Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Desodorantes antiperspirantes causam câncer de mama!

Falso

Desodorantes antiperspirantes causam câncer de mama!

E-mail afirma que desodorantes antiperspirantes são as maiores causas de câncer de mama!

Apesar de começarmos a receber essa corrente a partir de em julho de 2003, descobrimos que essa história começou a circular pela Rede em 1999, nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo, com a rapidez da Internet. Mas não se preocupe: O alarme é FALSO. Não há nas pesquisas médicas so mundo todo qualquer relação entre o uso de certos desodorantes e o aumento no número de casos de câncer de mama.

Encontramos vários artigos e sites pelo mundo todo desmentindo essa corrente. Aqui no Brasil, encontramos, dentre muitos, o site E-cancer. Lá, o oncologista clínico Dr. André Deeke Sasse, publicou um artigo que nos ajuda a esclarecer alguns erros contidos nesse hoax:

Acompanhe esse trecho do e-mail:

Durante o debate, perguntei por que a região mais comum (e ao que parece, a mais mortal) de Câncer de Seio estava perto da axila.

De acordo com o Dr. Sasse, o câncer de mama é mais comum no quadrante superior externo (perto da axila) porque é neste local a maior concentração de tecido glandular mamário. É ali também o local mais comum de mastites, quando as mães amamentam os filhos, pelo mesmo motivo.

O corpo humano tem algumas áreas que usa para purgar toxinas; atrás dos joelhos, atrás das orelhas, área da virilha, e axilas. Onde as toxinas são purgadas na forma transpiração…

…É justamente onde os nódulos linfáticos estão localizados

A principal função do suor é o resfriamento do corpo! Isso a gente aprende na escola. Também todo mundo sabe que a gente não sua só por essas partes que a mensagem diz. O nosso corpo usa outros meios para se livrar das toxinas: o tradicional xixi e a bílis. O médico nos lembra que se cobrirmos as axilas com desodorante, estaremos tampando apenas 1% da área corporal.

Os vasos linfáticos – que drenam para os nódulos linfáticos – estão presentes em TODO o corpo, e não em áreas específicas.

…os homens tem menos probabilidade (mas não são completamente isentos) de desenvolver câncer de seio devido ao uso de antiperspirante porque a maior parte do produto fica nos pelos e não é diretamente aplicado a pele. Mulheres que aplicam antiperspirante logo depois de raspar as axilas aumentam o risco porque raspar causa cortes quase imperceptíveis na pele que dão as substâncias químicas canais para penetrar no corpo pela área das axilas.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A lógica parece correta: os homens têm menos incidência de câncer porque o desodorante fica nos pêlos. Nada disso! Os homens têm menos câncer nessa região só pelo fato de ter menos tecido glandular mamário do que as mulheres.

Uma dúvida vem à tona: Quem é Katrina Scott, que assina o tal e-mail? Quem será essa diretora assistente de marketing que entende tanto de medicina? Não descobrimos.

Procuramos no site da Universidade Maryland por alguém com esse nome. Infelizmente, não encontramos nenhuma referencia dessa tal Katrina. Será que ela existe mesmo?

Não existe meios de se prevenir o câncer de mama para as mulheres que tenham predisposição à doença. O que os médicos aconselham é que as mulheres façam exames preventivos anualmente, pratiquem exercícios regularmente e procurem sempre fazer uma alimentação equilibrada.

A Associação Brasileira de Cosmetologia também confirma que tal e-mail não passa de mais um boato da Internet. Leia a carta na íntegra.

Por fim, a frase clássica que aparecem em todas as correntes falsas:

POR FAVOR passe isto para todos aqueles com quem você se preocupa.

Como você já pôde reparar, todos os hoaxes possuem a frase acima. Mas não repasse, não!

 

Continue lendo
3 Comentários

3 Comments

  1. Juliana Urquisa

    27 de outubro de 2011 em 16:25

    Muito bom saber disso 🙂

  2. Leitor da Web

    16 de janeiro de 2012 em 1:43

    É uma meia-verdade, pois:
    – É proibido a fabricação e comercialização em países participantes da União Européia, de desodorantes que contenham em sua composição “sais de alumínio” (usado para tornar o desodorante anti-transpirante), devido pesquisas científicas indicar uma elevada taxa de câncer de mama em usuários de desodorantes que contenham em sua composição “sais de alumínio”.

  3. Jundson

    14 de setembro de 2016 em 14:46

    Recebi esta mensagem via aplicativo de mensagens, em 2016.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo