Fraude em urna eletrônica dá 400 votos para Dilma!

Share Button

Mesário de Campina Grande publica no Facebook foto provando que a urna de sua seção já estava com 400 votos a favor do PT antes do início das eleições! Será?

No dia 26 de outubro de 2014, quando ocorreu o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, uma denúncia grave foi publicada no Facebook pelo mesário Ricardo Santiago de Campina Grande (PB).

A foto publicada pelo mesário mostra o que parece ser a impressão do relatório de zerésima da urna eletrônica de sua seção, que já exibia a quantidade inicial de 400 votos totalizados para Dilma e “zero” para o candidato Aécio Neves.

A imagem com a denúncia foi compartilhada milhares de vezes nas redes sociais juntamente com inúmeros comentários repudiando o sistema eleitoral, que teria sido facilmente burlado.

O boletim da urna fotografado por Ricardo Santiago apresenta o número 16589 e o código de identificação 725.847.686.947.768.967.103.448.

Será que isso é verdade?

Mesário teria descoberto fraude em urna eletrônica! Verdade ou farsa?

Mesário teria descoberto fraude em urna eletrônica! Verdade ou farsa? 

Verdadeiro ou falso?

Já falamos aqui no E-farsas que as urnas eletrônicas não são 100% seguras, mas para conseguir fraudar uma urna seria preciso da ajuda de muita gente (que vigia todo o processo eleitoral). No caso dessa suposta denúncia, podemos afirmar com certeza de que se trata de farsa!

Em primeiro lugar, não conseguimos localizar o usuário Ricardo Santiago no Facebook. Claro que existem homônimos na rede social, mas nenhum de Campina Grande.

O mesário, ao detectar alguma irregularidade na urna, deve avisar imediatamente o presidente da seção que aciona o diretor do local de votação e a urna é substituída ou impugnada, conforme o caso. Além disso, os fiscais de partido ficam de olho em tudo (sim, eles são paranoicos!).

Outro detalhe que chama a atenção é o fato do denunciante não ter mostrado a seção e a zona eleitoral de onde o boletim supostamente teria sido impresso. Além disso, há apenas uma foto da “prova” do crime!

Analisando a foto do impresso, podemos notar que a numeração correspondente à votação do Aécio Neves possui somente um dígito. Os demais campos numéricos possuem 4 dígitos.

O código de identificação de carga

O código 725.847.686.947.766.967.103.448 mostrado no papel impresso evidencia ainda mais a farsa, pois através desse número é possível rastrear a origem da tal urna.

Conforme especificado na Resolução 23.999 do Tribunal Superior Eleitoral, o Código de Identificação de Carga é criado no momento de configuração da Urna Eletrônica para uma determinada seção e não se repete. Caso a uma mesma urna fosse configurada novamente para ser usada em outra seção, o código já não seria mais o mesmo.

Lembrando que esse código único fica armazenado no banco de dados dos TREs, que só recebem os resultados das votações de urnas que apresentarem esse código. Essa chave é tão específica para cada urna que se o mesmo equipamento fosse configurado algumas horas antes (ou depois), seu código já seria outro!

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

Para evitar fraudes, o TSE disponibiliza antes das eleições uma página com todos os códigos de carga de todas as suas urnas. Em 2014, o link é esse:

Você pode ir procurando o código em todos os links, mas para facilitar a sua vida, o link correto que estamos procurando é esse aqui:

http://agencia.tse.jus.br/estatistica/sead/eleicoes/eleicoes2014/correspesp/cesp_2t_RJ_25102014153251.zip

Ao descompactar o arquivo, podemos ver que ele vem com dois documentos de texto com o mesmo teor com as mesmas informações, além de um arquivo PDF com as instruções de uso.

Na linha 27.013 de qualquer um dos dois arquivos de texto, encontramos o seguinte:

“25/10/2014″;”15:32:31″;”158″;”RJ”;”60011″;”RIO DE JANEIRO”; “252“;”93“;”1413860″;”725847686947766967103448“;”A875FD07″;”25/09/2014 08:47:00”

Explicando que os campos em negrito da linha 27.013 se referem à Zona Eleitoral 252 (Rio de Janeiro), Seção Eleitoral 93 e o código de carga 725847686947766967103448 (que é o mesmo mostrado na montagem do suposto mesário paraibano, sem os pontos!).

Bom, já descobrimos que a suposta urna adulterada estava no Rio de Janeiro, cidade que fica a mais de de 2.300 quilômetros de distância de Campina Grande!

Resultado verdadeiro da Urna

Agora vamos aos votos que o boletim de urna real gravou. O TSE também dispõe de um serviço onde você pode consultar o resultado da votação de qualquer urna do Brasil imediatamente após o término da apuração dos votos. Basta entrar aqui e filtrar os dados assim:

  • Turno = 2
  • UF = RJ
  • Município = Rio de Janeiro
  • Zona = 252
  • Seção = 93

Pronto! Podemos ver que os votos reais para Presidente da urna em questão foram :

  • 144 votos para Dilma
  • 172 votos para Aécio

Outro detalhe é que no total, foram apurados 353 votos. Muito abaixo dos 400 votos mostrados na montagem que circulou pela web.

Atualização 03/11/2014

Alguns leitores levantaram a dúvida quanto ao número de identificação de carga, que parece ser 725.847.686.947.768.967.103.448 (diferente do 725.847.686.947.766.967.103.448 que apuramos nesse artigo). Procuramos pelo código sugerido e não encontramos nenhuma ocorrência no site do TSE (nem nos arquivos do primeiro turno). Isso prova ainda mais que a imagem não passa de uma montagem!

Conclusão

A imagem que provaria uma suposta adulteração no resultado de uma urna eletrônica em Campina Grande é uma montagem feita em cima de uma foto de uma urna do Rio de Janeiro. Denúncia falsa!

Share Button
Conspirações, Falso, Fotos, Montagens, Política, Tecnologia
, , , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

33 comentários

  1. Dá para ver que se trata de uma montagem (bem tosca por sinal). Basta olhar os caracteres numéricos.

    Mas isso não impediu que essa tosquice fosse compartilhada no Twitter. Dentre quem compartilhou estava um roqueiro brasileiro, um humorista sem graça e uma atriz global que é mais conhecida e lembrada por tratar mal os funcionários da emissora do que pelo seu talento e dotes artísticos (que são nulos, por sinal)

    • Renato

      Tem um porém aí: Quem garante que o comprovante não é verdadeiro e o perfil não seja falso? Ele pode ter pego esse comprovante e fingido ser da Paraíba. Ele pode ser um desinformante. Seria muita ingenuidade da parte dele dizer que é de um lugar com o código embaixo. Não é de se descartar essa possibilidade.Tem imagens com melhor resolução.

  2. Bruna Aracelle

    Se olhar bem para a imagem, dá pra ver as letras e os números meio distorcidos, coisa típica de photoshop mal feito, “copia” e “cola”… Muito obrigada Gilmar, tô vendo que essa eleição tá dando muito trabalho! kkkk

  3. Paula

    Ah! mais um detalhe: os votos nominais estão zerados, mas se houvesse votos em algum candidato ou nos dois, o número ali exibido seria a soma dos dois!

  4. Raffael Araripe

    Observem também o horário: A publicação é feita 22 minutos antes das 18:29 ou seja, 18:02.. se fosse verdade seria feita pela manhã não acha?

  5. Aparício Fernando

    Em Saquarema-RJ aconteceu um fato muito estranho. Antes das eleições municipais de 2012 era só andar pelas ruas e perguntar em quem o eleitor iria votar para prefeito que a resposta era unânime: Pedro Ricardo, candidato da oposição. Pois bem, o rapaz perdeu em todas, eu disse todas as 173 urnas da cidade. Perdeu e perdeu de muito. O mais estranho é que nas ruas alguns dias após as eleições os eleitores continuavam unânimes em dizer que votaram em Pedro Ricardo. Seria muito mais cômodo para o eleitor dizer que votou na candidata vitoriosa. Mas não, o eleitor batia o pé afirmando que votou no candidato da oposição. Curiosamente era difícil encontrar alguém que confirmasse ter votado na candidata vencedora, que coincidentemente é a esposa do deputado estadual Paulo Melo, presidente da ALERJ. Existem vários relatos na internet e inclusive vídeos no YOUTUBE atestando a vulnerabilidade das urnas eleitorais. Está lá pra quem quiser assistir. O fato é que todos os poderes encontram-se de um lado só da balança, prejudicando a alternância do poder, principal filosofia democrática. O TSE, bastante intransigente, por mais que existam evidências que comprovem, jamais irá admitir fraudes em suas ‘caixas pretas’. O ideal seria que a urna eletrônica emitisse, também, um cupom onde mostrasse em quem o eleitor votou. E que esse único cupom fosse colocado numa urna tradicional ao lado dos mesários, para fins de comprovação posterior. Uma coisa é certa: nenhum outro país no mundo, depois de examinar, quis comprar nosso ‘avançadíssimo, rápido e moderno’ método de escrutínio, nem o Paraguai.

    • Tom

      Fato! Não é possível dizer que este episódio é falso, ainda, não é possível dizer que os vários relatos de fraudes são falsos, ainda é ilegal dizer que o processo eleitoral é incontestável. Hackers da UnB já verificaram desde falhas no embaralhamento de votos até códigos maliciosos que podem ser acessados remotamente. Eleitores que tiveram votos computados antes de votar, urnas que votam sozinhas, urnas que tiveram seu armazenamento descartado, procedimentos que levantam supeitas e muito mais. Recontagem e auditoria deveriam ser premissas básicas para a exitência desse sistema que, em mãos erradas, permitiria que tarados se perpetuassem no poder, ou mais alguém acha que o PT tem a intenção de continuar se submetendo ao processo democrático de renovação de poder? Voto por cédula ou um sistema mais seguro e transparente, nada de Toffoli se trancafiando e fazendo uma vantagem de mais de 10% desaparecer 5% de urnas apuradas depois. E a antecipação do horário de verão? Francamente.

    • Neusely Speakes

      Pergunte em São Paulo quem votou no Tirica. Se encontrar algum por favor me avise. Agora também está difícil encontrar alguém que tenha votado no Alckimin. Cara eleitor mente e muitas vezes para se livrar de perseguição. Nem é por maldade.

      • Victor Hugo

        Por isso mesmo que o voto é secreto. Pra ninguém sofrer bullying, perseguição política, etc… Ninguém é obrigado a confessar em quem votou… Só ele próprio, e a urna, é quem sabem…

  6. Hipólito da Costa

    Seminário “O Voto Eletrônico no Brasil é Confiável?”
    Neste Seminário, organizado pelo Instituto Republicano e Fundação Alberto Pasqualini, realizado no Auditório da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do RJ em 10 de dezembro de 2012, um jovem, de codinome Rangel, apresentou-se para delatar como teria agido, invadindo a rede interna do TRE do Estado do Rio de Janeiro para, com ajuda e participação de elementos de uma empresa de telefonia e telecomunicações que presta serviços à Justiça Eleitoral brasileira, leiloar lotes de votos desviados de candidatos vítimas, durante a fase de totalização no dia da eleição, interceptando na origem (antes da criptografia atuar) a rede de transmissão de dados utilizada pela Justiça Eleitoral para executar centralizadamente a totalização. O Episódio, denunciado e discutido na segunda etapa do Seminário, ganhou o nome de Caso Saquarema.
    http://www.cic.unb.br/~rezende/trabs/seminarioIR-AP.html

    • Victor+Hugo

      E… Era papo furado dele… Já que ele não mostrou quais BUs alterou para conseguir modificar a totalização (e basta somar os BUs para conferir o total) e nem mostrou que eles não batiam com os que são impressos e publicados antes da totalização…

  7. eu não acredito pois tem os fiscais eu sou fiscal emtoda eleição e só assino pra abertura da seção quado vejo as eremas que sai das urnas zeradas os mesarios tem obrigação de chamar no minimo dois fiscais de partidos diferentes pra assinar dizendo que esta tudo ok se não tiver fiscal chama a pessoa do tre se isto não aconteçeu e culpa do oresidente da mesa mais duvido sou fiscal antes de ter urnas eletronicas e depois que elas fora colocadas nunca vi uma urna adulte
    rada

  8. Pingback: A farsa da urna eletrônica que deu 400 votos para Dilma | MANHAS & MANHÃS

  9. Se observar em cada conjunto de dígitos como nos totalizadores com grupo 0000, e em outros pontos há uma espécie de borda que caracteriza operações do tipo cortar e colar presentes em editores gráficos, que em face da cor/tonalidade (matriz do fragmento ou fundo) e até qualidade das imagens e utilitários, causam diferenças entre um ponto da imagem e o objeto colado ou sobreposto. Não é fácil esconder, e precisa ser hábil e dispor de relativa experiência para disfarçar bem, isto quando falamos e fraudes cuja a lógica dos dados e a coerência das informações são boas e de difícil checagem, o que não é o caso pois os códicos de controle e ceretificação digital são discrepantes e inconsistentes, o mais absurdo foi o layout de apresentação dos dados hora com grupos de 0000, hora com 0 apenas o que mostra desatenção do fraudador.

  10. Leandro

    Tucanos e PTistas deem as mão vão para o inferno…, o atual governo não representa, como o PSDB também não representaria, acredito que houve fraudes sim mas não nas urnas mais sim no TSE pois você não existe recontagem de votos e nem solicitação da mesma e as pessoas que fiscalizam no momento da apuração são minimas o possível, mas eu quero mudança e sei que a Dilma não é capais disso, Porque ela sabe que os Brasileiros adoram “Pão e Circo” e será assim por muito tempo, LAMENTÁVEL………

  11. Tucanos e PTistas deem as mão vão para o inferno…, o atual governo não representa, como o PSDB também não representaria, acredito que houve fraudes sim mas não nas urnas mais sim no TSE pois você não existe recontagem de votos e nem solicitação da mesma e as pessoas que fiscalizam no momento da apuração são minimas o possível, mas eu quero mudança e sei que a Dilma não é capais disso, Porque ela sabe que os Brasileiros adoram “Pão e Circo” e será assim por muito tempo, LAMENTÁVEL……..

  12. Fatima

    E o Márcio Garcia(ator-Globo) Tinha postado em sua página, perguntando ao amigos Accioly, Garnero, Huck o que eles achavam…
    Baita irresponsabilidade de alguém com o alcance de pessoas que ele tem… Eu não deixei por menso: taquei lá: que gente hipócrita e falei dos mal feitos e corrupção do Aécio, inclusive do processo que o MP-MG move contra ele sobre os Aeroportos, e tudo o mais…

  13. Pingback: Tucanos fraudaram a fraude! | EVS NOTÍCIAS.

  14. julio

    A fita é falsa. Como tecnico de manutenção das urnas posso garantir que esta fita é falsa por dois simples detalhes: o papel é branco e liso. O TSE usa papel amarelo com diferença de cores formando seu símbolo. E a impressão nesta fita é matricial e as urnas utilizam impressora térmica.

  15. zemedeiros

    Tão verdadeiro quanto a morte do doleiro. Mas que gente mais desonesta, imaginem se esse pessoal ganha, o que iriam inventar, com o apoio da mídia.

    (acreditada mídia de nariz de pinoquio)

  16. Pingback: A FRAUDE DA FRAUDE | EVS NOTÍCIAS.

  17. QUANDO FOI CRIADA A PRIMEIRA URNA, JÁ IMAGINAVA ONDE ISSO PODERIA CHEGAR. DEPOIS DE MUITO PENSAR, PASSEI PARA O DEPUTADO FEDERAL JOVINO CANDIDO DO PV A NECESSIDADE DE CRIAR UMA EMISSÃO DE COMPROVANTE EXTERNO COM OS DADOS DO CANDIDATO ESCOLHIDO PELO ELEITOR. E DEPOSITA-LO EM URNA EXTERNA E A CONFERENCIA DO MESMO APOS A APURAÇÃO ELETRÔNICA. O RESULTADO TEM QUE SER IGUAL. A RESPOSTA QUE ME DERAM FOI DE ALTO CUSTO COM A MAQUINA E APURAÇÃO. OUTRA FORMA DE FRAUDAR É COLOCAR VOTOS PARA DETERMINADO CANDIDATO ANTES MESMO DE ABRIR A SESSÃO. SE ISSO ACONTECEU TEMOS QUE CONFERIR AS ASSINATURAS DO LIVRO DE UMA SEÇÃO COM A DO ARQUIVO DIGITAL QUE COM CERTEZA NÃO VAI SER IGUAL. ALGUÉM SABE DE UMA URNA?

  18. Pingback: Indícios de fraude na eleição presidencial 2014 | YOU ARE THE RESISTANCE!

  19. valdinar Correa

    como o povo idiota sempre pensa que as outras pessoas também, são absolutamente bobas, ve que a verdade sempre torna se oculta, ao conhecimento dos povos brasileiros, parece que ha ainda inocência em plena a era que vivemos. Poxa ta se dizendo existe policia roubando, traficando, matando, enfim, até pegar o bandido, não a policia não faz isso,ha é o juiz eleitoral, decente, mais ele vendeu a eleição para aquele outro bandido…Não ,isso não existe, poxa nunca vai ser esclarecido, e tanta lei que acaba dando para aquele cara mesmo, assim sempre foi toda eleição do Brasil, dificilmente ocorreu como no caso do Maranhão em o Governo agora foi eleito pela a escolha do povo, quer se dizer, que a família Sarney já abandonara por metade a política, Mais anos e anos todo os municípios manipulam votos, fácil quando os juízes são a favor de alguém, so acabariam se matassem os juízes ladrões, afinal ia morrer muitos, então jamais seria possível, Mais a coisa mais importante seria ve a vontade do povo prevalecer, como houve agora pra governo no Maranhão e no Estado de Roraima, quem escolheu foi o povo poxa é bom de mais, assim sempre trocaríamos de governos e prefeitos deputados e Vereadores… Sim acredito que houve manipulação em muitas urnas nesta eleição pois a Dilma não ia mais ganhar, como nunca mais o PT ganhara eleição para presidente, O Aprecio vem aí vai ser uma lavagem no PT, pois lá so tem ladrões, desde o TSE, a´te os mais baixos escalões.por isso alguém se faz de santos e outros de bobos mais sabem que esta bandidagem existem, e não vai acabar no Brasil pois quem não compra pelo TRE, compra na rua o eleitor, quem vale pra la e pra cá é o Dinheiro, Pergunta se quem ganhara sem gastos ou compras de votos, será o índice de 3% sim sempre foi e será de quem tem mais, por exemplo Roraima e o Maranhão, falo porque conheço. e posso perguntar a qualquer um quem foi apto e fiel aos gastos, não há por isso respondo, porque conheço, tambem é razão para ninguem perder a sua posição, tipo Chico Guerra como pois todos um dia fizeram o mesmo, quem foi julgado em Roraima, ta não existe TRE, e TSE, poxa um cara que tem seu nome na politica, e de bom combatente, bom deputado,Assim queria acabar com o Neudo, ou pararam, ate poderia ser ele o Governo, mais não deixaram, enfim quem foi limpo e bom melhor do que o Neudo Ninguem, O cara é tão bom que consegui botar sua mulher no Governo de Roraima, e porque as leis os juizes não lhe deram condições de retornar ao governo de Roraima, pra que tanta decencia nesta questão se no ambito no seio não ha veracidade, segurança, mais quem sabe um dia se vai saber a verdade de tudo issso pois a mentira tem perna curta…

  20. Reginaldo Boettger

    Muito interessante esta questão da Urna Eletronica, quem defende a seriedade desta BOSTA, são os que não querem sair do poder jamais, PT, PMDB E PSDB e seus cupinchas, inclusive o Globo, que faturou 14.6 bilhões em 2014, sendo que 6.6 bilhões vem do pagamento de propaganda do Governo…entenderam?
    Agora se a Urna é segura, pq nos EUA, que adooooram uma tecnologia, se vota ainda no papel? Eles são BURROS e nós MUITO INTELIGENTES? Pq só se usa aqui e na Venezuela, e na Europa não? Eles são BURROS e nós e os Venezuelanos MUITO INTELIGENTES? Ou é o contrario hein, hein?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite esse numeros *