Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Cenário novo do E-farsas e participamos da CPMI das Fake News!

E-farsas

Cenário novo do E-farsas e participamos da CPMI das Fake News!

Cenário novo do E-farsas e participamos da CPMI das Fake News!

Assista ao mais recente vídeo do nosso canal onde mostramos como está ficando nosso novo estúdio e contamos detalhes da nossa participação na CPI das Fake News!

No dia 06 de novembro de 2019, O E-farsas foi convidado como um dos especialistas em checagem de fatos para contar um pouco da nossa experiência de 17 anos no combate às fake news.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito das Fake News ouviu representantes da Associação das Empresas de Tecnologia e Informação, do E-farsas e de seus irmãos mais novos das agências de checagem Boatos.org e do Projeto Comprova.

A CPMI das Fake news pretende ouvir dezenas de pessoas até abril de 2020 e tem como um dos objetivos tentar acordos internacionais para o compartilhamento de dados sobre  disseminadores de notícias falsas.

Lá no Senado, tivemos a oportunidade de contar aos parlamentares um pouco da minha trajetória à frente do E-farsas além de mostrar alguns exemplos de fake news mais comuns. 

Uma das teclas que batemos lá diversas vezes é que o direito à liberdade de expressão não pode ser cerceado! Não podemos criar leis proibindo as pessoas de se expressar apenas para barrar as fake news. Isso é muito importantes! 

A nossa participação nesse dia durou pouco mais de 6 horas e fomos muito bem recebidos pelos deputados e senadores.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Dá uma olhada no vídeo a seguir com os principais momentos da apresentação do fundador do E-farsas, Gilmar Lopes, além de ver como tá ficando o nosso novo estúdio:

Gostaríamos muito de agradecer pelo convite e por estarmos, de certa forma, contribuindo para a história e para a democracia do país! Da nossa parte, nos colocamos à disposição para consultas a respeito das fake news e aproveitamos para solicitar aos parlamentares que as agências de checagem possam ter algum tipo de proteção judicial para que possamos continuar as nossas checagens sem medo de sofrer ameaças de processos ou coisa do tipo.

O vídeo completo está disponível no canal da TV Senado no YouTube e você pode ver na íntegra clicando no player a seguir:

E você, o que achou do nosso novo cenário? Gostou de nos ver no Senado? Deixe seus comentários abaixo!

Continue lendo
11 Comentários

11 Comments

  1. Maria

    11 de novembro de 2019 em 22:29

    @Gilmar Lopes , eu fico MUITO FELIZ por você Gilmar, E-Farsas e Equipe. Você pode acrescentar esse evento da CPMI como PONTO POSITIVO em seu Histórico, Currículo e Palestras. Pelo que me lembro, parece que você me disse que não se sente muito “confortável” ao mencionar o Tempo de Experiência ou Glórias e Feitos passados por considerar “Falácias”, mas o que tem de mais? É VERDADE e vocês MERECEM mesmo, oras. 😐 Anyway, mais um vez PARABÉNS e muitos SUCESSOS pela frente! 🙂

    • Gilmar Lopes

      12 de novembro de 2019 em 8:35

      Obrigado pela força! Achei que nesse caso cabia falar do meu tempo de experiência no assunto. Não gosto de usar isso em debates ou discussões, mas para essa ocasião especial, na frente dos parlamentares, foi oportuno 🙂

  2. Maria

    11 de novembro de 2019 em 22:38

    @Gilmar Lopes , eu estou começando a achar que Equipe de Edição Audio-Visual de vocês do E-Farsas e também do Fake em Nois devem ser “ZOEIROS”, heim!? 😐 Cortaram bem na hora que você ia falar alguma coisa depois de arrumar a camiseta. 😐 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  3. junior

    11 de novembro de 2019 em 23:06

    Parabéns GILMAR leio seu site a muito tempo e tomo como referencia quando tenho duvida se algo e real ou nao. continue sempre assim. grande Abraço!

  4. Alexandre Mendes

    12 de novembro de 2019 em 1:10

    Achei foi duas coisas excelentes, a participação na Cpi, Gilmar foi objetivo e profissional e, que não era só eu que achava que o Marcos escreve demais he he he!

  5. Pedro Lucio Ribeiro

    12 de novembro de 2019 em 8:21

    Bacana! Eu acompanho e e-farsas.com desde quando só se sabia perguntar: “verdadeiro ou falso”? Parabéns ao Gilmar Lopes e equipe.

  6. Denise Viola Corrêa

    12 de novembro de 2019 em 11:23

    Parabéns!!!! Merecem todo reconhecimento.

  7. Adriano Luiz Antunes

    12 de novembro de 2019 em 11:37

    Parabéns Gilmar!!!

    Toda força para você. Mas vai a pergunta que não quer calar!!!!

    Já comprou passagem para Cuba ou Venezuela? ( Brincadeirinha tá )

    Abraços.

    • Gilmar Lopes

      12 de novembro de 2019 em 13:40

      kkkkkkk

  8. Guilherme Paiva Santos

    26 de novembro de 2019 em 9:36

    Parabéns a todos do Fake e principalmente ao Gilmar. Continuem batalhando no sentido de limpar a comunicação das impurezas que muitos ainda criam e principalmente passam à frente mostrando uma toral irresponsabilidade. Adriano soltou umas farpas, mas se ele prestar atenção vai entender que a direita tem usado muito mais este tipo expediente. Foi assim durante a eleição e continua sendo até hoje. Está tudo dentro da normalidade.

  9. Guilherme Paiva Santos

    26 de novembro de 2019 em 9:37

    Dando o nome correto E-Farsas

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo