Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

José Sarney votou mesmo em Aécio Neves?

Política

José Sarney votou mesmo em Aécio Neves?

Vídeo mostra em uma ampliação que o Senador José Sarney teria votado no candidato Aécio Neves. Será que isso é verdade mesmo? Veja o que descobrimos!

No dia 26 de outubro de 2014, uma reportagem da TV Amapá – afiliada da Rede Globo de Televisão – mostrou o Senador José Sarney dentro da seção eleitoral onde ele vota desde que transferiu seu título do Maranhão para o estado.

O que chama a atenção na matéria é que, apesar de estar usando um adesivo da candidata do PT, José Sarney é “flagrado” digitando os números 4 e 5 e, logo em seguida, confirmando o seu voto. O senador parece ter votado em Aécio Neves!

O vídeo com a quebra de sigilo do Senador foi publicado no Youtube em diversas contas, alcançando centenas de milhares de visualizações em pouco tempo. Mas será isso é verdade?

Assista ao vídeo abaixo e veja o que descobrimos:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/KmCR-SGvVJo” frameborder=”0″ allowfullscreen] 

Verdadeiro ou falso?

Apesar da assessoria de Sarney ter afirmado à imprensa que o vídeo é falso, podemos ver que o ex-presidente da República parece ter realmente votado no 45. Um dos fortes aliados do PT e de Dilma Rousseff, Sarney dá a entender que irá apertar o botão 1, mas acaba digitando os números 4 e 5 e clica em “Confirma”, dando seu voto ao candidato do PSDB.

Alguns jornais ainda questionam se o homem que aparece na cena ampliada seria mesmo o senador ou se seria alguém com um terno parecido com a do político. Para tirar essa dúvida, ampliamos o momento do voto do senador sem cortar a cena. Compare:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/BfkjHSiujZQ” frameborder=”0″ allowfullscreen] 

Infelizmente, a reportagem original (com uma qualidade superior) não está mais disponível no site da TV Amapá…

Ampliando um pouco mais as imagens podemos ver nitidamente que o aliado do Governo digitou o número 4 e o número 5 e, depois que a urna eletrônica exibiu a foto do candidato do PSBD, José Sarney aperta o “Confirma”:

sarney_vota_45

Terno usado no dia das eleições

Alguns leitores do E-farsas sugeriram que essa reportagem estaria mostrando a votação do senador no dia 05 de outubro e que ele teria votado no candidato Aécio Neves para evitar que a candidata Marina Silva passasse para o segundo turno. No entanto, de acordo com uma matéria publicada no Portal G1 (da Rede Globo), José Sarney foi votar no primeiro turno usando um terno preto e, no segundo turno, com um terno claro.

Conclusão

Todas as provas levam a crer que José Sarney acabou votando no candidato Aécio Neves no segundo turno.

Continue lendo
13 Comentários

13 Comments

  1. Alexandre Aguiar

    31 de outubro de 2014 em 8:02

    O que é mais estranho é como que alguém tem o seu sigilo de voto quebrado? Isso não é contra a lei?

  2. Lucho

    31 de outubro de 2014 em 8:18

    Que parte do “o voto é secreto” o pessoal insiste em não entender?

    Já teve gente estúpida que se fudeu e foi presa (merecidamente) por filmar o voto ou então por fazer uma selfie com a urna.

  3. Marcos+A.

    31 de outubro de 2014 em 12:05

    Se nem os aliados mais aguentam… kkk

  4. Áurea Simões

    31 de outubro de 2014 em 15:39

    Boa tarde.

    Não acredito muito nisso. Um homem público como ele não se deixaria filmar no momento do voto dessa forma. Sem contar que mesmo se ele permitisse isso, nas cabines de votação são proibidos câmeras, celulares, etc etc. Na verdade, nem mesmo os mesários podem chegar assim tão perto da urna quando alguém está votando. Tudo isso [e muito suspeito. Mas se ele votou no Aécio mesmo, eu agradeço. Não foi dessa vez, que sabe daqui há quatro anos?

  5. Fanuel Mota

    31 de outubro de 2014 em 15:55

    É que quando se digita 45 a urna registra 13.
    Sarney sabia do macete kkkkkkk

  6. Giu

    31 de outubro de 2014 em 18:39

    Sarney, velho mentiroso do karalho.Qual é sua seu filho da p. quer fuder a gente?

  7. Pedro Rocha

    3 de novembro de 2014 em 12:14

    Fui presidente de seção nas duas últimas eleições e digo uma coisa: essa urna está pessimamente posicionada na sala.

    Sempre que trabalhei em eleições, colocava a urna no canto da sala e contra a parede, conforme o padrão exemplificado pelo TSE e como seguido nessa seção: http://s2.glbimg.com/xp44wEmxY1-KkkyjkehlO3grcAlEdiHk-M4DjYkluI1Ioz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/06/12/eleicoes_presidio_300x225.gif

  8. marcelo

    16 de novembro de 2014 em 15:07

    Qual o problema de votar no 45? Não pode? kkkkkkkk…A página parece petista se incomodando com isso, eu dou tanta risada, e depois diz ser ”imparcial” passa o tempo todo ”desmascarando” boatos contra o PT, contra outros partidos pouco se manifestou. Tambem, hospedada no R7 que adora puxar o saco do PT, kkk… o que se pode esperar? Nem o Sarney suporta mais o PT, só mesmo os que devem ganhar algum $$$$ com eles !!

    • Gilmar Lopes

      17 de novembro de 2014 em 9:08

      O engraçado disso tudo é que o Sarney é aliado do PT e acabou votando no 45. E o pior é que ele negou várias vezes que tinha feito isso, dizendo que isso era uma mentira criada pela oposição, “um jogo sujo”, disse ele.
      Poucos dias depois que provamos que ele havia votado mesmo no Aécio, ele não teve como negar e confirmou que votou no 45 em homenagem ao avô de Aécio Neves.

  9. elton

    17 de novembro de 2014 em 9:40

    Não dá pra confiar em ninguém mesmo. Sacanagem.

  10. Nuno Figueiredo

    7 de maio de 2015 em 22:03

    Vi alguns comentários… tão cretinos!
    Primeiro, o voto é secreto, sim mas eu não preciso esconder o meu, então o sujeito que disse que uma pessoa ia merecidamente presa por fazer um selfie é ridiculo. O voto e dela e ela faz o que quer.
    Segundo: se a pessoa não quis esconder o seu voto, não pode processar ninguém, porque existe um artigo na constituição que diz que todos têm direito à informação.
    Bah, nem eles aguentam mais o PT. KKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkk

  11. Camilo

    30 de outubro de 2016 em 11:33

    Queria muito ver como foi o voto do Sarney agora em 2016. (não O VOTO EM SI, mas as atitudes do presidente, se ficou ressabiado com câmeras etc). Alguém tem vídeo?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo