Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Sombra de astronauta vaza ao lado da Curiosity em foto da NASA!

Conspirações

Sombra de astronauta vaza ao lado da Curiosity em foto da NASA!

Será verdade que a NASA deixou vazar uma foto que mostra a sombra de um astronauta ao lado do veículo de exploração Curiosity, em Marte?

A foto apareceu em diversos sites especializados em ufologia na última semana de janeiro de 2015 e mostra o que parece ser a silhueta de um astronauta fazendo algum tipo de reparo ao lado do rover Curiosity, em Marte.

De acordo com o texto que acompanha a imagem, um grupo de hackers teria invadido os computadores do Governo Norte-americano e conseguido essa que seria uma prova definitiva de que existem humanos vivendo em Marte ou de que a sonda nunca saiu da Terra.

Mas será que essa história é real? A foto foi adulterada ou a NASA está escondendo informações?

Silhueta de astronauta aparece ao lado da Curiosity, em Marte! Será que isso é verdade?

Silhueta de astronauta aparece ao lado da Curiosity, em Marte! Será que isso é verdade?

 

Verdadeiro ou falso?

A foto causou grande discussão na web depois que foi publicada no blog UFO Sightings Daily, no dia 23 de janeiro de 2015. No artigo, o autor “explica” que a foto lhe chegou de forma anônima, mas – ao mesmo tempo – também diz que hackers teriam invadido os computadores do Governo e levanta algumas teorias:

  1. que o Curiosity não está em Marte, mas está aqui na Terra
  2. que humanos estão vivendo em Marte, possivelmente em bases alienígenas abandonadas
  3. que extraterrestres estão mexendo no nosso equipamento, em Marte

A primeira teoria já pode ser descartada, pois se o rover estivesse aqui na Terra, não haveria a necessidade do uso das roupas especiais de astronauta e tampouco dos tanques de ar.

A segunda teoria seria a mais provável para aqueles que acreditam nesse absurdo, mas como já mostramos aqui no E-farsas, não parece haver habitantes humanos em Marte.

Só nos resta a terceira teoria, que levanta a hipótese de que haveriam extraterrestres “mexendo nas nossas gavetas marcianas”… Claro que essas três hipóteses deixaram de lado algumas teorias mais simples como, por exemplo, manipulação na imagem ou apenas uma pareidolia.

A ideia de manipulação das imagens cai por terra ao entrarmos no site da NASA e darmos de cara com a fotografia sem retoques lá, pra todo mundo ver!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

[iframe: src=”http://mars.nasa.gov/layout/embed/image/500raw/?i=NLA_401939772EDR_D0042956NCAM00313M_” width=”500″ height=”500″ scrolling=”no” frameborder=”0″]

Cai mais uma teoria da conspiração

O fato da imagem estar à disposição no site da NASA há tanto tempo (a foto é de 2012) já derruba outras teorias como a de que a Agência Espacial estaria escondendo dados da população. Conspiracionistas deverão pensar em outra hipótese agora…

Deixando de lado as todas as teorias mais absurdas, sobrou apenas a mais simples, lógica e evidente hipótese: Pareidolia! A sombra dos equipamentos da Curiosity formaram uma imagem parecida com a da silhueta de um astronauta.

Verificando outras fotos do mesmo local, em diferentes horários do dia, podemos notar que a sombra não é o que parece:

Créditos das imagens: NASA

Créditos das imagens: NASA

Para ajudar a entender essa pareidolia, o usuário do DeviantArt R9 Xchaos fez uma colagem de imagens, explicando qual equipamento da Curiorisity foi responsável por qual trecho da sombra:

just_shadows_by_r9xchaos-d8fkd5p

Na dúvida, sempre leve em consideração o princípio da Navalha de Occam!

Conclusão

A NASA não deixou escapar uma foto com a silhueta de um astronauta ao lado da Curiosity. A imagem é apenas uma ilusão causada pelas sombras do rover em Marte!

Continue lendo
9 Comentários

9 Comments

  1. João Paulo

    28 de janeiro de 2015 em 8:26

    A explicação é ótima, e é praticamente o que muitos imaginavam. Ficou ótimo o trabalho de comparação dos equipamentos com a sombra!
    Mas deixando os elogios de lado, ultimamente o e-farsas tem pecado muito na imparcialidade com que trata de alguns assuntos. Gostaria de deixar claro desde então que não acredito em nenhuma dessas “teorias”, mas faço este comentario como protesto! A imparcialidade sempre foi um forte do e-farsas, e assim como em qualquer outro conteudo investigativo (ou midiático), deve-se manter essa imparcialidade, principalmente quando estamos tratando assuntos delicados.

    “A segunda teoria seria a mais provável para aqueles que acreditam nesse absurdo.”
    Não vejo razão pra chamar de “absurdo”, uma vez que não ha nada que realmente prove o contrario. O e-farsas provou apenas que ESTA FOTO é uma ilusão optica, mas isso não invalida o restante do pensamento nem a possibilidade de existir alguem lá. Vocês estão começando a levar o “bom senso” imposto pelos céticos como fonte para “certezas”.

    “mas como já mostramos aqui no E-farsas, não parece haver habitantes humanos em Marte.”
    No link apresentado como fonte para essa afirmação, o E-farsas apenas provou que uma noticia da década de 70 era falsa. Até onde sabemos, não ha fontes suficientes pra desacreditar todas as outras teorias sobre este tema.

    Como eu disse acima, eu não acredito nessas teorias, mas respeito quem acredita, afinal, essa é apenas uma opinião pessoal minha, que não posso provar com fatos. Todos nós podemos acordar amanha e descobrir que estivemos errados o tempo todo (como já aconteceu em varios episodios da historia humana).

    Por fim, deixo ao e-farsas um conselho que recebi de um grande cientista, que tive a honra de ter como orientador de meus trabalhos: “Tudo no universo é uma verdade em potencial, até que se possa provar o contrario.”

    • Gilmar Lopes

      28 de janeiro de 2015 em 8:36

      Entendo a sua crítica e reconheço que, em certos artigos, deixo me levar pela emoção. Mas convenhamos que tem muito absurdo sendo divulgado por aí e o pior é que muita gente acredita. Não demora muito, um monte de espertões aparece com um novo documentário, ganhando rios de dinheiro em cima dessas notícias falsas.
      Pode ficar tranquilo que o E-farsas será o primeiro a se retratar (como já fizemos em outras situações) caso a NASA ou outro órgão confirme vida inteligente fora da Terra. Por enquanto, tudo o que inventarem a respeito é e será absurdo.
      Abração e muito obrigado pelo toque.

    • Clara

      28 de janeiro de 2015 em 18:12

      É óbvio que o E-Farsas pode ser sim parcial. Este não é um site jornalístico. Quem disse que o autor não pode emitir sua opinião em seu próprio site?!? Eu hein…

  2. DEVIL

    28 de janeiro de 2015 em 13:13

    PALMAS!!! (sinceras)
    Mandou bem E-farsas!!!!!
    🙂

  3. Roberto Oliveira

    29 de janeiro de 2015 em 7:42

    A imagem engana, mas o e farsas nos mostra a realidade dos fatos. Parabéns pena matéria.

  4. Lugar Certo Imóveis

    29 de janeiro de 2015 em 17:03

    Será?

  5. Lucho

    7 de fevereiro de 2015 em 19:54

    Só forçando muito a amizade que nessa imagem tem uma silhueta humana.

  6. Westib loik

    26 de maio de 2015 em 21:38

    Os humanos são adepto as curiosidade,há tanto tempo nós iluminados estão aqui na terra,temos o controle sobre os negocios dos humanos,elegemos aqueles que trabalham para nós os iluminados,o mundo está um causo porque os humanos cego em suas desobediência,e muitos estão no valer da indecisão,se você olhar-se para o seu planeta então veria que o seu fim está chegando,humanos são fracos e tem medo,não saber usar dez por cento da própria mente,mais tem aqueles que estão trabalhando prá nós os iluminados,nós conhecemos bilhões de planetas,mais os humanos não conhecem nem o próprio planeta terra,uma coisa vou falar na via-lactar existem 158 trilhões de planetas porém em trinta por cento não vida há muito tempo,os sistema de pesquisas terrena ainda que tentão sondar o universo será inútil,porque não haverá para os humanos o fim vem!

  7. vv

    21 de setembro de 2018 em 3:17

    assintam esse video, interessante possibilidade https://www.youtube.com/watch?v=NpdBSrANbb4

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo