Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Conheça a verdade sobre o manifestante com o cartaz: “A energia negativa de vocês está fazendo o ‘Mito’ errar”

Fora de Contexto

Conheça a verdade sobre o manifestante com o cartaz: “A energia negativa de vocês está fazendo o ‘Mito’ errar”

Conheça a verdade sobre o manifestante com o cartaz: “A energia negativa de vocês está fazendo o ‘Mito’ errar”

Durante as manifestações de 30 de junho de 2019, a foto de um manifestante e seu cartaz viralizaram nas redes sociais. Esse indivíduo, trajando uma camisa verde e amarela, segurava um cartaz que dizia: “A energia de vocês está fazendo o ‘Mito’ errar”. Também era possível notar que essa pessoa tinha ido a manifestação que estava sendo realizada na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo.

Essa foto foi amplamente compartilhada. E, como exemplos disso, podemos citar a página “Bolso Regrets”, no Facebook, e o perfil oficial do jornalista Guga Noblat, no Twitter. O manifestante acabou sendo “escolhido” como se fosse uma espécie de representante de todos os demais que foram as ruas no último domingo. Um símbolo genérico, por assim dizer, com conotação depreciativa aos demais manifestantes, devido a mensagem que carregava em seu cartaz.

Publicação da página “Bolso Regrets”.

Tuíte do jornalista Guga Noblat.

Entretanto, será que o cartaz é verdadeiro? Será que estamos diante de uma manipulação digital? Será que o manifestante estava realmente a favor do governo Bolsonaro? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

O cartaz era verdadeiro, mas o manifestante, na verdade, era aquilo que alguns chamariam de “infiltrado”. Em outras palavras, o jovem que na aparece na foto faz, rotineiramente, oposição ao atual governo nas redes sociais. Portanto, não se tratava de um manifestante pró-Bolsonaro ou pró-governo, como quiserem.

Vamos explicar direitinho essa história para vocês!

Quem é o Manifestante que Aparece na Foto?

O manifestante que aparece na foto é conhecido nas redes sociais como “Petterson Santana”, um morador da capital paulista. Ele possui uma página chamada “Anti Bolsoasno“, no Facebook, que por sua vez pouco mais de 60 mil seguidores. Nessa página, ele habitualmente publica suas críticas ao atual governo, assim como relata seu ativismo político nas ruas da cidade. Por falar em ativismo, durante as eleições presidenciais de 2018, Petterson declarou seu apoio publicamente ao candidato Ciro Gomes, tanto em 1º quanto em 2º turno. Naquela época, ele já criticava o então candidato Jair Bolsonaro.

Na manhã de 30 de junho de 2019, ele avisou aos seus seguidores que iria comparecer na Avenida Paulista. Por volta das 13h30, ele comunicou que iria entrevistar alguns manifestantes. É possível notar que ele realmente publicou algumas entrevistas, acrescentando o nome, idade e profissão de cada uma das pessoas.

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Na manhã de 30 de junho, ele avisou aos seus seguidores que iria comparecer na Avenida Paulista. Por volta das 13h30, ele comunicou que passaria a entrevistar alguns manifestantes.

E, por volta das 15h15, ele publicou uma foto segurando o cartaz, que pouco tempo depois começaria a viralizar nas redes sociais.

Petterson Santana segurando o cartaz que viralizou nas redes sociais.

A Confirmação da Verdadeira Intenção do Cartaz

Em seu perfil no Facebook, o jovem deixou claro de que tudo não passou de um deboche e que compareceu na manifestação na Avenida Paulista como “infiltrado”.

Publicação de Petterson Santana em seu próprio perfil, no Facebook.

Conclusão

O cartaz era verdadeiro, mas o manifestante, na verdade, era aquilo que alguns chamariam de “infiltrado”. Em outras palavras, o jovem que na aparece na foto faz, rotineiramente, oposição ao atual governo nas redes sociais. Portanto, não se tratava de um manifestante pró-Bolsonaro ou pró-governo, ou seja, a foto foi tirada, por muitos, do seu contexto original.

Segundo Petterson Santana, o jovem que aparece na foto, tudo não passou de deboche.

Continue lendo
1 Comentário

1 Comentário

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo