Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Imagens de satélite mostram o dramático derretimento do gelo na Groenlândia?

Falso

Imagens de satélite mostram o dramático derretimento do gelo na Groenlândia?

Imagens de satélite mostram o dramático derretimento do gelo na Groenlândia?

No início de dezembro de 2019, uma determinada conta no Twitter começou a disseminar um comparativo envolvendo supostas imagens de satélite da Groenlândia. A conta pertence a uma celebridade norte-americana, alegadamente jornalista e que atualmente dirige a própria firma dedicada a relações públicas, chamada Sharika Soal. Já o comparativo mostrava o suposto e dramático derretimento do gelo, na Groenlândia, entre as estações do verão e do inverno, ou seja, em menos de um ano.

Confira abaixo o tuíte:

Tuíte da usuária Sharika Soal.

Entretanto, será que esse comparativo é mesmo verdadeiro? A Groenlândia está derretendo de forma tão dramática quanto apresentado nas imagens? Descubra a verdade agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! As imagens não passam de frames de uma animação 3D chamada “Greenland Ice Cap Melting Global Warming“. O material foi produzido por um estúdio chamado “CG4TV”, que trabalha há mais de duas décadas nesse segmento. Segundo Janne Ahlberg, responsável pelo perfil @hoaxeye, no Twitter, a animação teria sido produzida por volta de 2010.

Na descrição da animação não consta que as imagens, geradas por computador, são baseadas em fotos ou dados reais, e nem mesmo é informado qualquer período de tempo. Na verdade, a intenção da animação 3D foi apenas vislumbrar o destino que a Groenlândia terá devido ao aquecimento global. Portanto, tratava-se tão somente de uma espécie de previsão, que poderá ou não se concretizar. Infelizmente, no entanto, a perspectiva continua sendo caótica.

Confira o vídeo abaixo:

Qual o Estado Atual de Derretimento do Gelo da Groenlândia?

Qualquer pessoa pode conferir o fluxo de derretimento do gelo da Groenlândia, principalmente durante o verão, no Hemisfério Norte, através do site do Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo (NSIDC), que por sua vez trata-se de um centro de informação norte-americano, que apoia a investigação polar e criosférica.

O NSIDC arquiva e distribui informação digital e analógica sobre neve e gelo e mantém também dados sobre cobertura de neve, avalanchas, glaciares, mantos de gelo, gelo de água-doce, gelo marinho, gelo sobre terra, pergelissolo, gelo atmosférico, paleo-glaciologia e amostras de gelo.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Por exemplo, o derretimento do gelo em 2019, principalmente durante o verão, foi bem superior a média registrada entre os anos de 1981 e 2010:

Imagens mostrando o derretimento de gelo na Groenlândia no dia 17 de novembro de 2019 (à esquerda) e a quantidade de dias em que o gelo derreteu no período entre 1º de janeiro e 17 de novembro de 2019.

O derretimento do gelo em 2019, principalmente durante o verão, foi bem superior a média registrada entre os anos de 1981 e 2010.

Entretanto, notem como a cobertura do gelo da Groenlândia, durante o verão de 2019, foi visualmente muito diferente daquela que vimos na animação anterior:

Conclusão

Falso! As imagens não passam de frames de uma animação 3D chamada “Greenland Ice Cap Melting Global Warming“, ou seja, trata-se tão somente de computação gráfica! O vídeo não reflete a realidade atual ou anterior da cobertura de gelo da Groenlândia entre o verão e inverno no Hemisfério Norte.

De acordo com o site “CG4TV”, a intenção da animação 3D foi apenas vislumbrar o destino que a Groenlândia terá devido ao aquecimento global. Assim sendo, estamos diante de uma espécie de previsão, que pode ou não vir a acontecer. De qualquer forma, esse artigo não pode e nem deve servir como pretexto ou base negacionista do chamado aquecimento global, visto que este não é o foco do material aqui apresentado.

Continue lendo
13 Comentários

13 Comments

  1. José junior

    5 de dezembro de 2019 em 21:01

    Parabéns! Pode não parecer mas todos do E-Farsas no futuro serão lembrados como ídolos da verdade. abçss a toda equipe e em especial Marcos Faustino.

    • Marco Faustino

      6 de dezembro de 2019 em 18:47

      Agradeço pelo reconhecimento, José! Fico feliz que esteja acompanhando o nosso trabalho! 😀

  2. Adyr Sebastião Ferreira

    6 de dezembro de 2019 em 8:00

    Oportuno e excelente esclarecimento do vídeo sobre o degelo na Groenlândia, que não mostra a realidade atual, e sim que pode (ou não) acontecer. Como sempre a pesquisa da equipe de Marcos Faustino é contundente e exata, pois, segundo melhores pesquisas estamos nas imediações, ainda futuras, de um esfriamento global (processo longo e paulatino), mas que também é aleatório.

  3. Pedro Lucio Ribeiro

    6 de dezembro de 2019 em 10:00

    Não acredito que o Aquecimento Global é causado por ação humana. Tampouco, que a Terra é plana. Cientistas do IPCC são políticos. Outros, que estudam Geologia, Astronomia, Glaciologia, por exemplo, alertam para a influência dos raios do Sol e dos raios cósmicos na temperatura terrestre. O mais incrível é o estudo da “mudança dos polos da Terra”. Então, é só “dar um Google” e perguntar para o Gilmar se é “verdadeiro ou falso”, Fato ou Fake… :-))

    • Doutor Nozelo

      6 de dezembro de 2019 em 10:30

      Não acredito que (…)
      Crenças são irrelevantes.

  4. ONGS BOTAFOGO

    6 de dezembro de 2019 em 10:32

    A foto pode ser falsa, mas esse calor que estamos vivendo em 2019 no brasil é sem dúvida o reflexo dessa ideologia da ditadura petista que durou 16 anos nesse país. Venderam todas as riquezas naturais do país para comprar triplex e erva pros maconheiros não conseguirem pensar direito e defenderem esse merda, e só recebemos dejetos dos outros países, destruindo o ecossistema e resultando nas queimadas absurdas desse ano, que já foram COMPROVADAS terem sido feitas por ongs petistas. Uma vergonha esse país. Em breve brasil estará igual a foto da “suposta” groenlândia, com a exceção que não dará pra ver nada por conta da fumaça exalada pela “verdinha” desses pão com mortadela.

    • Jaime

      6 de dezembro de 2019 em 15:43

      Fontes?

      • Listador de fontes

        7 de dezembro de 2019 em 8:30

        Arial, 12.
        Vozes da Cabeça.
        Zapzap da Tia.
        Bellagio, Trevi e Tivoli.

    • Muuu

      6 de dezembro de 2019 em 15:55

      Mimimi, chora mais, gadominion.

    • ZapZap

      6 de dezembro de 2019 em 15:56

      “que já foram COMPROVADAS terem sido feitas por ongs petistas.”
      Fonte: EU

    • Victor Henrique Gonçalves

      7 de dezembro de 2019 em 21:00

      Muuuuuuuu!

    • Wagner

      8 de dezembro de 2019 em 8:26

      Interessante que até o degelo da Groenlândia termina no triplex do Lula 😂

    • Alexandre

      19 de dezembro de 2019 em 7:26

      As queimadas são na verdade milhões de becks queimando e o calor é fruto de tanta erva em brasa.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo