O Governo Federal vai criar auxílio para as famílias traficantes mortos no RJ?
É verdade que o Governo irá criar o Bolsa-Quadrilha, auxílio financeiro e emocional para as famílias dos traficantes mortos pela polícia do Rio de Janeiro?
A notícia surgiu em diversos sites e blogs na primeira semana de novembro de 2025, sendo bastante compartilhada em grupos de WhatsApp e nas redes sociais. Segundo que foi disseminado, o Governo Federal estaria estudando a criação de um benefício para as famílias dos mortos na operação policial ocorrida no dia 28 de outubro de 2025, no Rio de Janeiro.
A alegação afirma também que a apelidada “Bolsa Quadrilha” prevê uma ajuda financeira, amparo legal e psicológico aos parentes dos traficantes mortos!
Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões compartilhadas no Instagram: “O governo Lula avalia conceder assistência às famílias dos 117 suspeitos mortos na megaoperação policial no Rio de Janeiro, a maioria com ligações com o tráfico. Enquanto policiais arriscaram a vida e famílias inocentes choram suas perdas, Lula discute ajuda a parentes de criminosos. As escolhas do desgoverno revelam uma preocupante inversão de valores no enfrentamento ao crime. No Brasil de Lula, quem desafia a lei é tratado como vítima, e quem defende a ordem é deixado de lado. Um governo que protege o crime, abandona o povo.” (foto: Reprodução/Instagram)
Verdade ou mentira?
A notícia compartilhada nas redes sociais usam como fonte uma publicação feita no site Metrópoles, no dia 04 de novembro de 2025, citando como fonte membros do Ministério dos Direitos Humanos. No entanto, o mesmo site publicou uma atualização do caso poucas horas depois, explicando que não há nenhuma iniciativa nesse sentido por parte do Governo Federal.
No site do ministério não há nenhuma menção a esse suposto benefício!
Em nota, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, esclareceu que a informação não procede:
“O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) esclarece que não procede a informação. A visita da ministra Macaé Evaristo ao estado teve como principal objetivo a articulação para retomada imediata dos serviços públicos de educação, saúde e assistência social nas áreas impactadas. Informamos ainda que o MDHC abriu um canal específico no Disque 100 para receber relatos das comunidades impactadas pelas operações.”
Boato requentado
Essa não foi a primeira vez que surge um boato envolvendo a criação de um benefício do governo. Já desmentimos aqui no E-farsas que não existe o Bolsa-Prostituição (auxílio para garotas de programa), o Auxílio-Cachaça (para alcoólatras) e tampouco o Bolsa-Drogado (para usuários de drogas).
Conclusão
Não há indícios de que o Governo Federal irá criar um auxílio para as famílias dos mortos da operação realizada no Rio de Janeiro!








