz que CIA utilizou recursos para interferir no Brasil: ‘Usaram nosso dinheiro para derrubar o governo’” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

O homem da foto é o General aposentado Mike Flynn, norte-americano que trabalhou como conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos nos primeiros 22 dias da primeira gestão de Donald Trump, em 2017. Flynn foi exonerado do cargo após admitir ter enganado o então vice-presidente Mike Pence sobre suas relações financeiras ilegais com outros países. Ele foi a pessoa que ficou menos tempo nesse cargo na história dos Estados Unidos.

Agências de notícias internacionais descreviam o ex-militar comoo general islamofóbico e pró-Rússia de Donald Trump”. 

Em março de 2017, ele se considerou culpado das acusações de “agente estrangeiro”, reconhecendo que em 2016 havia recebido recompensas financeiras (centenas de milhares de dólares) por lobby que beneficiou o governo turco e por mentir ao FBI sobre suas conversas com Sergey Kislyak, embaixador russo nos Estados Unidos.   

No mês de julho de 2020, Flynn anunciou que passou a fazer parte do grupo conspiracionista QAnon, que apoiava Trump, se tornando uma das maiores fontes de disseminação de teorias conspiratórias em seu país.

Essa matéria do site Fact Check lista uma série de mentiras disseminadas por Michael Flynn, além de sua suspeitíssima “afinidade” com a Rússia.

Ainda em 2020, o presidente Donald Trump concedeu indulto ao amigo ex-militar, tornando-o livre de todas as acusações.

Ele disse que a CIA interferiu nas eleições brasileiras?

Michael Flynn não acusou diretamente a CIA, mas compartilhou um vídeo feito por seu conterrâneo Mike Benz que, sem provas, alega que o Serviço de Inteligência dos Estados Unidos teria interferido nas eleições presidenciais de 2022 para tornar Lula presidente.

Quem é Mike Benz?

Michael Benz é um ex-funcionário do governo Trump e, assim como Michael Flynn, é uma das grandes referências da extrema-direita nos Estados Unidos quando o assunto é desinformação. Suas acusações infundadas envolvem não só do Brasil, mas também outros países como a Índia, por exemplo.  

O jornalista Leandro Demori levantou um pouco do passado desse conspiracionista, como podemos acompanhar abaixo:

Conclusão

Um ex-militar norte-americano, referência em disseminar desinformação, compartilhou um vídeo antigo de outro conspiracionista sobre suposta interferência da CIA nas eleições brasileiras! Não há nenhuma prova de que isso tenha acontecido!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top