today-is-a-good-day
24.8 C
São Paulo
quarta-feira, abril 24, 2024

Jogador Evan Longoria salva reporter de levar uma bolada no baseball

- Publicidade -

Incrível reflexo do jogador de baseball, Evan Longoria, salva repórter de tomar uma bolada mortal na cara.

Na segunda quinzena de maio de 2011, o vídeo que mostra a ação heróica e rápida de Longoria deu o que falar na web. No Youtube, o filme alcançou mais de 4 milhões de visualizações em menos de 15 dias!

Dando uma entrevista a um programa de TV, de costas para o rebatedor, Evan nota (sabe-se lá como) que uma bola está vindo em sua direção e que ela (a bola) atingiria em cheio a repórter.

Num ato incrivelmente rápido, Longoria pega a bola em pleno ar, salvando a integridade física da moça!

Assista ao vídeo clicando abaixo:

Muita gente achou que o vídeo era falso! E… estavam certos!

O vídeo é falso!

Em primeiro lugar, ninguém conhece a tal repórter. A qual emissora ela pertence?

- Publicidade -

Não há nenhum logo ou marca que determine para qual emissora a entrevistadora esteja trabalhando.

Não foi encontrado nenhum outro trecho da entrevista. Apenas essa.

Os comentários nos vários fóruns e blogs que o E-farsas visitou estavam divididos sobre o fato da bola ter feito uma curva estranha como aquela. A verdade é que o trajeto percorrido pela bola é perfeitamente possível.

A bola pode ou não ter sido colocada lá digitalmente. Particularmente, acredito que a bola não estava lá na hora da gravação e só foi adicionada depois, na edição, e com ajuda de computação gráfica.

Em entrevista aqui e aqui, Evan Longoria – que é jogador do Tampa Bay Rays –disse que não houve montagem no filme. Segundo ele, “apenas aconteceu”!

Na verdade, o vídeo é um comercial para a Gillette. Evan Longoria é patrocinado pela empresa!

Note que a marca da empresa aparece o tempo todo, ao fundo, durante a entrevista. Só percebemos depois de prestarmos bastante atenção.

Evan Longoria e o viral para a Gillette
Evan Longoria e o viral para a Gillette. Note que a marca fica visível o tempo todo!

Esse tipo de propaganda é chamada de marketing viral. Geralmente, é um vídeo com alguma coisa que chama tanta a atenção e é repassado a muitas pessoas em pouquíssimo tempo. Como se fosse um tipo de vírus.

Muitas vezes, a marca quase não aparece, mas se prestarmos muita atenção podemos nota-la!

Ao recomendar um vídeo desse tipo para alguém, na verdade, está se fazendo uma propaganda para a empresa. No caso da Gillette, ela ganhou 4 milhões de espectadores assim, quase de graça!

O negócio foi filmado no campo McKechnie em Bradenton – sede de um time chamado Pirates e, segundo Longoria, apenas alguns minutos foram necessários para gravar o comercial.

Os funcionários que estavam em serviço no momento das gravações nem sabiam o que estava rolando. Trevor Gooby, diretor de operações do Pirates na Flórida, disse que tem certeza de que os cartazes com o logotipo da Gillette não estavam lá e, com certeza, foram adicionados posteriormente.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

16 COMENTÁRIOS

  1. Muito boa a investigação.

    Só que na minha opinião, vocês não deviam colocar o status “verdadeiro, falso” logo no começo da matéria, pois gosto de ler, assistir os vídeos e investigar junto, e às vezes acabo vendo o status sem querer.

    Mesmo assim, parabéns por mais esse trabalho.

  2. Concordo com o alexandre. É sempre bom ler o texo, ver os videos ou imagens pra depois saber se é verdadeiro ou falso a reportagem. Colocando esse status no começo, acaba um pouco com o “misterio” da reportagem.

    Parabéns pelo trabalho e continuem assim! xD

  3. Da pra ver claramente quando o cara rebate a bola, que ela (a bola) vai reto lá atrás! Da pra ver nitidamente mesmo, demora um meio segundo (Sei lá) pra aparecer a bola vindo em direção a reporter! Chega a ser até mal feito!

    • Mais mal feito eh o fato da bola “sumir” atrás da aba do boné dele e logo dpois aparecer nas mãos do sujeito. Vídeo legal ateh, deve ter feito o papel dele, se tornando viral.

  4. Haha montagem pura em camera lenta da pra ver a bolinha indo reto e nao fazendo essa curva e se repararem bem a bolinha real passa pelo lado direito do video ao lado do braço dele.

  5. Percebi uma coisa que talvez ninguém tenha notado. Uma bola arremessada em velocidade não pode gerar uma imagem estática ANTES de ser rebatida. Se colocar o vídeo em camera lenta, perceberão que ANTES do jogador bater na bola ela aparece do nada na frente do bastão dele, como se já tivesse ali parada.

  6. Como o esporte não é popular no Brasil acredito
    que muitos nunca pegaram numa bolinha de baseball.

    Bom, eu sou fã desse esporte acompanho os jogos e tenho a luva do arremessador e uma bola. acreditem
    a bola não é leve como a de tênis, é dura como um bloco de cimento/madeira. Seria impossivel o cara pegar a bola sem arrebentar com a mão. esse é um dos motivos do uso daquela luva enorme.

  7. percebi o mesmo que os outros leitores,e o estranho mesmo é a partir dos 17s do video,quando ele devolve a bola,depois dos 15s ele ainda estava com a bola na mão,aos 16s ele jogou devolta,mas não vemos nada da bola voando,e derrepente ela aparece subindo direto na mão do outro jogador à direita!

  8. As explicações para falsear o vídeo foram apresentadas aqui de forma ridícula, ou devo dizer incompletas:

    O site americano “politifact.com” fez uma avaliação detalhada sobre o caso, destacando os ponto e explicando-os, pois não vale apenas dizer:

    “…ninguém conhece a tal repórter”, “nenhum logo ou marca que determine para qual emissora”, “…outro trecho da entrevista” – pois para justificar basta dizer que a repórter estava de fato filmando para um comercial da Gillet, e o fato aconteceu nesse momento. Então não foi uma reporter de TV, nem uma entrevista para qualquer canal de TV, mas uma reportagem para um comercial (privado), e o que aconteceu, aconteceu nesse momento.

    “A marca da Gillet aparece lá em cima”. Todo estádio tem propagandas, mas independente disso, um porta-voz da Gillet (Michael Norton), disse que, por o filme ter sido filmado PELO (funcionário da Gillet) e PARA a Gillet, eles se deram o direito de acrescentar depois APENAS o slogan da Gillet. Michael Norton acrescentou ainda que sobre ser falso ou verdadeiro, preferiria deixar o caso em mistério.

    O vídeo pode ser falso, mas a argumentação utilizada AQUI para falsear o vídeo é pobre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui