Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Manifestação bolsonarista pediu pela cobrança de IPTU e Luz de mendigos?

Falso

Manifestação bolsonarista pediu pela cobrança de IPTU e Luz de mendigos?

Manifestação bolsonarista pediu pela cobrança de IPTU e Luz de mendigos?

Recentemente, a foto de uma suposta manifestação de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro começou a viralizar nas redes sociais. A imagem basicamente mostra uma senhora segurando um cartaz com os seguintes dizeres: “Até quando mendigo vai ficar sem pagar IPTU?? #CHEGADEMAMATA“.

No último domingo (19/05), uma página no Facebook chamada “Extrema Resistência” publicou essa foto (arquivo), e acrescentou na legenda que os “direitistas” tinham ódio dos mais pobres. O texto está repleto de erros ortográficos, mas ainda assim foi compartilhado dezenas de vezes.

Publicação da página “Extrema Resistência” no Facebook

Entretanto, será que essa foto é realmente verdadeira? Será que houve realmente uma manifestação pedindo por tal cobrança? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! A foto foi manipulada digitalmente e tirada do seu contexto original!

Para entender melhor essa história é necessário voltar no tempo, visto que não é a primeira vez que essa imagem circula nas redes sociais.

O Uso Dessa Imagem nas Redes Sociais

Em abril de 2018, um coletivo “mídia-ativista” chamado “Mariachi” publicou essa foto em sua própria página no Facebook (arquivo). Na época, algumas pessoas duvidaram da autenticidade da foto, porém outras acreditaram tanto, que compartilharam e chegaram a dizer, seja por má-fé ou imperícia, que a foto não era uma montagem.

Publicação da página do “Coletivo Mariachi”, no Facebook, datada de 19 de abril de 2018.

Ao fazermos uma busca reversa por imagem descobrimos algo interessante: uma imagem semelhante, contudo um pouco maior, também já circulou na internet. Se antes alguém não tinha notado, que se tratava de uma manipulação digital, provavelmente agora ficou muito mais perceptível. Há muita discrepância entre os cartazes. Confira a imagem abaixo:

Uma imagem semelhante, porém um pouco maior, também já circulou na internet.

Isso aconteceu principalmente em blogs com viés ideológico de esquerda, em junho de 2015! Contudo, nenhum texto explorava o pagamento do IPTU ou despesas com energia elétrica por parte de mendigos ou moradores de rua. Atualmente as imagens aparecem corrompidas ao acessar os tais blogs.

Atualmente as imagens aparecem corrompidas ao acessar os tais blogs.

Enfim, conforme vocês podem perceber, ambas as imagens vêm sendo disseminadas há anos.

A Origem da Foto!

Na verdade, as pessoas que aparecem em ambas as imagens eram integrantes do Ministério Público de São Paulo, e estavam fazendo um protesto contra a PEC 37 (apelidada de “PEC da Impunidade”) em 12 de abril de 2013! Foi exatamente nessa data, que promotores e procuradores de São Paulo lançaram um manifesto contra essa PEC, que estava em discussão no Congresso Nacional. A proposta basicamente limitava o poder de investigação do Ministério Público.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Segundo o então presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Felipe Locke Cavalcanti, se a proposta fosse aprovada, o Brasil seria o quarto país do mundo a impedir a investigação por parte de promotores e procuradores. “Somente dois países na África e um na Ásia [limitam a ação do Ministério Público]. São países onde não há democracia“, disse Felipe.

Confiram abaixo duas fotos que mostram os dizeres verdadeiros:

Foto do protesto do MP-SP realizado no dia 12 de junho de 2013.

Mais uma foto do protesto do MP-SP realizado no dia 12 de junho de 2013.

A frase original do cartaz que a integrante do Ministério Público estava segurando era:

Porque apenas três países no mundo proíbem que o MP investigue crimes: Uganda, Quênia e Indonésia

Já o integrante ao seu lado segurava um cartaz dizendo:

Porque o MP foi o responsável pela prisão de muitos corruptos

Na época, também houve uma grande mobilização popular contra a PEC 37 e, felizmente, ela acabou sendo derrubada pela Câmara dos Deputados, no dia 25 de junho de 2013, quando 430 deputados federais votaram contra a proposta e 9 foram favoráveis.

Quem Acredita Nessas Coisas?

Sempre há aqueles que questionam sobre quem seriam os indivíduos que acreditam em tais imagens. Na publicação da página “Extrema Resistência” podemos ter uma pequena noção do resultado catastrófico da disseminação de material enganoso. Confira alguns comentários:

Quem acredita nessas coisas? Alguns comentários nos mostram um pouco da realidade, quando se propaga material enganoso nas redes sociais.

No entanto, é bom deixar claro que esse tipo de situação não é específica de pessoas agindo sob um determinado viés ideológico. Isso acontece por todos os lados. Há uma verdadeira guerra de informação, que muitas vezes visa apenas angariar contingente para uma determinada causa. Portanto, sempre tenham cautela ao compartilhar tais imagens.

Conclusão

A foto foi manipulada digitalmente e tirada do seu contexto original! Na verdade, as pessoas que aparecem em ambas as imagens eram integrantes do Ministério Público de São Paulo, e estavam fazendo um protesto contra a PEC 37 (apelidada de “PEC da Impunidade”) em 12 de abril de 2013!

Ambos os cartazes possuem dizeres contra a PEC 37. Assim sendo, eles não têm absolutamente nenhuma relação com a cobrança de luz ou IPTU de mendigos ou moradores de rua.

Continue lendo
4 Comentários

4 Comments

  1. Pingback: Manifestação bolsonarista pediu pela cobrança de IPTU e Luz de mendigos? – Zip Viral

  2. Maria

    22 de maio de 2019 em 1:03

    @Marco Faustino, já escrevi aqui que admiro a sua imparcialidade, seu profissionalismo, detalhismo, apartidarismo, sensatez, equilíbrio, ética, cautela, seu compromisso com a verdade e a checagem séria dos fatos e mais: a coragem de denunciar e/ou dar “nomes ao bois” de QUEM está/estão espalhando essas Fake News nas redes sociais sem afetar terceiros. Você é um exemplo de repórter que o Brasil deveria ter. Parabéns!

    • Marco Faustino

      22 de maio de 2019 em 8:32

      Agradeço pelo carinho e pelas palavras, Maria! É sempre muito complicado estar no meio dessa verdadeira guerra de informações, mas tento trazer o leitor para o mais próximo possível da realidade dos acontecimentos. Não é fácil chegar a uma conclusão, porque uma palavra ou uma frase mal colocada pode gerar ainda mais caos. A verdade ou a mentira nunca é composta por uma só camada, uma vez que varia desde uma mera brincadeira até um esquema sórdido para desqualificar um determinado acontecimento. Evidentemente, assim como todos, tenho minhas opiniões, mas não posso moldar meu texto em torno delas. Acabaria me tornando o monstro que ajudo a combater. Mais uma vez agradeço pela confiança!

  3. Cesar Crash

    22 de maio de 2019 em 9:42

    A primeira coisa a suspeitar, pra mim, é a fonte de escrita a mão; foi feito pra parecer que alguém escreveu à mão, mas é bem claro que é uma fonte. Algumas fontes boas até variam a escrita de um mesmo caractere pra parecer mais natural, mas não é o caso desta. Claro que o cartaz pode ser impresso com fonte assim, mas não é comum, como mostram os originais.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo