Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Faqueiro de ouro roubado por Lula foi achado em cofre?

Falso

Faqueiro de ouro roubado por Lula foi achado em cofre?

É verdade que um faqueiro de ouro teria sido roubado pelo ex-presidente Lula e encontrado pela Polícia Federal em um cofre do Banco do Brasil?

A notícia apareceu no dia 12 de março de 2016 no Facebook e rapidamente se espalhou pelas demais redes sociais. De acordo com o texto, acompanhado de uma foto, um dos itens encontrados no cofre da família de Lula no Banco do Brasil foi um faqueiro de ouro que Rainha da Inglaterra teria dado ao presidente do Brasil Costa e Silva – juntamente com um automóvel Rolls Royce, em 1968!

Somente em uma das publicações feitas no Facebook no dia 12 já teve mais de 21 mil compartilhamentos, além de centenas de comentários.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Faqueiro de ouro teria sido roubado pelo então presidente Lula! Será verdade?

Faqueiro de ouro teria sido roubado pelo então presidente Lula! Será verdade?

Verdade ou Farsa?

O suposto “achado” da Policia Federal foi investigado pelos atentos membros do nosso grupo no Facebook. A conclusão final é que a “notícia” é falsa!

Em primeiro lugar, o Rolls Royce oficial do Governo foi doado por Assis Chateaubriand a Getúlio Vargas, em 1952 e a Rainha da Inglaterra Elizabeth II visitou o Brasil anos depois, em 1968 (quando foi, inclusive, recebida e desfilou no veículo na ocasião).

Além disso, na lista de itens encontrados pela Polícia Federal no cofre da família do ex-presidente não há nenhum faqueiro de ouro. Isso nós podemos conferir facilmente na relação disponibilizada através da Informação Técnica número 004/2016 da Superintendência Regional do Estado do Paraná, clicando aqui!

Mas, e o faqueiro de ouro?

Quem criou esse boato teve que achar um faqueiro dourado para ilustrar a sua história, né? Para isso, essa pessoa roubou a foto de um faqueiro publicada em um blog em 2012! O blog Excelente Presentes explicou, em 2012, que o faqueiro da fotografia é apenas banhado a ouro e não “de ouro”:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Faqueiro de ouro é, de 2012 e é "apenas" banhado! (foto: Reprodução/Excelentes Presentes)

Faqueiro de ouro é, de 2012 e é “apenas” banhado! (foto: Reprodução/Excelentes Presentes)

Curiosamente, a fotografia do faqueiro banhado a ouro é mais antiga ainda. Podemos ver que ela foi retirada de um anúncio do site QueBarato, de 2009. Na época, a caixa com os utensílios (52 peças) estava sendo anunciada como usada pelo preço de R$1.900

Reprodução/QueBarato

Reprodução/QueBarato

Atualização 14/03/2016

Esse mesmo rumor continuou a se espalhar pelo Facebook, mas com uma fotografia diferente. Nessa nova versão, o “faqueiro de ouro roubado por Lula” é ilustrado pela foto abaixo, que foi surrupiada do site do leiloeiro Mozart Melo. Trata-se de um faqueiro coreano banhado a ouro:

Faqueiro é, na verdade, banhado a ouro e essa foto é de um site de leilões!

Faqueiro é, na verdade, banhado a ouro e essa foto é de um site de leilões!

Conclusão

O faqueiro de ouro que teria sido encontrado no cofre da família do ex-presidente Lula pela Polícia Federal é, na verdade, uma invenção criada no Facebook que se espalhou rapidamente através das redes sociais.

*Com a imensa colaboração de Alessandro Cyrino e Thiago Lucas através do nosso grupo no Facebook!

Continue lendo
39 Comentários

39 Comments

  1. Mario

    13 de março de 2016 em 20:18

    Sabe o que isso se chama? Paradoxo de Simpson.
    É mais ou menos assim: Você fala a verdade no site, isso é fato, mas não TODA A VERDADE, mas só a verdade que convém. Ou porque cria polêmica, ou porque dá clicks ou sei lá porque, mas sim, você fala a verdade.
    Quando a verdade é contrária a tua vontade você simplismente não toca no assunto, não é?
    Comece a falar a verdade do outro lado da história também, pois o povo já está percebendo.
    http://stats-brazil.blogspot.com.br/2008/10/paradoxo-de-simpson.html

    • Thom

      14 de março de 2016 em 9:28

      Pode dar um exemplo de um BOATO na internet, que não foi abordado pelo E-farsas? Deixe como dica! Ajude o site!

      Mas lembre-se:

      – Tem que ser um BOATO DE INTERNET. O foco do site é esse.
      – A não que estejam envolvidas em um boato de internet, questões politicas e religiosas não são relevantes aqui.

      Ao invés de vir aqui ler o conteúdo e reclamar, ajude o site a melhorar =)

    • Gilmar Lopes

      14 de março de 2016 em 12:33

      O que você quer que façamos? Sugira pautas e, na medida do possível, vamos correr atrás!
      É claro que o E-farsas dá prioridade para investigar notícias falsas, mas às vezes publicamos notícias reais aqui também.
      Também priorizamos as pautas de acordo com a demanda e com a quantidade de gente pedindo aquele determinado assunto. Quanto mais gente pedir sobre determinado assunto, mais vamos correr atrás daquilo.
      Raciocina comigo através desse exemplo (real): 300 pessoas mandam e-mail perguntando sobre a foto de um fantasma que teria sido fotografado em Londres e, no mesmo dia, um político foi preso pela Polícia Federal, mas ninguém entrou em contato conosco a respeito dessa prisão. Como administrador do maior blog de investigação independente da web brasileira, qual assunto você daria prioridade? A um tema que você tem como provar que é falso (lembrando que o nome do site é “E-farsas”) e que centenas de pessoas estão em dúvida se aquilo é verdade ou não ou faria um artigo exaltando o trabalho da Polícia Federal pela prisão do político (que todo mundo já sabe que a notícia é real e, além disso, é o trabalho da Polícia prender ladrão)?
      Ah! Ainda acrescente nessa questão o fato do E-farsas não ser um site político…
      Então, voltando à sua questão, faça uma busca aqui no site para descobrir que falamos aqui de todos os lados da política como, por exemplo, já defendemos o Bolsonaro e o Aécio, além de nos meter a desmentir boatos envolvendo Sérgio Moro e outras figuras políticas.
      Se mesmo depois dessa busca você continuar achando que somos partidários, peço que nos ajude sugerindo pautas para que melhoremos o E-farsas.

      Abração!

      • Roberto

        14 de março de 2016 em 13:13

        Obrigado pelo e farsas. Já recorri muitas vezes pois sei do trabalho que vocês tem para lutar pela verdade. Parabéns a toda equipe!

      • dr Matsuda

        16 de outubro de 2016 em 7:26

        Luladrão é bandido corrupto canalha FDP álcoolatra e vagabundo!! ?

        • Agente da CIA

          16 de outubro de 2016 em 11:02

          Enquanto ele não for julgado e condenado, o que você está fazendo agora é cometendo um crime de calúnia. Sabia que pode ser processado e até preso?

          Cuidado com esse seu cu…

          • Filipe

            28 de abril de 2018 em 13:08

            Já foi condenado, agora podemos falar isso? haha

      • Carolina brandao

        11 de novembro de 2019 em 20:09

        Oi, pelo que eu lembre o faqueiro era de prata, e essa notícia saiu na Veja. Eu cheguei a ler. Era assinante na ocasião. Talvez eu ainda tenha essa publicação. O problema é achar. São tantas vejas.

  2. Joa

    13 de março de 2016 em 20:21

    Sabe por que o e-farsas sempre defende o PT? Porque todas histórias que circulam na internet sobre o PT são falsas. As pessoas criam hoax envolvendo partido, e o povo acredita, mesmo sendo um conteúdo absurdo e impossível de crer.

  3. Antonio Silva

    14 de março de 2016 em 6:47

    Todas?

    Ate a ação penal 470?

  4. Aurizene Moreno Portela

    14 de março de 2016 em 7:06

    Se e mentira, como vcs explicam porque e pra que uma a dega tão grande e milionaria!!!!!! E mandar para o Sitio Alheio porque???? Sao muitas as evidencias o povo esta indignada, sempre votei no PT mais agora estou decepcionado digo Fora Dilma e Leve o PT com vc, Que vergonha

  5. Thom

    14 de março de 2016 em 9:23

    O E farsas se limita a explicar apenas os boatos na internet, e não entra no mérito de aprofundar questões políticas. Mas porque será? Será que é porque o E-farsas é um site que a 350 anos (saudades E-farsas verde) desvenda boatos na internet? Será que é porque o E-farsas não é um site político? Ou será que é porque O GILMAR È PETISTA A GLOBO MENTE EFARÇAS MANIPULADOR?

    Pensem, galera. Apenas pensem…

    • Gilmar Lopes

      14 de março de 2016 em 9:51

      Tem gente que pensa que comecei o site ontem (bem lembrada a época do site verde kkkkkk).

  6. erererer

    14 de março de 2016 em 11:01

    Uma lei assinada em 1991 pelo então presidente Fernando Collor (atual senador pelo PTB-AL) e um decreto de 2002, no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), tratam da preservação, organização e proteção dos acervos dos presidentes.

    Um ex-presidente pode levar seus objetos e documentos, inclusive presentes recebidos ao longo do mandato, mas há exceções. Ele não pode transportar documentos produzidos durante a gestão, como originais de leis, nem objetos recebidos em cerimônias de troca de presentes com chefes de Estado e de governo. Documentos produzidos nesses encontros também não podem ser levados.

    Ou seja, presentes dados por cidadãos, empresas e entidades ficam com o ex-presidente. Presentes dados por representantes de outros países em cerimônias oficiais ficam com a União. Estes podem permanecer no Palácio do Planalto, em Brasília, ou serem direcionados para o Arquivo Nacional e o Museu da República, no Rio de Janeiro.

    Os documentos e objetos devem ser catalogados pela Secretaria de Documentação Histórica da Presidência da República. Ao fim da gestão, cabe à Presidência providenciar e pagar a mudança do ex-presidente.
    Empresas podem apoiar ex-presidentes

    Feita a mudança, o ex-mandatário passa a ser o responsável pelo acervo e a ter a obrigação de preservá-lo. Apesar de ser particular, o acervo de um ex-presidente é declarado de interesse público e componente do patrimônio cultural brasileiro, inclusive a parte acumulada antes de ele ocupar a presidência. Caso ele decida vender o acervo, a União tem direito de preferência.

    De acordo com a legislação, uma comissão destinada a preservar a memória dos presidentes acompanha a manutenção dos acervos dos ex-mandatários. Ela é formada por representantes do Arquivo Nacional, do Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e do Departamento de Documentação da Secretaria-Geral da Presidência, entre outros.

    A lei afirma que uma das funções da comissão é “estimular a iniciativa privada a colaborar com os mantenedores de acervos, para a preservação, divulgação e acesso público”. Entretanto, o ex-presidente não é obrigado a expor o acervo.

    Conforme a legislação, Lula e Fernando Henrique criaram institutos para cuidar das memórias de seus mandatos, entre outros objetivos, e contam com o recebimento de doações em dinheiro para mantê-los. Também existe o Instituto Itamar Franco, em Juiz de Fora (MG)

    Os institutos Lula e FHC dizem que as respectivas mudanças foram pagas pela Presidência, como manda a lei. Quando assumiram os acervos, os dois institutos tiveram de pagar pelo armazenamento de parte dos objetos porque seus imóveis não comportavam as coleções completas.
    A suspeita sobre Lula

    No caso de Lula, o pagamento pelo armazenamento foi feito pela empreiteira OAS, o que levantou a suspeita do Ministério Público Federal. Os objetos ficaram armazenados com a empresa Granero de janeiro de 2011 a janeiro de 2016. Ao longo de cinco anos, a OAS pagou aproximadamente R$ 1,3 milhão pelo serviço, o que dá R$ 21.600 por mês.

    Os procuradores dizem que o documento foi falsificado “para dele constar que se tratava de armazenagem de materiais de escritório e mobiliário corporativo de propriedade da construtora OAS”.

    De acordo com reportagem da “Folha de S.Paulo”, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, afirmou à Polícia Federal que o pagamento feito pela OAS foi uma espécie de doação.

    Divulgação
    Trono dado a Lula em Gana, na África

    Em janeiro, os dez contêineres com objetos do ex-presidente Lula foram transferidos para um depósito do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista, em São Bernardo do Campo. Na página do instituto na internet, é possível ver parte dos documentos, fotos e vídeos que compõem o acervo do petista, mas a entidade ainda não tem uma solução para organizar todo o memorial.

    A assessoria de Lula também informou que partes menores do acervo estão no apartamento em que o ex-presidente mora, em São Bernardo, “e no Sítio Santa Bárbara [em Atibaia], com anuência dos proprietários”.

    Após prestar depoimento do dia 4, Lula afirmou em discurso feito na sede do PT, no centro de São Paulo, que foi o presidente que mais ganhou presentes na história e lembrou ter recebido até um trono africano.
    FHC também guarda presentes

    Divulgação/Instituto FHC
    Gravuras e telas dadas a FHC

    Atualmente, o acervo de Fernando Henrique está guardado na sede do Instituto FHC, no centro de São Paulo. Em relação ao período presidencial, há, por exemplo, cerca de 1.500 objetos, incluindo presentes dados ao tucano por cidadãos e autoridades nacionais e estrangeiras.

    O acervo também contém documentos e livros acumulados durante toda a trajetória do ex-presidente. Parte dos documentos foi digitalizada e pode ser pesquisada na página do instituto na internet.
    Lula critica ação da Lava Jato e diz ter se sentido um prisioneiro

  7. José Maurício

    14 de março de 2016 em 12:07

    Parece que tds defende pessoas e não o BRASIL.tem que haver honestidade de quem administra.

  8. Jose Antonio

    14 de março de 2016 em 13:22

    E quando FHC levou 9 caminhões de presentes que recebeu quando era presidente???
    Ai pode, né?

    Vocês Brasileiros são uma piada pronta!

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/fhc-precisou-de-9-caminhoes-para-despachar-os-presentes-que-recebeu-na-presidencia/

  9. Fernando Pauli

    14 de março de 2016 em 16:46

    Mais uma vez defendendo o PT!

  10. Luiz Alves dos santos

    14 de março de 2016 em 18:49

    José Antônio, acho que apesar de estar escrevendo em português, VC não é brasileiro, simplesmente pela sua publicação. Precisamos defender o país, quando defendemos algum partido,acabamos escrevendo igual a VC ” vocês brasileiros são uma piada pronta”. Só pra lembrar, somos brasileiros mesmos e queremos o Brasil de volta,simplesmente pq tiraram ele dá gente.

    • Eduardo

      25 de março de 2016 em 16:00

      A lei mencionada se aplica a acervos documentais. Nada do que foi encontrado no cofre se enquadra como acervo documental.

  11. marcelo

    15 de março de 2016 em 22:11

    Mas roubou coisas, isso é verdade… que pena Gilmar!! Vou ser concorrente seu, pra ganhar dinheiro puxando o saco do lula, sei que voce vai responder e negar, mas a cada semana ta muito na cara… assume de uma vez que morre de amores pelo lula!! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Gilmar Lopes

      16 de março de 2016 em 8:24

      Legal! Me passa o link do site quando tiver no ar!
      Quanto mais gente correndo atrás das farsas da web, melhor! 🙂

      Forte abraço!

      • willian rafael

        3 de maio de 2016 em 15:41

        mato o cara em gilmar. parabens pela elegância que vc responde quem te ataca.

        • Gilmar Lopes

          3 de maio de 2016 em 15:58

          \o/

  12. Luis

    21 de março de 2016 em 22:16

    Ah, o crucifixo é dele? É uma obra do Aleijadinho? Não estava lá desde a época do Itamar? Comprou? Ganhou? Ganhou de quem?
    Poderia esclarecer essa “farsa” também?

  13. Eduardo

    25 de março de 2016 em 16:09

    Que tal acabar de vez com a farsa que todo PTista repete, que só os políticos PTistas estão sendo “perseguidos” pela Lava Jato, que as manifestações pelo impeachment não são também contra corruptos de outros partidos?

  14. Rosana Camacho

    26 de março de 2016 em 8:50

    É inacreditável !
    Só se quer entender e acreditar no que se quer,fica fácil agredir e caluniar através de um teclado , e só pelo simples fato de não gostar ou simpatizar com a pessoa… independente de partidarismo ou preferências é preciso usar um pouco da razão, do bom senso . O fato de não gostar do PT, Lula e Dilma está transformando as pessoas em doentes sociais, pois divulgam , disseminam ,e se obrigam a lançar o ódio exacerbado porque não concordam com a opinião alheia, tornam tudo um embate , uma disputa de crianças mimadas mal educadas. Daqui uns anos nossos filhos e netos , perguntarão como isso pode acontecer ? Sejamos um pouco mais leves e filtremos o ódio . A verdade é a única que salva e liberta, mas a verdade universal , não a verdade que se quer praticar ,a verdade conveniente , mesmo que para isso uma mentira torna-se verdadeira à força. Obrigada Gilmar pelo seu trabalho , paciência e tolerãncia

  15. Mary

    26 de março de 2016 em 15:16

    Este crussifixo foi dado de presente a Lula no início do seu mandato. Como o crussifixo estava mal preservado, Lula pediu a sua recuperação e o colocou no seu gabinete e com uma simples benção de um padre em Brasilia. O Itamar foi um dia ao gabinete de Lula e sentou-se na poltrona vermelha. Foi tirada a foto do momento. Por causa dessa foto estão dizendo que a obra estava na Presidência antes de Lula isso ê uma grande mentira.

  16. Gracia

    29 de março de 2016 em 7:34

    Caramba! Essa gente está doida! Tocou em uma ferida. Eles só estão demonstrando uma farsa e fazem um trabalho muito bem feito!!! Aloooooô!! Não se trata de política, trata-se de desfazer mais uma farsa. Guardem seus comentários raivosos pros sites de política.

  17. Gracia

    29 de março de 2016 em 7:42

    Pra quem está se preocupando com faqueiro e pedalinho, assine aqui seu atestado de otário:http://caminhopracasa.com/textos-e-imagens/2016/3/27/o-golpe-de-meio-bilho-com-o-sulto-e-sua-bancada-frente

  18. Felicio Alves Cyrino

    26 de maio de 2016 em 22:46

    Lula levou bens do patrimônio da presidência sim! Entre outros, até uma gravura de Van Gogh, avaliada em 7 milhões de dólares. Foi pedido um levantamento do patrimonio da presidência para conferência mas, está sendo feito em sigilo. https://www.facebook.com/airton.bueno.355/posts/609764699176529

    • Eu™

      27 de maio de 2016 em 8:23

      Chora mais!

    • Lucho

      27 de maio de 2016 em 10:27

      A sua fonte é o facebosta. Como eu acredito na veracidade dessa sua informação, meu caro filhinho favelado.

      E que sigilo é esse que um usuário do facebosta sabe de tudo o que está acontecendo? Bom, não dá para esperar alguma capacidade lógica e cognitiva de quem, em pleno ano de 2016, ainda usa o facebosta.

      Maldita inclusão digital.

  19. Daniel Druwe Araujo

    17 de fevereiro de 2018 em 23:25

    Grato ao e-farsas, boatos.com e outros por ajudar a combater as ‘fake-news’ na web.
    Não vejo esse trabalho como político ou partidário – tenho usado para verificar falsas alegações sobre os mais variados assuntos e avalio as argumentações pela lógica e evidências apresentadas.
    Acredito sinceramente que Lula, assim como Renan, Temer, Sarney e milhares de outros, cometeu vários crimes e espero que seja punido – assim como espero que os outros sejam punidos.
    Entretanto, deploro as falsas alegações. Elas são um desserviço à limpeza que queremos promover no país. Cada falsa alegação reforça o sentimento de injustiça dos partidários de quem é acusado falsamente e desacredita as acusações verdadeiras.
    Exatamente porque eu quero que culpados – como Lula – sejam condenados e sofram as consequências, deploro as falsas alegações e aprecio o trabalho do e-farsas.
    Sobre esse caso, achei interessante a reportagem do O Globo em https://oglobo.globo.com/brasil/pf-encontra-cofre-com-presentes-ganhados-por-lula-na-presidencia-18858459

  20. Jonas

    1 de maio de 2018 em 20:50

    Este site ja foi bom tambem, pelo menos confiavel nas suas investigaçoes….
    Sobre o fato do Faqueiro, so focaram nas fotos elustrativas, é claro que quem postou nao teve acesso ao faqueiro original pra tirar foto….
    A pergunta é, roubou ou nao roubou e nao a foto é original do faqueiro ou nao?
    Decepcionei com o site….

    • Gilmar Lopes

      2 de maio de 2018 em 10:42

      Leia a matéria!

  21. Roberto Lothermann

    3 de setembro de 2018 em 20:53

    Existem vários vídeos no youtube sobre fazendas de LULA, nunca vi um site para dizer que são falsas, porém eles também não dizem que são verdadeiras, sobre o acervo que o Lula teria levado e foi recuperado pela Polícia Federal, também nunca vi um site para desmentir, então me parece que os sites estão preocupados em esclarecer as notícias que são falsas sobre Lula mas não relatam o que existe de verdade como a Fazenda do filho do lula na Argentina, como a Fazenda Santa Bárbara e inclusive uma que ele tem no RS, os vídeos estão lá e as pessoas não se escondem para falar, então adotei o seguinte critério; se surgir uma notícia sobre Lula e as redes sociais não se preocuparem em esclarecer que se trata de notícia falsa eu considero verdadeira pois quando é falsa tem um monte de gente para esclarecer.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo