E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube

Camarão com vitamina C – Você pode se envenenar com Arsênico!

Postado por Gilmar Lopes no dia 27 de dezembro de 2009 38 Comentários

Share Button

A ingestão de camarão juntamente com vitamina C causa a morte por envenenamento de arsênico? Descubra a verdade aqui!

Esse texto, afirmando que a ingestão conjunta de camarão com vitamina C provocou a morte de uma mulher na Tailândia, circula aqui no Brasil desde 2003, mas é derivado de um texto mais antigo, de 2001 – em inglês.

O e-mail-corrente apresenta várias características de outros hoaxes que já pesquisamos aqui no E-farsas:

- Texto impreciso;
- Apresenta informações desencontradas;
- Não mostra os nomes das “vítimas”;
- Tem um tom alarmista;
- Trata de um assunto que realmente interessa, que é a saúde do leitor;
- Pede para ser repassado “a tantos quanto puder”;

Já pesquisamos aqui no E-farsas vários e-mails alarmistas como esse. Em todos textos pesquisados, a cara é a mesma!

Vamos começar a analisar o texto desde o inicio:
“Em Taiwan, uma mulher morreu de repente com sinais de hemorragia em seus ouvidos, nariz, boca e olhos. Depois de uma autópsia preliminar, foi diagnosticado como “causa mortis” envenenamento por arsênico. Mas qual foi a origem do arsênico ?”

Em Taiwan? Uma mulher? A “notícia” veio faltando uns pedaços! Qual é o nome da mulher? Em que cidade aconteceu o fato?

Tudo bem que, talvez, o nome da moça tenha sido preservado, mas uma notícia tão importante como essa teria que ser melhor divulgada! Aliás, procuramos por essa “notícia” na web e todos os resultados que encontramos era de sites e blogs que reproduziam essa história.

O que provoca o envenenamento por arsênico?

Em entrevista ao site do Dr. Drauzio Varella, o Dr. Anthony Wong – médico pediatra e toxicologista no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo – diz que:
O arsênico é tóxico e o trióxido de arsênico é um dos mais poderosos poluentes ambientais. Em Bangladesh, por exemplo, já ficou provado que as pessoas apresentam problemas graves de saúde porque a água é contaminada por esse elemento. No entanto, em recente congresso médico, foi discutido que o trióxido de arsênico As2O3 é uma das mais promissoras moléculas para o combate ao câncer. Só o FDA (Food and Drugs Administration), órgão respeitado internacionalmente, reconhece mais de doze indicações formais – por exemplo, leucemia mielóide aguda, leucemia mielóide crônica, leucemia linfóide, câncer de pulmão do tipo pequenas células, etc. – para o uso de arsênico só que em doses infinitamente pequenas. Dados como esse me fazem crer que será necessário rever antigos conceitos da medicina e o conhecimento que temos a respeito de medicamentos fitoterápicos para estabelecer novos critérios terapêuticos.

O site da Associação Brasileira de Medicina Complementar nos traz a seguinte informação:

A toxicidez do arsênico pode causar hálito e suor com odor de alho, desconforto físico, anemia com leucopenia moderada e eosinofilia, problemas digestivos (anorexia, náuseas, vômitos, constipação ou diarréia), circulatórios (vasodilatação leve com aumento da permeabilidade capilar podendo causar nos casos mais graves uma necrose de extremidades conhecida como a doença dos pés pretos), cardíacos (lesão do miocárdio com prolongamento do intervalo QT e ondas T anormais), neurológicos (neuropatia periférica com formigamento e sensação de agulhadas em mãos e pés), musculares (cãibras e fraqueza em pernas e pés podendo haver dificuldade para andar nos casos mais graves) e dermatológicos (hiperpigmentação principalmente no pescoço, pálpebras, mamilos e axilas, vitiligo, hiperqueratose, queda de cabelo, estrias nas unhas e câncer). A toxidez do arsênico é rapidamente excretada através do rim, assim, se os níveis dos cabelos forem elevados existe uma exposição constante.

Ou seja, se a tal mulher tivesse sido vítima do arsênico, não teria sangrado pelos “ouvidos, nariz, boca e olhos”, como o texto afirma! Os efeitos da exposição (prolongada) ao elemento químico são outros.

Mas, vamos supor que nesse caso ocorreu a morte instantânea da mulher… vamos dar mais corda ao autor desse brilhante texto! Nas próximas linhas, temos:

A policia, então, iniciou uma profunda e extensa investigação. Um professor de medicina foi convidado para ajudar a resolver o caso.

O professor cuidadosamente examinou os restos existentes no estômago da  vítima, e, em menos de meia hora, o mistério foi elucidado. O professor  disse: “ O óbito não se deu por suicídio nem por assassinato, a vítima morreu acidentalmente por ignorância ! “”

Analisando esses dois parágrafos, podemos concluir que:

- A polícia, quando se vê incapaz de descobrir a causa da morte de alguem, pede ajuda aos universitários!

- Um professor (que não tem nome!), nas horas vagas também deve trabalhar na área forense (por que não? O salário de professor lá também deve ser uma porcaria!)

- Uma “profunda e extensa” investigação demora menos de meia hora!

- O professor, quando resolveu o mistério e descobriu o que todos não haviam descoberto, fez o maior suspense, assim como nos livros de Agatha Christie;

- A ignorância também mata!

Prosseguindo:

Todos ficaram intrigados, por quê morte acidental? O arsênico ataca os  militares americanos que transportam mudas de arroz H Gao…

A grande dúvida que fica no ar é:

O que tem a ver o fato dos militares transportarem mudas de arroz com o camarão?

Também nem conseguimos descobrir se essa informação é verdadeira. Será que as mudas arroz estão mesmo matando os militares americanos? Você já parou para pensar que se isso for verdade, os exércitos “inimigos” dos americanos poderiam ataca-los facilmente com bombas de arroz?

Mas, voltando ao texto:

O arsênico foi produzido no estômago da vítima”. A vítima tomava Vitamina C todos os dias, que por si só não é nenhum problema. O problema é que ela comeu uma quantidade grande de camarão no jantar. Comer camarão não foi o problema, já que nada aconteceu à sua família que também comeu do mesmo camarão. Entretanto, na mesma ocasião, a vítima também tomou Vitamina C; é aí onde reside o problema.

Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriram através de experiências, que alimentos, como camarão “casca mole” contem alta concentração de compostos de 5-potassio-arsenico.”

Aí está a maior besteira do texto: O arsênico é um elemento quimico quem não deriva de nenhum outro! Também o tal de 5-potassio-arsenico não existe!

Depois de mais um parágrafo com mais uma salada de palavras e letras, o autor tenta nos convencer de que o 5-potassio-arsenico perde o potássio (que some misteriosamente!) e acaba se transformando no arsênico! Durante a explicação, o autor se esquece que a formula correta do “potássio arsênico” seria As4O5!

Também, se pesquisarmos por “5-potassium arsenic“, no site da Universidade de Chicago, não encontramos nenhum estudo a respeito! Ou seja, os caras de lá não fizeram nenhuma experiencia sobre isso!

E essa parte?

O venenoso arsênico faz parte do magma e causa paralisia nos pequenos vasos sangüíneos, “mercapto Jimei” ??, inibindo a atividade do fígado e produzindo a necrose da gordura ataca os lobos hepáticos, coração, rins, produz congestão intestinal, necrose das célulasepiteliais, telangiectasia. Portanto, quem morre envenenada pelo arsênico apresenta sangramento dos ouvidos, nariz, boca e olhos.

O magma fica, na verdade, abaixo da superfície da terra e não tem nada a ver com o bolo alimentar! Segundo o Wikipedia, o Magma é o nome dado a rocha fundida debaixo da superfície da Terra que, quando expelida por um vulcão, dá origem à lava. Localiza-se normalmente dentro de câmaras magmáticas, entre os 15 e os 150 km de profundidade. Talvez, a ideia do autor era de dizer “bolo alimentar”.

E o que quer dizer “mercapto Jimei”? Não encontramos nada a respeito, além dos sites e blogs que repetiam esse mesmo texto.

E para finalizar, uma variação da célebre frase pedindo para que o hoax seja repassado ao maior numero de pessoas possível:

Depois de ler isto, por favor, não seja egoísta. Encaminhe este texto a tantos quanto puder.

E ainda: Nos comentários do excelente post sobre esse assunto no blog Mente e Coração, o visitante Ricardo indaga: “E aquele camarãozinho com limão, hein?”. De fato, apesar da pequena quantidade de vitamina C encontrada na fruta, já seria o suficiente para envenenar a vítima.

 

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Conclusão:

- Mente e Coração - http://ropertile.blogspot.com/2009/11/voce-pode-se-envenenar-acidentalmente.html
- Scamtypes - http://www.scamtypes.com/shrimps-vitamin-c-and-arsenic-make-for-a-fishy-hoax.html
- Truth Or Fiction - http://www.truthorfiction.com/rumors/v/vitaminshrimp.htm
- Arsênico - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ars%C3%AAnio
- Intoxicação por Arsênico - http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=intoxica%C3%A7%C3%A3o+por+ars%C3%AAnico&lang=3
- Mais sobre o arsênico - http://emedix.uol.com.br/not/not2001/01nov13onc-jhmi-aao-arsenico.php
- Medicina Complementar - http://www.medicinacomplementar.com.br/Biblioteca_de_Intoxicacoes.asp#arsenico
- Drauzio Varella - http://www.drauziovarella.com.br/entrevistas/fitoterapia_wong7.asp
- Tabela Periódica - http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabela_peri%C3%B3dica
- Magma - http://pt.wikipedia.org/wiki/Magma
- Igor Santos - http://scienceblogs.com.br/uoleo/2009/11/camaroes_e_arsenico_uma_estori.php
- Universidade de Chicago - http://search.uchicago.edu/search?q=5-potassium+arsenic&btnG=Search&entqr=0&output=xml_no_dtd&sort=date%3AD%3AL%3Ad1&btnG.y=0&client=default_frontend&btnG.x=0&ud=1&oe=UTF-8&ie=UTF-8&proxystylesheet=default_frontend&site=default_collection
- Ropertile - http://ropertile.blogspot.com/2009/11/voce-pode-se-envenenar-acidentalmente.html


Mensagem Original:

VOCÊ PODE SE ENVENENAR ACIDENTALMENTE COM ARSÊNICO

Em Taiwan, uma mulher morreu de repente com sinais de hemorragia em seus ouvidos, nariz, boca e olhos. Depois de uma autópsia preliminar, foidiagnosticado como “causa mortis” envenenamento por arsênico. Mas qual foi a origem do arsênico ?

A policia, então, iniciou uma profunda e extensa investigação. Um professor de medicina foi convidado para ajudar a resolver o caso.  
 
O professor cuidadosamente examinou os restos existentes no estômago da  vítima, e, em menos de meia hora, o mistério foi elucidado. O professor  disse: “ O óbito não se deu por suicídio nem por assassinato, a vítima morreu acidentalmente por ignorância ! “

Todos ficaram intrigados, por quê morte acidental? O arsênico ataca os  militares americanos que transportam mudas de arroz H Gao. O professor disse: “ O arsênico foi produzido no estômago da vítima”. A vítima tomava Vitamina C todos os dias, que por si só não é nenhum problema. O problema é que ela comeu uma quantidade grande de camarão no jantar. Comer camarão não foi o problema, já que nada aconteceu à sua família que também comeu do mesmo camarão. Entretanto, na mesma ocasião, a vítima também tomou Vitamina C; é aí onde reside o problema.
 
Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriram através de experiências, que alimentos, como camarão “casca mole” contem alta concentração de compostos de 5-potassio-arsenico.
 
Tais alimentos frescos, por si só, não são tóxicos para o corpo humano! Entretanto, ao ingerir a Vitamina C, devido a uma reação química, o inicialmente não-tóxico 5-potassio-arsenico (como anidrido também conhecido como óxido arsênico, As2 O5 ) se converte no tóxico 3-potassio-arsênico (ADB anidrido arsênico), também conhecido como trióxido de arsênio (As2 O3), que é popularmente conhecido como arsênico !
  
O venenoso arsênico faz parte do magma e causa paralisia nos pequenos vasos sangüíneos, “mercapto Jimei” ??, inibindo a atividade do fígado e produzindo a necrose da gordura ataca os lobos hepáticos, coração, rins, produz congestão intestinal, necrose das célulasepiteliais, telangiectasia. Portanto, quem morre envenenada pelo arsênico apresenta sangramento dos ouvidos, nariz, boca e olhos.
 
Dessa forma, como medida de precaução, NÃO coma camarão quando ingerir Vitamina C

Depois de ler isto, por favor, não seja egoísta. Encaminhe este texto a tantos quanto puder.

Traduzido do original em inglês por Roberto S. Zangrando
 

8 respostas para “Camarão com vitamina C – Você pode se envenenar com Arsênico!”

  1. Diego disse:

    Hehehe, eu já recebi isso e ri muito quando recebi, eu sou químico e vou ajudar você a colocar mais informações demonstrando a farsa. Vou explicar o parágrafo da explicação.

    “5-potassio-arsenico (como anidrido também conhecido como óxido arsênico, As2 O5 ) se converte no tóxico 3-potassio-arsênico (ADB anidrido arsênico), também conhecido como trióxido de arsênio (As2 O3), que é popularmente conhecido como arsênico !”
    Vamos lá, primeiro esse tipo de nomenclatura 5-potassio-arsenico, seria algo do tipo química orgânica, que deveria ter carbono na estrutura, assim como anidrido é um grupo orgânico com estrutura CH3-CO-O-CO-CH3, repare nos carbonos. O As2O5 existe e está correto, assim como o As2O3, tóxico mesmo. A Vitamina C, ou ácido ascórbico, que na verdade não é um ácido, sim um óxido, talvez, em condições ideiais até poderia reagir com o potássio em solução, já que o Arseniato de potássio (K4As2O3 – se isso existir XD). Mas todas as informações químicas nesse trecho são infundadas, principalmente por misturar compostos orgânicos com inorgânicos. Espero ter ajudado!

  2. Arlete Fernandes disse:

    Adorei estes esclarecimentos. Finalmente roda na WEB um bocado de mentiras. E precisamos saber a verdade. O certo é ivestigar sempre.

    Tem um outro caso semelhante, com rodelas de limão que ficaram de um dia para outro!!!

    Muito grata!

  3. Norma disse:

    “Ricardo indaga: “E aquele camarãozinho com limão, ein?”. De fato, apesar da pequena quantidade de vitamina C encontrada na fruta, já seria o suficiente para envenenar a vítima.” Esse comentario acima veio confundir o tempo que voces perderam tentando esclarecer, e o tempo que nos perdemos tentando entender. Desculpa a franqueza, vopces vieram para esclarecer ou confundir? Obrigada pela intencao, se foi para esclarecer. Feliz Ano Novo!

  4. Yara disse:

    Ela não entende ironia!! Kkkkkk!!!
    É por causa de gente “informada” como a senhora Norma que o E-farsas tem cada vez mais trabalho!!
    Meu povo, melhore! Volte pra sala de aula, leia, faça um curso de interpretação textual…ou se mate logo!
    Maldita inclusão digital!!!

  5. Embora tenha sido satisfeito pelas explicações de natureza científica, gostaria de narrar um fato por mim vivenciado, que inclusive, foi o que me motivou à pesquisa sobre o assunto:-à coisa de um ano mais ou menos, meu enteado de uns trinta e poucos anos, telefonou para a mãe, pedindo-lhe ajuda, pois sentia-se muito mal.Vale dizer que ele não é de beber e nem fuma.E além disso, se pediu ajuda, é porque a coisa estava mesmo séria.Pois bem:-ao chegarmos à casa onde mora, nos deparamos com a imagem de uma pessoa muito debilitada que mal conseguia falar.Estava com o rosto inchado, respirava com dificuldade, e sentia náuseas.Foi levado imediatamente para um hospital onde foi tratado com antiestamínicos(medicamento utilizado para combater intoxicações provenientes de alergias graves).Só assim, e mesmo depois de muito tempo, é que o jovem restabeleceu-se.O curioso dessa história reside na sua narrativa.Perguntado sobre o que havia ingerido de estravagante, informou:-comi muuuuuito camarão e tomei suco de laranja!Coincidência?

  6. Em tempo:-consultando outras fontes, constatei que dos alimentos mais sensíveis à contaminação por arsênico, encontram-se principalmente os peixes e crustáceos, que se encontrem sobretudo, em locais de mineração de ouro.

Deixe uma resposta

Mais Populares de 2014

Médico italiano Tullio Simoncini e a cura do câncer com bicarbonato!

Texto exalta a eficácia de um tratamento a base de ...

Mundial do Medo: Revista France Football reclama da Copa no Brasil

Será verdade que foi publicada uma matéria falando mal da ...

O aplicativo Talking Angela foi hackeado por um estuprador!

Aviso que se espalhou pelas redes sociais afirma que o ...

Assista ao bate-papo do @Efarsas e o @Ceticismo no YouTube!

No dia 09 de fevereiro de 2014, Gilmar Lopes conversou ...

DNA de crânios alongados de Paracas é de origem alienígena?

Descobertos em 1928, coleção de crânios alongados pode não ser ...