Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Lula viajou para São Paulo em jatinho emprestado por Luciano Huck?

Fora de Contexto

Lula viajou para São Paulo em jatinho emprestado por Luciano Huck?

Lula viajou para São Paulo em jatinho emprestado por Luciano Huck?

Após a soltura do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva começaram a circular diversas informações falsas envolvendo seu nome nas redes sociais. Ironicamente, o próprio ex-presidente acabou emitindo uma série de declarações falsas, imprecisas ou exageradas, tanto no lado de fora do prédio da Polícia Federal (08/11), em Curitiba/PR, quanto na frente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo/SP (09/11).

Uma dessas informações que foram aventadas em correntes do aplicativo WhatsApp, sites de notícias (a exemplo do site “Pleno.News”) e blogs (1 | 2) é que o apresentador Luciano Huck, da TV Globo, teria emprestado seu jatinho para transportar Lula, de Curitiba para São Paulo, na manhã do último sábado (9).

Captura de tela mostrando um trecho da notícia veiculada pelo site “Pleno News”. Após a repercussão, o site alterou o título para “Lula viajou para São Paulo em jatinho de Luciano Huck” na manhã de hoje (10). Contudo, a URL ainda mostra o título originalmente veiculado pelo site.

Entretanto, será que Luciano Huck realmente emprestou seu jatinho para essa finalidade? Esse suposto empréstimo prova que existe um conluio entre Lula e Luciano Huck? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Embora a aeronave pertença parcialmente a uma empresa chamada “Brisair Serviços Técnicos Aeronáuticos Ltda.”, cujos proprietários são o apresentador Luciano Huck e sua esposa Angélica Ksyvickis Huck, não houve, em princípio, qualquer empréstimo.

Segundo o site do jornal “O Estado de São Paulo”, a aeronave foi alugada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) juntamente a empresa “Icon Taxi Aéreo”, responsável pelo fretamento, e que possui a outra parcela dos direitos sobre a aeronave.

A seguir vamos explicar direitinho esse caso para vocês!

A Locação da Aeronave pelo Partido dos Trabalhadores

De acordo com o site do jornal “O Estado de São Paulo”, a “Icon Taxi Aéreo” é uma das principais empresas do setor. No primeiro semestre do ano passado teria transportado 2,6 mil pessoas. Neste ano, teriam sido 1,9 mil. O site ainda mencionou que, segundo fontes do PT, foi o próprio partido quem pagou pelo aluguel.

O Posicionamento da “Icon Táxi Aéreo”

O “Portal R7” divulgou que a “Icon Táxi Aéreo”, por meio da assessoria de imprensa, disse que Luciano Huck detém 50% da aeronave e o restante pertence à empresa. Disse também que o voo poderia ter sido feito com qualquer outro jatinho, mas aquele estava disponível no momento.

Imagem mostrando a aeronave que transportou Lula de Curitiba para São Paulo.

Em nota, a empresa de aviação executiva do “Grupo CB“, disse que prestou serviço de fretamento da aeronave utilizada pelo ex-presidente Lula, no trajeto Curitiba-São Paulo. A nota também ressaltou, que a empresa de táxi aéreo possui a frota mais moderna e diversificada da América Latina, composta por 19 aeronaves de asa fixa e três de asa rotativa, e conta com 11 hangares nos principais polos de aviação executiva do Brasil: São Paulo, Sorocaba, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

O site da revista “Veja” acrescentou, que a aeronave é utilizada por Luciano Huck em seus deslocamentos para gravar seu programa na Rede Globo. Quando não é utilizado por ele, fica à disposição da Icon.

Algumas Consultas Públicas

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave fabricada pela Embraer, modelo EMB-505, e de prefixo PP-HUC realmente pertence tanto à “Icon Táxi Aéreo” quanto à “Brisair Serviços Técnicos Aeronáuticos Ltda.”.

Confira abaixo algumas consultas públicas que fizemos nesse sentido:

Consulta realizada diretamente no site da ANAC.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Consulta realizada no site da Receita Federal sobre a Brisair Serviços Técnicos Aeronáuticos LTDA.

Mais uma consulta realizada no site da Receita Federal, dessa vez sobre a Icon Táxi Aéreo LTDA.

O Posicionamento do Apresentador Luciano Huck

Através de sua conta no Instagram, o apresentador Luciano Huck veio a público esclarecer o assunto. Confira abaixo:

No vídeo, Luciano Huck disse:

Esclarecer os fatos, olho no olho, é sempre bom, tá? Eu não dei carona no avião pro Lula (…) não emprestei avião nenhum pro Lula, tá? Eu uso meu avião pra trabalhar. Viajo dois, três estados por semana, toda semana, para rodar esse Brasil inteiro. A aviação é muito cara, e para tornar a operação mais eficiente eu tenho um sócio, que é a Icon Táxi Aéreo, que é a maior empresa de táxi aéreo do Brasil. E, quando não tô voando, o avião fica à disposição deles pra fretamento. Em bom português é pra alugar o avião pra ajudar a pagar as contas todas. E o voo de hoje foi um voo fretado, como qualquer outro. Quem cuida dessa agenda de voos todos e todos os detalhes é a Icon. Então, qualquer especulação política em cima disso é maluquice desse momento polarizado e dividido do país.

O fato não passou de uma simples questão comercial, vamos dizer assim, tá? Qualquer dúvida a Icon pode esclarecer, e espero que eu tenha esclarecido qualquer dúvida de vocês.

O Dinheiro Usado Para Comprar a Aeronave

Em 2018, o site da revista “Veja” divulgou que a aeronave em questão foi financiada com recursos do BNDES, por meio da Brisair. O empréstimo do BNDES à Brisair, de 17,7 milhões de reais, foi feito em maio de 2013, e teve como correspondente bancário o Itaú. Os dados são de documentos da instituição pública. O montante foi financiado em 114 parcelas com juros de 3% ao ano.

A Posição Política de Luciano Huck

Num artigo publicado hoje (10) no site “F5”, pertencente a “Folha de São Paulo” foi mencionado que o apresentador, que chegou a cogitar concorrer à Presidência no ano passado, já declarou publicamente que não votava no PT. Aliados de Huck ouvidos pela Folha, em setembro, teriam confirmado que Huck “está considerando” a possibilidade de concorrer ao cargo em 2022, embora essa decisão deve ser tomada somente com o passar do tempo.

O apresentador, que chegou a cogitar concorrer à Presidência no ano passado, já declarou publicamente que não votava no PT.

Saída Pela Esquerda?

Numa coluna de autoria da jornalista Daniela Lima, também publicada hoje no site da “Folha de São Paulo”, a saída de Lula da prisão teria sido debatida entre Luciano Huck e aliados de partidos de centro, como o DEM. Em flerte com a política, o apresentador teria sido aconselhado a ampliar ainda mais seu campo de diálogo, incluindo a centro-esquerda.

Um dos interlocutores de Huck teria defendido que o grupo, que o apresentador se posiciona para liderar, dialogasse mais com PDT e PSB.

Conclusão

Fora de Contexto! Embora a aeronave pertença parcialmente a uma empresa chamada “Brisair Serviços Técnicos Aeronáuticos Ltda.”, cujos proprietários são o apresentador Luciano Huck e sua esposa Angélica Ksyvickis Huck, não houve, em princípio, qualquer empréstimo ou favor pessoal por parte do apresentador. Novamente, em princípio, a aeronave foi alugada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) juntamente a empresa “Icon Táxi Aéreo”, responsável pelo fretamento, e que possui a outra parcela dos direitos sobre a aeronave.

É importante destacar, que a aeronave é utilizada por Luciano Huck em seus deslocamentos para gravar seu programa na Rede Globo. Quando não é utilizada por ele, a aeronave fica à disposição da “Icon Táxi Aéreo”. O próprio apresentador veio à público dizer que se tratou de um voo fretado, sob responsabilidade da “Icon Táxi Aéreo”, e que não possui qualquer tipo de envolvimento nesta história. Aliás, ainda segundo o apresentador, a prática do fretamento tem como objetivo pagar as despesas referentes a aeronave devido aos altos custos inerentes a aviação.

Portanto, até o presente momento, qualquer alegação que Luciano Huck teria simplesmente emprestado a aeronave, sem a apresentação de quaisquer provas, não passa de mera especulação. No entanto, caso apareça alguma prova mostrando irregularidades no processo de fretamento ou que o dinheiro tenha partido de outra fonte, senão o Partido dos Trabalhadores, faremos as devidas atualizações neste artigo.

Continue lendo
29 Comentários

29 Comments

  1. Maria

    10 de novembro de 2019 em 13:58

    Eles não perdem tempo em soltar supostas Fake News de um evento atual, heim!? 😐 Eu digo “supostas” porque, em Direito, alegar e não provar é a mesma coisa que não alegar. ENTRETANTO na Internet, infelizmente ou não para muitos, é um pouco diferente e mais duro: alegar e não provar É A MESMA COISA QUE SOLTAR FAKE NEWS, especialmente quando o acusado prontamente DESMENTIU, sendo que o ÔNUS DA PROVA é, principalmente, do ACUSADOR! 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  2. Maria

    10 de novembro de 2019 em 15:16

    O IRÔNICO é que o Sapo Barbudo atacou o Bolsonano, Moro e a Globo e diz que “meu coração só tem espaço para o amor” e ainda pegou um vôo fretado de um profissional da Globo. Não dá para confiar em políticos, HIPOCRISIA PURA! 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

    • Fabio

      11 de novembro de 2019 em 6:54

      @Maria É fake news…Mas é IRÔNICO blablablablabla bzzzzzz….

      Não é assim que vc diz????

      • Maria

        11 de novembro de 2019 em 9:19

        @Fabio , vocês precisam aprender a ter atenção, paciência e, principalmente, LER NA ÍNTEGRA o que está escrito, heim!? 😐 Eu DISSE “supostas Fake News” nos posts anteriores, NÃO DISSE que era Fake News, Mentira ou Falsa e o autor da matéria, Marco Faustino, classificou corretamente (opinião pessoal) a alegação como “Fora de contexto” e “especulativo”. 😉

        • André

          11 de novembro de 2019 em 15:07

          Com certeza, o cara sai da cadeia,pega um jatinho financiado a juros que ninguém de nós conseguiremos 3% a/a “jamais” mas na época era o PT no poder, Luciano liga pra ele no dia, mas é tudo “coincidência” acredite quem quiser.

          • Maria

            11 de novembro de 2019 em 16:02

            @André , sem PROVAS ROBUSTAS de suas alegações/acusações vocês não tem ABSOLUTAMENTE NADA aos olhos da Justiça e de pessoas mais sensatas, somente “ACHISMOS”, ESPECULAÇÕES e TEORIAS CONSPIRATÓRIAS. Lamento! 😐

        • Maria

          11 de novembro de 2019 em 16:54

          @André , Plus, CUIDADO COM O QUE VOCÊS POSTAM NA INTERNET, seja você um simples internauta, YouTuber, Blogueiro, Jornalista etc pois, se você acusar e não provar, a(s) vítima(s) pode(m) REAGIR, PROCESSAR JUDICIALMENTE e você ser obrigado a pagar MULTAS e/ou INDENIZAÇÕES PESADAS por DANOS MORAIS relacionados à CRIMES CONTRA A HONRA e/ou CIBERNÉTICOS, além de gastar tempo e dinheiro em despesas com advogados, taxas, sucumbências etc. O Fantasma da MAYARA PETRUSO ainda continua vivo, rondando na Internet e só está esperando um desavisado para PEGÁ-LO! Heim!? 😉 Brrrrrrrrrrrr! 😐

          • Matt

            12 de novembro de 2019 em 22:29

            É simples, é só mostrar o diário de bordo do avião e a nota fiscal do serviço de táxi aéreo.

          • Maria

            13 de novembro de 2019 em 11:03

            @Matt , NÃO PRECISA se eles, Icon Táxi Aéreo, não quiserem (segredo comercial/empresarial/industrial) ou, se quiserem, é necessário AUTORIZAÇÃO DO CLIENTE (Lula) no caso da nota fiscal (sigilo do cliente). NÃO PRECISA porque o acusador NÃO TEM ou NÃO APRESENTOU PROVAS ROBUSTAS IRREFUTÁVEIS no momento da denúncia, foi DESMENTIDO pelo pelos acusados (Luciano Huck e Icon) e o acusador que SE VIRE para arrumá-las. 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

          • Hipocrisia Fede

            13 de novembro de 2019 em 11:45

            Ninguém se importa com você ou com o que você acredita, Matt. Quer achar que o Luciano emprestou o jatinho? Azar o teu, continuará acreditando numa mentira. Sua crença é irrelevante.
            Aposto que você não pediu nota fiscal da compra das “mamadeiras de piroca”, mas ainda assim não só acreditou como repassou a notícia do ZapZap para todos os amigos.

      • Maria

        11 de novembro de 2019 em 9:37

        @Fabio , Agências de Fact-Checking como o E-Farsas tem uma RESPONSABILIDADE GIGANTESCA e é preciso CAUTELA e BOM SENSO. SE OS DADOS NÃO PERMITIREM, eles não podem simplesmente classificar uma alegação/acusação como simplesmente FALSA e/ou VERDADEIRA e fechar a questão. Por isso, HÁ OUTRAS CLASSIFICAÇÕES como, por exemplo: “Fora de Contexto”, “Especulativo”, “Indeterminado”, “Parcialmente verdadeiro”, “Não achamos nada”, “Não há provas” e por aí vai. 😉

  3. Carlos

    11 de novembro de 2019 em 12:08

    É do Luciano, isso é o que importa, se fosse meu ele não iria viajar mesmo se tivessem pago, vai a pé! Bandido não merece crédito! O Luciano é um sem caráter no mesmo jeito.

    • Maria

      11 de novembro de 2019 em 12:34

      @Carlos , o que importa para pessoas como vocês é somente aquilo que vocês querem ver, ler, ouvir ou acreditar e não o que é de fato. E cuidado, heim!? Se você tiver um Jato, disponibilizá-lo para fretamento/serviços e RECUSAR INJUSTIFICADAMENTE para terceiros (clientes), estará violando o CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. Poderá sofrer PROCESSOS JUDICIAIS e ter que pagar MULTAS e INDENIZAÇÕES BEM PESADAS! 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKK! :d

    • Lulalivre

      11 de novembro de 2019 em 13:02

      O choro, assim como o Lula, é livre. Chora mais, minion, chora.

  4. Maria

    11 de novembro de 2019 em 18:35

    KKKKKKKKKK! 😀 A Pleno.News mudou a manchete de “Lula viajou para SP em jatinho EMPRESTADO por Luciano Huck” para “Lula viajou para São Paulo em jatinho de Luciano Huck” (sem o “emprestado”). 😉 KKKKKKKKKKKK! 😀

  5. Maria

    11 de novembro de 2019 em 18:43

    O site “Jornal da Cidade Online”, famoso por espalhar Fake News e utilizar PERFIS APÓCRIFOS, colocou uma nota no final: “NOTA DA REDAÇÃO: segundo Huck, a responsabilidade do agendamento da aeronave é da empresa Icon Táxi”, mas não mudou, até o momento, a frase “evidencia aproximação sinistra” no título da matéria. 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  6. vanisa

    11 de novembro de 2019 em 22:59

    é só ler direito a resposta da empresa e entender que a aeronave é do Luciano mesmo, está sempre à disposição dele … só quem não lê não entende …
    (copiado e colado) >>> O Posicionamento da “Icon Táxi Aéreo”
    O “Portal R7” divulgou que a “Icon Táxi Aéreo”, por meio da assessoria de imprensa, disse que Luciano Huck detém 50% da aeronave e o restante pertence à empresa. Disse também que o voo poderia ter sido feito com qualquer outro jatinho, mas aquele estava disponível no momento.

    • Professor Vete

      12 de novembro de 2019 em 12:45

      Da próxima vez leia pelo menos a CONCLUSÃO antes de ler só o título e vir comentar, passando vergonha e falhando miseravelmente.

  7. Lusafi

    12 de novembro de 2019 em 15:23

    Só acredito que haja exagero na “fake news”no aluguel da aeronave, SE E QUANDO, FOREM APRESENTADOS OS contatos do aluguel e a devida quitação do débito com o pagamento feito. A ÚNICA FORMA DE PROVAR QUE NÃO HOUVE EMPRÉSTIMO É MOSTRAR OS COMPROVANTES DE PRÉ, ou PÓS-PAGAMENTO DOS CUSTOS, REALIZADOS PELO “PT” E PELA “ICON TÁXI AÉREO” para a “Brisair Serviços Técnicos Aeronáuticos Ltda.”.Cujos proprietários são o apresentador Luciano Huck e sua esposa Angélica Ksyvickis Huck, não houve, em princípio, qualquer empréstimo ou favor pessoal por parte do apresentador (A SE CONSIDERAR. UM… DECLARADO ADVERSÁRIO POLÍTICO DE BOLSONARO . Novamente,(podem repetir quantas vezes necessárias)..FAKE NEWS em princípio, tem que ser provadas que são fakes, com fatos e documentos, COMO SITE TÃO HABILMENTE FAZ COM PROVAS E PROVAS, DESMENTINDO AS FAKES.. Postem o contrato de aluguel, os comprovantes de pagamento que vc. acabara com os mi-mi-mIS . eStamos todos nós fãs, de seu site, aguardando os documentos de contratação e pagamento do aluguel da aeronave.

    • Maria

      13 de novembro de 2019 em 8:03

      @Lusafi , NÃO É NECESSÁRIO isso, o E-Farsas não tem que postar NADA, pois o autor da matéria, Marco Faustino, NÃO CLASSIFICOU a alegação/acusação como Fake News, Mentira, Farsa ou Falsa. Ele classificou como FORA DE CONTEXTO e ESPECULATIVO (leia na íntegra a matéria ou, pelo menos, a conclusão) e deixou aberto a questão para que VOCÊS tragam alguma prova que corrobore (VERDADEIRO) ou conteste (FALSO) a alegação. Logo, o ÔNUS DA PROVA é todo e/ou principalmente de VOCÊS 😉 KKKKKKKKKKKKK! 😀

    • Maria

      13 de novembro de 2019 em 8:32

      @Lusafi , no seu caso, pelo seu texto, parece que você quer culpar o Luciano Huck e o Lula. Então é VOCÊ que tem ir atrás desses comprovantes de pagamento e é aí que está o PROBLEMA. A empresa Icon Táxi Aéreo simplesmente pode NEGAR a fornecer tais informações (segredo empresarial/industrial) ou, se quisesse entregar, ela precisaria da AUTORIZAÇÃO DO CLIENTE (Lula) que, obviamente, não vai permitir. Em Direito, ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

    • Maria

      13 de novembro de 2019 em 9:17

      @Lusafi , lembre-se: neste caso em específico, NÃO É o E-Farsas que considera a alegação como “Fake News”, muito pelo contrário, o E-Farsas foi JUSTO e CORRETO na sua classificação pois os DADOS ou a ESCASSEZ/IMPOSSIBILIDADE DELES não permitiram fechar a questão. São AS PESSOAS NA INTERNET que geralmente classificam, POR CONTA PRÓPRIA, uma notícia duvidosa como Fake News, especialmente se ela foi DESMENTIDA. Infelizmente, a grande maioria dos internautas NÃO DÁ O BENEFÍCIO DA DÚVIDA, já ROTULA como Fake News e não querem nem saber. Por isso, na dúvida ou se você não tem provas robustas, NÃO PUBLIQUE e NÃO COMPARTILHE! 😉

  8. Fafa

    12 de novembro de 2019 em 22:40

    Não acredito no Luciano. MENTIU DESCARADAMENTE.

    Se realmente estivesse falando a verdade, depois de toda essa guerra na internet em torno dessa notícia, mostraria o DIÁRIO DE BORDO COM A NOTA FISCAL. PRONTO.

    Ele fez isso? NÃO!!! Ele MENTIU!!!!! A soltura do Lula foi uma “benção” por um lado, porque vai levar com ele todo mundo que não presta.

    Presidente Jair B. Ta certissimo em não cair no jogo sujo do Lula.

    • Maria

      13 de novembro de 2019 em 8:19

      @Fafa , não, Luciano Huck não tem que mostrar NADA se ele não quiser. O ÔNUS DA PROVA é, principalmente, do ACUSADOR e não do acusado. E se o ACUSADOR não se muniu ou se precaveu de obter PROVAS ROBUSTAS IRREFUTÁVEIS no momento da denúncia, então ele (o ACUSADOR) se F3RR…, hã…, quero dizer, DEU-SE MUITO MAL, especialmente se o acusado PRONTAMENTE DESMENTIU. 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

  9. Joabson

    14 de novembro de 2019 em 15:31

    E-farsas, vcs apenas trouxeram disse me disse que todos já sabem… A questão é:
    Alugou, prestou serviço? Cadê a nota fiscal?

    • Maria

      14 de novembro de 2019 em 16:07

      @Joabson , provavelmente deve estar na empresa Icon Táxi Aéreo. O endereço deles é Av. Jurandir, 856, Planalto Paulista – São Paulo/SP, CEP 04072-000, Tel: +55 11 5070-6000. Vá lá, converse com eles e peça a tal Nota Fiscal, caso eles deem para você. OBS: precisa da AUTORIZAÇÃO DO CLIENTE (Lula), ok? 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

    • Sansão Tomé

      14 de novembro de 2019 em 20:48

      Ok. Acredita em qualquer baboseira do ZapZap só porque tem um áudio, mas quando vai contra o viés de confirmação, precisa de nota fiscal autenticada em três vias com reconhecimento de firma e veracidade garantida por laudo pericial.
      AH VÁ!
      Vá procurar um terreno pra pastar, gado.

    • Maria

      15 de novembro de 2019 em 8:25

      @Joabson , NOTA: como já postei antes, o E-Farsas e outras Agências de Fact-Checking NÃO TEM A OBRIGAÇÃO de dizer, com precisão, se uma determinada alegação/acusação é VERDADEIRA ou FALSA, ok? Se os dados, a falta e/ou impossibilidade deles não permitirem, então HÁ OUTRAS CLASSIFICAÇÕES: “Fora de Contexto”, “Especulativo”, “Indeterminado”, “Parcialmente verdadeiro”, “Não achamos nada”, “Não há provas” etc e o ACUSADOR é que SE VIRE para trazer PROVAS, pois o ÔNUS é todo e/ou principalmente dele. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  10. Gustavo Freitas Lins

    14 de novembro de 2019 em 20:48

    O ônus da prova é de quem acusa.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo