Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Faixas de protesto contendo erros ortográficos são verdadeiras ou falsas?

Verdadeiro

Faixas de protesto contendo erros ortográficos são verdadeiras ou falsas?

Faixas de protesto contendo erros ortográficos são verdadeiras ou falsas?

Diversas fotos de faixas de protesto contendo erros ortográficos vêm circulando nas redes sociais desde a primeira quinzena de maio de 2019. Na absoluta maioria dos casos, elas vêm sendo divulgadas como se alunos ou professores tivessem usado tais faixas recentemente, na série de manifestações ocorridas pelo Brasil contra o contingenciamento de verbas para a educação, no dia 15 de maio de 2019.

Assim sendo, iremos analisar três fotos que ganharam uma maior repercussão entre os usuários. Será que as faixas são verdadeiras ou possuem algum tipo de manipulação digital? Será que elas foram usadas durante os recentes protestos? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

1 – Faixa de Protesto Contendo “Almentar” no Lugar da Palavra “Aumentar”

Nas manifestações ocorridas em 15 de maio de 2019, um determinado usuário publicou a foto de uma faixa de protesto. Essa faixa tinha um erro ortográfico bem visível, visto que a palavra “aumentar” tinha sido escrita com a letra “L” em vez de “U”. A publicação já foi compartilhada mais de 24 mil vezes no Facebook!

Somente em uma das publicações, no Facebook, essa imagem já foi compartilhada mais de 24 mil vezes. Aplicamos um filtro no rosto dos estudantes, uma vez que muitos eram menores de idade.

No entanto, será que a faixa é verdadeira? Ela foi utilizada nas recentes manifestações?

Verdadeiro ou Falso?

A faixa que aparece na foto é verdadeira, não há manipulação digital! Porém, não foi utilizada recentemente.

Segundo uma notícia publicada pelo “G1” (arquivo), essa foto foi tirada pelo jornalista Guido Nunes, na época pertencente ao site de notícias “Gazeta Online”, no dia 23 de março de 2009! Na legenda da foto é mencionado, que se trata de uma manifestação de estudantes do ensino médio da rede estadual de Vila Velha/ES! Eles estavam protestando contra a ampliação da carga horária nas aulas e da infraestrutura das escolas.

Somente em uma das publicações, no Facebook, essa imagem já foi compartilhada mais de 24 mil vezes. Aplicamos um filtro no rosto dos estudantes, uma vez que muitos eram menores de idade.

É interessante notar, que “aumentar” com a letra “L” não foi o único erro cometido. Temos outros pontos igualmente problemáticos. Entre eles podemos citar:

  • A palavra “horária” foi escrita sem o acento agudo no primeiro “a”;
  • O “porque”, junto e sem acento, é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Os professores recomendam substituir por “pois”, para verificar se dá certo na frase. É geralmente utilizado em respostas, embora possa ser encontrado no meio de perguntas. Ex: “Será que ela está chateada comigo porque eu não apareci no encontro?” Ao começar perguntas, no entanto, o correto seria utilizar “Por que”, separado e sem acento.

Voltando no tempo através do recurso “Wayback Machine”, encontramos o artigo original no site da “Gazeta Online”. Embora as imagens estejam corrompidas, é possível notar os comentários citando os erros que aparecem na faixa. No texto, inclusive, é mencionado que um dos alunos percebeu o deslize no momento em que a reportagem registrava a manifestação, mas já era tarde demais para realizar alterações.

2 – Faixa de Protesto Contendo “Sulcateamento” no Lugar da Palavra “Sucateamento”

Milhares de usuários compartilharam uma outra foto de faixa de protesto. Dessa vez, o erro ortográfico estava na palavra “sucateamento”, que acabou ganhando mais uma letra e surgiu como “sulcateamento”. É bom deixar claro, que algumas publicações não citam explicitamente que a foto foi tirada no dia 15 de maio, porém diante da data e da magnitude das manifestações, elas acabam sugerindo ou induzindo as pessoas a acreditarem nisso. Assim sendo, as pessoas simplesmente compartilham e colaboram com a viralização por mero viés de confirmação.

Eis um claro exemplo disso:

Publicação de uma usuária no Twitter.

No entanto, será que a faixa é verdadeira? Ela foi utilizada nas recentes manifestações?

Verdadeiro ou Falso?

A faixa que aparece na foto é verdadeira, não há manipulação digital! Porém, não foi utilizada recentemente.

Segundo o site de notícias “Patos Online” (arquivo), a foto foi tirada no dia 18 de outubro de 2018! Ela retrata uma mobilização estudantil, que reivindicava uma melhor infraestrutura das escolas da cidade de Patos/PB, para oferecer mais conforto aos estudantes. Os representantes da Escola Estadual Monsenhor Manuel Vieira, o CEPA, por exemplo, cobravam a instalação do sistema de ar-condicionado nas salas de aula, melhorias no refeitório, ampliação dos banheiros e valorização dos professores e funcionários.

Segundo o site de notícias “Patos Online” (arquivo), a foto foi tirada no dia 18 de outubro de 2018! Aplicamos um filtro no rosto dos estudantes, uma vez que muitos eram menores de idade.

A mobilização foi encabeçada pela Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas (APES) e contou com o apoio do Grêmio 28 de Março, tendo a participação também dos estudantes da Escola Estadual Monsenhor Manuel Vieira (CEPA), da Escola Estadual José Gomes Alves (Bairro Jatobá), Escola Estadual Coriolano de Medeiros (Bairro Santo Antônio) e da Escola Estadual Rio Branco (Centro).

Confira outras fotos tiradas nesse dia e dessa mesma faixa:

Outra foto mostrando o erro ortográfico contido na faixa. Aplicamos um filtro no rosto dos estudantes, uma vez que muitos eram menores de idade.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Mais uma foto mostrando o erro ortográfico contido na faixa. Aplicamos um filtro no rosto dos estudantes, uma vez que muitos eram menores de idade.

3 – Faixa de Protesto Contendo “Exijimos” no Lugar da Palavra “Exigimos”

Um membro de nosso grupo no Facebook questionou a veracidade de uma determinada faixa de protesto. Na faixa era possível notar um erro de ortografia, na qual a palavra “exigimos” foi escrita com “j” em vez de “g”. O erro na escrita de exigir ocorre, porque as consoantes “g” e “j” apresentam o mesmo som antes da vogal “i”: “gi” tem a mesma pronúncia que “ji”.

Como exigir tem sua origem na palavra em latim exigere, deve ser escrito com “g” e não com “j”. Também com “g” deverão ser escritas todas as palavras cognatas de “exigir”. Apenas algumas formas do verbo exigir são conjugadas com “j”. Essa troca ocorre antes da vogal “a” e da vogal “o”, para manutenção da pronúncia.

Publicação em nosso grupo no Facebook.

Apesar do usuário ter ciência que a foto é antiga, ela acabou sendo amplamente compartilhada, no Twitter e no Facebook, por outros usuários durante as manifestações ocorridas no dia 15 de maio. Entretanto, será que a foto é verdadeira? Será que ela é realmente antiga?

Verdadeiro ou Falso?

A faixa que aparece na foto é verdadeira, não há manipulação digital! Porém, conforme o usuário havia mencionado, a imagem é antiga, data de 9 de junho de 2014! Naquele dia, durante o período da manhã, o Sindicato dos Profissionais da Educação Municipal de São Luís (SINDEDUCAÇÃO), no Maranhão, realizou uma manifestação que interditou a Avenida Beira-Mar e interrompeu o tráfego de ônibus no Terminal de Integração da Praia.

O motivo? Segundo o “Portal G1”, os educadores estavam em greve desde o dia 22 de maio. Eles reivindicavam a valorização dos profissionais do magistério público; a reestruturação/reforma das escolas e construção de novas unidades de ensino; realização de concurso público; reestruturação da jornada de trabalho; maior celeridade nos processos de aposentadoria; implantação imediata dos direitos estatutários, com pagamento dos retroativos; reajuste dos vencimentos do magistério na base de 20%. A greve acabou apenas no dia 4 de setembro daquele ano.

Essa foto acabou sendo tirada por uma pessoa que passava pelo local da manifestação e foi publicada em diversos sites e blogs locais. Entre eles podemos citar o “Blog do Hugo Freitas” e o “Blog Gilberto Leda“.

Divulgação do caso no “Blog Hugo de Freitas”.

É interessante destacar, que fizemos uma análise independente da melhor cópia que conseguimos encontrar dessa imagem utilizando ferramentas de verificação disponíveis na internet (incluindo o FotoForensics/ELA e o Reveal). Conforme mencionamos anteriormente, não há nada indicando que se trata de uma manipulação digital.

Outra Faixa Problemática?

Curiosamente, naquele mesmo dia, houve a publicação de uma outra faixa de protesto problemática, pelo próprio “SINDEDUCAÇÃO”, em sua página no Facebook. Confira abaixo:

Captura de tela mostrando uma foto publicada pelo próprio “SINDEDUCAÇÃO”, em sua página no Facebook, no dia 9 de junho de 2014. Notem que está faltando um “S” em “REPASSADO”, visto que a concordância está sendo feita com R$ 134 milhões, que é plural.

Enfim, ambas as faixas também são compatíveis com o modelo utilizado pelo “SINDEDUCAÇÃO” naquela época.

Alunos em apoio aos professores da rede municipal de São Luís durante protesto promovido pelo SINDEDUCAÇÃO em frente a UFMA em agosto de 2014. Aplicamos um filtro no rosto dos estudantes, uma vez que muitos eram menores de idade.

Entramos em contato com o “SINDEDUCAÇÃO” para comentar sobre as faixas, porém até o momento não recebemos quaisquer respostas.

Algumas Observações Finais Importantes

Conforme mencionei em um artigo anterior, no caso de faixas impressas contendo erros ortográficos (ou pintadas a mão por alguém, assim como no primeiro caso) é até possível que algumas sejam frutos de erro da gráfica responsável pelo material. Infelizmente, isso é algo comum. Por outro lado, a utilização de material incorreto em protestos também abre margens para críticas. Sendo um protesto a favor da educação, não soa muito sensato utilizar tais faixas contendo erros, caso eles, é claro, realmente tenham sido previamente notados. De qualquer forma, não reparar no erro ou utilizar o material sabendo que está incorreto não serve de justificativa.

Diante do número de manifestações que ocorrem no país e da quantidade de faixas que circulam durante os protestos, tais casos soam, em princípio, pontuais e não deveriam servir como base de avaliação do nível de conhecimento de estudantes ou professores. Isso é feito através de provas de avaliação, ou seja, com critérios técnicos.

Conclusão

As três faixas são verdadeiras! Entretanto, elas não foram utilizadas nos recentes protestos, contra o contingenciamento de verbas da educação, ocorridos durante a primeira quinzena de maio de 2019.

Continue lendo
74 Comentários

74 Comments

  1. Lúcia

    20 de maio de 2019 em 13:37

    Em outras palavras… as agressões à língua portuguesa são bem antigas e tem sido cometidas por professores e alunos. Já passou da hora de resolver o problema.

    • Gilmar Lopes

      20 de maio de 2019 em 13:46

      Tomara que esse “resolver o problema” não seja cortar verbas pra Educação!

      • Marcelo

        20 de maio de 2019 em 14:38

        Gilmar, se informe, não houve corte. E muito menos foi de 30%. Mas pra quem promete entregar pesquisas reais, deveria publicar isso:

        CORTES ou CONTINGENCIAMENTOS nos governos:

        2009: 1,2 Bi (Lula)
        2010: 2,3 Bi (Lula)
        2011: 3,1 Bi (Dilma)
        2012: 1,9 Bi (Dilma)
        2015: 10,6 Bi (Dilma)
        2016: 4,2 Bi (Dilma)
        2017: 4,3 Bi (Temer)
        2018: 2,8 Bi (Temer)
        2019: 2,2 Bi (Bolsonaro)

        Pois é… O governo Bolsonaro, que pegou o governo em frangalhos, está fazendo milagre contingenciando APENAS 2,2 Bilhões.

        • Gilmar Lopes

          20 de maio de 2019 em 15:34

          Ainda bem que o governo do Bolsonaro foi eleito sob a promessa de não repetir os erros do PT, né?

          • ELENAOMEREPRESENTA

            20 de maio de 2019 em 15:46

            Tá fazendo direitinho, #SQN.
            #EUAVISEI

          • Zé Dirceu

            21 de maio de 2019 em 9:17

            Gilmar, já reparou que se o presidente pede pra abaixar o preço dos combustíveis e juros bancários, chamam ele de intervencionista, se fala que o povo brasileiro é maravilhoso, chamam ele de de fascista, se fala que o problema do Brasil é a classe politica (e todos nos sabemos que são mesmo), falam que é hipócrita e ainda dizem que ele ficou 28 anos no congresso, portanto é um politico, e você acha mesmo que esta corja aprova algum projeto voltado para o povo sem que tenham vantagen$!? e ninguém lembra ou questiona como que um parlamentar, justo aqui no Brasil fica 28 anos e não pesa nada criminalmente sobre ele!? Na minha visão, errado ou certo tudo que ele prometeu em campanha ele já levou ou esta levando a cabo, inclusive de não se vender como os outros presidentes fizeram. (Os ex-presidentes que não estão presos estão sob investigação). Por fim, o Capitão só ganhou a eleição porque todos os outros eram piores que ele, pelo menos nisto, acho que ninguém discorda!?

          • ELENAOMEREPRESENTA

            21 de maio de 2019 em 11:07

            Gilmar, já reparou que se o presidente pede pra abaixar o preço dos combustíveis e juros bancários, chamam ele de intervencionista
            Sim, e é. Se ele se vendeu como liberal, e faz isso (exatamente com a Dilma fazia), o que o torna diferente de outros políticos?
            se fala que o povo brasileiro é maravilhoso, chamam ele de de fascista
            Ele É fascista, só que por outros motivos. Você está confuso.
            se fala que o problema do Brasil é a classe politica (e todos nos sabemos que são mesmo)
            Ele, inclusive.

          • ELENAOMEREPRESENTA

            21 de maio de 2019 em 11:07

            falam que é hipócrita e ainda dizem que ele ficou 28 anos no congresso, portanto é um politico
            Sim. 28 anos mamando na teta do estado e não fez nada que prestasse.
            e você acha mesmo que esta corja aprova algum projeto voltado para o povo sem que tenham vantagen$!?
            Não acho, tenho certeza. Achismo é irrelevante.
            e ninguém lembra ou questiona como que um parlamentar, justo aqui no Brasil fica 28 anos e não pesa nada criminalmente sobre ele!?
            Em 28 anos ele pintou e bordou, agora que ele chegou ao poder está vindo tudo à tona. Normal, afinal se ele se vendeu como um político honesto, ilibado, e na realidade não é bem assim, estamos vendo de camarote a hipocrisia!

          • ELENAOMEREPRESENTA

            21 de maio de 2019 em 11:08

            Na minha visão, errado ou certo tudo que ele prometeu em campanha ele já levou ou esta levando a cabo
            Pois é. E esse é o problema. Que você AINDA não se deu conta. Sua visão está equivocada.

          • ELENAOMEREPRESENTA

            21 de maio de 2019 em 11:09

            inclusive de não se vender como os outros presidentes fizeram.
            Defina “se vender”. Você ao menos sabe como funciona uma democracia?

          • ELENAOMEREPRESENTA

            21 de maio de 2019 em 11:09

            (Os ex-presidentes que não estão presos estão sob investigação).
            Não, claro que não. Só toma conta de laranjal, é amiguinhos de milicianos, recebe auxílio moradia tendo moradia em Brasília (que ele usa pra comer gente, diga-se de passagem), dentre outros delitos. Mas se pra você isso não é crime, lembre-se que o tamanho do crime é diretamente proporcional ao tamanho do cofre..
            Por fim, o Capitão só ganhou a eleição porque todos os outros eram piores que ele, pelo menos nisto, acho que ninguém discorda!?
            Discordo completamente. Existiam MUITAS opções melhores. Se bobear até o Cabo Daciolo seria um melhor presidente do que esse borrabotas. Escolheram o PIOR.

        • Roberto

          20 de maio de 2019 em 18:42

          Só esqueceram de avisar o presidente boçal que não foi corte.

          Se tiver problemas com a fonte, existem várias outras, inclusive vídeos no YouTube.

          https://www.google.com.br/amp/s/www1.folha.uol.com.br/amp/cotidiano/2019/05/movimento-do-pessoalzinho-que-eu-cortei-verba-diz-bolsonaro-sobre-manifestacoes-de-estudantes.shtml

          • Professor Vete

            21 de maio de 2019 em 7:34

            Claro, corte, contingenciamento, vamos todos morrer mesmo, né?

        • Rafael

          21 de maio de 2019 em 10:52

          Se era para “acabar a mamata”, porque não fazer esse contingenciamento nos salários altos dos políticos em geral? pra que perdoar dividas bilionárias de ruralista e negociar o IR milionário do Neymar?

          Percebe que tem o padrão?

          Ele que se propôs a mudar “isso ai” e não repetir os erros das outras gestões está fazendo o mesmo e até pior. É um erro gravíssimo cortar da educação e acusar falta de dinheiro, sendo que ele está administrando mal. Tenho certeza que esse contingenciamento poderia ser feito em outra pasta com menos importância.

          Por fim, até hoje não vi ninguém cobrar o Bolsonaro para cortar esses privilégios políticos que custam tanto, porque o problema mesmo era lei Rouanet.

          • ELENAOMEREPRESENTA

            21 de maio de 2019 em 12:13

            … porque o problema mesmo era lei Rouanet…
            E as mamadeiras de piroca. Não se esqueça das mamadeiras de piroca!

        • Cinquentinha

          21 de maio de 2019 em 14:59

          Verdade. Tanta falcatrua do governo anterior, que arrumar a casa agora é uma missão quase impossível. Tomara que Bolsonaro consiga, pelo menos em 4 anos, começar a por a casa em ordem por causa desses 13 anos ou mais de sucateamento.

          • ELENAOMEREPRESENTA

            22 de maio de 2019 em 9:28

            Verdade.
            Não, não é verdade.
            Tanta falcatrua do governo anterior
            Pois é, o Temer acabou com o Brasil!
            que arrumar a casa agora é uma missão quase impossível.
            Impossível para incompetentes que ficaram 28 anos no congresso sem fazer bosta nenhuma e agora acha que pode ser presidente.. Ops, acha não, ele mesmo já disse que não serve pra isso!
            Tomara que Bolsonaro consiga, pelo menos em 4 anos
            Não vai chegar nem ao final deste ano, anote aí.
            começar a por a casa em ordem por causa desses 13 anos ou mais de sucateamento.
            Claro, claro. Em cinco meses ele conseguiu piorar ainda mais a situação. KKK
            #EUAVISEI!

      • Marcone Jr

        21 de maio de 2019 em 7:10

        Parabéns Marcos Faustino. Ainda bem que não é Gilmar Lopes que está escrevendo essas e outras matérias que toma partido no contexto, devia ser neutro.

        • Freud de Taipas

          21 de maio de 2019 em 9:33

          Na sua opinião, então, se vai contra seu viés observacional é tomar partido? Por gentileza, discorra…

    • Roberto

      20 de maio de 2019 em 18:40

      E as suas agressões à língua portuguesa?

      Essas não precisam ser resolvidas?

      • Isaac Vieira

        21 de maio de 2019 em 6:31

        Acabou o argumento, vamos para ofensas pessoais??? Kkkkkk

      • Professor Vete

        21 de maio de 2019 em 7:33

        Não.

    • Cesar Crash

      21 de maio de 2019 em 10:23

      Só tentando ajudar a resolver o problema:

      “as agressões à língua portuguesa são bem antigas e têm sido cometidas por professores e alunos”
      https://novaescola.org.br/conteudo/310/novo-acordo-ortografico-acento-circunflexo

  2. Pedro Lucio Ribeiro

    21 de maio de 2019 em 8:40

    Na faixa com a frase “Porque a carga horária almentar?” um erro que não notaram: “porque” deveria ser separado por se tratar de uma frase interrogativa. Aliás, estão caindo no esquecimento as regras de emprego do “porque”, “por que”, “porquê e do “que”, “quê” e do “por quê?”…

  3. Zé Dirceu

    21 de maio de 2019 em 13:56

    ELENAOMEREPRESENTA…Você é atrapalhado (°_o)…Se tinha um melhor, por que não ganhou!? Se ele era o pior, por que ganhou!? se o Cabo Daciolo era melhor, por que ele ficou em sexto lugar com 1,26% ? (Deve ter sido o voto seu e dele)….Pra que eleição, se quem ganhar você vai considerar o pior? (segundo a sua matemática)… Em são Paulo, para governador ganhou o candidato do PSDB (Não gosto do PSDB, por conta do Aécio), mas estou gostando e torcendo para que faça um maravilhoso governo.

    • ELENAOMEREPRESENTA

      21 de maio de 2019 em 15:54

      ELENAOMEREPRESENTA…Você é atrapalhado (°_o)…
      Humm… Não…
      Se tinha um melhor, por que não ganhou!?
      Porque o povo é burro e não sabe votar.
      Se ele era o pior, por que ganhou!?
      Porque o povo é burro e não sabe votar.
      se o Cabo Daciolo era melhor, por que ele ficou em sexto lugar com 1,26% ?
      Porque o povo é burro e não sabe votar.
      (Deve ter sido o voto seu e dele).
      Voto é secreto..
      Pra que eleição, se quem ganhar você vai considerar o pior?
      Só vou considerar o pior quando ele for o pior, como no caso do seu presidente fascista..
      (segundo a sua matemática)…
      Lá vem bosta…
      Em são Paulo, para governador ganhou o candidato do PSDB (Não gosto do PSDB, por conta do Aécio)
      Mas aposto que votou no Aécio contra a Dilma.. 😀 🙂 😀 🙂
      mas estou gostando e torcendo para que faça um maravilhoso governo.
      Gostar e torcer não são parâmetros de qualidade.
      Achar que algo é bom pela quantidade de indivíduos que acreditam naquilo é uma falácia chamada argumentum ad numerum. Como exemplo, posso dizer que COMER MERDA deve ser uma delícia, afinal TRILHÕES de moscas comem diariamente!

      • Luiz

        21 de maio de 2019 em 20:59

        Fraco, sem argumento e pior, chama o povo inteiro do Brasil de burro…temos e somos o melhor pais do mundo…retardado, vai tomar seu gardenol.

        • ELENAOMEREPRESENTA

          22 de maio de 2019 em 9:23

          Fraco
          Idiota.
          sem argumento e pior
          Não cansa de passar vergonha.
          chama o povo inteiro do Brasil de burro…
          Sim. Quem elege um idiota como o Bozonazi, é burro. Ponto.
          temos e somos o melhor pais do mundo…
          KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK além de tudo é comediante!
          retardado, vai tomar seu gardenol.
          Vagabundo, vá estudar pra não zerar o ENEM este ano de novo como vem fazendo nos últimos anos.

  4. Zé Dirceu

    21 de maio de 2019 em 20:41

    ELENAOMEREPRESENTA…Agora você foi claro, translúcido como um cristal Austríaco…você é uma!?, é uma!?, uma moooosssscaaa.

    • ELENAOMEREPRESENTA

      22 de maio de 2019 em 9:23

      Não votei no Bostonaro.

  5. Luiz

    22 de maio de 2019 em 7:38

    ELENAOMEREPRESENTA…Pesquei!?… Você é a ex-presidentA Dilma, (Fake da Ensacadora), só notar que fala de tudo e tudo enrolado Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder….(e eu levando a sério, ah vá…)

    • ELENAOMEREPRESENTA

      22 de maio de 2019 em 9:26

      LENAOMEREPRESENTA…Pesquei!?…
      Opa! Além de tudo é pescador? Isso explica esse monte de mentiras que você fala! Tudo “causo” de pescador! KKK
      Você é a ex-presidentA Dilma, (Fake da Ensacadora), só notar que fala de tudo e tudo enrolado Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder….(e eu levando a sério, ah vá…)
      Sim! Mas antes eu ser a Dilma, do que ser seu presidente ASNO que erra o próprio slogan:
      https://www.youtube.com/watch?v=6tluA-BaQHE
      “Brasil e EUA acima de tudo, Brasil s… acima de todos”
      Que é um analfabeto que NEM LER UM TELEPROMPTER CONSEGUE!
      https://www.youtube.com/watch?v=DcP9pbKhEwM
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK É TÃO DIVERTIDO!
      VOTOU NUM JUMENTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      E o que é mais divertido? A Dilma falando da “mandioca” ou o BOZO chamando os nova-iorquinos de NOVAIORQUINIS?

      https://www.youtube.com/watch?v=hdGzTI_7nNY
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      É UMA MULA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Assim como os que votaram nele!
      #EUAVISEI

  6. Eliana

    22 de maio de 2019 em 12:50

    Gilmar! Vou dar meu voto de confiança a vc, por isso retorno agora nessa nova publicação sua! Vc tinha me dito que tinha um limite, pelo sistema, de comentários ou respostas (aqui: Gilmar Lopes 21 de maio de 2019 em 9:34
    “É que tem um limite de tréplicas e esse limite é do sistema”. Veja no link abaixo:
    http://www.e-farsas.com/uma-jovem-revelou-ter-relacoes-com-pai-e-agora-esta-viciada-nisso.html)
    Porém, aqui mesmo, nessa publicação atual, vejo pessoas postando seus comentários inúmeras vezes, parece q sem nenhum limite! Todas elas como respostas umas sobre as outras! Espero mesmo q seja algum engano meu e não uma parcialidade!
    Aguardo reposta, obgda!

    • Gilmar Lopes

      22 de maio de 2019 em 14:28

      Então não sei explicar o que houve!

    • Gilmar Lopes

      22 de maio de 2019 em 14:30

      Que erro que dá quando você tenta responder? Qual é o artigo em que você quer responder?

    • ELENAOMEREPRESENTA

      22 de maio de 2019 em 15:07

      Baita tempo livre, hein, tia?

  7. Eliana

    22 de maio de 2019 em 20:25

    Gilmaro erro q dá qdo tento responder é esse…erro 403 Forbidden?

    • ELENAOMEREPRESENTA

      22 de maio de 2019 em 21:39

      É porque tem que ter QI acima de 20 pra poder comentar.

  8. Eliana

    22 de maio de 2019 em 20:27

    Agora mesmo tentei uma resposta mais longa e não foi..tamanho se leva em conta?

    • ELENAOMEREPRESENTA

      22 de maio de 2019 em 21:40

      Agora mesmo tentei uma resposta mais longa e não foi..tamanho se leva em conta?
      Tá vendo como tamanho É documento? KKK

  9. Eliana

    22 de maio de 2019 em 20:29

    Gilmar
    Vou tentar postar meu comentário em partes, então, se for isso!

    • ELENAOMEREPRESENTA

      22 de maio de 2019 em 21:40

      Gilmar
      Vou tentar postar meu comentário em partes, então, se for isso!
      Não falei? Tempo livre de sobra!

  10. Eliana

    22 de maio de 2019 em 20:30

    1ª Parte:
    Gilmar, foi aqui nesta publicação (link abaixo) e naquela outra onde vc me respondeu dizendo que o sistema não aceitava tréplicas:
    http://www.e-farsas.com/uma-jovem-revelou-ter-relacoes-com-pai-e-agora-esta-viciada-nisso.html?unapproved=369528&moderation-hash=32f7c131281a9513909887962f99e416#comment-369528
    O que sei é q recebo várias manifestações muito agressivas e destemperadas, bem como outros aqui, quando as opiniões são diferentes, com uma intolerância exemplar ! E quando eu, pelo menos, tentei responder, aparece “403 Forbidden” e não havia meios de aceitar meu comentário, por mais q eu insistisse

    • ELENAOMEREPRESENTA

      22 de maio de 2019 em 21:42

      1ª Parte:
      Gilmar, foi aqui nesta publicação (link abaixo) e naquela outra onde vc me respondeu dizendo que o sistema não aceitava tréplicas:
      O sistema aceita tréplicas, só não aceita textão prolixo estilo Facebook!
      O que sei é q recebo várias manifestações muito agressivas e destemperadas, bem como outros aqui, quando as opiniões são diferentes, com uma intolerância exemplar !
      Quem semeia vento, colhe tempestade. Foi você quem começou com as provocações e ad hominem, jovem. Agora se faz de vítima!
      E quando eu, pelo menos, tentei responder, aparece “403 Forbidden” e não havia meios de aceitar meu comentário, por mais q eu insistisse
      Então por que não desistiu e foi embora? Além de tudo é desocupada?

  11. Eliana

    22 de maio de 2019 em 20:33

    2ª Parte:
    Vou repetir aqui o q já mencionei antes:
    Até foi bom, Gilmar, pois no ímpeto a gente acaba respondendo e dando trela para pessoas desequilibradas que apelam para o lado pessoal e não sobre as ideias, com uma carga de agressividade incontida, desrespeito e tudo mais! A pessoa se revela nesse comportamento, e lamento por terem pessoas que não saibam argumentar sem agredir quem difere de suas opiniões! Mas quem se respeita e trata os outros com respeito, não tem que se expor como alvo dessas pessoas loucas para ter em quem despejar seus problemas internos bem mal resolvidos a ponto de ultrapassarem a linha da educação, respeito e ética!
    Teríamos que deixar essas intempéries serem levadas adiante em nível de consultório (como psicóloga sei bem disso) mas não fui contratada para o caso dessa(s) pessoa(s) e nem faria uma terapia num momento e local não apropriados como aqui, claro!…rsrs…Portanto não vou me ater a esse tipo de desvio! Mas, pergunto a vc, como mediador e proprietário, vcs não possuem uma regulação sobre comentários ofensivos para q assim as pessoas possam continuar contribuindo com suas opiniões sem serem molestadas?
    Desse jeito poucos vão poder se manifestar por aqui sem serem o tempo todo agredidos como pessoa, uma vez que não concorram com as mesmas ideias…permitidas essas intolerâncias?
    Tudo bem, é só avisar…

    • ELENAOMEREPRESENTA

      22 de maio de 2019 em 21:50

      2ª Parte:
      Vou repetir aqui o q já mencionei antes:
      Precisa não.
      Até foi bom, Gilmar, pois no ímpeto a gente acaba respondendo e dando trela para pessoas desequilibradas que apelam para o lado pessoal e não sobre as ideias, com uma carga de agressividade incontida, desrespeito e tudo mais!
      LEMBRE-SE SEMPRE DE QUEM COMEÇOU. FOI VOCÊ, diga-se de passagem!
      A pessoa se revela nesse comportamento, e lamento por terem pessoas que não saibam argumentar sem agredir quem difere de suas opiniões!
      Opinião é gostar de azul ou amarelo. Dizer que 90% dos brasileiros que moram no Japão votaram no Bolsonaro é burrice e falta de capacidade de fazer cálculos matemáticos simples.

      • Anderson

        26 de maio de 2019 em 20:55

        como vc consegue responder todos os comentarios?

        • ELENAOMEREPRESENTA

          27 de maio de 2019 em 13:07

          como vc consegue responder todos os comentarios?
          Assim! Viu?

    • ELENAOMEREPRESENTA

      22 de maio de 2019 em 21:50

      Mas quem se respeita e trata os outros com respeito, não tem que se expor como alvo dessas pessoas loucas para ter em quem despejar seus problemas internos bem mal resolvidos a ponto de ultrapassarem a linha da educação, respeito e ética!
      LEMBRE-SE SEMPRE DE QUEM COMEÇOU. FOI VOCÊ, diga-se de passagem!
      Teríamos que deixar essas intempéries serem levadas adiante em nível de consultório (como psicóloga sei bem disso) mas não fui contratada para o caso dessa(s) pessoa(s) e nem faria uma terapia num momento e local não apropriados como aqui, claro!…rsrs…
      E, ainda assim, insiste em tentar comentar. Perde vários dias, inclusive, dialogando com o dono do blog, só pra deixar sua “opinião” registrada. Ok. Freud explica.

    • ELENAOMEREPRESENTA

      22 de maio de 2019 em 21:51

      Portanto não vou me ater a esse tipo de desvio!
      Porém, cá está. Insistindo em responder como um floquinho de neve especial que não pode ser contrariado. Ok.
      Mas, pergunto a vc, como mediador e proprietário, vcs não possuem uma regulação sobre comentários ofensivos para q assim as pessoas possam continuar contribuindo com suas opiniões sem serem molestadas?
      Sim, possuem sim. Ele é democrático e libera qualquer comentário, já que todos têm direito a comentar. Inclusive pessoas que não sabem fazer cálculos matemáticos básicos, como você!
      Desse jeito poucos vão poder se manifestar por aqui sem serem o tempo todo agredidos como pessoa, uma vez que não concorram com as mesmas ideias…permitidas essas intolerâncias?
      Não quer que te respondam ou te contrariem??? Crie um blog teu e modere os comentários. Deixe passar apenas aqueles que concordam com seu viés observacional deturpado e Bozominion! Viva na sua própria bolha de ignorância e seja feliz!
      Tudo bem, é só avisar…
      Avisado. Não precisa mais voltar, a porta da rua é serventia da casa.

    • ELENAOMEREPRESENTA

      22 de maio de 2019 em 21:57

      Portanto não vou me ater a esse tipo de desvio!
      Porém insiste em tentar comentar.
      Mas, pergunto a vc, como mediador e proprietário, vcs não possuem uma regulação sobre comentários ofensivos para q assim as pessoas possam continuar contribuindo com suas opiniões sem serem molestadas?
      Se quer comentar e não quer que te respondam, crie um site seu e modere os comentários. Viva na sua própria bolha da ignorância, convivendo apenas com os que concordam com suas ideias deturpadas e seu viés observacional e seja feliz. A partir do momento que você comentou em um sistema PÚBLICO de comentários, deve aceitar que discordem de você.
      Desse jeito poucos vão poder se manifestar por aqui sem serem o tempo todo agredidos como pessoa, uma vez que não concorram com as mesmas ideias…permitidas essas intolerâncias?
      Se não aguenta brincar, não desça pro play.
      Tudo bem, é só avisar…
      A porta da rua é serventia da casa…

  12. Eliana

    22 de maio de 2019 em 20:41

    Gilmar, desculpe tantos comentários, mas achei necessário aproveitar que essa estratégia de enviar aos poucos deu certo. Talvez fosse mesmo o tamanho de cada mensagem que dava erro!
    Não gosto de importunar com questões pessoais, porém também acho útil q outras pessoas possam visualizar e até se identificar com essa experiência e talvez deixarem de responder e entrar em atrito desgastante e infrutífero, assim como estou fazendo!
    Sou seguidora do E-farsas desde mtos anos e conforme for, vou apenas ler a matéria e comentários e não dar minha opinião, ou até deixar de ler esse bate-boca baixo e inútil!

    • ELENAOMEREPRESENTA

      22 de maio de 2019 em 21:54

      Gilmar, desculpe tantos comentários
      Não sou o Gilmar, mas está desculpada. Na verdade a culpa não é sua, mas sim do seu gigantesco EGO que não lhe permite ser contrariada, mesmo que esteja errada.
      mas achei necessário aproveitar que essa estratégia de enviar aos poucos deu certo. Talvez fosse mesmo o tamanho de cada mensagem que dava erro!
      Isso aí, agora vai lá no outro post passar mais vergonha e tomar esculhambada, ao defender fascistas autocratas! Estou lhe aguardando!
      Não gosto de importunar com questões pessoais
      Porra, IMAGINA SE GOSTASSE!!!
      porém também acho útil q outras pessoas possam visualizar e até se identificar com essa experiência e talvez deixarem de responder e entrar em atrito desgastante e infrutífero, assim como estou fazendo!
      Já falei, está incomodada com minhas respostas? Os incomodados que se mudem!
      Sou seguidora do E-farsas desde mtos anos e conforme for, vou apenas ler a matéria e comentários e não dar minha opinião,
      Opinião é igual a bunda, cada um tem uma, guardadinha. A partir do momento que você coloca a sua na janela, não reclame se tomar dedada.
      ou até deixar de ler esse bate-boca baixo e inútil!
      E ainda assim CONTINUA insistindo no bate-boca baixo e inútil. Vide a quantidade de mensagens choronas reclamonas que postou nos últimos dias. Te enxerga, tia.

  13. Luiz

    23 de maio de 2019 em 9:33

    Eliana, é só não dar bola para o ELENAOMEREPRESENTA, você já vai eliminar 99,9% dos seus problemas com “comentários”…Fica a dica.

    • ELENAOMEREPRESENTA

      23 de maio de 2019 em 9:49

      Eliana, é só não dar bola para o ELENAOMEREPRESENTA, você já vai eliminar 99,9% dos seus problemas com “comentários”…Fica a dica.
      Isso aí! Se não aguenta brincar, não desce pro play! Já falei, não quer ler o que eu escrevo, crie um site e modere os comentários! Ou me bloqueiem! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
      AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
      AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    • Ziul

      23 de maio de 2019 em 10:05

      OWN que bonitinho!!! Quer comentar, mas não quer que respondam! Vive em seu mundinho fechado, floquinho de neve especial que não pode ser contrariado. Aposto que é um Millenial bundão criado pela vó, tomando leite com pêra e Ovomaltine!! Vá procurar um terreno pra capinar, vá.

    • Eliana

      23 de maio de 2019 em 12:19

      Claro, Luiz! Qto mais ele berra e esperneia, mais expõe o que ele é… problema não é nosso! Sabe qdo se enforcam com a própria corda? Dá pena, mas ele insiste!

      • ELENAOMEREPRESENTA

        23 de maio de 2019 em 13:59

        Claro, Luiz!
        Bozominions se atraem, mesmo!
        Qto mais ele berra e esperneia, mais expõe o que ele é…
        Disse a desocupada que postou 200 comentários reclamando que não consegue comentar!
        problema não é nosso!
        Mas continua aqui, firme e forte lendo meus comentários.
        Sabe qdo se enforcam com a própria corda? Dá pena, mas ele insiste!
        Isso aí! Mas vem cá, e refutar os argumentos que apresentei, pretende um dia? Ou vai continuar com falácia do olha o avião?

  14. Luiz

    23 de maio de 2019 em 12:59

    Ensacadora, (ELENAOMEREPRESENTA) fica na sua muié.

    • ELENAOMEREPRESENTA

      23 de maio de 2019 em 14:00

      Ensacadora, (ELENAOMEREPRESENTA) fica na sua muié.
      Ué, não falou que não ia dar mais bola? Além de tudo é mentiroso? Coisa feia!

  15. Eliana

    26 de maio de 2019 em 11:53

    Bom dia, Gilmar! Espero sua resposta do meu comentário acima! Acredito na sua educação e gentileza para com quem se dirige a vc com respeito! Obgda!

    • ELENAOMEREPRESENTA

      27 de maio de 2019 em 13:11

      Bom dia, Gilmar!
      Bom dia, Eliana! Não sou o Gilmar, mas sou educado!
      Espero sua resposta do meu comentário acima!
      Espero refutação dos meus argumentos do outro post. Até agora você não apresentou nenhuma, apenas mudou de assunto e correu, como todo pombo enxadrista.
      Acredito na sua educação e gentileza para com quem se dirige a vc com respeito! Obgda
      Crenças são irrelevantes! Agora vá fazer algo de útil da vida, ficar aqui comentando o dia todo é coisa de VA-GA-BUN-DO comunista como eu, seu capitão não gosta. Não faça o mesmo. Obrigado.

  16. Anderson

    26 de maio de 2019 em 20:54

    eu vou pegar a pipoca…

    • Dona Bela

      27 de maio de 2019 em 13:09

      AHHHHHHHHHHHHHHHHH! SAFAAAAAAAAAAAAADO! Só pensa… naquilo!

  17. Eliana

    29 de maio de 2019 em 12:50

    Gilmar, boa tarde! Não sei, mas estou estranhando vc não ficar constrangido por ter alguém respondendo em seu nome (já q me dirijo nominalmente a vc!) ao bel prazer dele, na forma e conteúdo e com tanta insistência!
    Estranho também, pelo fato que todo comentário passa pelo crivo da moderação, tanto q temos q aguardar ele ser aprovado ou não, então não seria por falta de acompanhamento dos comentários que a sua resposta aos meus apelos não tem vindo…e ainda por cima, ter outras no lugar, como se fossem de um porta-voz? Eu me importaria…

    • Gilmar Lopes

      29 de maio de 2019 em 14:23

      Quem está respondendo em meu nome?

      • Eliana

        29 de maio de 2019 em 16:54

        Oi, Gilmar! Posso ser explícita e clara, atente para o pseudônimo (a pessoa que não assina o próprio nome já diz mto sobre ela!)ELENAOMEREPRESENTA!Leia todos os inúmeros e constantes comentários q nada mais são do as respostas “dele ou dela” sobre a questões que eu enviei diretamente a vc, com seu nome no início!
        Creio que vc não vai ter dúvidas agora do q estou dizendo.
        Ah e se possível, me responda também sobre o tipo de moderação q vcs costumam fazer…se o “pode tudo” está liberado e se ofensas pessoais ganham espaço em detrimento do respeito seja qual for a divergência de ideias! Importante para todos nós, que acompanhamos o E-farsas e que algumas vezes queremos fazer algum comentário sem sermos molestados por obstinados em agredir os outros a qquer custo!

        • ELENAOMEREPRESENTA

          29 de maio de 2019 em 17:28

          Oi, Gilmar!
          Não sou o Gilmar, mas oi, Eliana!
          Posso ser explícita e clara, atente para o pseudônimo (a pessoa que não assina o próprio nome já diz mto sobre ela!)ELENAOMEREPRESENTA!
          Sou eu. O que tem?
          Leia todos os inúmeros e constantes comentários q nada mais são do as respostas “dele ou dela” sobre a questões que eu enviei diretamente a vc, com seu nome no início!
          Já falei e vou repetir: Não quer que respondam a seus comentários, não comente. Ou crie um site seu e modere, só deixando passar os que concordam com você! Viva na sua própria bolha e seja feliz!

        • ELENAOMEREPRESENTA

          29 de maio de 2019 em 17:29

          Creio que vc não vai ter dúvidas agora do q estou dizendo.
          Ainda assim está errada, pois não estou respondendo em nome do Gilmar. Estou respondendo em MEU nome. Em NENHUM momento disse ser o Gilmar, pelo contrário, sempre deixei BEM CLARO que não sou ele.
          Ah e se possível, me responda também sobre o tipo de moderação q vcs costumam fazer…
          Ele modera o que quer, o site é dele. Se está incomodada com isso, os incomodados que se mudem!
          se o “pode tudo” está liberado
          Pode quase tudo.
          e se ofensas pessoais ganham espaço em detrimento do respeito seja qual for a divergência de ideias!
          Para de chorar, tia. Já te mostrei em comentários anteriores que quem começou com ofensas pessoais foi você. Agora se faz se santinha e fica aí chorando… se não aguenta brincar, não desce pro play!
          Importante para todos nós, que acompanhamos o E-farsas e que algumas vezes queremos fazer algum comentário sem sermos molestados por obstinados em agredir os outros a qquer custo!
          Traduzindo: você quer comentar, mas não quer que te responda. Tipo floquinho de neve especial, que não pode ser contrariado senão derrete. Tadinha. Faz assim, caso não tenha entendido da primeira vez: CRIE UM SITE SEU E MODERE OS COMENTÁRIOS. Assim você poderá chorar à vontade, sem que ninguém te responda.

    • ELENAOMEREPRESENTA

      29 de maio de 2019 em 16:32

      Gilmar, boa tarde!
      Boa tarde, Eliana! Não sou o Gilmar, mas sou educado!
      Não sei, mas estou estranhando vc não ficar constrangido por ter alguém respondendo em seu nome
      Deixei bem claro que não sou o Gilmar.
      (já q me dirijo nominalmente a vc!)
      Melhor mandar e-mail! Assim ninguém mais lê!
      ao bel prazer dele, na forma e conteúdo e com tanta insistência!
      Não quer que eu responda? Não comente. Ou crie um site seu e modere os comentários!
      Estranho também, pelo fato que todo comentário passa pelo crivo da moderação
      Sim.
      tanto q temos q aguardar ele ser aprovado ou não
      Pelo que me consta, apenas comentários extremamente ofensivos não são aprovados.
      então não seria por falta de acompanhamento dos comentários que a sua resposta aos meus apelos não tem vindo…
      Touché! Para bom entendedor, meia…
      e ainda por cima, ter outras no lugar, como se fossem de um porta-voz?
      A seção de comentários é livre. Não sou “porta-voz” de ninguém e não estou infringindo nenhuma regra. Já falei, não quer que eu responda, não comente. Ou crie um site seu e modere os comentários!
      Eu me importaria…
      Ótimo. Então crie um site seu e modere os comentários!

  18. Eliana

    29 de maio de 2019 em 17:06

    Oi, Gilmar! Posso ser explícita e clara, atente para o pseudônimo (a pessoa que não assina o próprio nome já diz mto sobre ela!)ELENAOMEREPRESENTA!Leia todos os inúmeros e constantes comentários q nada mais são do as respostas “dele ou dela” sobre a questões que eu enviei diretamente a vc, com seu nome no início!
    Creio que vc não vai ter dúvidas agora do q estou dizendo.
    Ah e se possível, me responda também sobre o tipo de moderação q vcs costumam fazer…se o “pode tudo” está liberado e se ofensas pessoais ganham espaço em detrimento do respeito seja qual for a divergência de ideias! Importante para todos nós, que acompanhamos o E-farsas e que algumas vezes queremos fazer algum comentário sem sermos molestados por obstinados em agredir os outros a qquer custo!

    • ELENAOMEREPRESENTA

      29 de maio de 2019 em 17:30

      Oi, Gilmar!
      Não sou o Gilmar, mas oi, Eliana!
      Posso ser explícita e clara, atente para o pseudônimo (a pessoa que não assina o próprio nome já diz mto sobre ela!)ELENAOMEREPRESENTA!
      Sou eu. O que tem?
      Leia todos os inúmeros e constantes comentários q nada mais são do as respostas “dele ou dela” sobre a questões que eu enviei diretamente a vc, com seu nome no início!
      Já falei e vou repetir: Não quer que respondam a seus comentários, não comente. Ou crie um site seu e modere, só deixando passar os que concordam com você! Viva na sua própria bolha e seja feliz!

    • ELENAOMEREPRESENTA

      29 de maio de 2019 em 17:30

      Creio que vc não vai ter dúvidas agora do q estou dizendo.
      Ainda assim está errada, pois não estou respondendo em nome do Gilmar. Estou respondendo em MEU nome. Em NENHUM momento disse ser o Gilmar, pelo contrário, sempre deixei BEM CLARO que não sou ele.
      Ah e se possível, me responda também sobre o tipo de moderação q vcs costumam fazer…
      Ele modera o que quer, o site é dele. Se está incomodada com isso, os incomodados que se mudem!
      se o “pode tudo” está liberado
      Pode quase tudo.
      e se ofensas pessoais ganham espaço em detrimento do respeito seja qual for a divergência de ideias!
      Para de chorar, tia. Já te mostrei em comentários anteriores que quem começou com ofensas pessoais foi você. Agora se faz se santinha e fica aí chorando… se não aguenta brincar, não desce pro play!
      Importante para todos nós, que acompanhamos o E-farsas e que algumas vezes queremos fazer algum comentário sem sermos molestados por obstinados em agredir os outros a qquer custo!
      Traduzindo: você quer comentar, mas não quer que te responda. Tipo floquinho de neve especial, que não pode ser contrariado senão derrete. Tadinha. Faz assim, caso não tenha entendido da primeira vez: CRIE UM SITE SEU E MODERE OS COMENTÁRIOS. Assim você poderá chorar à vontade, sem que ninguém te responda.

    • Lucho

      30 de maio de 2019 em 18:12

      Contou tudo para sua mãe, floquinha?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo