Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Cientista ateu viu anjos no espaço e NASA proíbe comentários!

Conspirações

Cientista ateu viu anjos no espaço e NASA proíbe comentários!

Será verdade que o astronauta Mark Kelly afirmou ter visto anjos em uma de suas viagens ao espaço, mas a NASA está tentando esconder essas informações?

A noticia apareceu na segunda quinzena de janeiro de 2015 e conta o curioso testemunho do cientista da estação espacial, Mark Kelly, que garante ter visto anjos no espaço, enquanto trabalhava ao lado de fora na manutenção de um satélite da NASA.

De acordo com a manchete, o astronauta afirmou em 05 de Junho de 2008 que ele teria visto oito seres brancos que viajavam pelo espaço em direção a Terra.

A reportagem ainda afirma que a NASA teria cortado o acesso do cientista ao Twitter, além confiscar a câmera de Mark Kelly, com o intuito de encobrir o encontro do rapaz (que era ateu até então) com esses seres.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Astronauta Mark Kelly teria visto anjos no espaço! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Astronauta Mark Kelly teria visto anjos no espaço! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook) 

 

Verdadeiro ou falso?

O assunto fez um certo sucesso nas redes sociais, além de ser publicado em inúmeros blogs e sites. Um cientista e astronauta ateu reconhecer ter visto anjos no espaço? Seria bastante interessante, se fosse verdade!

Acontece que essa história foi inventada.

Aqui no Brasil, um dos primeiros sites de noticia que publicaram essa história foi o Meio Norte, no dia 26 de janeiro de 2015. A matéria cita como fontes o jornal de língua inglêsa The Guardian e o Jornal Estado, mas não posta os links das matérias e, tampouco, diz a data em que as reportagens teriam sido publicadas nesses dois jornais.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Fizemos uma busca nos sites dos referidos jornais e não encontramos nada a respeito do suposto encontro de Mark Kelly com anjos.

Será que a NASA está conseguindo encobrir mesmo essa história toda ou se trata apenas de mais um boato da web? A segunda opção é a mais correta.

O Meio Norte (assim como vários sites que reproduziram a mesma matéria) se basearam em uma postagem feita no blog hospedado gratuitamente no Blogspot chamado Jornal do Estado, que não tem nada a ver com o jornal paulista de mesmo nome.

O Jornal Estado (o blog, não o jornal) cita como fonte uma postagem do dia 25 de dezembro de 2012 feita no site Before Its News. O Before Its News, pra quem não sabe, é uma plataforma de publicações aberta, onde qualquer membro pode se logar e publicar o que bem entender. Conforme explica o RationalWiki, esse site de “notícias” é bastante usado por aficionados em teorias da conspirações, que publicam suas histórias lá, sem que sejam necessárias fontes ou provas concretas do que se está postando.

Nesse link há uma relação de vários sites de língua inglesa especializados em espalhar boatos eletrônicos e o Before Its News é um dos primeiros da lista!

Um exemplo disso é a matéria sobre os “anjos vistos pelo astronauta”. Não há nenhuma fonte que valide a história publicada lá, além de muitos fatos desencontrados e contraditórios, escritos ao longo do “artigo”. O mais curioso disso é que a notícia postada no Before Its News não cita, em nenhum momento, o astronauta Mark Kelly!

Mark é Ateu?

De acordo com uma reportagem publicada em fevereiro de 2011, Mark Kelly é um “ex-ateu” que teria encontrado na fé uma possível explicação para sua esposa ter saído viva do massacre de Tucson, em 2011 (claro que essa informação carece de fontes). Gabrielle Giffords, a esposa de Mark Kelly, é uma política da religião judaica e sobreviveu a um tiro na cabeça que levou durante o tiroteio que matou 6 pessoas e feriu outras 19 em Tucson, no Arizona (EUA).

De acordo com o que foi muito bem apontado pelo nosso leitor e amigo Roberto Takata, o astronauta Mark Kelly afirmou em entrevista que sua ida ao espaço não foi uma experiência religiosa!

Conclusão

Mark Kelly nunca disse ter visto anjos no espaço vindo na direção da Terra! O boato foi inventado e publicado em um fórum de notícias sem nenhuma fonte que o comprovasse em 2012. Milhares de sites copiaram a história, que foi se modificando, até vir parar aqui no Brasil.

Continue lendo
42 Comentários

42 Comments

  1. Alan

    29 de janeiro de 2015 em 22:15

    Cheguei a conclusão de hoax ontem também por falta de fontes dessas estória toda. Mas você só deslizou ao dizer que de acordo com a matéria do UsaToday ele era “ateu” (ainda que em aspas), nela apenas comenta que ele “nunca foi um homem religioso”, o que é bem diferente de um “homem descrente”.

  2. Pierrot

    30 de janeiro de 2015 em 6:33

    Caramba essa foi rápida. Mesmo eu sendo cristão, eu suspeitei que isso era balela… fiz como a cartilha manda e pesquisei e não encontrei outras fontes.

  3. William Tael

    30 de janeiro de 2015 em 7:25

    Mas é muita feladaputisse desses criadores de farsas. Kkkkk!

  4. João Paulo

    30 de janeiro de 2015 em 8:45

    A titulo de curiosidade, essa não é a primeira vez que a noticia rola por ai. A uns anos atras rolava uma postagem no facebook (muito mal feita por sinal) com essa historia, porém, sem nenhum link para a noticia original. Lembro-me que se tratava apenas de uma foto de um homem com uniforme da nasa, acompanhada de um texto (em caps), muito mal escrito por sinal, sem nenhuma caracteristica de texto jornalistico. As pessoas ainda não aprenderam que não devem acreditar em textos assim, por isso sempre recomendo que leiam o e-farsas kkkk

    • Lucho

      1 de fevereiro de 2015 em 13:58

      Se saiu no facebosta então é mentira. Use essa regra de ouro que você não erra.

      • Marcos A.

        3 de fevereiro de 2015 em 8:15

        Não sei porque tem tanta gente que demoniza o Facebook. O veículo é ótimo, basta cada um ter noção de um bom uso e não desejar ter um milhão de “amigos” que mal conhece. Caso contrário terá que aguentar o que tem de bom e o que tem de ruim mesmo.

        • Lucho

          17 de fevereiro de 2015 em 9:23

          Verdade, as redes sociais são ótimas (não sei para que) e nos trouxeram várias coisas boas (quais exatamente não sei), mas sou um homem de fé.

          • Maura Canella dos Santos

            23 de agosto de 2015 em 14:16

            Ué? Usando a rede BOSTA, para dizer que a rede é bosta….

          • Lucho

            14 de junho de 2016 em 18:58

            Noffa. Como os viciados pelo facebosta defendem ardorosamente a sua droga favorita, hein dona Maura?

            Mas e a louça? Está estalando de limpa?

      • Maura Canella dos Santos

        23 de agosto de 2015 em 14:18

        O quê você está fazendo na rede bosta?

        • Lucho

          15 de junho de 2016 em 20:08

          Irritando idiotas desocupadas como a senhora que acha que o facebosta é a Internet.

  5. Dutra

    30 de janeiro de 2015 em 10:03

    Corja cristã ADORA inventar essas estorinhas com lição de moral que confirma suas crenças. Crentes que são, acreditam uns nos outros. IMUNDOS!

    • Pedro Rocha

      31 de janeiro de 2015 em 22:15

      Hitler era um ateu do seu naipe: intolerante e cheio de teorias conspiratórias para culpar inimigos.

      • Ana

        1 de fevereiro de 2015 em 11:04

        Hitler não era ateu.

      • Alb

        1 de fevereiro de 2015 em 23:50

        Hitler era cristão. mas religião não define carater,pois Stalin era ateu

      • Rômulo Rocha

        13 de março de 2015 em 13:09

        A Bomba de Hiroshima foi abençoada por um pastor evangélico antes de ser lançada para matar milhares de inocentes. E Truman era evangélico.

      • Damon Brooks

        7 de outubro de 2016 em 1:55

        Hitler não era ateu e sim católico. Mas religião sempre é um “pano de fundo” que esconde o verdadeiro caráter de um homem. Ao meu ver oque faz uma pessoa melhor é a caridade e afeição “gratuita’ e sem pretensão.

  6. elton

    30 de janeiro de 2015 em 12:37

    Religião é uma droga que vicia, adoece e mata muitos no mundo. Até ateísmo é considerado uma. Tenho que tirar o chapéu para os agnósticos e céticos pirrônicos.

    • Pedro Rocha

      31 de janeiro de 2015 em 22:17

      A diferença é que há religiões que criam e outras que destroem, enquanto a regra dos ateus é destruir quando chegam ao poder, seja a Petrobras ou milhões de pessoas como os comunistas, nazistas ou jacobinos.

      • Ana

        1 de fevereiro de 2015 em 11:10

        Pedro, ateu é quem não acredita em deuses. Ponto. Não existe regras, dogmas, etc. Não há nada que nos una, que seja capaz de nos transformar num grupo. Ah, e os nazistas eram cristãos! Se comunistas mataram, mataram em nome do poder, do dinheiro, não por causa do ateísmo. Aliás, conheço vários comunistas crentes!E discordo sobre haver diferenças entre religiões no quesito de causar problemas ou não!Para mim todas são horríveis.

        • elton

          1 de fevereiro de 2015 em 14:10

          Olha aí, agora virou briga entre ateu e crente! Malditas religiões! Acima o porquê. Tudo começa assim, depois termina em guerra, como está acontecendo no mundo: islamistas, judeus, católicos, evangélicos e ateus (ACREDITAM que Deus ou deuses não existem – CRENÇA) se matando entre si, agindo como se fossem “satânicos”. Motivo: diferenças nas CRENÇAS; religião. Recentemente, católicos e ateus discutiram acusando uns aos outros de nazistas (causadores da Segunda Guerra Mundial) – só espero que dessa discussão não saia uma guerra. Mais uma vez, tenho que tirar o chapéu para os AGNÓSTICOS e CÉTICOS PIRRÔNICOS. Parabéns!

          • Jhow

            5 de fevereiro de 2015 em 10:37

            Guerras ocorrem por poder, não por religião ou por qualquer deus que fulano acredite. Deus ou deuses são usados como pretexto para justificar certas atitudes intolerantes. “Religião” é um termo muito amplo e é preciso tomar cuidado na hora de generalizar. Pessoas com religiões diferentes possuem opiniões diferentes, e quando existem opiniões diferentes é perfeitamente normal que existam discussões. Sem contar que ser religioso é totalmente diferente de ser extremista, da mesma forma que ser ateu é diferente de ser anti-religioso.

          • elton

            9 de fevereiro de 2015 em 15:20

            O que mesmo causa as opiniões diferentes?

          • Jhonatan Silva

            10 de fevereiro de 2015 em 11:12

            Pessoas racionais possuem opiniões diferentes. Nunca ouviu o ditado que diz “quando todos pensam igual, é sinal de que ninguém está pensando”? Querer culpar a “religião” pelos males que existem no mundo é pura ignorância.

          • elton

            10 de fevereiro de 2015 em 14:53

            É super racional matar em nome de qualquer deus – e até normal. Não?

          • Jhonatan Silva

            11 de fevereiro de 2015 em 13:40

            Elton, retorne ao meu primeiro comentário. Já expliquei que Deus ou deuses não tem nada a ver com a ignorância e luta por poder humano. A propósito, por que está “discutindo” comigo? Seguindo a linha de raciocínio que você mesmo apresentou, isso é coisa de religioso e ateu e as guerras saem desse tipo de discussão. Por que está se rebaixando a discutir com um religioso?

          • elton

            11 de fevereiro de 2015 em 14:27

            Mas não estou discutindo, apenas fiz complementos do que você comentou.

      • Lucho

        1 de fevereiro de 2015 em 13:58

        Pedro Rocha ainda usa Internet? Maldita inclusão digital de usuários da Positivo.

      • Alb

        2 de fevereiro de 2015 em 6:27

        nazistas eram de maioria cristã

      • Rômulo Rocha

        13 de março de 2015 em 13:12

        Não existe uma única prova de que Jesus Cristo tenha sequer existido, e os indígenas do continente americano foram exterminados e escravizados pelos cristãos…e esse foi o maior genocídio da história da humanidade.

        • Rafael Mota Pacheco

          24 de outubro de 2016 em 2:35

          Cuidando para não cair numa ignorância seletiva a fim de corroborar com o que quer acreditar ou descreditar. Existem muito mais provas historiográficas da existência de Jesus, documentos próximos aos acontecimentos que relatam, do que temos sobre Julio César, Alexandre o Grande ou Aristóteles. Mas você não vê ninguém questionando a existência desses outros personagens históricos. Nenhum historiador sério de hoje em dia diz mais que Jesus não existiu, o que se discute é se de fato era uma figura sobrenatural ou não.

  7. Johnny

    30 de janeiro de 2015 em 16:01

    • Lucho

      1 de fevereiro de 2015 em 14:08

      Vc não leu o texto, né?

    • MeNa

      2 de fevereiro de 2015 em 7:08

      “Nesse link há uma relação de vários sites de língua inglesa especializados em espalhar boatos eletrônicos e o Before Its News é um dos primeiros da lista!”

      O próprio texto menciona essa página mais de uma vez, qual a dificuldade de ler um texto básico!?

  8. Lugar Certo Imóveis

    1 de fevereiro de 2015 em 11:56

    Será ?

  9. ítallo

    1 de fevereiro de 2015 em 16:58

    muito obigado à pessoa que busca a verdade. Se já é difícil ser ateu, imagina com essas idiotices da internet que pessoas usam para sustentar argumentos ilógicos.

  10. PC

    10 de outubro de 2016 em 23:56

    E para se ver anjos ou espíritos seria necessário ir ao espaço? OVNIs seria mais lógico!

  11. Nalva

    23 de outubro de 2016 em 9:07

    Engraçado, muitos acreditam que um homem veio do macaco. Porque então tantos não comem bananas por não gostar ou mesmo não poder comer por conta de diabetes? Deixem de ser ridículos.se o homem não foi feito de barro, como pode então ter vindo de um macaco? Ę quem criou o macaco então? Vou evolução? Então o que seremos daqui pra frente? Deua é mistério, e quem tentar entender as coisas dele, vai se perder. Deixem como está. Deua mostrará o seu grande poder pra esses que não acreditam nele. E deixa eu te dizer uma coisa. Deua não precisa que vc ateu crêia nele não, tu só vão ver um dia quando Ele voltar. Fica nessa de não crê nele que tu mesmo vai ae recepcionar coma rua concepção.

    • Vai Ti Cano

      23 de outubro de 2016 em 14:53

      >Engraçado, muitos acreditam que um homem veio do macaco.

      Apenas ignorantes acreditam que “um homem veio do macaco”. Precisa atualizar seu conhecimento, porque nenhum cientista sério afirma isso.

      >Porque então tantos não comem bananas por não gostar ou mesmo não poder comer por conta de diabetes?

      Claro, afinal macaco só come banana, né?

      >Deixem de ser ridículos.

      Deixe de ser burra.

      >se o homem não foi feito de barro, como pode então ter vindo de um macaco?

      Nenhum homem “veio do macaco”. Mas claramente você evoluiu a partir de uma anta.

      >Ę quem criou o macaco então?

      Ninguém “criou” o macaco. A espécie evoluiu a partir de um ancestral símio. Assim como todas as evidências apontam que as aves evoluiram de ancestrais dos répteis.

      >vou evolução?

      Vai?

      Então o que seremos daqui pra frente?

      Continuaremos sendo humanos. Mas nossos descendentes poderão ser bem diferentes do que somos hoje, daqui a alguns milhões de anos.

      >Deua é mistério, e quem tentar entender as coisas dele, vai se perder. Deixem como está.

      Quem é Deua? Realmente é um mistério mesmo! Melhor pararmos de pensar e vivermos na ignorância, né? Você claramente já começou!

      >Deua mostrará o seu grande poder pra esses que não acreditam nele.

      Quero ver. Duvido. Peça pra Deua me matar então. Se ele é tão poderoso, não vai negar. Duvido.

      >E deixa eu te dizer uma coisa.

      Mais?

      Deua não precisa que vc ateu crêia nele não, tu só vão ver um dia quando Ele voltar.

      Se não precisa que eu creia nele, por que tem tanta gente dizendo o contrário? Se eu tenho a opção de não crer, por que as ameaças? Tipo essa, ” vão ver um dia quando ele voltar”. Típico terrorismo religioso. E quando ele vai voltar? Tão falando disso há tanto tempo, e até agora… NADA!

      >Fica nessa de não crê nele que tu mesmo vai ae recepcionar coma rua concepção.

      Olha aí de novo! Terrorismo de quem deveria pregar o amor divino… e cheio de erros de português, afinal não basta ser religiostra, tem que ser analfabeta também!

      • Gilmar Lopes

        24 de outubro de 2016 em 8:44

        E se o homem veio do barro, porque ainda existe barro?

        • Barroso

          24 de outubro de 2016 em 11:47

          Né?!

  12. José Geraldo de Lima

    4 de julho de 2017 em 20:08

    Se religião fosse boa coisa, a católica não teria destruído as maiores bibliotecas do mundo antigo, dizendo que seriam hereges! Puro interesse em riquezas!!!!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo