Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Estudo comprovou que o brasileiro é o terceiro povo mais idiota do mundo?

Falso

Estudo comprovou que o brasileiro é o terceiro povo mais idiota do mundo?

Notícia afirma que um estudo britânico teria revelado que o povo brasileiro é o terceiro mais idiota do mundo! Será verdade?

A notícia apareceu com força em diversos sites e blogs na terceira semana de julho de 2017 e traz um dado alarmante: Um estudo conduzido por uma agência britânica teria constatado que o Brasil tem o terceiro povo mais idiota do mundo, perdendo apenas para o México e para a Índia!

Para se chegar a esse resultado, a notícia afirma que o estudo Perils of Perception (Perigos da Percepção) teria sido feito com 33 países e, após coletar respostas de um questionário de inúmeras pessoas, a pesquisa teria descoberto que país com mais idiotas seria o México, seguido pela Índia e sobrando para o Brasil a “medalha de bronze”.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Pesquisas comprovam quem o brasileiro é um dos três povos mais idiotas do mundo! Será verdade?

Verdade ou farsa?

Apesar dessa notícia se espalhar rapidamente em julho de 2017, ela é uma releitura de um texto de 2015 e usa de uma chamada sensacionalista para atrair mais visitantes!

Reprodução/Facebook

A verdade é que o estudo Perils of Perception existe mesmo! A pesquisa foi realizada pelo instituto britânico Ipsis MORI com pessoas de 33 países entre os dias 1º e 16 de outubro de 2015 e, aqui no Brasil, contou com cerca de 1.000 participantes.

É bom frisarmos aqui que 33 países não é “o mundo inteiro”.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Estudo foi assunto em vários fóruns de discussão!

Sobre a pesquisa

Os voluntários responderam um questionário de 12 perguntas de conhecimentos gerais e o objetivo do estudo foi o de levantar qual é a percepção de diversas pessoas ao redor do mundo sobre os seus próprios países.

Os brasileiros, em sua maioria, não souberam responder sobre quantidade de pessoas moradoras de áreas rurais, qual é a porcentagem de de habitantes que possuem acesso à internet, dentre outras perguntas.    

Reprodução

A pesquisa mostrou que os brasileiros avaliados não conhecem bem os dados sobre o Brasil, mas isso não significa necessariamente que o Brasil tem o terceiro povo mais idiota do mundo, como a manchete espalhada afirma!

Aliás, se pegarmos os resultados desse mesmo estudo refeito em 2016, vamos descobrir que o Brasil “caiu” no ranking, ficando em 6º lugar!

Caso fôssemos medir o grau de “inteligência” do povo brasileiro (uma característica muito subjetiva de se medir) usando como base o índice de alfabetismo, ficamos apenas em 30º lugar no ranking mundial!      

Conclusão

Um estudo conduzido online por um instituto britânico revelou que os participantes não souberam responder alguns dados a respeito do Brasil, mas isso não faz do brasileiro o terceiro mais idiota do mundo! Mas não fique triste, pois podemos nos esforçar para merecer esse título de diversas outras formas! 🙂

Continue lendo
46 Comentários

46 Comments

  1. Zequinha

    25 de julho de 2017 em 20:07

    Claro que é mentira, jamais os brasileiros teriam o QI médio maior que dos indianos, peritos em computação e automação.

    • Alan Souza

      26 de julho de 2017 em 15:17

      SQN. Peritos em call center, isso sim. Peritos em computação e automação são os chineses, que fabricam tudo da Apple. Na Índia, em Nova Delhi, existem favelas onde há um banheiro para cada 1500 pessoas. Não, eu não digitei errado, é isso mesmo. Só o brasileiro mesmo, no seu viralatismo infinito, pra se achar menos que os indianos.

    • Amanda

      20 de fevereiro de 2018 em 14:12

      Cara, não dá para ignorar que o Brasil é referencia no campo da medicina!
      e exportamos cientistas de diversas áreas (o que é uma pena, por que deixa de ser um recurso valioso para nosso país).
      Essa porra de alto depreciação é uma verdadeira merda, deveríamos enaltecer mais nossos talentos, ao invés de chupar bolas de gringos!

    • Bruno

      16 de abril de 2018 em 9:13

      Poxa fico triste mas o povo brasileiro só pode ter merda na cabeça não é possível, hoje fui no dentista no sus, tava marcado as 8h, mas o dentista nunca nunca nunca msm chega no horário ele chegou era 9:30h, nesse meio tempo um menino reclamou pra mãe dele..-mae que folgado nunca chega na hora…
      Uma mulher e outro senhor, falaram o menino que tem uns 10,11 anos aí para de reclamar, tem TV pra assistir .. e de graça… vai fala na cara dele que ele é folgado .. ou paga um partícular…
      Pra você vê como é ingnorate e burro esse povo ..O dentista trabalha 4 horas por dia ganha de 6 A 15 mil ao mês… O tonto que trabalha duro todo dia 10 horas todo dia ganha 1000 . 1200 .. paga o salário do dentista do sus .. pede a metade do dia esperando o dentista chegar e tá feliz o animal … me diz isso é um caso, tem vários brasileiro povo ignorante dos inferno… tem alguns que dava e pensa … mas a maioria e animal msm não é atoa que os portugueses dava um espelho pros índios pra poder explorar nosso país e todos ficavam feliz

    • Regina Santos

      7 de agosto de 2018 em 1:13

      Isso mesmo. Brasileiro eu acredito, mas Indiano não. As faculdades de computação são as melhores do mundo. Os caras são realmente bons nesse quisito.

    • voz da experiência

      14 de fevereiro de 2019 em 9:53

      Eu acho que os brasileiros são os maiores idiotas do mundo estamos em primeiro lugar 🏆 chupa Estado Unidos.

      • André Luís de Campos

        23 de junho de 2019 em 19:08

        Claro,para o brasileiro engolir tanto lixo que vem dos EUA e ainda querer mais tem que ser o mais idiota do mundo! Divirjo da pesquisa britânica,além do mundo ter quase 200 países(Logo,33 mal se aproxima de 1/6 do total)aqui impera aquela do “não sei,não quero saber,tenho raiva de quem sabe”,isto é,aqui o culto à ignorância impera absoluto,aqui quanto pior,melhor.

  2. Fernando Louro

    25 de julho de 2017 em 20:57

    Sou crítico sociopolítico com foco de conteúdo direcionado ao público jovem cristão e posso afirmar que meus seguidores não possuem discernimento necessário para votar com consciência. Sou obrigado a dar outra abordagem à informação para que suas mentes infantis compreendam alguns pontos. Digo isso pois, sem querer ofender, mas meu público é bem debilitado intelectualmente, influenciável. E é volumoso.

    • É nóis

      26 de julho de 2017 em 18:44

      Vc tem um público que acredita em contos de fadas. Era o suficiente pra afirmar que são debilitados intelectualmente como você informou

    • Lauro Soares Lellis

      28 de julho de 2017 em 7:39

      Existe outra maneira de vera as coisas.
      1 – O Lula está liderar as pesquisas confirma isto.
      2 – O SUPER TEMER tem só 5% de aprovação,s egundo pesquisas, mesmo ele tendo baixado a inflação de 10,69% para 3,49%, ter baixado a Taxa Selic de 14,25% para 3,8%, quando o povão começou a pagar menos nas suas inefáveis prestações.
      3 – O SUPER TEMER ter parado a velocidade do desemprego e começado a reverter esta volta arranjando emprego.
      4 – Estar fazendo as Reformas necessárias, imediatas e imprecindíveis para um Brasil melhor
      5 – Estes e outros detlhes confirmam que o Brasil é um povo de idiotas, hahahaha

      • Temerout

        30 de julho de 2017 em 0:10

        Defendendo o Temer? kkkkkkkkkkkkkkk
        Me desculpe, isso é uma fasa tbm, né??

      • Gabriel

        17 de agosto de 2017 em 15:14

        Atual taxa selic: 9,25% … . Ou se vc quiser ficar triste olha aqui: …liberaleco defensor do temer que tá louco pra negociar cara a cara com chefe, intermediado por um sindicato sem dinheiro! kkkkkkkkkkkk

      • Gustavo

        10 de setembro de 2018 em 13:12

        Você está dentro desse povo.

      • VÂNIA REGINA DE PAULA RIGGENMANN

        2 de novembro de 2018 em 17:02

        E depois do segundo turno da eleições com a Vitória do Bolsonaro com 55% dos votos, vejo que essa pesquisa tem uma certa razão.

  3. Lucho

    25 de julho de 2017 em 21:43

    Se considerarem o pessoal que tem conta no facebosta, certamente é o mais idiota.

    E já estou vendo a legião do mimimi

  4. Washington

    26 de julho de 2017 em 6:36

    Estou certo de que é mentira, com a postura popular frente à corrupção política, juntamente com a inversão de valores principalmente morais sou capaz de afirmar que não estamos em terceiro lugar mas definitivamente em primeiro

    • Andreia Oliveira

      26 de julho de 2017 em 13:08

      Você afirma, você tem que provar sua afirmação. Mostre-nos os estudos que comprovam sua alegação.

  5. Lalo

    26 de julho de 2017 em 7:41

    No contexto geral, eu não sei avaliar. Mas em se tratando específicamente de fatos políticos e históricos, ouso afirmar que estamos em primeiro lugar. É só iniciarmos qualquer discussão em uma rede social, e o que lemos são respostas recheadas de ignorância e de palavrões.
    É só observarmos a foto da loira aí acina, com os belos seios à mostra, em uma manifestação pol[ítica. O que teria a ver nudismo com política?

    • Alan Souza

      26 de julho de 2017 em 15:20

      Saia das redes sociais e conheça pessoas que pensam de verdade, e não zumbis de feicebuque. Se o seu parâmetro for só rede social e manifestações pró-impeachment a amostragem fica (muito!) viciada.

    • Lucho

      26 de julho de 2017 em 18:31

      Não duvido que a peladona seja uma Human of Humanas™.

      Para esse pessoal, qualquer motivo é pretexto para ficar pelado.

    • Fabio Morais

      2 de agosto de 2017 em 14:37

      aliais bela loira alguém tem o contato???

  6. Alexsandro da Silva Barbosa

    26 de julho de 2017 em 12:05

    Acho que estamos em primeiro a um bom tempo.

  7. InfelizmenteBrasileiro

    27 de julho de 2017 em 9:01

    3 pais mais idiota? Relaxa, 2018 tem eleição e se Lula for eleito nós recuperamos esse ranking.

  8. Marcos

    28 de julho de 2017 em 8:31

    Os Britânicos estão sempre criando estudos para colocá-los no centro do Universo e ao mesmo tempo animalizar os outros povos. Mas não se preocupem, em breve a Grã-Bretanha será nada mais do que um monte de restos de territórios com a independência da Irlanda e da Escócia.

    • André Luís de Campos

      25 de junho de 2019 em 19:46

      Marco,grande Marcos! Os deuses te ouçam! Sonho com o dia em que a Escócia se libertará definitivamente do jugo inglês,a Irlanda do Norte voltará a ser parte da Irlanda e até o País de Gales será uma nação independente,como merece….quero ver a Inglaterra mandando apenas em si própria,e perdendo essa arrogância nojenta que ela tem há milênios,e a qual infelizmente foi herdada e multiplicada pelo seu filhinho que é ainda mais chato e metido,os EUA. Abraços!

  9. John Lee

    28 de julho de 2017 em 10:56

    Absurdo, é um estudo idiotizado destes. E mais absurdo ainda são estes tipos de perguntas feitas com o propósito de avaliar o grau de inteligência de alguém ou de uma coletividade. Os babacas dos britânicos se acham, e mais babacas são os que concordam com eles. São tão idiotas, mas tão idiotas babentos que não sabem fazer perguntas avaliativas, são burros demais, “mas como eles são burros” (Caetano). Não aceito isso não! Os brasileiros não merecem essa afronta da porra. Vão se lascar seus branquinhos boiolas, inglesinhos de merda.

    • Gilmar Lopes

      28 de julho de 2017 em 11:42

      Acho (só acho) que os ingleses não leem esse site!

  10. Renato

    29 de julho de 2017 em 0:45

    Quem colocou a Índia nessa lista só pode ter sido um milico capetalista pesteiro metalizado midiático empresarial !!!

  11. zepires

    29 de julho de 2017 em 3:28

    A maioria dos brasileiros acham que os primeiros humanos foram feitos de barro por um Deus misericordioso e oni um monte de coisa, acreditam que a terra, além de ser o CU, é o único mundo que abriga formas inteligentes de vida. Só aí já provam que são verdadeiros gênios!

    • Acerino

      10 de fevereiro de 2018 em 1:25

      O cara vem querer dar uma de bonzão superior por falar da crença religiosa dos outros, mas acredita que existem Namekuseijin por aí. Que ridículo..

  12. Zeckinha

    29 de julho de 2017 em 6:48

    Isso é mentira pq votando como vota o brasileiro o primeiro lugar é garantido Kkkkkkkkkkkkkkk

  13. GARRU JOAO LUIZ GARRUCINO

    29 de julho de 2017 em 18:36

    Claro pois os otários ainda acreditam em papai noel ou conto de fadas ou do vigário e continuam tentando corromper Deus comprando passagens que os picaretas das igrejas vendem e aposentam a cabeça e fogem da escola e ficam esperando tudo cair do céu de graça e na maciota mesmo sem esforço e mérito algum, mesmo sem luta alguma, e ai os espertos, os cabritos tomam conta da horta sempre como vimos nestes trinta anos este povo mal intencionado e corrupto eleger uma maioria de 80 % de corruptos, canalhas e bandidos…..num mundo de otários os espertos tomam conta da horta, os cabritos….

  14. Danielle

    31 de julho de 2017 em 0:37

    O pior é que está assim mesmo.

  15. Ingek

    31 de julho de 2017 em 11:29

    É óbvio que o Brasil é o pais com mais idiotas no mundo. Nem precisava de pesquisa pra saber isso.

  16. Álvaro

    19 de maio de 2018 em 19:55

    Se é “um dos mais idiotas”, não sei. Mas que é um dos mais mal educados, eu tenho certeza. A rede pública de educação é horrível, você entra na primeira série do ensino fundamental burro, e sai da terceira série do ensino médio, quase tão ignorante quando entrou. A educação que “vem de berço” também é muito deficiente. 😕😦😲😞😔😓

  17. Brunna

    14 de setembro de 2018 em 21:36

    Claro que é mentira. Se fosse verdade o brasileiro estaria em primeiro lugar de tão idiota que é

  18. Antonio Carlos da Costa Andersen

    4 de outubro de 2018 em 3:14

    Os britânicos nos consideram idiotas, e eles que pagam micos para a família real, escravizaram muitos povos na África , na Segunda Guerra Mundial, eles precisaram de comida, que saia da Argentina, e da ajuda dos idiotas, pois senão eles estariam debaixo da bota do soldado nazista, até hoje. Precisaram dos equipamentos fabricados na colônia, com se referiu aos Estados Unidos, um idiota inglês, que é casado com uma sobrinha minha. No filme A Sombra e a Escuridão um galante cidadão idiota inglês, em seu cafona terno, disse ao oficial do exército colonial britânico, vamos salvar a África dos africanos, acordem cidadãos ingleses, quem são vocês para serem assim tão presunçosos, por acaso devem ser IDIOTAS.

  19. edbergh500

    5 de outubro de 2018 em 12:27

    Podemos nos orgulhar, em 2017 ficamos com a segunda colocação. https://www.ipsos.com/en/perceptions-are-not-reality-things-are-not-bad-they-seem
    Enquanto isso, Tiririca lidera nas pesquisas e estamos quase reelegendo diversos envolvidos em escândalos políticos e econômicos. https://www.cartacapital.com.br/politica/envolvidos-na-lava-jato-aparecem-como-favoritos-ao-senado

  20. lindbergh farias

    7 de outubro de 2018 em 23:10

    claro que é verdade!!! votaram no pt. Só sendo muito burro

    • Felipe

      27 de fevereiro de 2019 em 1:51

      Não é o terceiro lugar e sim o primeiro de povo mais burro e otario do mundo. Se for citar os motivos vou ficar o mês todo aqui.

      • André Luís de Campos

        25 de junho de 2019 em 19:41

        Sim,Felipe,é isso mesmo,o povo tem RMC:Retardo Mental Coletivo,e adora ser dominado,hipnotizado logrado pela TV e pela politicalha cretina! É uma tal mentalidade de gado,uma tal crença de que a ignorância é que traz a felicidade, é a mania de “não esquentar a cabeça” com nada,de sempre”dar um jeitinho” que eu me convenci de que o Atrasil(É o nome certo para essa nação de idiotas)não apenas nunca será independente de verdade como não quer isso,quer é ser a eterna colônia ou estado vassalo da maior potência mundial,o negócio e levar vantagem em tudo,certo? Desde a Segunda Guerra Mundial que esse país imbecil é vassalo dos USA-E-ABUSA,e adora isso….

  21. VÂNIA REGINA

    2 de novembro de 2018 em 17:07

    Depois do resultado do segundo turno das eleições de 2018,com a Vitória do Bolsonaro, vejo que essa pesquisa tem uma certa razão. Acho até que depois dessa alcançou o primeiro lugar.

    • Tststs

      11 de dezembro de 2018 em 22:15

      Pois então Sra Vânia Regina, certa vez li um pensamento que dizia assim ” Quando alguém achar que vc é um idiota, fique calado, e dê à ele o benefício da dúvida”

  22. Não sou Maria vai com as outras

    11 de dezembro de 2018 em 22:11

    Kkkkkkkkk verdade, mas agora que passou as eleições graças a Deus que não conseguimos provar que somos realmente os primeiros….vejo que a desigualdade nesse país é enorme, porém não somente na distribuição de renda, mas também na distribuição de cérebros….

  23. Marcelo

    26 de dezembro de 2018 em 9:54

    Pronto chegamos no topo Bozonaro presidente RS elegemos Alexandre Frota Tiririca Aécio Neves e um monte de inbecis

  24. Marcelo

    12 de julho de 2019 em 19:46

    Agora em 2019 com parte da população terem ELEITO um imbecíl…eu acredito muito nesse estudo…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo