E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube

Garoto jamaicano assombrado por fantasma diante das cameras!

Postado por Gilmar Lopes no dia 29 de novembro de 2010 58 Comentários

Share Button

Vídeo mostra reportagem sobre um menino que está sendo atacado por fantasma na Jamaica!

Na segunda quinzena de novembro de 2010, um vídeo que mostrava um garoto sendo assombrado por um fantasma começou a pipocar na web.

Fantasma ataca garoto na Jamaica!

Fantasma ataca garoto na Jamaica!

Assistido por mais de 370 mil pessoas (só no Youtube), o filme é uma reprodução de uma matéria feita pelo programa CVN News, sobre um garoto de 11 anos que – segundo o povo local – estaria sendo atacado por um fantasma, ou um “Duppy” de um amigo (que havia morrido há 4 anos!).

 

Em um trecho da reportagem, o garoto tem a cadeira onde está sentado arrastada em direção a uma porta, e sua mãe consegue segura-lo a tempo (não sabemos a tempo de que!). Tudo acontece na frente das câmeras, aparentemente sem cortes. Acompanhe abaixo:


Será que o vídeo sobre o Duppy é real?

A lenda do “Duppy”, segundo a Wikipédia, surgiu do banto, uma língua da África do Oeste. Na cultura Jamaicana, acredita-se que temos duas almas – uma boa alma e uma alma terrestre. Quando alguém morre, a alma boa vai ao céu para ser julgada por Deus. Enquanto isso, o segundo espírito fica aqui na terra por mais 3 dias dentro do caixão junto com o defunto. Caso não sejam tomadas devidas precauções, o espírito pode escapar e sair assustando a todos como um Duppy.

De acordo com o artigo chamado “Jamaican Duppy Lore“, de MacEdward Leach para o jornal de Folclore americano, em 1961, o Duppy pode se manifestar de três maneiras: como a alma de algum conhecido já falecido, tomando a forma humana; Como alma de algum monstro (ou besta) que toma a forma de animais como a cobra ou camaleões; ou uma ordem sobrenatural que fica vagando e é sempre associada à morte!

Ainda, segundo o artigo de Leach, a crença no tal Duppy é tão forte que muitos afirmam que já chegaram a ter filhos levados pelo espírito.

O blog Monstropedia define os Duppies como inquietos espíritos dos mortos que assombram os vivos à noite. Diz a lenda que para manter os Duppies fora de casa é preciso se jogar grãos de sal ou de arroz em toda a residência, como o duppy primeiro tem que contar cada grão antes de entrar, o sol já terá nascido antes que termine e ele terá que retornar ao mundo dos espíritos.

Bom, toda essa explicação sobre os Duppies serve para mostrar o quanto essa crença é forte na Jamaica. E foi justamente lá que o caso do menino atormentado por um duppy ganhou proporções gigantescas.

O caso aconteceu em Martin Street, em Spanish Town na Jamaica. De acordo com a matéria feita pela CVN News, o garoto afirma que o tal fantasma seria de um amigo dele, falecido há 4 anos, e que o tal espírito lhe aparece sempre usando um chapéu branco e uma calça e um relógio de pulso pretos. Não sabemos para que um fantasma usa um relógio de pulso, mas… o fato é que o duppy não só atormenta o garoto como também arremessa (dizem) objetos por toda a casa.

O fenômeno, que é chamado de “Poltergeist” por especialistas, deixa algumas questões a serem observadas:

Nas ocorrências mostradas na reportagem, sempre há alguém perto do garoto. A mãe dá um grande apoio, tanto físico como psicológico, ao menino.

No caso da cadeira, muitos afirmaram que alguma corda poderia ter sido amarrada para ser puxada na hora certa. Imaginamos o contrário: o próprio menino pode ter usado sua perna direita para dar um impulso para trás.

Já a cena do pequeno rapaz sendo levantado pelos pés impressiona! Pena que, coincidentemente, as luzes se apagam antes da manifestação!

Comentem abaixo quem achar que ao se apoiar na mãe, o sorridente menino faz a cena tornar mais verossímil.

Apesar da família afirmar que objetos são arremessados dentro de casa, a equipe de reportagem não conseguiu presenciar nenhum acontecimento desse tipo. Azar!

Em um dos comentários postados no portal Sobrenatural, um leitor sugere que a criança ao mentalizar o amigo conseguiu abrir um canal de comunicação com “o outro lado”. De fato, o garoto pode, sim, estar acreditando tanto na volta do amigo morto que ele mesmo pode criar os “fenômenos” sem nem perceber. É o que podemos notar nesse segundo vídeo:

 


Na reportagem acima, o religioso Rohan Edwards tenta chamar o tal espírito. Podemos notar que dessa vez o vídeo é mais bem iluminado e as atuações do garoto não convencem tanto. Ao invés de se puxado por alguma força sobrenatural, dá para se ver que o menino se joga.

O blog Ceticismo Aberto, especialista máster em discutir e desmentir assuntos ligados a esse tipo de fenômeno, corrobora com a nossa tese de que o pequeno atormentado estaria, na verdade, chamando a atenção para si, uma vez que quando o tal fantasma o assusta, a sua mãe corre para acudi-lo – dando o carinho e o cuidado de que ele tanto necessita.

Update: 30/11/2010

O editor do blog O Buteco da Net, Oneberto, traduziu o vídeo com a reportagem:

 

 

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Conclusão:

História falsa! O garoto não está sendo atormentado por fantasmas! Apenas está querendo um pouco de atenção e encontrou na crença local uma maneira para isso.


Sites Pesquisados:


- Duppy - http://pt.wikipedia.org/wiki/Duppy
- Artigo sobre os duppies - http://www.jstor.org/pss/537633
- Monstropedia - http://www.monstropedia.org/index.php?title=Duppy
- Sobrenatural.org - http://www.sobrenatural.org/video/detalhar/14381/cameras_flagram_ataque_de_fantasma_contra_menino/
- Google Maps - http://maps.google.com.br/maps?q=Martim%20Street,%20na%20cidade%20de%20Spanish%20Town&um=1&ie=UTF-8&sa=N&hl=pt-br&tab=wl
- Spanhish Town Jamaica - http://www.spanishtownjamaica.com/
- Ceticismo Aberto - http://www.ceticismoaberto.com/paranormal/5941/videos-de-garoto-assombrado-por-fantasma
- O Buteco no Twitter - http://twitter.com/obuteco
- O Buteco da Net - http://obuteco.com.br/

58 respostas para “Garoto jamaicano assombrado por fantasma diante das cameras!”

  1. Eliel Antonio Diniz de Souza disse:

    Em tempo: Quanto à atuação em frente ao religioso…aí ele deixou a desejar, não fez nada alémde dar um ¨"coice" na parede e se jogar.

  2. Marcelo Silva disse:

    Bom, li a matéria, li os comentários, e estou com a forte impressão de que o texto foi excrito por alguém que quer a qualquer custo desacreditar a história, e escrito para pessoas que estão ávidas por palavras "desmascaradoras"…

    Minha primeira vez no site galera, posso estar enganado, mas vou usar o espaço democrático pra ser polêmico…

    Eu não desacredito…
    1 – A despeito do que os jamaicanos acreditam, eventos sobrenaturais são estudados nas mais diversas linhas em todos os cantos do mundo, e eventos sobrenatuais espíritas, são estudados há anos pela Europa, Ásia e até Brasil, e há algumas boas teses que explicariam esses vídeos de forma no mínimo interessantes, classificando a crença nos "Duppies", como uma fé, digamos, infantil, com alguma base mas nem de longe baseada em conceitos sólidos. Portanto interpretar a história pelo ponto de vista da teoria dos Duppies jamaicanos, me parece uma atitude tão pueril quanto acreditar na própria história.
    2 – Vi que muito se falou em "atuação teatral" do garoto, e vi que na maioria houve concordância, bom, se foi, foi tão convincente que eu fiquei bem impressionado.
    3 – Dar a história como farsa, simplesmente a partir de dois vídeos sem presenciar o que aconteceu, ou levantar uma terceira fonte (não fonte comentando o mesmo vídeo, por favor), bom isso me parece no mínimo esquisito, não veria problema em classificar a história como duvidosa, por exemplo, mas o site me pareceu ansioso por classificar a história como farsa.

    Eu não desacredito!

  3. Marcelo Silva disse:

    Eu não desacredito!

  4. Bruno Sinimbú Damous disse:

    Cara ta muito mal explicado!O garoto pode estar chamando atenção sim…mas gente percebam que a parte do muro é a que mais intriga!e uma rede de tv saberia na hora saber se aquilo é farsa ou não!Ai ja entraria a chamada audiencia!quem não quer?fora issu ta muito mal explicado!#fail

  5. dudu disse:

    nossa quem acredita nisso é muito idiota…
    fui

    • FANTASMA disse:

      E de certeza es mesmo idiota, nao ignores coisas que estas muito pertinho delas, elas estao a teu lado, mas digo-te uma coisa nem queiras saber quem ignora a realidade das coisas que existe no mundo esta muito enganado, pois elas faz parte da vida humana, e algo que esta ao nosso lado, bom, e o mau,por isso nao ignores tu mesmo es um deles, o bom, ao o mau, cave-te a ti descobrires, em quanto e tempo, pois essas coisas sao imprevisibeis e nunca se save, nao penses que as coisas so acontece aos outros,o O VIDEO E REAL SIM.

  6. Carlitos disse:

    Em primeiro lugar, vamos parar de julgar as pessoas!

    Segundo, que fantástica análise hein, tudo não passa de OPINIÃO, pessoas que nunca tiveram qualquer contato com nada e acham que simplesmente, o ovo veio antes da galinha…

  7. Mariza disse:

    Uma pequena correcao, a lingua nao é banto é bantu

  8. juliano disse:

    Isso já foi comprovado em outro site que é uma farsa.Na situação do moleque encostado no muro é fácil perceber que no momento que a perna dele é puxada de lado,percebe-se vincos na barra da calça.Ou seja,provavelmenté,fios transparentes amarrados e alguem puxando do outro lado.É só dar pause na hora que a perna se levanta para perceber.

  9. Link disse:

    Hummm, Meu caro, na jamaica eles tem o hábito de invocar orixás cablocos e GUIAS, coisas deles lá, na verdade isso foi obra de um espírito SIM! mais não do que o vídeo está dizendo…se eu disser que espírito é, não vão acreditar mesmo, já que NINGUÉM VIU O QUE EU VI, e vocês gostam mt de fatos e provas, pena que eu não tenho como provar que o que eu falo é verdadeiro G.G

  10. RAFAEL disse:

    SOU UM CARA BEM LOGICO, NAO COSTUMO ACREDITAR NESSES ASSUNTOS, MAS AFIRMO SE ISSO SEJA VERDADE OU MENTIRA… APENAS ACREDITO NA LOGICA, REPAREM NA PRIMEIRA CENA, ELE SENTADO NA CADEIRA… OLHEM COMO OS PÉS DELE ESTÃO POSICIONADOS, ESTAO PARA TRAS, COM A PONTA DOS DEDOS NO CHAO, PRA BAIXO DA CADEIRA.. LOGICAMENTE, PODENDO IMPULSIONAR FACILMENTE A CADEIRA PARA TRAS! …E NA SEGUNDA CENA, EU ACREDITARIA SE FOSSE VERDADE SE OS DOIS PÉS DO GAROTO NAO TOCASSEM O CHÃO! MAS POW! ELE LEVANTA SO UM PÉ E CAI PRA FRENTE PRA SE APOIAR NA MÃE… ELE NAO LEVANTA OS DOIS PÉS AO MESMO TEMPO!

  11. isabela disse:

    haaa eu não acho q a cadeira em q o menino estava sentado tinha alguma corda pra puxar o menino para traz notem q depois q o menino fika se afasta da cadeira; a cadeira volta novamente no seu mesmo lugar!
    e como um menino iria brincar com essas coisas horriveis.. e não tem o q comentar quando o espirito pega o menino, é inpossivel fazer aquilo sózinhoo..

    • tmonsores disse:

      Isabela, se vc soubesse do que crianças sao capazes só pra chamar a atenção..rsrs..Falo de mim, que quando criança, nao queria ir a escola e falei que nao conseguia me mexer, fiz mó drama..meu pai ficou em panico tadinho, cheio de coisas, dai chegou minha mae na porta do quarto e gritou DESCE A-GO-RA!!! Em dois minutos minha “paralisia” sumiu..rsrsrs..Enfim, cada um acredita no que quer, temos livre arbítrio, mas ao meu ver, tb acho que é forjado..

  12. THIAGO SIMÕES disse:

    TA….. TUDO QUE TEM AKI É FALSO, INTERESSANTE ISSO…. FALA SERIO NE …….

    • Julio Costa disse:

      Caro Thiago, não é tudo que tem aqui que é falso, o mundo é que é cheio de falsidade. Olhe ao seu redor, é gente querendo pregar em vc tudo que é tipo de peça, tanto pra chamar a atenção ou para obter alguma vantagem. O negócio não é ser um cético moralista e sim não engolir de cara tudo que nos é enviado.

  13. Celle disse:

    Rapaz… achei muito forçada essa “desmascaração” … não me convenceu. O guri tá mais convincente por enquanto.

  14. Luiz disse:

    Também percebi que essa postagem foi bem forçada. Na falta de argumentos que convençam, foi tudo baseado em “achismos” e “suposições”.

    Tente arrumar uma “desmascaração” mais convincente

  15. Eu acho que a historia desse menino o site não soube achar a mentira, pelo que eu li até hoje sobre essa historia do menino africano é real, ele não se joga da cadeira, eu até sempre quiz saber se essa historia era verdade ou mentira, mais pelo que eu andei pesquisando é verdade até o momento, as coisas que vcs disseram são sem sentido! porque vcs não acharam o erro(a fraude) porque não existe! é real =D
    o video é real, lá a emissora que cobriu o assunto foi uma emissora como se fosse a Rede Globo deles, tirando outras emissoras de outros paises como emissoras americanas famosas, mais o site aqui tem que achar que tudo é fraude =D então vcs não acharam e disseram que o garoto quer se mostrar^^ eu até pensei que vcs iam provar, fiquei bobo porque eu ia descobrir a verdade desse menino, mais acabei me arrepiando reparando nos videos de novo, o menino nao se joga ele é puxado, as pernas dele se move de maneira que não daria pra se jogar, na hora que ele vôa a mãe segura e as cameras da emissora estavam filmando, não teria como ele fingir estár voando na frente da emissora que na africa é a Rede Globo deles.
    Eu gostei desse site =)
    a maioria das coisas falsas eu realmente vi aqui que são falsas e comprovei vendo aqui, mais essa do garoto eu peço vcs que procuram mais, porque essa historia nem os americanos estudiosos sabem ainda como um espirito interfere na materia fisica, porque isso foi real e varias emissoras grandes cobriram esse fato que até hoje nao tem explicação. outra coisa
    (O Exorcismo de Emily Rose) quero ver vcs provarem que é mentira se é real e até virou filme^^

  16. me senti que algo me dominou levemente, como uma possessão, é verdade!
    é melhor nao duvidar verdadeira historia da Samara estou aqui para contar a verdadeira historia sobre a Samara “a garota do arame farpado”, isso não era verdade, mas a Samara existiu msm! na verdade o velho jogou um arame na frente da bicicleta dela e quando ela caiu o velho pegou ela e molestou sexuamente a Samara, e depois de 3 meses ela foi achada em Ribeirão preto, os pais dela a levaram d volta pra casa mas foram percebendo mudanças nela, ela ñ comia nada, ficava sem comer até por 2 dias, e qndo comia, comia ratos no porão de casa, eles a levaram para o medico e nada foi constatado de doença, por seus pais serem catolicos cristão, a leveram para um padre, ela deu socos no padre e ele desconfiou q ele estava possuida, ele conseguiu uma prova da possuissão por tr colocado uma camera escondida no quarto dela, q filmou ela falando linguas dos antigos maias (antiga religião que era demoniaca), e qndo o exorcista foi na casa dela, ela não estava no quarto “havia fugido”, mas deixou um bilhete dizendo: _”A le voua ding te noluang, xouma inh forem” O exorcista desconfiou que esse bilhete era duma oração dos maias, então ela nunca mais foi achada, alguns amigos da família dos seus pais dizem que a viram correndo nos telhados de suas casas com um vestido de noiva, um médium disse que sentiu que Sâmara estava 7 palmos em baixo da terra, outros dizem q depois de ver esse depoimento se sentiram com uma febre de 42 graus mas não morreram, leve isso para 2 comunidades se não você pode hoje as 3:00 da manhã sentir a febre de 42 graus e poder ver no escuro 2 olhos vermelhos saindo faísca, não ignore isso, o padre esta no Guarujá, e o vídeo esta no youTube, eu vi é verdade! Passe para 2 comunidades !

  17. Raphaella disse:

    Me desculpem pelo que eu direi aqui,mas a mãe desse garoto é uma vadia que nem merece respeito…Se ele precisa fazer isso pra que ela dê carinho e atenção à ele,sinal de que ela não merece nem o dedo mindinho dele!Acho que ele deveria ser afastado dessas porcarias de pais e adotado por um casal,ou pessoa solteira, que REALMENTE dê amor e carinho para ele!Como diz a velha frase:Mãe/pai não é aquele/a que gera a criança,mas aquela que cria,educa,e dá amor!Torço para que ele encontre uma família decente!

    Falo mesmo!

  18. nao importa disse:

    verdadeira historia da Samara estou aqui para contar a verdadeira historia sobre a Samara “a garota do arame farpado”, isso não era verdade, mas a Samara existiu msm! na verdade o velho jogou um arame na frente da bicicleta dela e quando ela caiu o velho pegou ela e molestou sexuamente a Samara, e depois de 3 meses ela foi achada em Ribeirão preto, os pais dela a levaram d volta pra casa mas foram percebendo mudanças nela, ela ñ comia nada, ficava sem comer até por 2 dias, e qndo comia, comia ratos no porão de casa, eles a levaram para o medico e nada foi constatado de doença, por seus pais serem catolicos cristão, a leveram para um padre, ela deu socos no padre e ele desconfiou q ele estava possuida, ele conseguiu uma prova da possuissão por tr colocado uma camera escondida no quarto dela, q filmou ela falando linguas dos antigos maias (antiga religião que era demoniaca), e qndo o exorcista foi na casa dela, ela não estava no quarto “havia fugido”, mas deixou um bilhete dizendo: _”A le voua ding te noluang, xouma inh forem” O exorcista desconfiou que esse bilhete era duma oração dos maias, então ela nunca mais foi achada, alguns amigos da família dos seus pais dizem que a viram correndo nos telhados de suas casas com um vestido de noiva, um médium disse que sentiu que Sâmara estava 7 palmos em baixo da terra, outros dizem q depois de ver esse depoimento se sentiram com uma febre de 42 graus mas não morreram, leve isso para 2 comunidades se não você pode hoje as 3:00 da manhã sentir a febre de 42 graus e poder ver no escuro 2 olhos vermelhos saindo faísca, não ignore isso, o padre esta no Guarujá, e o vídeo esta no youTube, eu vi é verdade! Passe para 2 comunidades

  19. Rômulo "Melkor" Mancin disse:

    Só porque não há prova de que é falso, não significa que seja real.

    A lógica de algumas pessoas me assusta.

  20. matheus disse:

    XD nem vo ver o vidio
    to cum medo kkkkkkkkkkkkkkk

  21. Everton disse:

    Que muleque safado!!!

  22. Daniel disse:

    Dessa vez o e Farsas é que esta inventando, ao tentar desacreditar a historia sem nem um argumento plausivel. Por favor vcs so facaram no achismo.

  23. Eu mesmo acredito em todas essas coisas, mesmo por que eu tenho um certo nível de “mediunidade”, vejo espíritos nao com mta frequencia, mais os vejo desde a minha infancia, e sempre que os vejo sinto uma sensação, uma única vez vi um espírito alto e magro, parecia um homem com roupas negras e chapeu, na hora senti muito medo, essa foi a unica vez que vi um nesse tipo, as outras vezes sempre foram espiritos portando roupas claras, que me passam uma sensação boa, rezo muito quando o vejo, e acredito no menino…

  24. val disse:

    Claro que pode ser verdade o que a criança diz que v e sente. Quem ñ sabe q existe o sobrenatural? o problema é que a crendice errônea é uma forma do demônio se divertir fazendo seus truques para a tal crença continuar se fortalecendo e pessoas virarem fantoches em seu poder. Pois muitos são totalmente tapados e não conseguem v e crê na grande verdade.
    JESUS CRISTO!!!

  25. EDZ disse:

    1- se o tal espirito jogar ele pra cima ums 2 metros eu acredito
    2- se acharem outro caso desse eu acretido

    acontece q exitem muitas pessoas com medo de saber q não existe sobrenatural, isso faria suas vidas ficarem sem sentido.

  26. tiago disse:

    Ow Gilmar Lopes, você está me decepcionando. Você conta todo o enredo, põe textos, conta outras historinhas e tals. Aí a pessoa vai lendo tudo acompanhando, chega no final você simplesmente diz:
    CONCLUSÃO – é falso.

    Cara, cadê as provas disso? Você não falou nada, não trabalhou a situação como nos outros casos. Parece que você simplesmente disse: “ah chega dessa porra, é falso e pronto”

  27. Marcos disse:

    Sinceramente? Me pareceu real, na segunda cena do muro, é impossível ele atuar fisicamente tão bem. Notem como ele tenta se segurar no muro e sua mão é arrastada…
    Ele teria que ter uma concentração absurda pra fingir que está sendo puxado pela perna direita, ao mesmo tempo que finge tentar se equilibrar com a direita…
    E finge tentar se segurar com a mão no muro que é arrastada fortemente.

    O.o Assustador.
    Tive muitos casos sobrenaturais na minha infância, mas não algo tão forte e concreto quanto puxões desse nível.
    Acho que vocês foram precipitados nessa, avaliem de novo.

    • Gilmar Lopes disse:

      @Marcos:Muitas pessoas teorizaram a respeito, falaram sobre possíveis fenomenos paranormais, etc… Acontece que, depois que o garoto foi desmascarado (como podemos ver no ultimo vídeo), nunca mais apareceu nenhum video novo dele. Ou o "fantasma" resolveu deixá-lo em paz ou ele resolveu parar de enganar as pessoas!

  28. André. disse:

    Fato, algo muito estranho acontece no vídeo, não parece farsa e também não parece que o garoto quer atenção da Mãe. Vou dar minha possível explicação.

    O primeiro vídeo.

    Arrastado com cadeira – Percebe-se claramente que seus joelhos estão flexionados e seus pés abaixo da cadeira, mas não parece haver impulso, eu fiz alguns testes para ter a prova real que suspeitava, no primeiro dei impulso com a cadeira deixando minha posição e pés da forma que ele estava, gravei também com um garoto de 10 anos fazendo o mesmo, o garoto é magro igual ao do vídeo, obtive os seguintes resultados, primeiro ao impulsionar a cadeira fica muito visível o impulso por mais que eu queira disfarça-lo, meu tronco se move de tal forma que não dá para disfarçar a força aplicada para o deslocamento da cadeira, a distância que o garoto do vídeo se move é muito difícil de ser percorrida com um impulso discreto. Outro ponto, ao dar impulso pela frente da cadeira, a cadeira se move de forma que a tração vem da frente e no vídeo mostra claramente que a cadeira é puxada pelas pernas traseiras, se fosse puxada pelas costas ela viraria, se impulsionada pela frente ela também poderia virar dependendo da força do impulso, repare que e a parte do tronco do menino não segue ereta junto as costas da cadeira no deslocamento, pois se ele tive impulsionado o tronco iria junto com as costas da cadeira, o tronco do menino é jogado para frente provando dessa forma que a cadeira foi puxada pela parte traseira, atente também no movimento das pernas do garoto, se ele desse impulso inevitavelmente as pernas viriam para a frente, repare que as pernas são deslocadas como num movimento de um puxão, elas sobem lateralmente como se fosse puxado de surpresa, coisa que se ele desse impulso não daria, também porque os pés da cadeira não permitiram o deslocamento lateral seguido de uma tração para um pulso retrocesso ao deslocamento do corpo.

    Arrasto rente a parede – Esse é bem impressionante, repare pausando o vídeo que a perna direita do garoto que fica no chão não se move na forma de um impulso, pelo contrário ela é deslocada de surpresa junto com o puxão tomado na perna esquerda. Também tentei copiar o deslocamento e sugiro que vc também tente, é impossível, nem um mágico faria tal façanha, pois nesse caso ficaria claro o deslocamento, pois vc precisaria também da força do tronco e flexão de pernas, coisa que o vídeo mostra que não acontece, repare também no final do puxão das pernas a sombra da perna dele, não tem nada o puxando, pois se tivesse também faria sombra, repare mais uma vez na forma que o corpo se desloca, provando que é puxada e não um impulso.

    Na verdade essas provas são básicas de física não precisa ser um gênio para perceber, então atentem bem que é realmente inegável.

    No vídeo dois que temos o Pastor junto, repare que mais uma vez que o deslocamento das pernas é de uma puxada, só que tem uma coisa estranha, dessa vez não tem muita força, pois creio que como estamos lidando com algo realmente fora do comum, creio que a diminuição de força se deve ao fato do pastor estar presente, mas os puxões são fatos e completamente diferente de um impulso.

    Repare em qualquer puxão na perna do garoto algo interessante, a firmeza com que a perna puxada se desloca, subindo pouco como alguém estivesse à levantando e puxando para trás como se realmente fosse alguém puxando, é perfeito.

    Faço os testes tente copiar como se fosse um fake produzido por você, depois peça para alguém te puxar de surpresa numa cadeira pegando pelos pés traseiros da cadeira, depois peça para a pessoa se curvar pegar sua perna e puxar para trás.

    Eu sempre procurei vídeos no gênero e sempre achei fakes, esse foi o único que realmente me impressionou pela realidade.

    Na minha opinião concluindo com bases físicas e testes, o vídeo é real.

    • Fellipe disse:

      Apesar de ter sido primeiramente convencido pela tese do site, seu comentário me pôs em dúvida novamente. Me senti obrigado a realizar sua sugestão, e constatei que realmente há bastante razão na sua tese. Talvez só não estejamos preparados pra saber o que realmente estamos enfrentando…

  29. Lucas disse:

    sinceramente dessa vez o e-farsa não me convenceu
    Vcs tem que falar por que é falso, pra mim vc esta impondo sua opinião, dessa vez vcs decepcionaram

  30. Luis disse:

    Farsa virou o e-farsas, com esse argumento, eheheheheh

    • Gilmar Lopes disse:

      Por que? Não entendi o seu comentário!

      • André disse:

        Gilmar, Leia meu comentário acima e analise bem as coisas…

        Você, ainda acha o que e-farsas ta certo?

        Mais uma vez o e-farsas pondo o seu Ceticismo acima do bom senso.

        Po, é mais digno assumir que o e-farsas não chegou nem perto da verdade do que ficar com medo dela.

  31. Marcos disse:

    O comentário do André provou mais que o vídeo é real do que a sua “análise” de que é falso. Se não tem argumentos tenha, pelo menos, a humildade de ser imparcial.

    • Gilmar Lopes disse:

      Não há provas de que o vídeo seja real! O garoto está claramente encenando a situação.
      A pergunta que fica é: por que não houve mais nenhuma “manifestação” depois que o segundo vídeo foi divulgado?

      • Marcos disse:

        Vamos começar com a sua explicação do por quê que tem que ocorrer mais de uma vez para ser verídico. Isso põe em cheque todas as outras análises feitas aqui -que se apropriaram de apenas uma ocorrência para dizer se um determinado ocorrido é verdadeiro ou não.

        • Gilmar Lopes disse:

          Não sei se me expressei corretamente, mas não foi isso que eu disse. O que tentei explicar é que o menino fingia que estava sendo assombrado por um fantasma somente para conseguir a atenção da mãe. Se isso foi intencional ou não, nunca saberemos… Acontece que, depois que foi mostrado que era ele mesmo quem fazia os “fenômenos”, não houve mais nenhuma “manifestação”. Pode dar uma procurada na web e ver que o menino nunca mais foi molestado pelo fantasma.
          Por que será?
          Será que o fantasma parou depois que percebeu que o caso ficou famoso?
          Vamos supor que o fantasma seja real, o que será que ele estava querendo fazer assustando o garoto?

          • Marcos disse:

            É muito simples dizer que o menino só queria chamar atenção da mãe, qualquer pessoa poderia afirmar isso. Falta o embasamento técnico para confirmar que as imagens do vídeo são fraudadas. Ou seja, falta aquilo que seria o propósito da postagem a princípio.

            Obs.: Sou um leitor assíduo do E-Farsas há anos. Essa é a única abordagem que me deixou realmente decepcionado. Certas circunstâncias merecem o benefício da dúvida, caso contrário, o negacionismo deixa esse projeto no mínimo tendencioso.

          • Miguel disse:

            Gilmar, talvez não haja mais registros de manifestações contra o garoto, mas pode ser que ainda estejam ocorrendo. Não é verdade?

          • Gilmar Lopes disse:

            Se continuassem ocorrendo, com certeza, a TV iria explorar ao máximo essa história!

          • André disse:

            Gilmar, não existe nenhuma prova que ele estava simulando o ataque, como não vimos uma mão ou qualquer coisa visível o puxando, com base nisso nos baseamos nas suposições e análises, sua análise sobre o ocorrido tem falhas, não quero parecer arrogante dizendo isso, mas realmente tem muitas falhas, repare nas reações emocionais do garoto e repare na “Física” por trás do que você chama de simulação por parte do garoto, são coisas impossíveis de uma criança ou qualquer um realizar (vide meu primeiro comentários), se o garoto conseguisse realizar tais façanhas ele pode se candidatar a “ilusionista do ano”, mas na verdade estamos falando de uma criança humilde, para fazer aquelas encenações ele teria que ter treinado muito, não acha que seus Pais teriam visto? Não acha que se fosse encenação do garoto os Pais teriam percebido antes? E com certeza se tivessem alguma desconfiança que aquilo poderia ser farsa do garoto, não teriam se exposto e chamado um canal de televisão para registrar o fato, assim como depois chamaram o pastor e digo mais, as manifestações só pararam depois do último vídeo que é o vídeo que pastor desfaz o problema do garoto, ao que me lembre foi assim que terminaram as manifestações no garoto e não porque a farsa foi descoberta, essas são as suas palavras.

          • André disse:

            Gilmar, seu trabalho no e-farsas é muito bom, em quase todos os casos vocês fazem um excelente trabalho, mas acho que nesse caso você deveria rever sua análise inclusive em outras análises sobre espíritos e coisas ligadas a religião, pois fica a impressão que vocês estão mais afim de combater do que de procurar a verdade com imparcialidade. Gilmar, mais uma vez parabéns pelo seu trabalho no e-farsas, mas minha sincera opinião é que você ou vocês podem ser mais imparciais, abraço a todos e obrigado pelo nível da conversa.

Deixe uma resposta

Mais Populares de 2014

Criança prevê tragédia durante a Copa no Brasil e morre em seguida!

Texto conta a triste história de uma criança que teria ...

Neymar fingiu lesão depois de vender a Copa para a Fifa?

Sites mostram que um sósia do jogador da seleção brasileira ...

As urnas eletrônicas brasileiras são 100% seguras?

É verdade que as urnas eletrônicas são totalmente à prova de ...

6 Notícias falsas publicadas pela TV Revolta

A TV Revolta, uma das maiores fanpages do Facebook, publica ...

É verdade que Jucelino da Luz previu a morte de Eduardo Campos?

Cópia de uma carta espalhada pela web mostra que vidente ...