Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Hackers estão espalhando vírus no WhatsApp através de gifs animados?

Falso

Hackers estão espalhando vírus no WhatsApp através de gifs animados?

Será verdadeiro o alerta que teria sido emitido pela China of Shanghai International News sobre o perigo de se desejar bom-dia com GIFs animados no WhatsApp?

A notícia não é muito recente, mas voltou a se espalhar novamente no final de outubro de 2017. De acordo com o texto espalhado através de grupos do WhatsApp, a China of Shanghai International News teria enviado um alerta para todos os seus assinantes que evitem enviar “bons dias”, “boas tardes” e “boas noites” juntamente com imagens animadas para os contatos no aplicativo de mensagens instantâneas!

Segundo o aviso, os especialistas teriam descoberto que hackers chineses teriam projetado imagens em movimento com códigos de vírus embutidos nelas. Quando os usuários enviam e recebem tais imagens contaminadas, os hackers conseguem ter acesso ao aparelho da vítima e roubar todos os seus dados pessoais.

O texto ainda alerta que mais de 500 mil vítimas de fraude já teriam sido enganadas.

Será que isso é verdade ou mais uma mentira da web?

Verdade ou farsa?

Como já dissemos lá no começo desse artigo, esse alerta não é novo. Encontramos versões dessa mesma história em outros idiomas circulando desde maio de 2017!

Ou seja, mesmo que o texto espalhado por aí afirme que o tal aviso tenha sido emitido hoje, não quer dizer que ele tenha sido emitido “hoje”. Como ele não é datado, vamos voltar a ver essa mesma história circulando de tempos em tempos…

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Texto do alerta espalhado pelo WhatsApp!

Outro detalhe importante é que não existe a China of Shanghai International News. Portanto, seria impossível essa empresa ter dado tal alerta!

Apesar de ser possível se injetar códigos maliciosos em imagens GIF, não encontramos nenhum relato de infecção de dispositivos móveis através de uma possível infecção por meio do WhatsApp. Em março de 2017, a empresa de segurança digital Check Point Security divulgou um estudo revelando que era possível invadir o computador de um usuário do WhatsApp e do Telegram apenas com o envio de uma imagem modificada.

Trecho do código que foi inserido na imagem de teste! (reprodução/Check Point Security)

O ataque só funcionava quando o usuário usava esses dois mensageiros instantâneos na versão para a web, no computador. Mesmo assim, a invasão só era possível se a vítima abrisse a imagem em outra janela.

Na época, a empresa notificou os desenvolvedores das duas empresas, que já solucionaram (ou afirmaram terem solucionado) essas vulnerabilidades.   

Conclusão

O alerta é falso! A única coisa “boa” nele é a parte que pede para que você pare de ficar enviando mensagens de “bom-dia” para todos os grupos do WhatsApp, porque isso, sim, é chato pra caramba! 🙂

Continue lendo
6 Comentários

6 Comments

  1. bolacha

    26 de outubro de 2017 em 9:12

    Dá pra botarem vírus ou qualquer coisa na área de comentário do gif ou qualquer imagem que permite comentário, o problema é executar o código pois o aplicativo exibe aquela área como texto plano. Os anti-vírus detectam e apagam.

    Além de ser crime a pessoa espalhar vírus, dá pra se livrar daquela tia xarope denunciando pra policia, vai passar 5 anos no xilindró pra aprender a não ser chata.

  2. Evandro

    26 de outubro de 2017 em 9:42

    “O alerta é falso! A única coisa “boa” nele é a parte que pede para que você pare de ficar enviando mensagens de “bom-dia” para todos os grupos do WhatsApp, porque isso, sim, é chato pra caramba! 🙂 ”

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK é a primeira vez que espero que um boato falso (parte dele) se espalhe!

  3. mario silva

    11 de abril de 2018 em 10:32

    kkkkkkkkk cada coisa em,acho que o povo nao aguenta mais essas correntes no whats,e o pior que viraliza muito kkk

  4. Ivanildo

    21 de julho de 2018 em 23:51

    O pior é que esses falsos alertas conseguem alcançar milhões de pessoas rapidinho.

  5. Cida Marino

    30 de janeiro de 2019 em 8:24

    Eu tbm kkkkk tenho amigos que mandam no grupo e depois mandam o mesmo post fora do grupo aff… ngm merece, ficando assim o mesmo post duas vezes…..

  6. Rosinha

    5 de fevereiro de 2019 em 5:35

    Eu penso que, se o grupo não for de trabalho, não há nada de mal em se enviar um bom dia, os mal amados e mal humorados que vão passear, ninguém vai ficar chateado por isso. Eu só abro o que me interessa e ponto. Bom dia a todos! Kkkkk

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo