Conecte com a gente

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

Casca de banana pode clarear os dentes?

Casca de banana clareia os dentes?

Falso

Casca de banana pode clarear os dentes?

Dica para clarear os dentes usando casca de banana pode ser uma solução barata para o tratamento, mas será que isso é verdade?

Na ultima semana de setembro de 2012, uma mensagem apareceu nas redes sociais, em sites e em diversos blogs: A casca da banana clareia os dentes!

O texto diz exatamente assim:

Pegue um pedaço de dentro da casca de banana e esfregue suavemente em torno dos seus dentes por cerca de 2 minutos. Os minerais surpreendentes na casca como o potássio, magnésio e manganês, absorvem em seus dentes e em seguida dentes brancos.

Acompanhando o texto, a imagem abaixo:

Casca de banana clareia os dentes?

Casca de banana clareia os dentes? Verdade ou farsa?

 

Será que isso é verdade?

Mais uma vez, estamos diante de algo com várias características de um bom boato virtual:

  • Trata de um assunto que interessa muita gente
  • Apresenta uma solução simples e barato para um problema
  • Não cita fontes ou apresenta evidências de sua eficácia
  • Mostra como prova apenas uma imagem
  • Possui um texto pobre e com erros de grafia

Uma lida no texto que circula junto com as imagens deixa margem para algumas dúvidas, como, por exemplo:

Pegue um pedaço de dentro da casca de banana e esfregue suavemente em torno dos seus dentes por cerca de 2 minutos.[…]

Quantas vezes o “produto” deve ser usado por dia? E por semana? Em quanto tempo os dentes começam a ficar brancos?

Lendo as frases escritas na “simpatia”, ficamos com a impressão que os dentes ficariam brancos em apenas 2 minutos. Mas não é bem assim…

O próximo trecho do texto afirma que:

[…] Os minerais surpreendentes na casca como o potássio, magnésio e manganês, absorvem em seus dentes e em seguida dentes brancos.

Não encontramos em nenhum lugar alguma publicação que confirme a existência de manganês na casca da banana. Mas, é claro, pode ser que não procuramos direito.

Nesse estudo, publicado pela Scientific Electronic Library Online, encontramos a seguinte tabela que mostra as principais propriedades detectadas nas cascas de algumas frutas. O manganês não está entre elas:

Tabela: Composição Centesimal e de Minerais em Cascas de Frutas! (Fonte: http://www.scielo.br/pdf/cta/v25n4/27658)

Tabela: Composição Centesimal e de Minerais em Cascas de Frutas! (Fonte: http://www.scielo.br/pdf/cta/v25n4/27658)

De qualquer maneira, não há nenhuma comprovação científica de que algum desses minerais funcione como clareador de dentes. Atualmente, os dentistas utilizam clareadores a base de peróxido de hidrogênio, que nada tem a ver com minerais!

A imagem dos dentes “antes e depois”

As fotos que exibem os dentes antes e depois do “tratamento” são bastante conhecidas na web! Uma rápida busca no Google Imagens mostra que essa boca é usada por vários sites que prometem clareamento caseiro e/ou sites que vendem produtos para tratamento dentário. Um exemplo disso é o site sueco Ultra Tan, que comercializa um kit desse tipo.

Abaixo, reprodução da busca por essa foto no Google Imagens:

Busca no Google Imagens sobre os dentes brancos!

Busca no Google Imagens sobre os dentes brancos!

 

Origem

Infelizmente, não conseguimos detectar (ainda) a origem desse boato digital, mas ao que tudo indica, ele surgiu primeiro em inglês e depois foi traduzido para o português, como podemos ver na imagem abaixo:

Versão em inglês de clarear os dentes com casca de banana!

Versão em inglês de clarear os dentes com casca de banana!

 

Várias pessoas fizeram vídeos, explicando como aplicar o produto nos dentes:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”http://www.youtube.com/embed/H2IygOoAt78″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”http://www.youtube.com/embed/akc6AGPe3g0″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

E no OdontoBlogia tem uma coletânea de vídeos de pessoas tentando (em vão) fazer o procedimento para o clareamento de dentes com casca de banana.

E no Courier Journal, o telejornal 13 On Your Side apresenta uma matéria (em inglês) sobre a ineficácia do clareamento com cascas de banana.

Não encontramos nenhum depoimento que confirme a eficácia da receita. Caso você ache algum, manda pra nós aí nos comentários.

Conclusão

Esfregar casca de frutas nos seus dentes não ira clareá-los! O máximo que vai acontecer é ficar com a boca toda suja. Também não aconselhamos o uso de produtos que prometem o clareamento artificial em casa. Na dúvida, procure um profissional.

 

Continue lendo
12 Comentários

12 Comments

  1. Kinha

    6 de novembro de 2012 em 9:42

    Mas tenha santa paciência. Tem gebnte que acredita em tudo que vê na net…

  2. Carolina

    6 de fevereiro de 2013 em 21:46

    È verdade fiz o teste e clareou um pouco,não ficou branquissimo como na foto mas deu diferença,adorei experiencia.

  3. lola

    22 de fevereiro de 2013 em 22:24

    gente nada melhor do q um bom dentista ne? e cada uma! kkkkkkk

  4. Andre Facundo

    7 de março de 2013 em 6:59

    Experimentem casca de pitomba. Acho que dá certo tb.

  5. Pingback: Casca de Banana pode clarear os dentes – Curiosidades na internet

  6. Deize Melo

    28 de abril de 2013 em 2:31

    Oi, eu tenho uma amiga que comprou um clareamento na intenet, e ela diz que funcionou muito bem, que em 6 dias, os dentes estavam mais claros.

    Mas isso não é perigoso?, o meu dentista disse para eu não comprar que não era seguro, mas quis logo me vender um no consultório por 600R$, o que ele mostrou e era quase a mesma coisa que a minha amiga usou, por isso não comprei

    acham que vale a pena, e que não é perigoso?

    eu vi aqui http://www.sorrisovip.com

    Me ajudem por favor, beijo

  7. franciele badeluk

    29 de abril de 2013 em 12:48

    gente tenho os dentes brancos mas nao assim fazendo curiosidades: deixo uma orientacao: nao fassao nada em casa antes de consultar seu dentista as vezes pode ter reacoes inesperadas.

  8. Sídneyh Savaris

    23 de maio de 2013 em 10:57

    Cara,
    Curti muito teu site, me divirto a beça e sempre dou uma checada, ansioso por novidades. Resolvi deixar uma palavrinha sobre o clareamento dental com cascas de banana: não achei estranho, nem achei que fosse mentira pois aqui no interior do RS onde vivo, receitas caseiras e prá lá de estranhas são repassadas de geração em geração e funcionam! Aprendi as propriedades ‘mágicas’ aplicáveis em quase tudo das cinzas com minha avó paterna (Ernesta Trindade da Silva, in memorian), quer exemplo: pintou o cabelo e manchou a pele do rosto e dedos? faça uma pastinha bem molinha com cinzas, inclusive de cigarro e massageie em cima da mancha, pronto! Ela sai! O mesmo se aplica nos dentes, misture cinzas, aquelas do fogão a lenha, com seu creme dental, e escove os dentes, adeus amarelão. quer um efeito mais branquinho? Depois de eliminar o amarelo dos dentes, branqueie com bicarbonato de sódio, aquele que compra no mercado, usado na culinária, realizando o mesmo procedimento das cinzas. Como acontece, não sei, que propriedades ou elementos químicos entram em ação? Não sei. mas uso regularmente, assim, uma vez por mês, e estou satisfeito… Que te parece?

  9. cássio

    6 de outubro de 2015 em 12:18

    Bicarbonato é abrasivo e acaba com o esmalte dos dentes. Pegue todas ad receitas da sua vo e jogue no lixo, elas podem até funcionar mas levam sua saúde junto.

  10. Thamires pereira

    6 de novembro de 2015 em 7:54

    A casaca de banana,não exatamente deixa os dentes brancos,mais sim limpa os dentes,removendo a placa bacteriana, ou seja,menos sujeira,mais branco o dente ficará, eu tenho certeza disso pois foi uma dentista que disse!

  11. Thamires pereira

    6 de novembro de 2015 em 8:01

    Sdiney savares,o clareamanto com carvão é muito utilizado, mais é um tipo especial de carvão, o carvão ativado,seria melhor compra-lo em uma farmacia ,ja o bicarbonato não é muito bom aos dentes,pois se utilizado com muita frequência pode acabar com seus esmalte dentário e levar o dente a érosão so dente,pois ele é muito abrasivo ,eu particularmente rexeitaria a banana,pois ele limpa seus dentes e não é tão abrasivo, mais se quer realmente clarear deve ir em um dentista especializado! ?

  12. Paulo

    26 de abril de 2016 em 18:44

    Analisando os fatores minunciosamente, percebemos que tem diversas falhas nessa afirmação que se tornou tão viral. Alguns pacientes me relatam que fazem uso de outras diversas substâncias e que tem resultados satisfatórios. O assunto é recheado de mitos, o que da certo para alguns, não funciona para outros. O interessante é testar e tirar as próprias conclusões.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo