Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto mostra homem com dedo no nariz!

Falso

Foto mostra homem com dedo no nariz!

Será possível enfiar o dedo no nariz tão profundamente a ponto de atravessar o rosto e sair no olho?

Essa imagem circula há vários anos pela internet e mostra um senhor enfiando o dedo no nariz com tanta força que este acaba saindo pelo olho.

Isso é uma montagem e que teve como objetivo ser engraçada.

A Rinotilexomania é o nome dado às pessoas que vivem enfiando o dedo no nariz para retirar a "caquinha" que há lá dentro.

De acordo com a Wikipedia: "Rinotilexomania ou Rinotilexia (do Grego rino "nariz" + tilexis "hábito de tirar, extrair") é o hábito de colocar o dedo no nariz para extrair muco e/ou corpos estranhos ou também para ajustar a posição de objetos como jóias, por exemplo. Este é um hábito extremamente comum e algumas pesquisam indicam que, em média, pessoas de todo o mundo praticam o ato cerca de 4 vezes ao dia.

A membrana mucosa do nariz produz, constantemente, um muco que uma vez seco, causa uma sensação de irritação que leva à compulsão em praticar o ato rinotiléxico.

Esse ato compulsivo pode ser considerado transtorno mental ou comportamental. A rinotilexomania pode acarretar uma série de riscos à saúde e, por isso, os médicos recomendam que não seja praticado e que ao invés disso as pessoas usem lenços. Os riscos incluem infecção e sagramentos nasais (em 25% das pessoas rinotiléxicas) e em casos raros pode causar perfuração do septo nasal (etmoidectomia auto-induzida).

No entanto, a rinotilexia não afeta o olfato, uma vez que a cavidade nasal onde se encontram os nervos do olfato estão localizados em tal profundidade que não podem ser alcançados."

Talvez seja possível se enfiar o dedo através da narina até saltar pela orbita ocular, mas não é o caso dessa imagem. Analisando a foto podemos afirmar que ela foi forjada da seguinte maneira:

– Foram tiradas duas fotos na mesma posição. Uma com o dedo esticado e outra com o dedo encolhido;

– Na imagem que estava com o dedo esticado foi colado parte do rosto;

– Depois, foram feitos apenas alguns retoques digitais e pronto. Um dedo atravessando a narina.

Note na imagem abaixo, que ao alterarmos o contraste e o brilho da fotografia, dá para se notar onde foram feitas as colagens. Perceba a diferença de cores ao redor da barba do cidadão:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

 

Veja também que há uma sombra muito artficial no dedo, abaixo do nariz:

Encontramos outra imagem na internet de uma montagem semelhante, só que o resultado final ficou um pouco inferior. Mas isso é bom, pois servirá pra ilustrar nossa pesquisa:

 

Ai, ai! Dá pra notar a montagem? Repare mo nariz!

 

Abaixo, mais uma montagem no mesmo estilo:

 

Tosquera!

Pra finalizar, encontramos uma montagem da montagem:

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo