Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

É verdade que Luan Santana chorou por não poder mais usar dinheiro da Lei Rouanet?

Falso

É verdade que Luan Santana chorou por não poder mais usar dinheiro da Lei Rouanet?

É verdade que Luan Santana chorou por não poder mais usar dinheiro da Lei Rouanet?

O cantor teria chorado durante entrevista ao descobrir que não poderá mais se beneficiar do dinheiro vindo da Lei Rouanet! Será verdade?

A notícia voltou a circular na última semana de dezembro de 2018, através de publicações em diversos sites e também nas redes sociais. De acordo com o texto amplamente compartilhado, o cantor sul-mato-grossense Luan Santana teria chegado a chorar durante uma entrevista, afirmando que poderá parar de cantar caso a Lei Rouanet acabe.

O cantor, que já teria usado R$ 4 milhões por meio dessa lei, teria dito que a Cultura do país precisa desse incentivo e que sem o dinheiro vai terá que encerrar a sua carreira!

Será que isso é verdade ou mentira?

O cantor Luan Santana teria chorado em entrevista ao saber que não terá mais o dinheiro da Lei Rouanet! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Apesar dessa notícia ter se espalhado no final de dezembro de 2018, após publicação feita no site “Presidente Bolsonaro” (que não é uma página oficial do presidente), o texto é uma cópia exata de publicações feitas em outros sites igualmente obscuros em novembro de 2016, como podemos ver nesse blog.

A questão é que Luan Santana nunca deu uma entrevista chorando por causa do suposto fim da Lei Rouanet! Como o texto da fake news não é datado, ele pode voltar a circular a qualquer momento e quem ler pode achar que se trata de um assunto recente.

A foto do artista chorando foi tirada de uma participação de Luan no programa Caldeirão do Huck, em maio de 2015. Durante a entrevista, o cantor foi levado a um cenário parecido com a cozinha de sua avó, o que o deixou bastante emocionado.

O cantor nega ter usado dinheiro da Lei Rouanet

Em novembro de 2018, Luan Santana veio a público esclarecer que nunca usou dos incentivos da Lei Rouanet. O cantor gravou um vídeo, ao lado do seu pai, para explicar que uma agência de publicidade o havia procurado e eles chegaram a fazer um projeto de captação aprovado pelo Ministério da Cultura, mas que tudo foi arquivado em 2016, sem nenhum centavo captado:

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Para quem quiser conferir os dados diretamente no site do Governo, o link é esse!

Como podemos ver no print acima, nenhum real foi captado para o projeto orçado em R$ 4,6 milhões! (Foto: Reprodução/Versalic)

A Lei Rouanet

Criada em 1991 no governo Fernando Collor, a Lei Federal de Incentivo à Cultura ou Lei Rouanet, concede incentivos fiscais a pessoas físicas e empresas privadas patrocinadoras de produtos ou serviços na área da cultura. É bom lembrar que a aprovação no Ministério da Cultura não garante a captação nem a execução do projeto, que ficam a cargo dos proponentes.

Ou seja, o Governo apenas autoriza os donos do projeto para que eles possam pedir a empresas e pessoas físicas financiamento em troca de descontos em impostos.

Muitos críticos à lei questionam que o Governo deixa de receber impostos de quem patrocina via Rouanet, assim como igrejas e organizações filantrópicas – que também são isentas através de outras leis de incetivo – o que, em tese, onera os cofres públicos.

Em junho de 2018,  uma tentativa de revogação da Lei Rouanet tramitou no Senado Federal. a Sugestão Legislativa n° 49 de 2017 foi enviada por um cidadão de São Paulo ao Portal e-Cidadania solicitando a revogação da lei, mas ela foi rejeitada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.

Durante sua campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro já se pronunciou diversas vezes a respeito da Lei Rouanet, afirmando que não irá acabar com ela, mas que ela precisa ser revista.

Conclusão

Luan Santana não lamentou o fim da Lei Rouanet e nunca se beneficiou de incentivos fiscais para alavancar a sua carreira! Notícia falsa!

Continue lendo
10 Comentários

10 Comments

  1. Pedro Lucio Ribeiro

    2 de janeiro de 2019 em 8:32

  2. Goiano

    2 de janeiro de 2019 em 9:26

    Creio que o parágrafo que diz que “Muitos críticos à lei questionam que o Governo deixa de receber impostos de quem patrocina via Rouanet, assim como igrejas e organizações filantrópicas – que também são isentas – o que, em tese, onera os cofres públicos” criou uma obscuridade, levando a crer que igrejas e entidades filantrópicas conseguem isenções fiscais pela Lei Rouanet, mas eu creio que essa referência não quis dizer isso, pois não?

    • Gilmar Lopes

      2 de janeiro de 2019 em 9:32

      Não quis dizer isso, apenas coloquei no mesmo “balaio” os que criticam a Lei Rouanet, mas que “se esquecem” que igrejas também tem isenções fiscais (com valores muito maiores)!

  3. Jk

    2 de janeiro de 2019 em 9:38

    Ta na cara qye luan sabtaba usou. Iaso foi publicado e nao dito em jornaia faje. A mamata vai acabar sim e deve .chega do Brasil sustentar vagabas

    • Gilmar Lopes

      2 de janeiro de 2019 em 9:46

      Como assim”tá na cara”? No site oficial do governo está dizendo que não foi captado nenhum centavo!
      Dá uma lida de novo no texto, por favor!

    • Alan Souza

      2 de janeiro de 2019 em 20:07

      Sujeito escreveu em dialeto, pois língua portuguesa isso não é!

    • Lucho

      5 de janeiro de 2019 em 16:26

      Aprende a escrever primeiro, criatura asquerosa.

  4. Ozymandias Lengruber

    3 de janeiro de 2019 em 17:05

    Maluf também dizia que tudo que ele tinha não era dela. O “troço”, que está lá na Papuda, alega o mesmo. Difícil saber quem mente mais!

    • Coaf Coaf

      4 de janeiro de 2019 em 10:31

      Maluf também dizia que tudo que ele tinha não era dela.
      Dela?
      O “troço”, que está lá na Papuda, alega o mesmo.
      De quem você está falando?
      Difícil saber quem mente mais!
      Realmente é difícil, mas não importa, já que esses que você citou não tem mais nenhuma ligação com o governo… Mas eu tenho certeza que até o momento, no governo atual, o mais mentiroso é o Queiroz, que contou uma historinha aí sobre venda de veículos e afins, que só convenceu os idiotas que votaram no Bolsolini… maior mentiroso do ano, até o momento! Já tomou seu suquinho de laranja hoje, minion?

    • ELENAOMEREPRESENTA

      8 de janeiro de 2019 em 10:37

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo