Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Coligação do PT publicou fake news sobre formação de Fernando Haddad?

Política

Coligação do PT publicou fake news sobre formação de Fernando Haddad?

Coligação do PT publicou fake news sobre formação de Fernando Haddad?

É verdade que o site O Brasil Feliz de Novo, da coligação PT, PROS e PCdoB, publicou notícia falsa afirmando que o candidato à Presidência Fernando Haddad só estudou em escolas públicas?

No dia 12 de setembro de 2018, uma publicação atribuída ao site O Brasil Feliz de Novo, da coligação PT-PROS-PCdoB, teria afirmado erroneamente em agosto de 2018 que o candidato à Presidência Fernando Haddad só teria estudado em escolas públicas.

O assunto tornou a fazer sucesso nas redes sociais após a confirmação do então candidato à vice-presidente como candidato à presidente, em um questionamento feito numa postagem do blog do jornalista Josias de Souza, que teria provado que o candidato petista estudou também em pelo menos uma escola particular!

Segundo o jornalista, ao divulgar essa informação, o site da coligação tenta fazer com que o candidato se apresente como mais humilde, se aproximando mais do eleitor.

Será que o site da campanha de Fernando Haddad divulgou informações falsas a respeito de seu candidato?

Site teria informado erroneamente que Haddad só estudou em escolas públicas! (Reprodução/Josias Souza)

Verdade ou mentira?

Como dissemos acima, o assunto veio à tona após a confirmação do nome de Fernando Haddad como candidato à Presidência em 2018 – no dia 12 de setembro de 2018 – mas a afirmação da formação apenas em escolas públicas veio do próprio site da coligação (versão arquivada) de Haddad, em agosto de 2018. Os redatores do texto sobre a biografia do político acrescentaram a informação afirmando que Haddad teria estudado apenas em escolas públicas, mas o próprio Fernando Haddad já afirmou diversas vezes que estudou no Colégio Bandeirantes, uma escola particular tradicional de São Paulo.

Por exemplo, em agosto de 2011, várias reportagens confirmavam que o então candidato à Prefeitura da São Paulo teria estudado no Colégio Bandeirantes.

Em junho de 2012, o IG (dentre vários outros portais) publicou a notícia a respeito de uma palestra ministrada por Fernando Haddad no colégio Bandeirantes onde – segundo o que informaram as reportagens da época, Haddad havia estudado nos anos 1970:

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Em setembro de 2014, o então prefeito de São Paulo visitou o Colegiado do TCM e disse em entrevista que o presidente Edson Simões foi um de seus professores no Colégio Bandeirantes.

Em outras matérias, Haddad exibe em seu currículo escolar uma passagem pelo colégio particular Ateneu Ricardo Nunes (que não existe mais) durante a pré-escola e ensino fundamental:

Foto: reprodução

Atualização 13/09/2018

Poucas horas após essa publicação aqui no E-farsas, o site da coligação O Brasil Feliz de Novo alterou o conteúdo da postagem:

Podemos verificar que o texto do site O Brasil Feliz de Novo foi alterado no dia 12 de setembro de 2018, após a nossa verificação!

No novo texto, o trecho afirmando que Haddad havia estudado apenas em escolas públicas foi removido:

Trecho corrigido removeu a afirmação sobre a formação escolar de Fernando Haddad! (foto: Reprodução)

Conclusão

A afirmação sobre Fernando Haddad ter estudado apenas em escolas públicas é falsa! O site da coligação errou ao afirmar que Fernando Haddad estudou apenas em escola pública!

Continue lendo
15 Comentários

Comente

15 Comments

  1. Anderson Neves

    12 de setembro de 2018 em 15:55

    Não entendi o desfecho.
    A coligação afirmou que ele estou só em escola pública ou não? O que é falsa, a afirmação ou terem divulgado essa informação?

    • Gilmar Lopes

      12 de setembro de 2018 em 16:40

      O site da coligação mentiu (ou se enganou) ao afirmar que Fernando Haddad estudou apenas em escola pública!

      • Eduardo Marchiori

        12 de setembro de 2018 em 19:03

        Pois é… a postagem está dúbia. Também entendi que a informação que o site errou é que era falsa. Inclusive, na própria chamada desta postagem diz “FALSO – Coligação do PT publicou fake News sobre a formação de Fernando Haddad?”. Pela conclusão, SIM, é VERDADE que a coligação publicou fake news sobre a formação de Fernando Haddad!

        • Gilmar Lopes

          13 de setembro de 2018 em 8:29

          Entendi! Vou corrigir aqui no site, então! Valeu!

      • Mateus Lobato

        13 de setembro de 2018 em 0:21

        Pra mim se tivesse mentido não teria apagado a postagem e o link não seria formato arquivo. Ao que deu a entender, se enganaram e para corrigir, fizeram o que acharam correto, apagando a postagem. Acabei de verificar e não tem tal postagem lá.

  2. Gustavo Torres de Sousa

    12 de setembro de 2018 em 18:57

    Já mudaram o texto lá no site da coligação:

    “Primeiro, uma mini biografia
    Fernando Haddad nasceu em 25 de janeiro de 1963, filho de uma professora e um comerciante. Ele é casado com Ana Estela Haddad e tem dois filhos.

    Haddad se formou em Direito pela Universidade de São Paulo, depois se tornou mestre em Economia e doutor em Filosofia.”

  3. TONIO PAULO DA CUNHA

    14 de setembro de 2018 em 9:49

    Então, como o candidato é do PT: “A afirmação sobre Fernando Haddad ter estudado apenas em escolas públicas é falsa! O site da coligação errou ao afirmar que Fernando Haddad estudou apenas em escola pública!”. Sendo assim, a partir de agora não podemos confiar neste site quando dizer que é verdade qualquer coisa sobre o PT.

    • Eu™

      14 de setembro de 2018 em 10:24

      Por quê?

  4. TONIO PAULO DA CUNHA

    14 de setembro de 2018 em 9:51

    E-Farsas é fake news do PT.

    • Gilmar Lopes

      14 de setembro de 2018 em 11:44

      Cuidado com falsas acusações! Isso pode te dar problemas judiciais!

    • Agente da Polícia Federal - Crimes Digitais

      14 de setembro de 2018 em 13:40

      Calúnia é crime previsto pelo art. 138 do Código Penal

      Seu endereço IP foi registrado e encaminhado às autoridades.

      • Maria do Rolário

        15 de setembro de 2018 em 11:42

        O meu tiumém?! rsrs

        • Agente da Polícia Federal - Crimes Digitais

          6 de novembro de 2018 em 9:51

          Sim.

  5. ANTONIO SOARES DA SILVA

    15 de setembro de 2018 em 13:34

    Nada a ver, se ele estudou ou não em escola pública, não faz a menor diferença, o que importa é o grau de competência dele caso venha a ser o nosso Presidente.

  6. Charles Leonel Bakalarczyk

    22 de setembro de 2018 em 0:08

    A farsa é ação que visa iludir, enganar. Pressupõe má-fé, dolo. Nessa caso, não houve má-fé, tentativa de enganar. Houve erro.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo