Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Capa da revista Charlie Hebdo mostrou que o STF brasileiro considera Lula um santo?

Falso

Capa da revista Charlie Hebdo mostrou que o STF brasileiro considera Lula um santo?

Capa da revista Charlie Hebdo mostrou que o STF brasileiro considera Lula um santo?

Imagem mostra a capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo dizendo que o Supremo Tribunal Federal brasileiro considera o ex-presidente Lula um santo. Será verdade?

A imagem se espalhou em grupos do WhatsApp na primeira semana de novembro de 2019 e mostra uma das capas da revista francesa Charlie Hebdo afirmando que o SFT brasileiro teria considerado o ex-presidente Lula um santo!

Na publicação que mostra uma montagem feita sobre o quadro A Última Ceia – de Leonardo da Vinci (onde o rosto de Jesus foi substituído pelo do ex-presidente Lula e os rostos dos demais discípulos pelos de ministros do Supremo Tribunal Federal e a manchete diz: “Suprema Corte do Brasil estima que Lula é um santo”, em francês), e que também foi muito compartilhada nas redes sociais, a imagem acompanha o texto: “Os franceses fazem chacota do STF brasileiro”. 

Será que essa capa é real? A revista francesa Charlie Hebdo fez mesmo uma crítica ao nosso STF?

Revista francesa tira um sarro do STF do Brasil! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Apesar de circular com muita força em novembro de 2019, essa não foi a primeira vez que a imagem com essa capa foi compartilhada na web. Em abril do mesmo ano, o assunto já era espalhado nas redes sociais.

A verdade mesmo é que a imagem é uma montagem feita em cima da capa da edição número 966 da revista, publicada em dezembro de 2010. Podemos confirmar que o mesmo cabeçalho foi usado nas duas imagens na página da revista no Facebook.

Na edição real da revista, a capa trazia uma charge mostrando um menino Jesus islâmico, acompanhado da seguinte legenda:

“Islamofobia. Devemos ter medo do pequeno Jesus?”

Abaixo, colocamos as duas capas (a real e a montagem) para conferência:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Erro de escrita

Além da gritante adulteração na capa da revista, quem criou essa fake news errou ao escrever a expressão “Court Suprême”. O correto em francês é “Cour Suprême” e não “Court” (que significa “corte”, em francês).

Boato recorrente

Essa não foi a primeira vez que uma montagem envolvendo uma capa da Charlie Hebdo se espalhou na web. Em 2016, desmentimos aqui no E-farsas outra charge que viralizou como sendo da revista francesa.

Charlie Hebdo critica a corrupção do PT! Será?

Um ano antes, em 2015, já havíamos feito outro desmentido semelhante:

Capa da Charlie Hebdo satiriza PT e Lula! Será?

 

Conclusão

A capa atribuída à revista francesa Charlie Hebdo zombando do STF brasileiro é falsa! A imagem é uma montagem feita em cima de uma publicação real da revista, de 2010!

Continue lendo
3 Comentários

3 Comments

  1. Maria

    16 de novembro de 2019 em 14:50

    Eu acho que está faltando criatividade e/ou recursos para esses CRETINOS espalharem Fake News REPETIDAS num curto espaço de tempo, heim!? 😉 KKKKKKKKKKKKK! 😀

  2. Maria

    16 de novembro de 2019 em 14:59

    O legal no Facebook é que quando se procura a expressão “Charlie Hebdo STF” só aparecem vocês do E-Farsas e outras Agências de Fact-Checking desmentido essa Fake News nos resultados de busca e põe pra “ESCANTEIO” (muitas vezes nem aparece) esses CANALHAS. Vamos ver se as coisas melhoram mais daqui para frente. 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  3. Pedro Lucio Ribeiro

    17 de novembro de 2019 em 9:12

    Eu nem sabia que isto circula na Web. Aliás, por esta análise do e-farsas.com é que entendi o quadro no Zorra ontem dia 16…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo