Chefes Militares indignados na posse de Renan Calheiros!

Share Button

Imagem que circula pelas redes sociais mostra Chefes Militares sérios diante da posse do Senador Renan Calheiros à presidência do Senado! Será que é real?

No dia 6 de fevereiro de 2013, a imagem abaixo foi postada no Facebook. Nela podemos ver uma plateia com várias pessoas aplaudindo o que seria a posse do Senador Renan Calheiros à presidência do Senado.

Todas estão aplaudindo, menos alguns senhores, que – de acordo com o texto que acompanha a foto – seriam Chefes Militares que estariam indignados com a posse do Senador e, em protesto, estavam de braços cruzados.

Mas será que essa história é verdade mesmo?

Chefes Militares estariam indignados com a posse de Renan Calheiros à presidência do Senado! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

A imagem não tem nada a ver com o dia da posse do Senador.

Na verdade, a foto usada na postagem que está se alastrando pelas redes sociais foi tirada há 2 anos, no dia 18 de novembro de 2011 – em Brasília, durante a cerimônia que sancionou a Comissão da Verdade.

Aqui, nessa outra matéria, podemos ver outra pose diferente do mesmo auditório, que foi tirada pelo fotógrafo Wilson Dias / Agência Brasil.

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

A fotografia é usada desde 2011 em diversos blogs com vários contextos diferentes!

 

Equívoco corrigido

No Facebook, encontramos em várias postagens repetindo a mesma história como se fosse real.

Aqui, por exemplo, um ex-comandante das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA) acabou publicando erroneamente a imagem, que teve mais de 10.000 compartilhamentos em apenas 24 horas!

Procurado pelo jornal O Estado de São Paulo, ex-comandante e vereador afirmou que faria uma nova publicação assumindo o erro, mas disse que tinha certeza de que a atitude de seus colegas teria sido a mesma mostrada naquela foto.

No mesmo dia, o Coronel postou um artigo pedindo desculpas e reconhecendo que tudo não passou de um equívoco.

Conclusão

A foto não tem nada a ver com a cerimônia da posse de Renan Calheiros à presidência do Senado. Foi tirada em novembro de 2011, durante a sanção da Comissão da Verdade!

Colaborou conosco o leitor Rui da Cruz Jr.

 

Share Button
Falso, Política
, , , , ,
  • Paulo

    Devem estar de brincadeira, né!
    Um absurdo ver comentários simpáticos ao bando de torturadores que nos roubaram 20 anos de liberdade. Mas esses senhores podem ficar tranquilos, pois apesar da comissão da verdade nenhum desses fascistas serão punidos aqui no Brasil, pois a grande imprensa faria o maior barulho, pois foi nesse período que ganharam tanto poder.

    • Selmar Salles Teixeira

      Amigo Paulo, estás muito mal informado. Com certeza és jovem e não viveste o que foi a subversão comunista pré e pós-64. Falas por ouvir falar. Repetes o que dizem os comunistas derrotados naquela época e que hoje, “usando” a democracia, ocupam os mais altos cargos públicos em todo o Brasil e promovem a maior corrupção já vista “na história deste país”. Imagina o que fariam se tivessem tomado o poder em 64 com o apoio de Cuba e da União Soviética que disseminavam o comunismo pelo mundo inteiro. Pergunta às pessoas que viveram os fatos e eles te dirão que nenhum cidadão pacífico, ordeiro e trabalhador foi molestado pelo governo militar. Sofreram aqueles que tentavam implantar aqui a pior ditadura, a comunista. Foram derrotados e, hoje, tentam enganar, mentindo que lutavam pela democracia. Eu vivi os fatos. Eu sou testemunha da História. A mim, eles não enganam.

      • E por que exatamente a ditadura comunista é pior que a capitalista/militar? Te digo que na União Soviética (testemunho de uma conhecida) o cidadão “pacífico, ordeiro e trabalhador” em NENHUM momento foi molestado pelo governo (que era militar lá também, convenhamos). Ainda assim, sabemos que muitos morreram lá e aqui. Ditadura nenhuma é boa, não importa a ideologia. Abraços.

        • Selmar Salles Teixeira

          Prezado Guilherme, porque a ditadura comunista de Stálin matou 20 milhões na União Soviética, a do Cambodja 2 milhões e a de Cuba 15 mil. Fiquemos por aqui. Abraço.

      • Carlos

        amg Selmar, pare de defecar pelos dedos ok… nasci em 1983, e um tio da minha mãe, irmão de meu avô foi preso e morto pela polícia sobre a acusação de integrar um movimento esquerdista, mas o coitado não sabia o que era esquerda, direita, comunismo, capitalismo… e etc!

        depois que a policia o levou, nunca mais se teve notícia, anos depois foi dito a nossos familiares que ele foi solto no dia seguinte a prisão, e saiu pela porta da frente do presídio… mas nem preciso te dizer como tudo realmente terminou né amg????

        contenteza ele apanhou até confessar aquilo que ele mal compreendia, e morreu levando porrada, e hj deve estar numa vala qualquer, assim como outros milhares

        • Selmar

          Prezado Carlos. Inicialmente, em qualquer debate o respeito é indispensável. Em nenhum momento eu defendi qualquer ditadura. O que não aceito é que gente que tentou impor a ditadura comunista no Brasil venha dizer que lutava pela democracia. Eu nasci em 1948 e vivi os fatos. A lavagem cerebral, que impuseram a tua geração, não me atinge. Eles já colheram os frutos desta campanha, recebendo polpudas indenizações e pensões vitalícias além de posarem de heróis e, com isso, chegarem aos mais altos cargos.No Brasil, segundo o movimento Tortura

        • Selmar Salles Teixeira

          Prezado Carlos. O respeito é indispensável em qualquer debate. O desrespeito, a posse da verdade são próprios das ditaduras. Aí, revelas uma veia ditatorial: quem discorda de ti “defeca pelos dedos”. Por favor, vamos elevar o nível do debate. No Brasil, segundo números do grupo Tortura Nunca Mais, morreram quase 500 pessoas do lado dos comunistas. Portanto, não foram milhares como afirmaste. Do outro lado morreram um pouco mais de 100 entre militares, policiais e civis. O ideal é que não houvesse nenhuma destas mortes mas nossos números são pequenos se comparados com os 15 mil fuzilados em Cuba pelo trio Fidel-Raul-Guevara. Este seria o nosso destino se não houvesse a contra-revolução de 64 que barrou a revolução comunista que estava em curso.

      • Apoio da União Soviética?

        Foi fácil demais para os militares se apossarem do governo. Se realmente tivesse apoio Soviético, achas mesmo que o governo teria sido tomado assim tão fácil?

        Os militares, por outro lado, tiveram apoio dos EUA. Isto está provado com gravações feitas em Washington e tudo, que eles iriam até intervir militarmente no nosso país em caso de conflito com os “comunistas”. Alguém já encontrou alguma gravação de Moscovo dizendo que eles queriam implantar o comunismo no Brasil?

  • Alain Ruta

    Bem sonhar não é proibido

  • walter

    Na verdade sinto saudades do tempo da ditadura. Não era essa bagunça que vemos hoje na televisão, nas novelas e principalmente nas ruas. Não tínhamos cracolândias pelas cidades por exemplo. Tínhamos mais ordem. Bons tempos….

    • Gilmar Lopes

      @walter:Bons tempos? Talvez… Mas a que preço?

    • Rui

      Tínhamos ordem ou tínhamos censura? Muita gente se esquece, mas a situação não era lá tão melhor. Já assistiu “Cidade de Deus”, aquele filme sobre drogas, tráfico e violência? Então, se passa durante a ditadura militar e é baseado numa história real. A diferença de lá pra cá são a censura e as formas de participação política. Só.

      • RABUGENTO (@RABUGENTO)

        Exatamente.
        Havia censura em tudo e os meios de comunicação para ajudar mais a ditadura eram precários.
        Povo se assustava até com estouro no escapamento de uma moto.
        Para quem não viveu aquela época, é fácil criticar agora.

    • Marcos A.

      Foi no período da ditadura que o Brasil acumulou a maior parte da sua dívida externa. 20 anos totalmente perdidos, isso sim… A pior democracia é melhor do que a melhor ditadura.

      • Carlos

        ouçam este cara!!!

      • Everton

        Não vou defender nem um lado nem outro, pois concordo com um comnetário onde foi dito que nenhuma ditadura é boa. Mas…
        Foi no atual período que a dívida externa diminuiu , sendo paga com dinheiro feito na dívida INTERNA que hoje passa dos R$3.000.000.000.000,00. Cerca de 40% de toda a verba pública (seu dinheiro) vai para pagar este monstro criado pelos governos “democratas”.

  • Matheus

    Por quê não faz da suposta Coca-Cola Bag?

  • Ragonesi

    Pois é… Todo mundo falando dos militares. A maioria deles, daquela época, já morreram. E fizeram o que tinham que fazer na época dos fatos. O país atravessava uma fase ruim em que se buscava equilibrio e progresso. Mas hoje está tudo bem, né???!! Traficantes e bandidos do alto escalão mandando no govêrno e políticos se aliando ao crime organizado. Tipo Carlinhos Cachoeira. Agora tá bom, né??!! Oohhh!!!! Agora vivemos na democracia onde o govêrno é do povo e para o povo. É tão democrático que aqueles que trabalham sustentam um bando de vagabundos que não querem saber de nada. Não estudam, não se especializam e vivem pendurados em algum tipo de bolsa que o governo democrático paga. Só reclamam e não fazem nada de útil pra melhorar a sua vida e o país. Torturas??? Sim!! Existiram. Mas foi no passado. E se não fosse a ditadura militar, estariamos bem piores hoje. Falam em censuras, em repressão, né??!! Bom está atualmente, né??? Bandidos, criminosos assassinos, pedófilos e etc… com direitos iguaizinhos aos do trabalhador honesto e pagante de seus impostos. Ái do professor que reprender uma criança mal criada e sem o mínimo de educação!!!! As vezes sofre até ameaças de vida!!! Mas é democracia !!! A moda, agora, é celular. Bando de vagabundos e idiotas, não podem ve uma ação da polícia que já correm filmar, pra ver se pegam algo de errado. Mas o idiota esquece que em frente a casa dele dem uma bocas de drogas!!! Isso ele não filma, né??? E cade a coragem, né??!! E ainda chamam isso de exercício da liberdade!!!Falam mal dos militares mas, o interessante é que pra pacificar comunidades, foram justamente ações militares que tornaram isso possível, né??!! Ña minha opinião, os comentários postados aqui e que repudiam a ditadura militar e fazem comparações da vida real com produções cinematográficas, são feitas por pessoas que não tem o mínimo de consciência do que estamos vivendo atualmente. Temos muito menos liberdade do que antes. Somos prisioneiros em nossas próprias casas, pelo medo ao crime comum e organizado. Vemos políticos enriquecendo aumentando assustadoramente seus patrimOnios as nossas custas(os trabalhadores)e ficamos contentes com as migalhas: as tais bolsas!!! Isso sim é bom , né?? Ditadura não presta!!! É ruim!!! É feita por homens máus. Nossa democracia sim é ótima!! Feita por homens de carater, homens de boa indole e honestos, né??!! Nossa como é linda a democracia. ACORDA POVO!!! ESTÃO TE ENGANADO NA CARA DURA E VOCES AINDA RIEM E DIZEM QUE TÁ TUDO BEM!!! CHEGA DE FICAR REMOENDO O PASSADO!!! QUEM VIVE DE PASSADO É MUSEU E EU NÃO ME SINTO UM MUSEU!! TEMOS QUE COBRAR NOSSOS DIREITOS E SOLUÇÕES ATUAIS PARA A NOSSA SITUAÇÃO. JÁ QUE NÃO TEMOS UMA EDUCAÇÃO DECENTE, SEGURANÇA, SAÚDE E ETC… ETC… ETC… VAMOS FAZER O POSSÍVEL PRA PENEIRAR NOSSA POLÍTICA EXIGINDO QUE SOMENTE PESSOAS HONESTAS E CAPACITADAS ENTREM PARA A POLÍTICA E QUE TENHAM OS MESMOS DIREITOS E DEVERES DE UM CIDADÃO COMUM. SEM PRIVILÉGIOS, IMUNIDADES PARLAMENTAR E QUE RESPONDAM POR SEUS ATOS COMO TODO CIDADÃO. CHEGA DE PESSOAS INCOMPETENTES, CHEGA DE CORRUPTOS. HOJE SIM VIVEMOS UMA DITADURA MUITO PIOR QUE A DE VINTE ANOS ATRÁS DISFARÇADA DE DEMOCRACIA!!! PENSEM, REFILTAM E PASSE ADIANTE.

    • A Rússia era comunista e está melhor que nós.

    • Carlos

      pare de defecar pelos dedos meu caro Regonese

    • Cesar

      Pois é… E o que eu acho mais engraçado, é que os que “lutaram contra a ditadura”, os que “lutaram pela democracia”, hoje são amiguinhos da família Castro de Cuba e do Chaves da Venezuela; duas ditaduras sanguinárias. Vai entender.

  • WANTUIL

    Quem vive xingando e acusando os Militares pelo que aconteceu no Brasil em 64 não leva em consideração os excessos praticados pelos (ditos) contra-revolucionários (hoje nos diversos poderes, inclusive na Imprensa) que MATARAM, TORTURARAM, ROUBARAM, EXPLODIRAM, SEQUESTRARAM, ETC, ETC…., tudo isso sob o MANDO DE CUBA E DA UNIÃO SOVIÉTICA, antes mesmo de 31 Mar 64, ou seja, eles(as) QUERIAM IMPLANTAR O COMUNISMO NO BRASIL e foram DERROTADOS; por isso todo esse RANCOR, apesar de terem sido beneficiados, também, pela LEI DA ANISTIA. Agora, com a “Caneta na mão”, querem VINGANÇA, a partir dessa tal “COMISSÃO DA VERDADE” e seus “agentes” disfarçados de estudantes. SE QUEREM JUSTIÇA, ENTÃO QUE SEJAM JULGADOS TODOS OS DOIS LADOS!

    • E os militares não fizeram nada dessas coisas né?

  • Karine

    Dá uma olhada nesse video e vejam se é verdade, por favor: http://www.youtube.com/watch?v=EGXBlJohhPE

  • Pingback: Chefes Militares indignados na posse de Renan Calheiros! : E-farsas.com – 10 anos desvendando as farsas da web! « Inesagula's Blog()

  • Luís

    Revolucionários de sofá, né? São BURROS por natureza.

  • leonardo silva

    Muito simples interpretar a fotografia.
    >>>Militares não batem palmas, aprendi isso servindo o exército e hoje na PM. Eles podem até estarem indignados com a posse do fulano de tal, porém, não podem se manifestar contra e nem a favor.

  • Carlos Eurico

    Wantuil…
    Nota-se que você é muito jovem e não viveu a ditadura !
    A nossa imprensa se beneficiou desse período e hoje esconde os fatos do passado e do presente!
    É bom se informar
    Abraço

  • Pingback: 4 Farsas divulgadas no Facebook que você provavelmente viu | Acorda Ativista Virtual!()

  • Pingback: Chefes Militares indignados na posse de Renan Calheiros! | TudoSobreTech()