Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Britânica flagra o Monstro do Lago Ness! Verdade ou farsa?

Animais

Britânica flagra o Monstro do Lago Ness! Verdade ou farsa?

Ellie Willians teria flagrado o lendário Monstro do Lago Ness com sua câmera digital e sua descoberta se espalhou pela web! Será que isso é verdadeiro ou falso?

The acordo com o jornal inglês Mirror, a jovem fotógrafa teria deixado sua câmera programada para tirar várias fotos automaticamente ao longo de um dia e, quando foi checar as suas fotografias, ficou chocada ao ver que havia capturado o que parece ser o mítico Monstro do Lago Ness.

A fotografia que mostra a Nessie (nome carinhoso do monstro escocês) foi publicada no perfil de um usuário do Twitter no dia 11 de setembro de 2014 e o fato teria ocorrido em um local a cerca de 240 quilômetros do lago Ness.

Veja a foto tirada por Ellie Willians e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:

Fotógrafa flagra o Monstro do Lago Ness! Será verdade? (foto: reprodução/Twitter)

Fotógrafa flagra o Monstro do Lago Ness! Será verdade? (foto: reprodução/Twitter)

Verdadeiro ou falso?

Nessie, o Mostro do Lago Ness é uma criatura lendária que, embora nunca conseguiram provar sua existência, ainda atrai muitos turistas às Highlands (áreas montanhosas do norte da Escócia).

Muitas vezes aparecem fotografias do suposto animal, mas todas elas (até agora) se provaram falsas com o passar do tempo. A mais famosa é essa abaixo, que foi apresentada em abril de 1934. Somente em 1994, Marmaduke Wetherell – o autor da foto – admitiu que a Nessie que aparece em sua fotografia era apenas um boneco feito por ele com madeira e pedaços de plástico.

Foto só foi desmentida décadas depois pelo seu criador! (foto: Reprodução)

Foto famosa só foi desmentida décadas depois pelo seu criador! (foto: Reprodução)

Falhas na fotografia

No caso do tal monstro capturado pelas lentes de Ellie, podemos notar algumas falhas na imagem que podem denunciar que houve alguma adulteração na fotografia.

1 – Reflexo na água

Perceba que o reflexo do bicho na água está muito mais nítido que o resto da cena. As árvores, por exemplo, não aparecem tão bem na água como o monstro:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Reflexo do bicho está muito nítido na água!

Reflexo do bicho está muito nítido na água!

2 – Luzes e sombras

O monstro parece estar recebendo a luz de outro ângulo. Enquanto toda a cena é iluminada pelo sol (de cima para baixo), a Nessie está sendo iluminada de frente:

A luz do bicho está diferente do resto da cena!

A luz do animal mítico está diferente da do resto da cena!

Campanha de marketing

O mais incrível disso tudo é que Ellie Willian, a fotógrafa que diz ter flagrado o Monstro do Lago Ness com sua câmera digital, é nada mais nada menos que a Gerente de Marketing da Autographer. Para quem ainda não conhece, a empresa fabrica um tipo de câmera digital que tira fotos automaticamente, a cada 5 minutos, por 12 horas ininterruptas.

Em uma postagem feita no blog da empresa, a própria Ellie usa o suposto encontro com Nessie para vender seu produto!

Ellie Willian, a fotógrafa que diz ter flagrado a Nessie é gerente de marketing da empresa que fabrica a camera! (foto: Divulgação)

Ellie Willian, a fotógrafa que diz ter flagrado a Nessie é gerente de marketing da empresa que fabrica a camera! (foto: Divulgação)

Momento político

Além disso, o tal monstro foi “avistado” poucos dias antes de um plebiscito, realizado no dia 18 de setembro, que decidirá se a Escócia deve ou não se separar do Reino Unido. Como mostrou o jornal britânico Metro, tudo na Escócia está sendo usado como propaganda (contra e a favor da independência) e o Monstro do Lago Ness, um dos símbolos do folclore do país, não podia ficar de fora dessa.

Atualização 19/09/2014

No dia 19 de setembro de 2014, a consulta popular a respeito da Escócia se tornar ou não um país independente do Reino Unido foi apurada e o “Não” ganhou do “Sim” com 55% dos votos. Então, fica como está! A Escócia continua fazendo parte do Reino Unido (e o povo de lá em sua maioria prefere continuar a ser chamado de “escoceses” e não de “britânicos”).

Conclusão

Até hoje não há nenhuma prova científica da existência do Monstro do Lago Ness. A foto espalhada na web que mostra o parece ser a simpática Nessie apresenta características de ter sido adulterada e a moça que teria flagrado o monstro é a gerente de marketing da empresa que vende a câmera usada por ela!

Continue lendo
4 Comentários

4 Comments

  1. Marcos+A.

    19 de setembro de 2014 em 10:42

    A iluminação parece estar certa, pois a própria água pode servir como fonte indireta de luz.

    • Gilmar Lopes

      19 de setembro de 2014 em 10:53

      Também pensei nisso, mas se você der um zoom dá pra ver que nesse caso a luz deveria vir de baixo pra cima e não em linha reta!

  2. Lucho

    20 de setembro de 2014 em 16:10

    “Como mostrou o jornal britânico Metro, tudo na Escócia está sendo usado como propaganda (contra e a favor da independência) e o Monstro do Lago Ness, um dos símbolos do folclore do país, não podia ficar de fora dessa.”

    Políticos. A única diferença que tem entre eles é o endereço.

  3. LOLOL

    21 de setembro de 2014 em 13:13

    https://www.facebook.com/video.php?v=562985527163459&set=vb.301591459969535&type=3&theater

    ISso é verdade? Mc catra abrir a tomorrow land no brasil

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo